“Como conseguir mais clientes” é aquele tipo de pergunta que já passou na cabeça de absolutamente todas as pessoas que trabalham com vendas. Não interessa o campo ou o tipo de venda com que se trabalha. Sempre estamos buscando maneiras de fazer com que a carteira de clientes cresça. Mas será que existe uma receita que serve para todas as pessoas?
Certamente não. É impossível ditar regras absolutas para todos os negócios que existem. Até porque, além de produtos e serviços diferentes, são públicos completamente diferentes. Sendo assim, aprender como conseguir mais clientes é uma tarefa diária de observação e adaptação. E as mudanças necessárias, após identificadas, precisam ser seguidas à risca. Não tem jeito.
Mas para atrair clientes é preciso focar em não atrair clientes. Confuso, não é verdade? Mas o fato é que nos dias de hoje, aquela publicidade do “você precisa disso, compre” não funciona mais. As pessoas não se sentem mais à vontade com empresas que as tratam como números que devem crescer com o tempo. É preciso oferecer muito mais do que o produto ou serviço.
E é justamente aí que podemos sim passar dicas que valem para todos os tipos de negócios. Isso porque as dicas para conquistar novos clientes são as mesmas, quando se leva em conta esse lema de oferecer a solução, não apenas focar na venda. E como você já acostumou-se a encontrar aqui, criamos um passo a passo para que aprenda como conseguir mais clientes.
E então, como conseguir mais clientes?
É preciso ter em mente que assim como você, todos os empreendedores querem conquistar clientes e vender mais. E a mesma regra vale para a sua concorrência. Você está procurando aprender como atrair clientes novos enquanto a concorrência faz a mesma coisa. Assim sendo, mantenha-se sempre antenado. Essa é a melhor maneira de conquistar clientes e vender mais.
Aumentar os números é o que todos buscam, com certeza. Entretanto, todo empreendedor precisa entender que ele precisa enxergar os clientes além dos lucros. Dicas para conquistar novos clientes, nós podemos sempre oferecer. Sempre que você vier procurar dicas para melhorar muitos setores, você vai encontrar. Mas é preciso segui-las. Conhecê-las bem.
Dizemos isso porque muitas vezes, quando lemos a respeito de otimização do trabalho, temos a sensação de que estamos fazendo exatamente tudo aquilo que estamos lendo. Mas a verdade é que se estivéssemos fazendo, não estaríamos com alguns problemas. Outro grande problema é se animar, colocar tudo em prática e, após certo tempo, desanimar e deixar de lado.
Para aprender como conseguir mais clientes, é preciso ter disciplina, persistência, força de vontade. É preciso praticar todos os dias, tudo aquilo que você absorver. É preciso tem em mente que as mudanças não vão acontecer da noite para o dia. É preciso manter o equilíbrio para não deixar que o desânimo se instale. Assim será possível atingir metas e objetivos.
Assim sendo, sem mais delongas, vamos conhecer as dicas para conquistar novos clientes que separamos para você.
1 – Público-alvo
Se por acaso está pensando: “Mas eu já tenho um negócio, já tenho um público-alvo. Quero apenas dicas para conquistar novos clientes”, saiba que essa dica também serve para você, sim. O seu público é exatamente o melhor público para o qual seu negócio ou produto deve ser oferecido? A sua persona é mesmo aquela que com certeza se interessaria pelo o que vende?
Tire um tempo do seu dia para avaliar a sua persona. Entenda-a um pouco mais. Procure saber quais são os seus medos, para que possa trabalhar com as soluções. Procure saber quais são os seus sonhos, manias, o que ela busca. Quanto mais souber sobre sua persona, mais vai saber como se comporta seu público. E quanto mais personalizado o contato, melhor.
Conhecer a fundo seu cliente, tratá-lo pelo nome (sempre que possível) ou como um amigo próximo, vai fazer toda a diferença nos resultados.
