A expansão da internet e a rapidez como as informações e novas ideias se propagam em todo mundo despertou em muitas pessoas o desejo de como começar um negócio digital para viver de maneira mais livre.

O que há 20 anos atrás era um diário online onde as pessoas escreviam sobre seu dia, hoje se tornou uma fonte de renda e uma das profissões mais desejadas, principalmente pelo estilo de vida que os blogueiros compartilham com seus leitores.

como começar um negócio digital 1
O que há 20 anos atrás era um diário online hoje se tornou uma fonte de renda.

Em 1999 o número de blogs não chegava a 50, em menos de 4 anos depois esse número aumentou para o equivalente a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs segundo um estudo realizado pela State of Blogosphere, e cerca de 120 mil novos blogs são criados todos os dias.

Ter sucesso como blogueiro, entretanto, não é tão simples quanto parece. É necessário muito conhecimento, esforço e paciência até conseguir saber como alcançar a liberdade financeira e ganhar a vida através do blog.

Desvantagens de se ter um blog

Muitos acreditam que a melhor maneira de como começar um negócio digital é através do blog porque ele exige baixo investimento, e realmente é possível iniciar por essa vertente, nesse caso, porém, o retorno pode demorar ainda mais.

Existem plataformas gratuitas que possibilitam a montagem do site, mas não passam credibilidade para o leitor. E a única maneira de rentabilizar, caso não tenha um produto, é através de cadastros em programas de afiliação e ir testando qual produto é mais lucrativo.

Desvantagens de se ter um blog 2
Geralmente um blog demora muito tempo até conseguir trazer bastante visitas.

Esse processo, porém leva muito tempo, isso porque para ser encontrado pelo leitor o conteúdo deve estar muito bem escrito, com técnicas de SEO e a atualização deve ser feita com uma alta frequência, de preferência todos os dias.

É possível agilizar um pouco esse processo ao criar um blog profissional, para isso é necessário contratar o serviço de uma empresa especializada em desenvolvimento de blog.

Empregar também, em uma plataforma paga e na compra de um domínio bem específico para área de conhecimento tratado no blog, facilitando assim, o processo de como começar um negócio digital.

Outro investimento necessário é em curso para desenvolver as técnicas de SEO, ou contratar freelances para a criação de conteúdo. E ainda assim, obter retorno com blog é demorado.

Em relação ao conteúdo, ele deve ser extremamente coerente com a proposta do blog e gerar valor para a pessoa certa, no momento certo, por meio de relevância e conteúdos valiosos. Os artigos, acima de tudo, devem estar ajustados para entregar informações novas e originais aos leitores.

A escolha do blog é a pior forma de como começar no mercado digital porque depende do serviço de terceiros para a boa execução e funcionalidade, demanda muito tempo para o conhecimento do público de interesse e muito esforço para o desenvolvimento do conteúdo.

Até porque, um blog, exige uma linguagem específica com os leitores além de imagens originais e experiências únicas que serão encontradas apenas naquela fonte.

Por que não começar pelo blog?

A princípio é importante desmistificar algumas crenças relacionados a criação de um blog e principalmente a vida de um blogueiro. Por exemplo a ideia de que ganhará muito dinheiro de maneira fácil, ou que ficará famoso da noite para o dia, há também quem acredite que a criação de um blog de qualidade é rápida e não exige muito trabalho.

Os números mostram que blogs estão em ascensão, e muitas pessoas apontam essa como a principal maneira de como começar no mercado digital, entretanto, não expõem as dificuldades encontradas por quem tem um blog.

Por que não começar com um blog 3
Para manter um blog é necessário muito esforço por causa da constante produção de conteúdos.

Manter um blog demanda muito esforço e tempo. E quem quer começar logo pelo blog acaba se frustrando, pois os resultados demoram muito, as vezes 4, 5 anos de blog não são suficientes para ter o retorno que esperava lá no início.

Um dos motivos que mais levam um blogueiro a desistir é a decepção por não conseguir se realizar na atividade e por não saber como alcançar a liberdade financeira.

