Um blog é uma excelente mídia para expressar seus pensamentos, compartilhar seu conhecimento e ajudar outras pessoas. Mas é também possível realizar vendas e fazer disso uma profissão. Se seu objetivo é conversão, você deve saber o que é SEO e como é possível aproveitar essa ferramenta para valorizar seu trabalho e beneficiar seu negócio.
Somente no Brasil são mais de 500 milhões de blogs, de acordo com o estudo “Blogs do Brasil: Panorama 2017” e dentre eles apenas 0,94% do total possuem mais de meio milhão de acessos por mês. Um blog com muitos acessos é mais certeza de conversão.
E o que diferencia um blog com muitos acessos de outro com poucos acessos é o número de pessoas que possuem conhecimento sobre a existência daquele canal. Para ter acessos é preciso ser visto. Sabendo o que é SEO e como utilizar essa ferramenta você pode conseguir bons resultados e conversões.
Pode parecer simples ter um blog, mas não é. Além da necessidade de ter uma página adequada, com conteúdo sólido e cheio de informações relevantes para a audiência é necessário também, escrever atendendo as necessidades de dados dos buscadores.
Dentre vários buscadores o mais popular é o Google. E estar bem ranqueado e presente na primeira página do site é uma grande aspiração para empreendimentos com presença online. Justamente, por isso, é fundamental trabalhar o SEO de uma empresa, para que ela seja sempre vista por clientes em potencial.
O que é SEO
Já deu para perceber a importância do SEO de uma empresa na atividade de um blog ou site e a valorização que ele proporciona ao negócio. Mas, afinal, o que é SEO, e de que maneira ele age para ser tão fundamental?
Search Engine Optimization são as palavras responsáveis pela sigla. A tradução de SEO é a otimização para motores de busca, ou seja, é a ferramenta responsável pela otimização de sites. Cujo principal objetivo é manter seu site nas páginas de resultados do Google e de outros buscadores para ser encontrada pelos internautas.
Podemos considerar então, o SEO marketing digital sendo um conjunto de ações realizadas para atender e seguir um padrão de codificação do SEO Google. Logo, a técnica de SEO é um compilado de informações sobre o site que são passadas para o Google para que ele, através de cálculos entregue à informação à audiência.
A realização dessas ações tem o objetivo otimizar seu site, deixando-o mais atrativo para os usuários e mais relevante para os buscadores. Todas essas ações, o uso de informações relevantes e palavras chave de acordo com o segmento da empresa seguem a regra do SEO Google, visam melhorar a qualidade do site da sua empresa e oferecer maior qualidade de navegação.
A otimização do site é responsável por posicionar as páginas, o site, o blog e as redes sociais nas primeiras páginas do Google quando as palavras chave são pesquisadas. Por isso, quanto mais eficiente forem aplicadas as técnicas do SEO Google, melhor será a colocação da empresa neste motor de busca.
O posicionamento na primeira página, se possível na primeira posição, quando a palavra chave for procurada, é o que facilitará o encontro do seu público alvo com sua empresa. Estabelecer e firmar a presença do seu negócio no ambiente digital é o que é SEO.
Informação x Relevância
Quando o assunto é sobre o significado de SEO ou qualquer outra área referente ao marketing digital a qualidade da informação e a relevância do conteúdo são sempre exaltadas, mostradas como fundamentais para o processo e decisivas no momento de compra.
A fim de utilizar as técnicas de SEO de modo eficiente, o sentido das palavras, as informações e relevância alternam para se adequar ao marketing. Enquanto a informação é definida como sendo o conjunto de dados recebidos do exterior, no SEO Google, nos referimos à informação como dados que serão processados e otimizados.
A informação é um apanhado de conceitos, noções e aspectos sobre o negócio, o site, o blog, a categoria, o texto. Em um e-commerce a descrição dos produtos também são informações, enfim, todo o conteúdo explicativo sobre o canal, são dados significativos para o Google e que contribuem para a otimização da página.
Enquanto o sentido de relevância faz referência a importância e a eficácia da comunicação, a relevância no SEO Google corresponde a profundidade do conteúdo. O SEO Google não interpreta, ele calcula e a partir do cruzamento de dados das pesquisas e interação com a página é classificada.
O grau de relevância de uma página é concebido principalmente por características específicas e originais da página. A criação de um conteúdo novo, original e de importância para a audiência, por exemplo, impulsiona a relevância do site.
Isso se dá, porque o internauta interage com a publicação, classifica a página, compartilha, cita o perfil ou o produto em outras mídias e marca outras pessoas em conteúdo considerado útil, relevante e que faz a diferença no seu modo de vida.
Considerando então, um tutorial de SEO, a primeira etapa para uma campanha bem-sucedida é fornecer o máximo de informação sobre o seu negócio para o Google e eleger importantes temas para textos, que tenha potencial de beneficiar a audiência.
Conteúdo
A Rock Content, uma das maiores empresas produtoras de conteúdo no Brasil, define o conteúdo como “uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca”.
Sendo assim, o conteúdo é o responsável por posicionar seu negócio, estabelecer uma relação mais estreita com a audiência e gerar mais vendas. Além disso, ao saber o que é SEO, é possível aplicar as técnicas para que o texto tenha um bom posicionamento pelos buscadores.
Dentro de um site o conteúdo pode ser utilizado com mais de um objetivo. Além de passar informações para a audiência, o conteúdo também é fundamental para provar para o mercado o potencial do negócio e estabelecer a marca como autoridade no assunto, apresentar um novo produto, passar confiança e converter vendas.
