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Como criar uma lista de emails? Pode até parecer uma pergunta simples, mas a verdade é que existem alguns detalhes que devem ser levados em consideração antes de começar a criar uma lista email marketing segmentada. Então se você deseja conhecer esses detalhes para não cometer erros e compreender como criar uma lista de leads, não deixe de ler este artigo.

Nele você vai aprender:

  • Quando surgiu o email
  • Importância do email
  • Como criar uma lista de emails?

Não perca mais tempo e anote as dicas!

Quando surgiu o email

Como criar uma lista de emails se nem sequer sabe a respeito dele, não é verdade? Pois bem. Há quem acredite que o email é algo relativamente novo, que nasceu junto com o início da popularização da internet. Mas a verdade é que ele surgiu em 1970! Isso mesmo, antes mesmo do nascimento da própria internet.

Em 1971, um de seus criadores, Ray Tomlinson, colocou o “@” para separar o nome do usuário do endereço do correio eletrônico. De lá para cá, 50 anos se passaram e cá estamos falando sobre uma das técnicas mais eficientes para realizar vendas na internet: a lista email marketing segmentada.

Importância do email

Antes de saber como criar uma lista de leads, vale separar um tempo para compreender a importância do email no nosso cotidiano. Qualquer que seja a solicitação que uma pessoa queira fazer na rede, um email será exigido. Seja para a criação de um perfil em qualquer rede social, seja um cadastro aqui no Freesider para receber as últimas novidades.

Como criar uma lista de emails 1
Hoje em dia, o email é utilizado para tudo. Fazendo com os empreendedores se aproveitem disso.

O que antes era utilizado mais para o envio de slides, imagens e textos para familiares e amigos, se tornou hoje uma poderosa ferramenta para realizar vendas. Ele é importante para cada etapa do funil de vendas. Das pessoas que acabaram de conhecer o produto ou serviço até aquelas que já se tornaram clientes fiéis através do contato contínuo.

Entre os principais benefícios, estão o engajamento dos leads, promoção do conteúdo, nutrição e educação dos leads, realizar a venda dos serviços ou produtos e ainda a criação do relacionamento com o cliente. O email marketing é uma necessidade.

O que é email marketing?

Durante um bom tempo, o email marketing foi sinônimo de spam e acessos invasivos por parte de empresas. No entanto, com a otimização das ferramentas e recursos do marketing digital, essa passou a ser uma excelente ferramenta para entregar a mensagem certa, com o produto ou serviço certo, para a pessoa certa.

Essa é uma lista – ou algumas listas – onde serão colocados os emails de possíveis clientes. As listas poderão ser separadas entre pessoas que estão conhecendo agora seu produto ou serviço, pessoas que se interessaram, pessoas que realizaram algum tipo de interação e pessoas que efetuaram a conversão.

Para cada uma dessas listas, um tipo de email deve ser trabalhado, sempre visando fazer com que esse contato passe para a próxima lista, ou seja, tenha um relacionamento cada vez mais próximo. O marketing será trabalhado dessa forma, enviando por email, conteúdo de valor para cada etapa em que cada contato se encontra. E como criar uma lista de emails?

Vamos entender.

Como criar uma lista de emails?

A melhor maneira de conquistar uma lista de emails, é seguindo um planejamento feito antecipadamente para que não fique perdido em qual passo dar para coletar os emails. Não sabe como fazer esse passo a passo? Não se preocupe. Vamos mostrar como começar hoje mesmo a trabalhar sua lista email marketing segmentada.

Aprenda como criar uma lista de leads com esses cinco passos:

#1 – Preparação do terreno

Antes de entender como criar uma lista de emails, é preciso saber exatamente qual o objetivo da sua lista de contatos. Pergunte-se: “Para que eu quero gerar leads?” pois para cada etapa do funil de vendas, será necessário um tipo de lista email marketing segmentada. Quando souber qual o objetivo da lista, já terá um objetivo para traçar o caminho.

O nome desse tipo de técnica que começa pelo objetivo e volta o percurso todo até o início, analisando o que será necessário em cada etapa chama-se roadmap.

