Apesar de tantos alardes negativos sobre a economia do país, o crescimento no mercado digital, foi expressivo, o que ajudou muitas pessoas a reagirem de forma positiva diante da crise.  

Ao invés de cruzar os braços, pais, mães de família, entre executivos, gestores e até funcionários públicos, diante da necessidade de gerar renda extra, decidiram empreender e gerar novas oportunidade de negócios. 

A popularização tem movimentado bastante o mercado digital, e isso tem garantido altos rendimentos com negócios online, mesmo com a crise econômica.

Uma grande fatia da população, ao invés de cruzar os braços, resolveu encontrar alternativas de renda extra.

De acordo com os dados da IAB (Interactive Advertising Bureau) o mercado digital brasileiro só tende a crescer. Apenas em 2016 registrou 26% em investimentos neste meio, com retorno de R$ 11,8 bilhões.  

Para este ano de 2017 a estimativa é que o meio digital arrecade R$ 14,8 bilhões!

O que prova que o investimento no mercado digital se movimenta mesmo em tempos de crise.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar o que fazer para ganhar dinheiro com a crise e quais são as principais vantagens de investir em produtos digitais.

Quais as vantagens de investir no mercado digital?

Há inúmeras maneiras de ganhar dinheiro com a internet, e essa possibilidade fez com que muitas pessoas que aderiram a este formato de negócio pudessem ter mais flexibilidade de horário, altos ganhos e qualidade de vida.

No mercado digital é possível fazer a conexão com milhares de pessoas o que aumenta as chances de lucros. A era digital modificou a maneira de vender, comprar e se comunicar com o consumidor, por isso, a internet tem hoje uma forte influência para gerar rendimentos.  

Com o advento do mercado digital, está cada vez mais viável trabalhar em qualquer horário, e com muito mais liberdade.

Desta forma, amplia-se a maneira de ganhar dinheiro, e o marketing digital tem sido atualmente uma das melhores formas para quem deseja investir em um negócio promissor.  

Como ganhar dinheiro pela internet na crise?

Conheça os principais produtos e negócios online para ganhar dinheiro:

Infoprodutos

É agora que você se pergunta: O que é infoproduto?

São conteúdos entregues em formato digital (vídeos, áudios, cursos, ebooks) capazes de gerar solução para um público de pessoas.  

Esta é uma das plataformas que existem, a Hotmart.

O diferencial destes produtos é que são disponibilizados apenas virtualmente, e todo o processo é feito pela internet. Sendo um expert em determinado assunto, o infoprodutor cria o conteúdo que gere valor e aplica as etapas de marketing digital para fazer com que a oferta, gratuita ou comercial, chegue à quem precisa.

Como trabalhar com infoproduto?

De duas formas:

  1. Criando conteúdos relevantes

É possível obter rendimentos extremamente lucrativos, rendimentos que jamais teriam apenas com seus salários no emprego formal, quando o produto gera impacto  positivo aos clientes.

No entanto, ao iniciar neste negócio muitas pessoas encontram dificuldade para entender de qual forma podem criar o seu infoproduto. Muitos não sabem como começar, e isso faz com que percam muito tempo e até desistam.

Por isso, para dar o “start” e ter uma ideia excelente e que de fato te garanta os lucros que almeja, o ideal é pensar em um produto inovador que tenha um grande diferencial diante dos outros já disponibilizados no mercado.

O primeiro passo é escolher sobre qual segmento deseja trabalhar, escolha um no qual já tenha um conhecimento e possa usá-lo com mais facilidade para desenvolver o produto.

Há outros fatores determinantes nesta escolha, tais como: a concorrência, lucratividade e o público-alvo. Portanto, avalie se em termos de concorrência o seu produto realmente será uma novidade e levará solução ao consumidor, pois pode haver muitos conteúdos similares ao seu, desta forma, é preciso criar um produto exclusivo, que tenha algo que nenhum outro concorrente já oferece no mercado.

