Fazendo auto hipnose pela primeira vez
Fazendo auto-hipnose pela primeira vez

Se você busca maneiras de alcançar objetivos, a auto-hipnose é o caminho certo. É normal pessoas sentirem que estão se esforçando e buscando caminhos para alcançar objetivos, mas mesmo assim não conseguem chegar lá. Todo mundo já se sentiu assim alguma vez na vida e esse sentimento é bastante comum. Porém, com o uso da auto-hipnose, é possível ultrapassar algumas barreiras que te impedem de colocar em prática alguns processos necessários para chegar aos seus objetivos.

Afinal, para que o seu comportamento mude, é necessário que o seu mapa mental também mude e esteja pronto para influenciar positivamente as suas ações. Portanto, é preciso ter conhecer o funcionamento da sua própria mente.

A auto-hipnose pode ser aplicada em diversos contextos, ajudando a emagrecer, abandonar vícios, aliviar o estresse/ ansiedade, entre muitos outros benefícios. Por isso, essa é uma prática tão importante pra quem busca resultados relevantes e grandes mudanças. Então vamos aprofundar e ver mais a fundo como funciona a auto-hipnose.

O que é Hipnose?

Quando falamos de hipnose, o primeiro pensamento que nos vêm à cabeça é o de um espetáculo em que um apresentador faz “truques” mágicos para influenciar outras pessoas a fazerem o que ele deseja. Portanto, a ideia que temos de hipnose é de que se trata de algo mágico, lúdico, que corresponde a fenômenos místicos ou inexplicáveis.

Entretanto, hipnose é uma prática terapêutica baseada em estudos e pesquisas com uso clínico bastante reconhecido. O estado de hipnose pode ser definido como um estado de atenção altamente focado, com sugestibilidade aumentada, ou seja, o indivíduo tem mais abertura para acatar sugestões. É comum que a hipnose seja acompanhada de relaxamento, mas não é uma regra.

Pensando nisso, podemos concluir que hipnose NÃO é lavagem cerebral ou um estado de inconsciência, mas sim que a pessoa está consciente, no controle da situação, em um estado natural, inofensivo e capaz de sair da hipnose quando desejar.

Hétero-hipnose e Auto-hipnose

Existem duas definições diferentes para o processo da hipnose. Quando uma pessoa, por exemplo, um terapeuta induz a hipnose em um paciente, chamamos isso de hétero-hipnose. Isto é, quando uma pessoa induz o estado de hipnose em outra pessoa. Quando o processo acontece sem o auxílio de outra pessoa, ou seja, autoinduzida, chamamos de auto-hipnose.

Como usar a auto-hipnose

Como dito acima, a auto-hipnose é um estado mental altamente focado. Com essa prática, é possível mudar pensamentos, transformar sentimentos, diminuir os maus hábitos e assumir, de fato, o controle da pessoa que você realmente é. Assim como na meditação, é uma prática capaz de te transformar em um ser humano ainda melhor do que você é hoje.

Por isso, muita gente usa a auto-hipnose para lidar com problemas e obstáculos da vida cotidiana. Com ela, é possível elevar o seu grau de confiança e desenvolver habilidades que serão úteis na sua rotina. Além disso, também é capaz de aliviar o estresse e a ansiedade.

Dessa maneira, a auto-hipnose auxilia a diminuir problemas relacionados ao estresse e pode até ser usado nos esportes, auxiliando no desempenho de atletas.

A técnica

Se você chegou até aqui, deve estar curioso para saber como realizar, de fato, a auto-hipnose. Por isso, eu separei algumas dicas infalíveis para você aplicar uma técnica simples, mas que é muito eficaz.

A auto-hipnose da fixação dos olhos é uma das técnicas mais utilizadas e que tem bastante eficácia. Porém, é simples. Com certeza, você não terá dificuldades de aplicar essa técnica e obter ótimos resultados. Vamos lá.