Olha esse vídeo onde o Fagner Borges, criador do movimento freesider, explica tudo sobre o roadmap.

Então vem a segunda pergunta: “Quem é minha persona?” pois é impossível começar a se relacionar com uma pessoa que nem sequer imaginamos o que deseja. Independente se está vendendo produtos que necessitam de um tempo de decisão curto ou um serviço que exija um longo relacionamento para a criação da confiança, entregue material de valor.

Lembre-se de que quanto mais o perfil do público for parecido com o da persona, maiores serão as chances de acontecerem as tão esperadas conversões. E também com o conhecimento da persona, é possível responder a terceira pergunta que precisa ser respondida para finalizar a etapa da preparação do terreno: “Como atrair o interesse do público?”

Para responder essa última pergunta, ou entender como criar uma lista de leads, basta apenas que se coloque no lugar da persona: Qual é sua principal dor? Como seu produto poderá ajudá-la? Quais os benefícios ao consumir o seu produto? Qual é o seu diferencial? Por que é melhor que a concorrência? Essas são questões que certamente passarão na mente do lead.

Procure trabalhar para oferecer a melhor oferta possível, incluindo as três principais questões para a preparação do terreno e todas as outras que possivelmente irão rondar a mente do lead. Quanto mais completa a oferta, menores serão as objeções. E quanto menos objeções, melhores são as chances de realizar vendas.

#2 – Primeiras configurações e ofertas

É difícil passar dicas exatas sobre as configurações e ofertas, pois cada empreendedor digital sabe do que sua campanha necessita para chegar ao sucesso. No entanto, separamos algumas que poderão servir para a grande maioria dos públicos e campanhas.

Como criar uma lista de emails e vender muito pela internet 2
Essas são sacadas simples que servirão para o seu negócio.

Conteúdo

Como criar uma lista de emails se não conseguir trabalhar um bom conteúdo? Hoje em dia as pessoas não realizam compras mais apenas com um incentivo “compre esse produto”. Com a velocidade com que a informação viaja, todo assunto é muito bem pesquisado antes de qualquer possível decisão. E essa é a grande jogada da lista email marketing segmentada.

O conteúdo vai aproximar público e empreendedor, educando-o quanto o produto ou serviço oferecido.

Promoção

É bem verdade que essa técnica é antiga, mas é inegável que ela traz bons resultados. Ofereça algo que atraia a atenção do lead, como um cupom de descontos, um sorteio para algum brinde ou até mesmo um conteúdo grátis. O mais importante é atrair a atenção do público, pois esse tipo de oferta costuma viralizar uma campanha.

Mas é bom sempre prestar atenção, pois a ideia aqui é aprender como criar uma lista de leads qualificados e não atrair todo tipo de cliente que não trarão nenhum tipo de resultado.

Ofertas de contato

O caminho aqui é do lead para o empreendedor. Você pode oferecer algum tipo de conteúdo e, em troca, receber o email da pessoa. Essa é uma troca muito realizada no mercado, sobretudo porque a pessoa que realiza algum tipo de cadastro para obter informações sobre seu produto, certamente está interessada. Ou seja, leads super qualificados.

#3 – Landing Page

Landing Page é a página de destino, isto é, para onde o lead será enviado quando clicar na sua promoção, e sua principal função é oferecer todas as informações relevantes sobre o produto ou serviço oferecido. Lembra aquelas respostas no passo da preparação do terreno? Então, se baseie nela para disponibilizar as principais informações.

Observe mais alguns elementos, como:

Trabalhar o SEO

Essa é uma excelente maneira para criar uma lista email marketing segmentada. Otimize seu conteúdo para os mecanismos de busca para que o conteúdo esteja mais propenso a ser encontrado por quem faz buscas que envolvam suas palavras-chave. E por se tratar de ofertas, existe uma grande busca na internet. Estar nas primeiras posições será de grande ajuda.

Atração para a conversão

Como criar uma lista de emails sem oferecer algo realmente atrativo? Transmita o valor do seu produto ou serviço, foque no diferencial (este será o destaque) e não esqueça de mencionar os benefícios. E, é claro, um campo separado para a coleta de dados sobre o visitante, como o nome e email. Este será o início do relacionamento.