2 – Metas e objetivos
Como conseguir mais clientes é um tema amplo e pode ser avaliado de diversas maneiras. Por isso as dicas precisam ser seguidas à risca. Tudo isso porque costumamos separá-las de maneira a abranger os setores que mais sofrem desgastes e os que mais são citados, quando se procura pontos a serem otimizados. Então, esse é outro ponto a ser avaliado.
Imagine que você pega o seu carro para ir até um lugar. Na hora que está dentro do carro, na rua, você se lembra que não sabe para onde vai. Como seguir o caminho? Como saber que caminho tomar, se não se sabe onde quer chegar? Não conhecer o caminho, não é um problema. Com erros e acertos, é possível chegar.
Mas quando não se sabe para onde vai, fica impossível sair do lugar. Sendo assim, procure sempre estabelecer metas e objetivos. As metas são aquelas que podem ser conquistadas de maneira escalada e em tempo mais curtos. O objetivo, é aquele ponto principal. O motivo pelo qual começou toda a sua caminhada.
Se não sabe como estabelecer as metas, dá uma olhada nesse vídeo do Fagner Borges, criador do movimento Freesider. Ele tem dicas excelentes para oferecer.
3 – Roadmap
Fazer um roadmap pode ser uma excelente maneira de tornar todo o caminho, até a conquista do objetivo, possível. Com ele você poderá saber quais os degraus terá que subir até chegar ao estágio estipulado por você. Quando temos pontos de referência, é possível chegar a qualquer local. E o roadmap vai funcionar exatamente dessa maneira.
Você vai definir os pontos de referência, isto é, as etapas que deverão ser cumpridas para a conquista de cada nova etapa. Mas se ainda não conseguiu compreender totalmente, não se preocupa. Olha o Fagner aí novamente.
4 – Marketing digital
Se você está aqui, com certeza sabe disso. Mas, ainda assim, estaríamos sendo precipitados se não separássemos um tópico para o marketing digital. Você precisa ter plena consciência da importância de estar presente no mundo digital. Se consolidar na internet é a melhor maneira de atingir um público cada vez maior.
O engajamento conquistado nas mídias sociais é maior que o conquistado com as mídias tradicionais. Sendo assim, é preciso conhecer as técnicas que envolvem o marketing digital. Além, é claro, de investir sempre e trabalhar com uma equipe competente para tal. Certamente uma das melhores maneiras de como conseguir mais clientes.
5 – Aproximação
Quer saber como atrair clientes novos? Aprenda a aproximar-se. E não estamos falando apenas sobre o público, mas também dentro da sua empresa. Por mais que tenha apenas um funcionário. Por mais que quem trabalhe contigo seja alguém já muito próximo. Aproxime-se da sua equipe. Somente dessa maneira vai conhecer a fundo com quem trabalha.
Além, é claro, de gerar confiança aos mesmos. E, é claro, aproxime-se do seu público. Se faça presente nas redes sociais. Responda as perguntas, participe. As pessoas gostam de saber que não são apenas números. Sem contar que a aproximação gera o relacionamento. E quando uma pessoa se relaciona com uma empresa, ela se dispõe a pagar quanto for por ela.
6 – Faça parcerias
Atrair clientes é uma atitude que começa quando o empreendedor acorda, escova os dentes, toma o café, almoça (…) Ou seja, atrair clientes é uma atitude constante. A pessoa vive isso no seu cotidiano. Quantas vezes você já observou alguém entregando um cartão de visitas para outra pessoa com quem está conversando despretensiosamente na rua? Pois isso é vender.
Para entender como conseguir mais clientes, aproxime-se dessas pessoas. Elas têm muito a ensinar. De repente você consegue conquistar uma parceria que será vantajosa para ambos. O mais importante é crescer com essas parcerias. E sempre estar disponível para ajudá-las a crescer também. Conquistar clientes e vender mais pode se transformar em algo simples.
7 – Ambiente
Se você possui um espaço físico e está procurando como conseguir mais clientes, saiba que esse pode ser o motivo pelo qual alguns se afastam ou se aproximam. Seu ambiente precisa estar sempre organizado e limpo. A pessoa que visita seu espaço precisa sentir-se confortável em estar nele. Se possível, até mesmo se sentir em casa. O bem-estar traz muitos resultados.
