A inclusão de um segundo ou até mais idiomas no currículo aumenta e muito as chances de novas oportunidades no mercado de trabalho.

Mas muitas pessoas não conseguem adquirir esse conhecimento porque os cursos presenciais são considerados caros e não cabem no bolso de muitas pessoas. Devido a correria do dia a dia, algumas pessoas não conseguem comparecer nos dias de curso. Muitas pessoas procuram uma outra forma de aprender idiomas online e grátis.

Muitas pessoas apostam nos estudos online e grátis

Quem quer apostar em aprender um novo idioma pode encontrar muitas opções para estudar online. Além de sites que ofereçam essa ferramenta, muitos aplicativos gratuitos também auxiliam na prática. Você encontra para nível básico, intermediário e avançado, e ainda pode realizar testes de nivelamento e descobrir por onde você deve começar.

Os cursos online são ótimas opções para quem deseja economizar em relação ao tempo e ao dinheiro, mas não querem perder a chance de adquirir ainda mais conhecimento. Conheça alguns sites que oferecem cursos de idiomas online e gratuitos que ajudarão você a não perder oportunidades que podem mudar sua vida.

1 – Inglês

A primeira dica para quem quer aprender idiomas online e grátis, é o Duolingo.  Um aplicativo que trabalha muito a gramática e a fala. Ele já tem mais de 120 milhões de usuários em todo o mundo.

Você tem liberdade de escolher quanto tempo quer se dedicar no aprendizado e para as pessoas que ainda estão iniciando, o conteúdo é em português. Ou seja, se você não tem nenhuma proximidade do inglês, o Duolingo é muito indicado para aprender de uma forma online grátis.

Através do aplicativo você pode aprender idiomas online e grátis, já que ele disponibiliza em torno de 18 idiomas diferentes, como: inglês, espanhol, francês e alemão são as mais populares entre os 194 países que utilizam o Duolingo para aprender idiomas online e grátis.

Para os brasileiros, o inglês já é considerado uma segunda língua

O site BBC disponibiliza uma plataforma para quem deseja aprender um outro idioma, é a Learning English, que oferece há anos materiais para quem deseja aprender inglês. Essa plataforma é divulgada mundialmente e disponibiliza cursos de nível básico, intermediário e avançado. Além disso ela é atualizada todos os dias, deixando sempre algo novo para os usuários praticarem.

Outra plataforma que foi lançada em 2013 por uma organização educacional australina, é a International Educational Services. Ela também oferece diversos cursos voltados para o idioma inglês nos níveis básico, intermediário e avançado. Todas as atividades disponibilizadas na plataforma são elaboradas por universidades.

2 – Francês

O site Bonjour de France oferece jogos, testes e exercícios para quem deseja aprender francês. É uma plataforma voltada para alunos e professores também encontram exercícios que podem auxiliar durante suas aulas. Para acessar todo o material disponível é preciso que tenha um pouco de noção de francês, já que o site não tem muito conteúdo em português. É possível encontrar uma parte da plataforma traduzida para o português através de uma versão hospedada no Brasil.

O curso de francês Carnegie Mellon exige que tenha disponível para estudar de 6 a 8 horas por semana. São oferecidos dois módulos de 15 semana cada um. Eles disponibilizam vídeos que são produzidos na França e também na província canadense de Quebéc. Para quem já é fluente no inglês, aprender francês é uma boa dica.

Antes de descobrir mais sobre como aprender idiomas online e grátis, dê uma olhada nestes links. Eles com certeza irão ajudar a você melhorar ainda mais seus estudos:

1- Cinco ferramentas gratuitas para aprender inglês

2- 5 ferramentas gratuitas para aprender espanhol

3- Intercâmbio na Alemanha: tudo o que você precisa saber

3 – Espanhol

A primeira  é a Carnegie Mellon University. Uma plataforma que oferece aulas de espanhol, mas é apenas para quem já é fera no inglês, já que o conteúdo todo é escrito no idioma. O curso é através da Open Learning Initiative que disponibiliza um curso completo e grátis. Ele também oferece vídeos que ajudam na melhor compreensão do idioma e também para facilitar a prática de repetições.

A próxima é a Open University, um site que oferece curso de espanhol para quem é iniciante. A carga horária é de 20 horas e o foco é para quem deseja se comunicar em uma cidade que tenha o espanhol como idioma. Ideal para quem vai viajar e quer saber descrever lugares, pedir informações, usar o transporte público, entender direções, esses são alguns temas abordados durante todo o curso.

Você encontra muitos cursos online e grátis para quem quer aprender espanhol

O site Espanhol Grátis é muito indicado para quem não tem ideia sobre a língua espanhola. Toda a plataforma é em português, o que facilita para quem ainda não tem muita intimidade com o idioma. Diferente de alguns cursos, ele não oferece vídeos, o que pode dificultar um pouco mais na hora do aprendizado. Ou seja, você só vai encontrar conteúdos escritos.

Outra plataforma que oferece o curso de língua espanhola é a Bom Espanhol. Todo o conteúdo também é em português, o que facilita na hora de entender algumas explicações. Os materiais são para pessoas que querem aprender o nível básico e intermediário. Sua plataforma é uma das mais modernas quando comparado a outras com o mesmo fundamento.

4 – Alemão

A plataforma Deutsche Welle oferece curso de alemão de nível básico, intermediário e avançado. A forma de aprendizado é de acordo com a escolha do aluno. Isso porque o site disponibiliza vídeos, áudios e podcasts se você preferir estudar pelo computador.

Para quem prefere estudar com o material em mãos também é uma opção, basta imprimir os textos e exercícios. O curso oferece material para professores utilizarem como apoio em suas aulas.

O idioma alemão ainda não é muito procurado por quem deseja uma segundo idioma

O Busuu é um site e também aplicativo com cerca de 50 milhões de usuários e é muito indicado para quem deseja aprender idiomas online e grátis. Ele não oferece apenas curso de alemão, mas sim de mais 11 idiomas. As opções para quem escolher essa plataforma para estudar são: exercícios, conversação e testes para melhorar ainda mais seu conhecimento.

5 – Italiano

A faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP oferece curso de italiano para brasileiros. As aulas são elaboradas pelo programa de pós-graduação em Língua, Literatura e Culturas Italianas da universidade. Você encontra vídeos, entrevistas e exercícios para quem está no nível básico. Ao todo são 16 lições que farão você começar a entender mais o idioma italiano.

Talvez um dos destinos mais queridos e que convida aprender o idioma italiano

O site Italiano na Web é indicado para quem já possui um conhecimento na língua. Já que ele serve de apoio para quem deseja reforçar o seu conhecimento na gramática. Mais do que os tópicos gramaticais, você encontra listas de palavras, algumas expressões e provérbios em italiano.