Pense no público, as pessoas nas quais deseja atingir vão de fato se interessar em pagar para adquirir este produto? Ele é atrativo? Oferece uma solução para o problema?

Essas são perguntas importantes que devem ser feitas no momento da criação do conteúdo, pois só um conteúdo interessante pode te garantir lucratividade.

Faça uma pesquisa, busque conhecer o público ao qual deseja atingir, só assim saberá o que eles querem consumir. Desta forma, você terá mais facilidade para criar os produtos digitais.

Depois de definir essas etapas iniciais, ao final, é preciso avaliar qual a forma de oferecer o produto. Pode ser um e-book, curso, vídeos explicativos, entre outros, a escolha é sua. Mas, pense num formato que se adeque ao seu público, por isso, veja em qual deles o seu consumidor terá mais agilidade em sua utilização.

Esta é uma outra plataforma de infoprodutos muito famosa, a Udemy.

Você gosta de ensinar? Que tal começar a dar cursos online e ganhar com isso!

A plataforma Udemy, por exemplo, é focada para profissionais que desejam realizar a venda de cursos online. Com ela é possível ensinar a outras pessoas, dando um guia para executar determinadas tarefas ou aprimorar outras habilidades, tais como: aprender um outro idioma, fazer a programação de um site, montar um blog entre outros.  

Essa é uma forma de compartilhar o conhecimento e ainda ganhar dinheiro pela internet. Quanto mais criativo melhor para construir cursos diferenciados e atrativos para o aluno.   

  1. Vendendo produtos de experts

A segunda forma é se tornar um afiliado, especialista responsável por fazer a divulgação dos produtos digitais, criando canal de comunicação com o público alvo, por meio de ferramentas de geração de tráfego, tais como o Facebook.  

Para isso, primeiramente, é necessário fazer o cadastro em uma plataforma de afiliados, como a Hotmart, a Eduzz ou a Monetizze, que oferecem um catálogo de produtos segmentados em ferramenta de busca e administram todo o processo de pagamento e entrega de comissões aos afiliados

Após isso, o próximo passo será a escolha do produto pelos critérios de afinidade e visão de lucratividade. Há produtos voltados para diversos nichos, tais como: viagens, saúde, tecnologia, culinária, entre outros.

Por fim, chega a hora de aplicar técnicas de marketing digital para  anunciar o infoproduto. para isso utilize as técnicas do marketing digital para alcançar o maior número de pessoas.

O especialista em mercado de afiliados e criador do movimento Freesider, Fagner Borges, explica o poder do Facebook como ferramenta de marketing na Internet:

Blogs

Os blogs se tornaram uma das plataformas mais importantes para compartilhar conteúdos. As pessoas vivem em busca de informação de qualidade a fim de obterem soluções e reflexões sobre diversos assuntos. Também considerada uma das mais utilizadas para ganhar dinheiro online.  

Há atualmente blogs que se tornaram referência em seus segmentos devido a conquista de confiabilidade dos leitores em relação aos conteúdos fornecidos.

Afinal, como um blog pode te fazer ganhar dinheiro pela internet?

Depois de criar um blog com layout e conteúdo atrativos, você deve gerar no seu público o interesse de acompanhar a sua página. Quanto mais seguidores, maiores serão as chances de lucrar.

Para isso, você deve inserir anúncios e links de produtos que possam ser revertidos em ganhos. Um deles é o sistema do Google chamado Adsense. Cada vez que um visitante do seu blog clicar no anúncio, você ganha uma comissão. Portanto, quanto mais visitantes na sua página, maiores as chances de clicks nos anúncios.

Um blog nada mais é do que uma casa online, e quanto mais visitas você gerar, mais você ganha.

Para manter um bom relacionamento com o público leitor do blog, é importante publicar  conteúdos bem direcionados ao público alvo escolhido. Esse visitante pode ser o cliente do futuro ao se interessar por algum produto anunciado na página. Ao conseguir gerar fidelização dos seguidores, eles sempre terão motivos para voltar ao blog organicamente, sem necessitar de novo investimento em divulgação.   