Se conseguir fazer com que um espaço da sua empresa se assemelhe a uma sala, por exemplo, e ofereça um chá ou café, o cliente já vai se sentir muito mais relaxado para conversar. Mas não pense que esse conselho vale apenas para espaços físicos. O mesmo vale para seu site. Invista em um design clean e que gere a emoção compatível com seu negócio.
8 – Atendimento
Em hipótese alguma se coloque em uma posição superior. Seu cliente precisa saber que está conversando de igual para igual. Por mais que saiba mais ou conheça melhor seu produto ou serviço, procure falar em uma linguagem simples e acolhedora. Essa atitude vai mostrar para o público que você não se julga mais importante que ele. E isso certamente vai aproximá-los.
Aprender como atrair cliente novos é aprender que os clientes são pessoas como você.
Eles também têm medos, desejos, famílias. Eles também estão buscando uma situação melhor e certamente estão te procurando para que torne isso possível. Seja gentil e não altere o tom de voz. Manter a calma, até mesmo em situações mais difíceis, só mostram o quanto o empreendedor sabe lidar com as situações mais adversas. E isso também é visto com bons olhos.
9 – Promoções e programas de fidelidade
De nada adianta aprender como conseguir mais clientes e deixar os antigos de lado. Se o fizer, estará apenas mostrando para todos que está mais preocupado com os números, sim. Dessa maneira, procure conquistar clientes e vender mais tal como cuidar de quem já é seu cliente. Ofereça promoções exclusivas e disponibilize algum tipo de programa de fidelidade.
Você pode, por exemplo, oferecer descontos após determinado tempo de consumo do seu produto ou serviço. Ou, quem sabe, um presente especial para quem realizar determinado valor em compras. Tudo vai depender do que está oferecendo para as pessoas. Se vende cursos online, por exemplo, pode oferecer um conteúdo especial para quem se inscrever em uma aula.
E também promoções exclusivas para pessoas que acessarem determinado conteúdo nas próximas horas. Ou um desconto especial para quem se inscrever nos próximos dias. Esses são os chamados gatilhos mentais e funcionam muito bem. Mas para não perdermos o foco, procure oferecer ofertas exclusivas para quem já é seu cliente.
10 – Feedbacks
Outra excelente maneira de aprender como conseguir mais clientes é ouvindo o que todos têm a dizer. E não apenas no primeiro contato ou durante a investida, mas também no pós venda. O erro de muitos empreendedores é acreditar que assim que a venda é realizada, a relação acabou. E não é bem assim. É preciso dar atenção especial ao pós venda também.
Uma excelente maneira de avaliar se toda a experiência foi boa para o cliente, procure maneiras de fazer com que ele sinta-se à vontade para dizer o que pensa. Dê espaço para que ele diga como se sentiu com todo o atendimento. Uma boa dica: disponibilize esse espaço, de repente, eu sua página mesmo. Como aquelas caixinhas de sugestões de antigamente.
Falar diretamente com o empreendedor não é confortável. É possível, inclusive, que a pessoa fale apenas aquilo que sabe que você quer ouvir. Quando a pessoa pode falar sem se expor, o feedback é mais sincero e você pode ter uma noção maior de quais os pontos que precisam ser melhorados ou alterados.
Conclusão
Vender não é uma tarefa fácil para ninguém. As pessoas não estão assim tão dispostas a saírem gastando. Entretanto, com essas dicas, é muito possível que as vendas aconteçam em maior número. E se conseguir atingir essa conquista, terá encontrado o caminho que todo empreendedor busca: autonomia da própria vida.
Nesse estágio, é possível aprender “Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo”. Ao menos, as dicas desse ebook gratuito são incríveis! E como você já viu nos vídeos acima, o Fagner é um craque. Baixe agora mesmo e descubra quais são os seus próximos passos.