Todo mundo passa por um momento turbulento na vida quando bate a vontade de jogar tudo para o alto, colocar a mochila nas costas e sair pelo mundo. Apesar de a ideia ser bastante inspiradora, você precisa fazer isso pelos motivos certos e não para fugir da rotina. Afinal, você sabe como ser mochileiro?

O mochileiro não é apenas aquele sujeito com um penteado estranho, bagagem imensa nas costas, estilo despojado e pedindo carona pelas estradas do Brasil e do mundo. A decisão de embarcar nesta jornada de descobrimento sobre o mundo e si mesmo exige planejamento, organização e muita coragem!

Confira 6 dicas para como ser mochileiro e viajar pelo mundo

A partir do instante em que você sente essa necessidade irremediável de mudar totalmente a sua vida, as dicas de como ser mochileiro podem ser interessantes para tornar esse processo muito mais seguro, dinâmico e agradável. Vamos nessa?

Passo a passo de como ser mochileiro

A palavra de ordem para qualquer um que deseja descobrir como ser mochileiro é planejamento. Mesmo que a sua intenção seja não ter nenhuma rotina, é preciso se organizar com relação a compra de passagens, documentos, roupas, mochilas e inúmeros detalhes. Descubra tudo!

1 – Primeiras tentativas

Ao invés de descobrir como ser mochileiro em longas distâncias, você pode se testar com viagens menores nas férias, nas folgas ou finais de semana. Por acaso, você já acampou em algum lugar bacana perto de sua cidade? Pode ser uma praia, a montanha, a beira um lado ou qualquer local bonito.

Primeiras tentativas podem ser acampamentos nas férias e aos finais de semana

Essas experiências são válidas para lhe mostrar como é sobreviver apenas com os recursos mínimos e testar a sua paciência com noites em barracas de acampamento, condições improvisadas, muita criatividade e poucos gastos.

2 – Faça parte da comunidade mochileira online!

Nos dias de hoje, a tecnologia está ao lado de todos, inclusive de quem deseja aprender como ser mochileiro. O seu pontapé inicial pode ser a entrada em fóruns e grupos nas redes sociais com pessoas que já passaram ou estão percorrendo o mundo neste estilo.

Além disso, você pode conferir dicas imperdíveis, conhecer pessoas, encontrar ajuda para momentos de emergência, escapar de erros de primeira viagem e várias informações essenciais. É possível encontrar até aplicativos de pessoas que fornecem hospedagem, trabalho voluntário e carona sem custos.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente dar três dicas para viagem pelo mundo sem comprometer todas as suas economias, dá uma olhada:

1 – Como planejar uma viagem econômica: 5 para levar em consideração

2 – 10 dicas sobre como economizar para a próxima viagem

3 – Aplicativos de viagem – os top 5 que todo viajante tem que ter

3 – Reúna a documentação necessária

Antes de embarcar para dentro ou fora do território nacional, você não pode se esquecer de organizar toda a documentação. Para não passar por nenhum imprevisto no meio do caminho e ter que recorrer a filas e filas de serviços demorados.

Documentação necessária é peça fundamental na sua busca de como ser mochileiro

Então, você precisa ter em mãos a sua carteira de identidade (recente e bem conservada), o passaporte (com cerca de um ano antes da data de validade) e o seu certificado de vacinação internacional. A dica é verificar a lista dos países que demanda vacinação no site da Organização Mundial de Saúde (OMS).

4 – Organização antecipada

Muita gente acredita que o improviso faz parte de como ser mochileiro. A situação é totalmente ao contrário! Você precisa se organizar com antecedência para que possa desfrutar do destino pretendido do máximo.

Por isso, a reunião do máximo de dados a respeito dos locais onde irá passar, faz com que o trajeto seja muito mais inspirador, seguro, econômico e ágil. Inicialmente, você deve pesquisar sobre as cidades de destino que possam exigir uma documentação especifica.

Alguns países não impõem a retirada de visto, só que para adentrar em seus territórios é preciso atender alguns requisitos. Portanto, você sempre deve ficar atento aos detalhes!

Organização e a busca por informações do seu próximo destino são de suma importância

Conheça a cultura, a história, a política, a culinária, a geografia e as principais informações do seu próximo destino, visando usufruir de um período de muita diversão, aventura e experiências maravilhosas! E não deixe de confirmar a situação meteorológica antes de embarcar!

5 – Crie um orçamento

Administrar o orçamento é vital para quem deseja saber como ser mochileiro por muito tempo. Uma mesma viagem pode ficar muito cara se você não tiver alguns cuidados. Antes de descobrir se a sua quantia financeira será o bastante, efetue uma avaliação de todos os hábitos no dia a dia.

É preciso que você identifique os seus limites e até onde estará disposto a abrir mão de sua zona de conforto. Pense o quanto estará confortável a perder de sua privacidade e do seu conforto em vários instantes do dia, sobretudo, na hora de deitar para dormir.

Não há problema em colocar todos esses tópicos na balança para descobrir o seu nível de exigência e até mesmo para ter a certeza do que estará propenso a pechinchar antes de adquirir um produto ou reservar um hotel mais simples. Tudo isso pode fazer uma enorme diferença no valor final de sua viagem.

6 – Defina o seu roteiro de viagem

Como ser mochileiro pode representar a sua libertação de um período de vida sem graça, sem expectativas e sem nenhuma motivação. No entanto, essa virada de rumo não pode ser projetada de um dia para o outro.

Elaborar um roteiro de viagem é essencial para limitar os seus gastos e não estourar orçamento

Você precisa ter tempo para bolar o seu roteiro de viagem, ao menos, os seus primeiros passos. Você pretende conhecer o território nacional ou quer se aventurar na América do Sul? O seu desejo é desbravar a Ásia? Desvendar os mistérios do Velho Continente ou curtir muito na Oceania?

Cada decisão pode representar uma quantia maior para a passagem, hospedagem, alimentação e exigências burocráticas diferentes com vistos, vacinas, seguro viagem e outras questões. Por isso, tire algum tempo para bolar o roteiro de viagem dos seus sonhos!