O blog que atinge altos números de visualização irá gerar autoridade de mercado, um gatilho mental aplicado no marketing digital capaz de transmitir segurança às pessoas e, dessa forma, se sintam seguros para seguir as dicas e indicações para consumir determinado produto.

É o caso dos blogs que fazem reviews sobre produtos de tecnologia, algumas marcas até disponibilizam o produto para a avaliação, além de ganharem com o conteúdo, também ganham com o patrocínio.  

Youtube

Havendo afinidade para produzir vídeos, então, certamente o youtube é uma boa opção.  Com o youtube também é possível ganhar dinheiro por meio de anúncios.

Para iniciar, basta fazer uma conta no gmail, criar o canal no youtube, para então, definir nichos e temas a fim de começar a produção dos vídeos. É importante estudar o público alvo, entender a linguagem e a forma de se conectar com as pessoas com as quais se pretende conversar, entreter, conquistar..

Porém, não basta apenas produzir vídeos e subir na plataforma, a regra de qualidade também se aplica no youtube. Os vídeos devem ter boa resolução, e assuntos atraentes.

Hoje em dia, dependendo do tema, o youtube pode ter bem mais acessos do que o google. Ou seja, uma boa oportunidade financeira.

É imprescindível conhecer e aplicar algumas regras básicas de SEO para aumentar o número de visualização e compartilhamento dos vídeos nas redes.

Além disso, os seus vídeos podem ser introduzidos em blog próprio ou de parceiros como forma de aumentar ainda mais o tráfego de acessos e a conversão de vendas, já que quanto mais pessoas assistirem aos vídeos maiores são as chances de cliques nas publicidades.

Muitos youtubers fazem parcerias com marcas reconhecidas pelo mercado para divulgação de algum produto relacionado ao tema abordado. É importante introduzir a marca parceira de forma sutil e utilitária ao público.

Vendas de produtos pelo Marketplace

Com o marketplace é possível vender produtos sem ter que criar uma loja virtual. Essa é uma forma de investir em um e-commerce, sem ter que gastar muito com ele. E você não precisa possuir grande quantidade de produtos, o que se torna um ótimo recurso para quem está iniciando neste segmento.

Esses são sites que possuem milhares de visualizações mensais. E você só precisa colocar seus produtos lá para que sejam encontrados por seus futuros clientes.

Através de um marketplace é possível obter mais conversão de vendas, já que estes sites possuem milhares de visualizações e acessos diários sem que seja necessário investir em campanhas de marketing.  

Para realizar a venda é necessário se cadastrar em uma plataforma especializada em e-commerce, os mais conhecidos são o Mercado Livre, Enjoei e Elo 7.

No Mercado Livre é diversificado, o Enjoei é mais conhecido por fazer vendas de roupas e tecnologia, já o Elo 7 é voltado para produtos artesanais. Ao se cadastrar, é importante ler as regras do site para evitar problemas com a plataforma.

Seja um freelancer

Muitas empresas têm optado por contratar freelancers, já que com o profissional home office é possível economizar com instalações, transporte e outros.

O profissional ganha dinheiro pelo projeto executado e a empresa não precisa estabelecer um vínculo trabalhista.

Além disso, o freelancer pode trabalhar de forma inteligente, organizando o tempo de forma mais produtiva, gerando mais resultado em menos tempo, ficando totalmente livre de longas horas de trabalho.

Trabalhar como freelancer te dá possibilidade de trabalhar nos seus melhores horários, e nos seus melhores locais.

Com a crise, muitos profissionais recorreram ao trabalho freelancer e agora se sentem muito mais satisfeitos, devido às vantagens desse mercado.

Dentre elas, poder trabalhar de qualquer lugar, necessitando apenas ter um notebook e WiFi disponível. Desta forma, ter mais tempo para viajar ou estar com a família, e viver com mais qualidade.

