Metas e objetivos costumam fazer parte da vida de muita gente. Essa é considerada a forma mais eficiente em tirar os sonhos do papel e torná-los realidade. Muito se fala em traçar metas, mas muitas vezes é difícil manter a determinação dos objetivos. Isso acontece porque as pessoas não conseguem traçar um objetivo concreto. E a consequência é a dificuldade na hora de cumprir qualquer uma das suas metas.

Perder o foco deve ser proibido a partir do momento que você decide traçar uma meta. Mas é muito difícil cumprir as promessas feitas a si mesmo, é muito mais fácil quando é feita para uma outra pessoa. Esse é o grande erro, é preciso se dedicar aos seus sonhos da mesma forma que se dedica aos dos outros.

Mantenha o foco caso queira concluir suas metas e objetivos

Agora você acompanha o passo a passo completo para manter a determinação dos objetivos nesse ano de 2017. É hora de tirar os planos do papel e transformá-los em realidade. Suas metas precisam sair do mundo das ideias e chegar no mundo real.

1- É preciso definir seus princípios

É normal que as pessoas comecem a planejar algo sem pensar no porquê gostaria de conquistar esse objetivo. Por isso é importante que antes de pensar no “o quê”, é preciso pensar no “porquê”. Os princípios que você traçar vão influenciar totalmente nos seus objetivos e metas.

Não é difícil entender esse processo, basta pegar como exemplos alguns gostos e comparar, assim você descobrirá qual vale mais a pena. Por exemplo: prefere frio ou calor? Essa decisão vai influenciar várias coisas, como uma simples viagem ou uma mudança de cidade. Por isso é preciso que saiba realmente quais são seus princípios, para conseguir decidir qual o objetivo será traçado. Você vai hierarquizar aquilo que for mais importante para você.

Separe um caderno de anotações ou simples pedaço de papel, e anote os seus princípios e como vai tentar manter a determinação dos objetivos.

1- Reconheça quais são os seus princípios atuais e coloque todos eles em caráter de importância. Isso faz com que você comece a ter uma boa visão do que realmente é importante para você.

2- Outra dica é perceber o que você quer de mudança na sua vida e quais os princípios necessários para que isso aconteça. É importante que mantenha a ordem por caráter de importância.

2- O que você quer para seu futuro?

Antes de pensar em quais metas e objetivos você quer cumprir, é muito importante que pense como você quer estar no futuro, ou seja, tenha sua visão de futuro bem clara na sua cabeça. É preciso traçar qual o seu destino para depois pensar em como começar a agir.

Antes de qualquer coisa, pense como quer estar no seu futuro

Quando for projetar a sua visão de futuro, você não deve se preocupar de qual forma você vai conseguir alcançar. Essa é uma etapa que vai ter que se preocupar mais a frente, quando já estiver definindo seus objetivos. Tente não se prender em como vai conseguir conquistar essa sua visão do futuro. A princípio, apenas imagine você quando conquistar suas metas, como a sua vida será.

Antes de descobrir mais sobre como conquistar suas metas e objetivos, dê uma olhada nestes links. Eles com certeza irão ajudar a manter a determinação dos objetivos:

1- Definição de metas: por que elas são importantes para o sucesso?

2- Conheça as melhores técnicas de PNL para atingir objetivos

3- Como encontrar o seu propósito?

3- Planeje suas metas com objetividade e clareza

Para tirar as ideias do papel é muito importante que comece a traçar com toda a clareza quais são os seus objetivos e onde você quer chegar. É incrível como muitas pessoas confundem sonhos com metas. Sonhos é você ter desejo em conquistar determinada coisa, já metas é ter certeza de onde quer chegar e colocar as ideias em práticas. Nada adianta ter uma visão de futuro se não consegue manter a determinação dos objetivos.

Tira as ideias do papel e trace seus objetivos.

Exemplos de sonhos: quero perder peso, quero praticar exercícios e quero comprar um carro. Esses são apenas sonhos, mas se quiser cumprir metas: Quanto peso você quer perder? Quais exercícios quer praticar? Qual o carro você quer comprar? Esses detalhes fazem toda a diferença na hora de determinar se o que você deseja é apenas sonho ou se realmente é um objetivo.

Ao invés de ficar pensando que quer perder peso, você deve focar que quer eliminar 15 quilos, por exemplo, dentro de um ano. Assim você melhora sua saúde e também se sente mais atraente. Observe como é possível identificar a diferença entre sonho e metas.

4- Saia da sua zona de conforto e aprenda a manter a determinação dos objetivos

Ninguém quer ficar apenas pagando contas todo mês, mesmo que isso seja importantíssimo e necessário, é difícil que alguém curta fazer isso sempre. Então, tente se desafiar, pense em coisas diferentes para fazer, lembre-se que os desafios fazem com que dê o melhor de si mesmo. Essa é uma forma de sempre ficar preparada para correr atrás das suas metas sempre que estiver pronto.

Encontre algo que faça você se inspirar a cumprir seus objetivos

Antes de se desafiar, é importante que encontre algo que realmente faça sentir uma inspiração, que veja que não é fácil de conquistar. O melhor desafio é aquele que ninguém acredita que possa ser cumprido, então aposte em desafios que pareçam impossíveis.

5- Não pratique mais hábitos ruins

É sempre bom que comece novas ações para chegar no futuro que você planejou, é preciso criar novos hábitos. Para conseguir uma mudança a longo prazo, é preciso que abandone velhos hábitos e comece a praticar suas ações rotineiramente. É como o caso da academia, não adianta querer perder 15 quilos em um ano, se você só vai a academia uma vez por semana.

Busque novos hábitos e pratique todos os dias

Você pode criar diversas metas e objetivos, mas se não conseguir criar novos hábitos, é bem difícil que consiga conquistar todas elas.  Caso contrário, vai cair em velhos hábitos padrões de comportamento.

Uma boa dica para  se manter na linha durante esse projeto na conquista de suas metas, é que você desenvolva tempo de trabalho para transformar as diversas situações da sua vida. É importante que você conheça as cinco etapas para conquistar seus objetivos, pois todas as vezes que encontrar com cada uma delas, você vai se manter mais focado e disposto. A seguir, conheça as metas para focar nas conquistas: fazer, revisar, organizar, processar e coletar.

Busque praticar cada uma das dicas acima para manter a determinação dos objetivos. Não esqueça de procurar realizar novos hábitos para sair da sua zona de conforto e deixar você mais preparado para novos desafios.