É importante que você elimine todas as possíveis distrações que estão ao seu redor. Vá para um lugar vazio, onde ninguém pode te interromper, deixe o telefone celular desligado, fique longe do computador, televisão e tudo mais que possa atrapalhar a sua concentração. Esse é o seu momento e não podem haver perturbações. Só você, sozinho.

Pessoa sozinha se concentrando para auto hipnose
Pessoa sozinha se concentrando para auto hipnose

Agora, vamos para o passo a passo:

1- Escolha um lugar confortável

O mais recomendável é que você se sente em uma cadeira confortável com as pernas cruzadas. A menos que você queira cochilar, evite ficar deitado, isso vai te fazer cair no sono. Caso queira evitar, fique com a cadeira mesmo. Além disso, evite refeições pesadas antes da auto-hipnose, você precisa se sentir confortável. Por isso, roupas leves também são indicadas.

2- Respire fundo e olhe para um ponto fixo

Sem mudar muito a posição do pescoço, escolha um ponto fixo na parede ou teto e mantenha seus olhos nesse ponto. Respire profundamente, segure o ar por um instante e, depois, expire.

Repetidamente e em silêncio, faça a sugestão:

“Meus olhos estão cansados e pesados e eu quero entrar em auto-hipnose agora”

Repita de forma calma e sem pressão. O importante é que seja convincente e que haja vontade. Se os seus olhos estiverem demorando para ficarem pesados, feche-os e relaxe. E continue repetindo a sugestão.

3- Relaxe

Deixe que seu corpo fique relaxado e mole sobre a cadeira. Mantenha o foco na sua respiração e conte até cinco.

Mentalize que, a cada contagem, o seu corpo estará mais relaxado que antes. Continue nesse estado de relaxamento e não esqueça de manter a atenção na sua respiração. Fique atento aos movimentos do seu peito enquanto respira. Tenha consciência do quanto o seu corpo está relaxado e evite fazer esforço para que isso aconteça. Quanto menos você se esforçar, mais relaxado o seu corpo vai estar.

4- Volte para a sala

Agora, você deve se preparar para transferir o seu estado de foco para o ambiente. Diga a si mesmo que você está se tornando consciente do que está ao seu redor, conte de 1 a 5 e abra os olhos. Faça a contagem com empolgação e ânimo. Ao finalizar a contagem, abra os olhos e estique as penas e braços.

5- Pratique

Para alcançar níveis cada vez mais profundos de relaxamento, é importante que você continue praticando a auto-hipnose. É necessário se acostumar e aprender a controlar o seu corpo e a sua mente. Por isso, defina uma rotina prática da auto-hipnose de acordo com a sua agenda.

Quanto mais praticar, mais resultados você vai alcançar.

Além disso, é normal se sentir sonolento depois da auto-hipnose. É como se o seu corpo tivesse acabado de acordar. Espere alguns minutos se for dirigir ou operar máquinas. O seu corpo precisa de um tempinho antes de voltar ao estado normal.

Metas e objetivos escritas em uma agenda
Metas e objetivos escritas em uma agenda

Processo de aprendizado da auto-hipnose

Assim como todas as coisas que precisamos nos esforçar para aprender, a auto-hipnose também exige prática, disciplina e avaliação. Não se force demais ou defina objetivos que estão além do seu alcance. Evolua aos poucos na prática e entenda qual é o seu ritmo.

Forçar demais pode criar um bloqueio que vai te impedir de alcançar o seu objetivo. Por isso, tenha calma e confiança em si mesmo. É melhor caminhar aos poucos do que atropelar os processos e não conseguir nenhum progresso.

Acredite em você e conheça os seus limites. Fazendo isso, o sucesso que você tanto quer será só uma questão de tempo.

Suas metas e a auto-hipnose

Utilizar a auto-hipnose com objetivo de mudar ações ou sentimentos é muito importante para alcançar esses objetivos. Por isso, dar uma sugestão para si mesmo pode fazer com que mudanças aconteçam, gerando ações e respostas após a experiência hipnótica. Chamamos isso de sugestão pós-hipnótica.

