É tão misterioso e intrigante pensar que a terra existe há milhares de séculos, bem antes de Cristo, que é inevitável querer saber curiosidades sobre o mundo antigo. O que eles faziam? Quais eram os seus costumes? E o que impactou nos dias de hoje?!
Enfim, saber as curiosidades sobre o mundo antigo é saber sobre a história da humanidade. É saber dos nossos antepassados e entender as razões de ser de hoje. É olhar para a nossa política e conseguir compreender como chegamos até aqui. É racionalizar o presente.
Pensando nisso, listamos algumas curiosidades sobre o mundo antigo bem interessantes. Pronto para saber mais?! Se sim, então vamos!
1 – No Antigo Egito, as crianças começavam a usar roupas somente a partir dos cinco anos
Imagina seu filho sem roupa até os cinco anos de idade?! Bizarro pensar nisso, né? No Antigo Egito, devido ao clima quente e seco, as crianças não precisavam usar roupas – imagina a economia $$$! Já as vestimentas dos adultos eram leves e finas. Os homens vestiam apenas saiotes e as mulheres vestidos simples ou túnicas. Simples assim!
2 – Existia igualdade de gênero no Antigo Egito
Acredita que as mulheres do Antigo Egito usufruíam de igualdade legal e econômica com os homens?! Mas nem tudo eram flores: embora recebessem educação, as mulheres não podiam exercer certas profissões.
3 – O uso de maquiagem era comum nos homens
4 – Cérebro removido por uma das narinas
Mais uma das curiosidades sobre o mundo antigo, melhor dizendo, Antigo Egito: você sabia que, quando um corpo era mumificado, o cérebro era removido por uma das narinas?! Já as vísceras eram retiradas por um corte do lado esquerdo do abdômen. O único órgão que permanecia no corpo era o coração, pois os antigos egípcios o consideravam a sede da alma. Bonito, né?!
Antes de continuarmos a nossa lista de curiosidades sobre o mundo antigo, vamos ver outras?! Dá só uma olhadinha nos posts abaixo do nosso blog. Você vai amar, não tenha dúvidas disso!
- Surpreenda-se com as culturas mais bizarras do mundo
- Veja agora as tradições mais estranhas pelo mundo
- Descubra as maiores curiosidades sobre o povo russo
5. Indianos antigos já realizavam cirurgias plásticas
Cirurgia plástica não é coisa da atualidade não! Na Índia antiga, isso já era um procedimento comum. “Como assim?!” Acontece que, antigamente, muitos guerreiros indianos não usavam capacetes de proteção no campo de batalha. Dada a natureza das guerras antigas, partes do rosto dos guerreiros, como orelhas e narizes, tinham uma tendência a ficar seriamente prejudicadas.
Para lidar com esses traumas, os médicos hindus realizavam procedimentos que não ficavam devendo em praticamente nada em comparação com técnicas de cirurgia moderna. Incrível, né?! Não tinha como esse detalhe ficar de fora da nossa lista de curiosidades sobre o mundo antigo.
6. Nero instituiu o sistema de combate ao fogo e brigada de incêndio
Nero foi o imperador romano insano, que ficou popularmente conhecido por começar e por comemorar um incêndio que destruiu grande parte de Roma. No entanto, você sabia que, depois dessa catástrofe, foi ele quem implementou reformas radicais para proteger a cidade de futuros incêndios e uma rigorosa legislação antifogo?!
Nero formou uma grande brigada de vigias noturnos dedicada a manter a paz e o combate a incêndios. Graças a seus planos, o desenvolvimento de Roma tornou-se muito mais disciplinado e planejado do que era antes. Uma pena ele ter ficado conhecido apenas pelo incêndio e não pelo combate a prevenção, né?!
7. A república como modelo de governo não foi inventada apenas em Roma
Essa é uma das curiosidades sobre o mundo antigo que não pode passar batida: não foi só Roma que inventou a República, mas sim também a Índia, acredita?! Enquanto a região certamente teve seu quinhão de déspotas, ela também foi o lar de um grande número de pequenas repúblicas.
E como foi isso?! Começou com uma quantidade significativa de cidades indianas abraçando os ideais republicanos, como a representação política e a tomada de decisão coletiva. Ao mesmo tempo, a mais famosa república de Roma estava sendo fundada. Todavia, os princípios republicanos de Roma e da Índia foram desenvolvidos de forma independente.
8. Os “povos bárbaros” eram simplesmente pessoas que não falavam grego
Quando você pensa nos povos bárbaros, pensa em que?! Nos seres violentos e figuras terríveis tanto reais (como Átila, o rei dos hunos) quanto fictícios (como Conan, o bárbaro), não é mesmo?! A grande verdade é de que essa ideia está completamente errada!
O real significado do termo bárbaros é “aqueles que não falam grego”. Ou seja, não era preciso matar pessoas inocentes ou destruir cidades inteiras para receber esse título – bastava não falar grego e, pronto! E o porquê dessa palavra? Porque os gregos antigos consideravam que o modo como os estrangeiros conversavam entre si se assemelhava a um balbuciar (“bar-bar-bar”) e os apelidaram de, então, “barbaroi”.