Acreditam que ter publicações 3 vezes na semana, um design bacana e fotos bem feitas são o suficiente para conseguir sucesso e faturar com o blog, entretanto, existem outras etapas como as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), indexação, HTML (HyperText Markup Language), entre outras, que são essenciais para o reconhecimento do blog.

A falta de conhecimento dessas técnicas cria uma barreira difícil de ser superada por blogueiros com pouca experiência, que acreditam que o blog é melhor maneira de como começar no mercado digital, e acabam por desistir do sonho de empreender.

As chances para viver de blog não são grandes. Existem blogueiros renomados, que vivem de blog, mas são a minoria. E conseguiram alcançar esse objetivo através de investimentos e anos de dedicação e criação de conteúdo.

O blog é sim uma excelente fonte de informação e conversão, porém funciona melhor para quem já possui domínio sobre o assunto, apresenta um número significativo de seguidores nas redes sociais e é engajado. Caso contrário o blog servirá apenas como um hobby e não como fonte de renda, menos ainda tal como alcançar a liberdade financeira.

Vantagens de ter um blog

A maior vantagem esperada por quem quer iniciar um blog é encontrar a maneira de como alcançar a liberdade financeira, e realmente, um blog bem estruturado com alta frequência de visitas proporciona muitos benefícios, porém, já vimos que demanda muito esforço e tempo.

Ao saber como começar no mercado digital e iniciar a administração do seu próprio negócio as chances de ganhar mais que no mercado tradicional aumentam, já que é possível determinar o valor do seu salário e ter em suas mãos o método de crescimento e aumento da renda.

quais as Vantagens de ter um blog 4
Uma das maiores vatagens é a possibilidade de poder trabalhar de onde quiser, e na hora que quiser.

Horários flexíveis e disponibilidade para trabalhar nas horas mais produtivas do dia, tempo para cuidar da saúde, bem estar e liberdade para realizar viagens durante todo o ano, são outras vantagens de encher os olhos que os empreendedores digitais possuem.

A possibilidade de poder trabalhar de casa ou do lugar que achar mais adequado sem se preocupar com trânsito, em cumprir horário, bater cartão ou qualquer outra maneira de mensurar quanto tempo tem passado em frente ao computador.

Outra característica que encoraja saber mais sobre como começar no mercado digital é a possibilidade de escalar os ganhos ao longo tempo. Pois é viável analisar tudo o que tem sido feito e reproduzir o que dá certo.

Além é claro, da satisfação de poder trabalhar com assuntos que mais gosta e saber que todo o esforço dedicado ali, retornará para si mesmo. Essa situação serve inclusive como um estímulo para conhecer o quanto antes uma maneira eficiente de como começar no mercado digital e crescer cada vez mais.

Mas todas essas vantagens de se ter um blog podem ser alcançadas através de outros meios com retorno ainda mais rápido e com menos esforço.

Como começar no mercado digital?

O mercado digital oferece inúmeras possibilidades para todos os gostos e tipos de pessoas. Não exige curso superior, nem 8 horas diárias de dedicação, mas é necessário comprometimento e foco para alcançar a liberdade para viver da maneira como quiser e lucrar, muitas vezes, mais que no mercado tradicional.

Uma maneira eficiente, rápida e segura tal como começar no mercado digital é através do mercado de afiliados. Essa é, uma grande oportunidade para obter sucesso e realização trabalhando na internet, através de revenda de produtos físicos ou infoprodutos.

A venda de infoprodutos possui uma vantagem que são os custos com logística, já que não há necessidade de um galpão ou armazém para alocar o estoque, empresa de transportes e, dessa forma, também não há riscos com extravio ou danos ao material.

O mercado de afiliados funciona a partir do vínculo entre duas partes, o produtor e o afiliado, cada um em sua área e ambos com o mesmo objetivo, vender.

O produtor é uma pessoas que possui um conhecimento específico em qualquer área, seja um professor de álgebra, ou um flautista, cozinheiro ou costureiro, e então repassa seu conhecimento através de texto, vídeos ou e-book, para pessoas que tenham o interesse em aprender.