Essas sugestões devem ser feitas com base em algumas regrinhas que vão te ajudar a formular as melhores frases:

  • Diga com sinceridade
  • Formule sugestões positivas e no tempo presente. Exemplo: “Eu estou gastando meu dinheiro de forma mais consciente e feliz”.
  • Faça sugestões específicas e realistas
  • Repita as sugestões com uma boa frequência, isso potencializa o resultado

Depois que passou a incluir as sugestões na auto-hipnose, você está pronto para definir metas para ela. Afinal, você já sabe como entrar no estado de atenção altamente focado e também sabe como utilizar desse estado para provocar mudanças nas suas ações, sentimentos e pensamentos.

Como definir as suas metas

Agora, é o momento em que você vai, de fato, utilizar a auto-hipnose para provocar essas mudanças na sua rotina, seja para o trabalho, os estudos, esportes, relacionamentos e muitas outras coisas. Para isso, é necessário colocar em prática os itens abaixo

  • Priorize resultados. Pratique a auto-hipnose todos os dias e busque alcançar seus objetivos.
  • Coloque seus sonhos no papel. O que você quer? Em quanto tempo? Como vai alcança-los? Coloque tudo isso especificado no papel e trace metas reais. Para metas muito grandes, divida elas em frações menores e vá fazendo o caminho aos poucos.
  • Quais as sugestões hipnóticas que você vai utilizar para alcançar seus objetivos? Coloque-as em no papel também. Formule várias sugestões. Não esqueça de seguir as regras acima.
  • Se for necessário, mude a abordagem. Não é porque não alcançou um objetivo ainda que você deve se sentir um fracasso. Às vezes só é necessário mudar a maneira como você está lidando com esse objetivo para as coisas começarem a tomar o rumo certo. Não se desespere e busque novas alternativas, o importante é continuar tentando e nunca desistir.
Homem feliz com seu sucesso no trabalho

Sugestões pós-hipnóticas

Separei algumas sugestões que você pode utilizar na auto-hipnose. São apenas alguns exemplos que você pode alterar como quiser, de acordo com a sua vontade e as suas metas. O importante é que elas devem estar alinhadas com as suas necessidades.

“Eu estou melhor a cada dia. Me sinto cada vez mais confiante e confortável comigo mesmo”

“Eu me aceito como eu sou”

“Eu me sinto cada vez mais relaxado”

“Eu sou saudável”

“Eu acordo disposto a ir trabalhar todos os dias e me sinto muito bem com isso”

“Pra mim, é fácil parar de fumar”

“A cada dia eu me relaciono melhor com meus amigos e colegas”

Mais algumas dicas sobre a auto-hipnose

Algumas pessoas acham que visualizar ambientes que trazem paz e tranquilidade ajudam a relaxar a mente antes da contagem. Essa imagem varia de acordo com o indivíduo, mas seguem alguns padrões. Geralmente, são imagens que envolvem ambientes da natureza como florestas, praias, montanhas e muitas outras.

Se você preferir, pode buscar essas imagens na sua mente e tentar reproduzir uma situação relaxante. Por exemplo, ao se imaginar caminhando em uma floresta, sinta o ar fresco, a brisa leve que bate nos galhos das árvores, o toque das plantas no seu pé, o clima fresco, o som dos pássaros… Enfim, tente criar uma ambientação para a imagem que você está mentalizando, isso poderá te ajudar a relaxar.

Outra dica muito importante é: a auto-hipnose não substituem tratamentos médicos ou psicológicos. Por isso, se você enfrenta esses problemas, procure a ajuda de um profissional da área e um terapeuta profissional antes de usar a auto-hipnose.

Utilize a auto-hipnose e alcance seus resultados

Agora que você já tem um passo a passo de como utilizar a auto-hipnose, coloque em prática os ensinamentos e caminhe mais rapidamente em direção aos seus resultados. Essa é uma ferramenta muito poderosa para alcançar o sucesso.

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.