É preciso ter disciplina para obter resultados, principalmente no começo, até gerar os primeiros clientes e boas pontuações, fidelizar e passar a ter segurança financeira.

Por isso, é essencial o profissionalismo e o comprometimento com a qualidade e respeito a prazos em cada projeto, pois a imagem do profissional será construída gradativamente e contará muito para o sucesso do freelancer.

Alguns sites que oferecem serviços para freelancer, são:

 99freelas

Freelancer

Upwork

Workana

Nestes sites há trabalhos para:

Redator

Tradutor

Programador

Desenvolvedor de apps

Analista de marketing

Designer

Social media

Além disso, é possível oferecer serviços para diversas áreas. Basta se cadastrar em uma das plataformas e enviar a proposta personalizada. Caprichar no portfólio faz toda diferença!

Use as redes sociais para ganhar dinheiro

As redes sociais são tão eficientes para divulgar produtos e serviços, que atualmente muitas empresas e marcas vendem mais pelas redes do que através de outras estratégias de vendas.

Há um grande número de pessoas que usam as redes sociais e com elas o seu negócio pode ser reconhecido até internacionalmente, o que as torna grande aliadas para ganhar dinheiro pela internet.

É possível oferecer infoprodutos, divulgar serviços como freelancer, blog, e até os produtos de um negócio físico, por meio das redes sociais.

Assim como um marketplace, que recebe milhares de acessos mensais, as redes sociais funcionam da mesma forma.

O Facebook é a maior plataforma de rede do mundo. É com ela é possível por exemplo,  utilizar os grupos  composto por possíveis interessados no segmento escolhido.

O Instagram também gera alta conversão. Nessa plataforma é interessante investir em fotos profissionais, aplicando as hashtags para direcionar a publicação às pessoas certas..

Essas foram algumas maneiras de ganhar dinheiro online, mas há também outras formas off-line de obter mais rendimentos e se desidentificar da crise, além disso, você pode começar com pouco dinheiro e ter retornos satisfatórios. A seguir, algumas opções:

Aulas particulares

Muitas pessoas buscam aprender um outro idioma, seja para viajar ou para aumentar as oportunidades profissionais, por isso este mercado sempre está em alta, considerado forte para quem quer ser um personal de inglês, francês ou espanhol, por exemplo.

Devido a globalização, muitos estão querendo aprender um novo idioma.

Campo amplo também para quem tem conhecimento avançado em matemática, português ou outras áreas para aulas de reforço a estudantes, concurseiros e profissionais que desejam aprofundar o seu aprendizado.

Serviços de Consultoria

Uma boa forma de usar  a crise como trampolim, é usar o conhecimento profissional e experiência diferenciada do mercado de trabalho para ajudar a outras empresas e pessoas a também superarem seus ganhos nesse cenário do país.

Para muitos, essa pode ser uma oportunidade de mudar de área e começar a ter um novo rumo profissional.

Para iniciar os trabalhos como consultor, o profissional deve elaborar um bom currículo e trabalhar a sua imagem em redes específicas para captar clientes e empresas, uma delas é o Linkedin.

Com esta rede o consultor pode produzir conteúdos para gerar interesse ao público, é uma forma de divulgar os seus conhecimentos e mostrar o quanto os serviços de consultoria é essencial para obter mais visibilidade e sucesso profissional.

Pesquise por perfis de empresas, nas quais os seus serviços com consultor será fundamental para promover o crescimento dos negócios da organização, prepare um bom planejamento e entre em contato para marcar uma reunião e apresentar os benefícios da consultoria.

O mais importante para que você se destaque com um consultor é saber trabalhar muito bem o seu marketing pessoal, utilizando as redes sociais para alavancar o seu negócio.

 Para saber mais como driblar a crise e ter ganhos consideráveis através do mercado digital, divulgamos uma grande oportunidade gratuita: a Jornada da Liberdade, um evento que já transformou a vida de mais de 200 mil pessoas. Clique na imagem abaixo e participe:

Jornada da Liberdade Começou