Para que as técnicas de SEO funcione e tenha bons resultados o conteúdo depende não só do uso de palavras chave, como também da promoção, interação e envolvimento com a audiência, bem como o acompanhamento da experiência no site.
É fundamental cumprir algumas ações para estruturar um texto no perfil do SEO Google, como trabalhar em conjunto com os desenvolvedores do site para garantir que ele seja responsivo, rápido e não tenha erros. Além disso, você deve realizar análises de informações para descobrir quais palavras chave são mais utilizadas por seu público.
O SEO Google exige outras ações para garantir um bom resultado, como o número de vezes que a palavras chave é repetida, tamanho de texto, título, a utilização de links internos e externos, entre outros. O ideal é que os textos tenham relevância e ao mesmo tempo cumpra os requisitos do Google.
Palavra-chave
Para muitos as palavras chave são as palavras e frases utilizadas pela audiência para pesquisar sobre algo que tenham interesse. No SEO entretanto, a palavra-chave também simboliza a maneira como as pessoas pensam.
A palavra-chave é crucial para que seu negócio esteja em evidência no Google. Ela também determina o sucesso ou o fracasso do seu texto. Criar pautas para o blog considerando apenas o tema do site e suas opiniões, por exemplo, é tempo perdido. Seu público já faz buscas diariamente utilizando palavras chave determinantes para o sucesso da sua pauta.
Todo texto deve ser escrito para atender a uma demanda, a pesquisa de palavras chave ajuda a encontrar o que seu público tem procurado. Utilizar as palavras chave de maneira adequada é tão importante quanto saber o que é SEO. E o uso da palavra correta, aliada à técnica de busca, é o que possibilita bons resultados para seu trabalho.
Existem as palavras chave “Head Tail” e as “Long Tail”. A “Head” são as palavras com maior índice de busca durante o mês, ou seja, são palavras mais genéricas e muito procuradas. A “Long Tail” porém, são palavras mais específicas, o número de buscas é menor, porém o interesse por aquele tema é bem maior e possui mais probabilidade de conversão.
Depois de definir o tema abordado é o momento de escolher a palavra chave utilizada. A ferramenta de SEO mais utilizada é o Planejador de Palavras chave do Google, Keyword Planner, essencial para a busca, identificação e análise de termos que possam representar boas oportunidades para o tema escolhido.
A palavra-chave é o que gera a conexão entre seu negócio e seu público, assim como o que é SEO, conhecer as palavras e utilizá-la no site e blog é a garantia de estar bem ranqueado de maneira orgânica e entregar a audiência o que ela busca.
Blog
O SEO é a maneira mais simples e barata de aumentar o fluxo de acesso do seu blog. Ter um site com alto índice de tráfego é como ter um tesouro em suas mãos. Isso porque, você pode utilizar seus textos para informar sua audiência e também ajudá-la a encontrar uma solução para a situação que ela se encontra.
Qualquer pessoa que está realizando buscas no Google está à procura de alguma solução ou informação. Isso quer dizer que além de comunicar e informar você pode utilizar o mesmo espaço para solucionar.
Independente de qual área é seu blog há grandes possibilidades de existir um produto físico ou digital que possa ajudar sua audiência a melhorar no trabalho, na vida pessoal, sentimental, espiritual, física e psiquicamente. Correlacionar os interesses de solução e informação pode crescer seu negócio e ser mais uma maneira de aumentar seus lucros.
Assim como no mercado tradicional, existe também um mercado de produtos digitais. Este é composto por dois grupos de profissionais, os produtores que desenvolvem produtos através da sua especialidade e os afiliados, que são como representantes dos produtos, e utilizam de variadas mídias para levar o produto a conhecimento do público.
O blog é uma excelente maneira de promover um produto e realizar vendas. Já que permite fazer um texto bem elaborado cumprindo as técnicas de o que é SEO, passar informações relevantes para a audiência e ainda oferecer uma solução para ela. Com o mesmo texto é possível que as pessoas se informem, conheçam seu trabalho e realizem uma compra.
Você pode se cadastrar na Hotmart e procurar por produtos que podem ser úteis para sua audiência e solicitar a afiliação. Além de promover o produto de maneira orgânica no seu blog, você pode ainda aumentar seu lucro anunciando no Facebook e Instagram.
Otimização
A otimização é a responsável para que o SEO dê bons resultados, aliado a ela temos vários itens que devem ter uma atenção especial e que são fundamentais, o primeiro deles é o título. O título funciona como uma isca para o leitor, ele tem a função de auxiliar os buscadores a mostrar que seu site possui relevância para tal palavra chave.
Outra maneira de otimizar é utilizar a estrutura do seu site para guiar o internauta para seu conteúdo, colocando o conteúdo mais profundo dentro de uma categoria específica, considerando o uso das palavras mais utilizadas pela audiência.
Quanto a URL ela deve ser a mais óbvia, e conter a palavra-chave, esse critério facilita a otimização, importante também verificar se os links internos e externos são existentes.
Saber o que é SEO apresenta a importância para a utilização das técnicas de trafego orgânico. E quanto maior o conhecimento sobre este assunto e as ferramentas utilizadas melhor seu desempenho e o sucesso do seu negócio.
Dominar os interesses do seu negócio e especialmente seus interesses pessoais também é determinante para saber qual será o próximo passo a ser dado. Centenas de profissionais estão passando pelo mesmo momento que você de descobrir e saber mais sobre o mercado digital e de afiliados.
Uma ótima oportunidade para aumentar seus conhecimentos e direcionar sua vida e seu negócio para o caminho do sucesso é a Jornada da Liberdade. Um evento online e gratuito repleto de insight e oportunidades para valorizar seu tempo e aumentar seus ganhos.