Página de agradecimento

Normalmente, após a realização do cadastro, o lead é enviado para uma página inicial. Um lugar onde nada vai acontecer. A dica aqui é aproveitar melhor essa finalização de contato, como por exemplo, enviá-lo para uma página de agradecimento, onde até mesmo poderá oferecer algo como brinde pelo interesse em seu produto ou serviço.

Mas não esqueça de oferecer algo que complemente a primeira solicitação realizada pelo lead.

#4 Promovendo a landing page

A função do marketing digital é fazer com que os empreendedores alcancem o maior número de pessoas possíveis, na expectativa de atrair mais e mais leads. É importante entender como criar uma lista de leads, mas também precisa aprender técnicas para atrair os novos leads. Afinal, qual empreendedor não quer impactar um grande e crescente público?

como gerar uma lista de emails 3
A função do marketing digital é fazer com que os empreendedores alcancem o maior número de pessoas possíveis, na expectativa de atrair mais e mais leads.

Então busque as melhores maneiras de realizar esse passo, como por exemplo:

Redes Sociais

Somos mais de 100 milhões de brasileiros conectados nas redes sociais atualmente. E com essa informação, não precisa nem apontar mais motivos para estar por lá. Na verdade, a história do Brasil com as redes sociais é bem positiva, então se um empreendedor quer fazer sucesso, é bom estar em alguma ou algumas delas.

Como se trata de locais que as pessoas consomem informações de maneira rápida, procure seguir essa linha. Nada de textos longos e pouca interação. É preciso se fazer presente, utilizando frases de impacto e uma imagem que desperte a atenção. E quanto mais compartilhável for o conteúdo, maiores são as chances da viralização.

CTA

As pessoas não costumam realizar nenhum tipo de ação se ela não for solicitada de maneira gentil. Então não esqueça de colocar um CTA atrativo. Entre as opções mais utilizadas, estão:

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Mídia paga

A mídia paga, como o Facebook Ads, por exemplo, pode ser uma excelente maneira de conseguir uma boa lista email marketing segmentada. Na verdade, muitos empreendedores utilizam as mídias pagas para segmentar o máximo os leads. E embora exija um investimento, a mídia paga costuma trazer resultados a curto prazo.

Olha o Fagner aí novamente nos explicando tudo sobre Facebook Ads.

#5 Avaliação dos resultados e planejamentos futuros

Todos os empreendedores concordam que o objetivo final é a venda do produto ou serviço, porém o processo entre o primeiro contato com o possível cliente até a realização da compra, vai depender da complexidade do serviço ou produto que precisa ser vendido. E como criar uma lista de leads nesses casos?

Vamos imaginar duas situações: Uma escola de idiomas que tem que mostrar o quanto é importante aprender um novo idioma e uma empresa que vende acessórios para pet. Na primeira situação, a empresa terá que trabalhar muito mais os conteúdos do que na segunda situação, onde as comprar serão realizadas de maneira mais imediata.

Dessa maneira, na hora de mensurar os leads, é importante levar esse detalhe em consideração. Dependendo do serviço ou produto oferecido, pode ser que o lead ainda esteja sendo educado. As vendas propriamente ditas só serão realizadas a longo prazo. Por esse motivo, faça análises periodicamente.

Com base nos resultados que vão sendo coletados, as novas diretrizes deverão ser tomadas, guiando a campanha para os melhores caminhos. Afinal, o que todo empreendedor busca é o sucesso de sua campanha e a conquista da sua liberdade. E para que isso seja possível, também existe uma solução incrível.

Você conhece a Jornada da Liberdade? Não? Então venha se inscrever gratuitamente neste evento online que vem conquistando cada vez mais pessoas que, assim como você, também querem se tornar donas da sua própria vida, podendo conquistar sua liberdade móvel, financeira e de tempo.

Agora que aprendeu como criar uma lista de emails e tem a oportunidade de se inscrever nesse incrível evento online, não tem mais motivos para não mudar sua vida!