Provavelmente, você já deve ter ouvido a frase: tudo o que pode dar errado, vai dar. Mas, sabe o que é a lei de Murphy? Basicamente, a Lei de Murphy tem a ver com esse conceito que pode influenciar consideravelmente a nossa vida.

Por isso, eu preciso começar contando detalhes da pior fase da minha vida, quando quebrei a minha primeira empresa. Neste período, eu fiquei devendo mais de 80 mil reais e parecia que tudo esta dando errado ao mesmo tempo. Além disso, eu passei a sujar o nome de todo mundo a minha volta para tentar salvar o meu negócio.

Só que chegou o momento que nós tivemos de tomar a decisão de fechar a empresa para assegurar a comida na mesa. Mesmo assim, a situação se tornou ainda mais dramática e eu precisei a procurar qualquer tipo de vaga de trabalho.

O que é a Lei de Murphy

Eu consegui uma vaga em uma campanha política que me rendei 500 reais em três meses. Um determinado dia, o meu chefe pediu que eu fosse fazer uma entrega e acabei aceitando. Todavia, eu sabia que a minha moto estava com o IPVA atrasado e senti que daria problema.

Dito e feito. Na primeira esquina, a polícia me parou. Apreenderam a minha moto e eu senti que estava no fundo do poço. A minha vida estava destruída e me perguntei por que tudo aquilo estava acontecendo comigo.

Mudando a chave

Afinal, eu sempre fui considerado uma pessoa muito sortuda antes de abrir a minha primeira empresa. E, de uma hora para outra, essa balança se inverteu totalmente. E, sem sombra de dúvida, um dos grandes segredos da evolução é fazer as perguntas certas e se dispor a mudar o que for preciso.

Eu notei que quando estava tudo bem, eu era uma pessoa muito positiva, bem humorada e para cima. E quando tudo começou a desmoronar, me tornei alguém amargurado, desconfiado e desmotivado.

O que é a Lei de Murphy

Apesar de tudo, eu tomei a decisão de me esforçar para voltar a ser um indivíduo grato, focado e produtivo. Gradativamente, eu fui capaz de me organizar, achei um novo trabalho, estudei mais sobre as finanças e descobri que poderia me tornar até um milionário um dia.

O que é a Lei de Murphy?

Então, o que está ruim pode piorar sempre? Sim, inclusive, já está cientificamente comprovado que tudo que pode dar errado está relacionado ao pessimismo, a reclamação, escassez e a falta de dinheiro. Eu estou falando da Lei de Murphy, quer saber mais sobre?

Essa lei existe desde o Século XIX, mas a expressão só ganhou esse nome em 1949 oriunda do resultado de um teste de tolerância à gravidade por seres humanos, feito pelo engenheiro aeroespacial americano Edward A. Murphy.

Frustrado, Murphy disse “Se este homem tem algum modo de cometer um erro, ele o fará”. Para tirar sarro do colega, seus amigos militares batizaram a assertiva “tudo o que puder dar errado, dará” como conceito básico de o que é a Lei de Murphy.

Ou seja, nós temos basicamente a mesma rotina todos os dias, então, há dia que aquilo que dava certo, acaba dando errado, causando problema, estresse e frustração.

A explicação é que a nossa memória geralmente lembra apenas dos momentos em que a Lei de Murphy funciona. Quando tudo sai da maneira como deveria ser, nós quase nunca percebemos. E assim, não agradecemos os momentos felizes, a abundância, alegria.

Atenção Seletiva

Mas, me permita explicar porque isso tudo acontece. Na faculdade, eu tive uma matéria chamada a psicologia do consumidor. Meu professor explicou que existe uma função no nosso cérebro chamada de atenção seletiva, que busca as informações que precisamos saber naquele momento específico.

Quando você compra um carro novo, por exemplo. Não parece que todo mundo comprou o mesmo modelo de repente? Isso ocorre por causa da atenção seletiva. Sendo assim, o cérebro atua para que mostre preferencialmente o que está dentro do nosso foco.

O que é a Lei de Murphy

Portanto, quando você está em alerta, o seu cérebro vai procurar os dados que estão na mesma sintonia. Hoje, eu chamo essa percepção de “cegueira coletiva” porque você não enxerga mais as coisas boas quando está centrado nessa sensação de escassez.

A boa notícia é que esse mecanismo e muito fácil de ser regulado. Para alcançar o padrão de felicidade, alegria e satisfação, basta eliminar as barreiras que estão lhe fazendo apenas visualizar tudo negativamente. É preciso destruir essas amarras que foram estabelecidas ao longo de nossas vidas e que nos impedem de ter uma vida prospera e abundante.

Meu conselho é aprender a jogar o jogo da mente pouco a pouco. Caso você tenha ficado ainda com alguma dúvida sobre o que é a Lei de Murphy e os seus reflexos no nosso dia a dia, eu lhe convido a assistir o vídeo abaixo para ter outras informações! Aperte o play e venha comigo!