Por outro lado, o afiliado é quem vai divulgar o infoproduto desenvolvido pelo produtor. A cada venda realizada o afiliado recebe uma comissão referente ao produto vendido. O mais interessante de ser um afiliado é a possibilidade de vender vários produtos ao mesmo tempo.

A plataforma se encarrega de intermediar as transações entre o afiliado, o comprador e o produtor. O produtor ter o trabalho da criação e suporte do produto, enquanto o afiliado foca em divulgar e vender o produto.

A melhor opção para como começar no mercado digital é se tornar um afiliados através do mercado de infoprodutos. Enquanto o produtor terá gastos para o desenvolvimento do produto e a comunicação com o cliente, o afiliado fica responsável apenas por montar campanhas de divulgação, geralmente em redes sociais.

Vantagens de começar como afiliado

Para iniciar no mercado de afiliados é necessário apenas um computador, conexão com a internet e tempo disponível para a execução das campanhas de divulgação. A principal vantagem é o custo benefício, já que não é necessário nenhum custo para começar e o trabalho pode ser feito a partir de casa.

Não é preciso se preocupar com a criação nem com a gestão do produto. Não tem custo de produção, não precisa emitir nota fiscal, nem precisa processar pedidos ou entregar produtos. A comunicação com o cliente é de responsabilidade do produtor, o que faz o afiliado focar somente nas vendas e promoções do produto.

Vantagens de começar como afiliado 5
Para iniciar no mercado de afiliados é necessário apenas um computador, conexão com a internet e tempo disponível para a execução das campanhas de divulgação.

Outra vantagem é que não é necessário nenhum tipo de investimento para se afiliar a qualquer produto, a afiliação é gratuita, basta realizar o cadastro em alguma plataforma de afiliação e pedir permissão ao produtor para divulgar o produto dele. A grande maioria das plataformas oferece garantia de pagamento.

A variedade de produtos para divulgar é enorme, e pode fazer testes com vários nichos de mercado até encontrar o que mais se encaixa com o seu perfil, além disso, tem a possibilidade de transformar essa prática em um negócio conforme for crescendo nesse mercado.

Graças a tecnologia, trabalhar hoje na Internet proporciona a possibilidade de atingir facilmente milhares e milhares de pessoas em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento, o que facilita a exposição do trabalho e ajuda a chegar ao objetivo de como alcançar a liberdade financeira.

E assim, o negócio funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo sem ninguém por perto. Você pode aproveitar seu tempo com a família, passear, ler, dormir, e enquanto isso, as pessoas estão vendo seu anúncio na internet, comprando e você ganhando comissão pela venda, que possui ótimo potencial de lucro, é um rendimento seguro e escalável.

Ao trabalhar com mercado de afiliados você ganha experiência em vendas pela internet, tráfego, relacionamento, SEO e outras. Essa experiência principalmente em relação a venda, que é a parte mais importante de um empreendimento digital, ajudará a migrar para outras áreas dentro desse mercado.

Possibilitando assim, a criação de um produto e aumentar as oportunidade de ganhar mais dinheiro. Já que poderá ter o retorno do seu produto e poderá ter afiliados promovendo seu produto.

Esse sim, é o momento ideal para criar um blog, pois aqui já terá dinheiro para investir em bons profissionais para o desenvolvimento do site, além de ter bem especificado o público de interesse, o que ele gosta e experiências para montar estratégias de venda para faturar a partir do blog.

Para alcançar sucesso no mercado digital é preciso seguir as etapas para conquistar experiência, audiência e encontrar a melhor maneira de como alcançar a liberdade financeira.

Agora que você já sabe a maneira mais indicada de como começar no mercado digital, sugiro que você conheça “O dia de 3 horas”.

Um método que ensina como fazer 3 horas do seu dia valerem por um dia inteiro de trabalho produtivo e ainda ganhar mais do que o seu emprego atual.

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.