Nos dias de hoje, o Facebook integra quase toda estratégia de marketing digital que tenha a ambição de dar certo, tanto no Brasil quanto no exterior. Não deve ser novidade para ninguém que a mídia social, desenvolvida por Mark Zuckerberg em 2004, é a maior do planeta. Então, não apenas é possível fazer vendas pelo Facebook, bem como é altamente lucrativo.

O que desperta a atenção, são as estatísticas de conversão relacionadas com o Facebook e o fato de que, ainda hoje em dia, muitas pessoas que querem trabalhar na internet simplesmente subestimam o impacto desta plataforma para conseguir mais clientes e desenvolver o seu negócio.

80% dos internautas brasileiros estão dentro do Facebook, por isso essa é uma ferramenta altamente lucrativa.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, esta rede social movimentou cerca de 225 bilhões de dólares em todo o planeta. Apenas no território nacional, o Facebook gerou um impacto de 10 bilhões de dólares na economia e abriu aproximadamente 230 mil vagas de trabalho em 2014.

De fato, esta mídia tem a capacidade de apresentar novas oportunidades, especialmente, para micro e pequenas empresas, profissionais liberais e desenvolvedores de soluções inteligentes. Basicamente, é a chance de ganhar dinheiro em casa sem a exigência de investir pesado inicialmente.

Entenda como Facebook se tornou a maior empresa de marketing da internet

Dentro dos resultados apontados pela pesquisa “Impacto da plataforma na Economia Global”, o Brasil conta com uma imensa quantidade de empreendedores digitais e a maioria já compreendeu que as vendas pelo Facebook servem para propagar os seus respectivos empreendimentos.

Atualmente, a cada três empreendedores um já tem uma fanpage atualizada constantemente. Boa parte já obtém inúmeros benefícios das conexões sociais, identificando o que vender para ganhar dinheiro em casa e a forma correta de se comunicar com seu público-alvo.

Afinal, esta mídia social reúne 90 milhões de brasileiros e 2 milhões de pequenos e microempreendimentos com páginas ativas. O número de pessoas ligadas a um pequeno empreendedor, que compartilham ou comentam nas suas postagens, atinge 70 milhões ou 80% das pessoas que entram no Facebook mensalmente, representando um alcance global de 70%.

3 fatores que provam a relevância das vendas pelo Facebook

De maneira geral, o alcance da rede social nacional e mundial é impressionante. Mas, será que essa influência pode ser aplicada para você ganhar dinheiro em casa? Confira 3 motivos que mostram que esta atividade é viável e financeiramente vantajosa:

1 – Interatividade

A abrangência das vendas pelo Facebook através de dispositivos móveis é a principal motivação, independente de seu nicho de atuação. Anualmente, o impacto econômico é de 50 bilhões de dólares com a criação de mais de um milhão e meio de vagas em todo o planeta, segundo a consultoria Deloitte.

O facebook, além de tudo, tem um grande impacto nos dispositivos móveis.

No Brasil, as mais variadas formas de trabalhar pela internet culminaram com a movimentação de 1,3 bilhão de dólares na economia, oportunizando a contratação de 25 mil brasileiros.

2 – Marketing

A vantagem financeira para os empreendimentos e empreendedores que utilizam o Facebook na sua relação com os clientes, na expansão do alcance da marca e também para alavancar tanto a comercialização online quanto offline também integra esta lista.

Neste cenário, o Brasil surge como o segundo país mais bem posicionado em impacto econômico, perdendo apenas para os Estados Unidos. Alguns exemplos nacionais de sucesso se tratam de pequenas companhias que conseguem ampliar as vendas com a repercussão obtida pelas suas páginas.

3 – Exposição de produtos e serviços

O Facebook é uma plataforma social, ou seja, tem o objetivo de estreitar vínculos. E, no Brasil, esse objetivo está sendo aprimorado por pequenas, médias e grandes empresas a cada dia. Mas, o principal beneficiado pode ser o empreendedor individual.

Isso acontece porque esta mídia também é direcionada para a exposição de produtos e serviços, permitindo ajustes em tempo real de acordo com a necessidade eu vontade de seu público alvo.

Um exemplo prático se refere aos desenvolvedores de softwares. A partir da liberação das versões de teste, esses profissionais possuem o feedback do seu cliente em potencial. É possível avaliar os pontos positivos e negativos, fazer as devidas adaptações e lançar ao mercado um produto mais certeiro..

Essa possibilidade de exposição e avaliação da usabilidade de seu produto ou serviço precisa ser levada em consideração por qualquer pessoa que almeja entender perfeitamente o que fazer para ganhar dinheiro online.

Cases de sucessos de vendas pelo Facebook

Não estar no Facebook é algo raro entre os seus amigos e familiares e, especialmente, para aqueles que enxergam na rede social uma forma de ganhar dinheiro na internet.

Todo mundo deseja ter uma fanpage bem sucedida, mas nem todos sabem o que fazer para ser reconhecido e ampliar a sua base de fãs ou clientes. É óbvio que qualquer um pode criar uma página e, algumas empresas de grande porte conseguem até captar milhares de seguidores sem muito esforço.

A grande maioria quer ter sucesso com essa rede social, mas nem todos querem pagar o preço. E você?

No entanto, nem sempre ter mais um milhão de likes resulta em uma grande taxa de conversão. Para obter um ranqueamento expressivo no Edge Rank, o algoritmo do Facebook, e estar presente na linha do tempo do seu público-alvo, as suas postagens necessitam ser bem sucedidas em três requisitos: curtidas, comentários e cliques.

Portanto, as páginas que estão em ascensão no momento são as que interagem muito bem com os seus seguidores. Estas plataformas possuem conteúdo interessante, diálogo aberto com os seus fãs, locais de discussão, promoções, vídeos, ilustrações e uma linguagem condizente com o seu nicho.

1 – Bar Ideal

Tom divertido e trabalho de segmentação para o seu público específico foram os fatores que culminaram com a premiação da página do Bar Ideal em um curso da Revista Wide.

De acordo com os idealizadores do prêmio Peixe Grande, a fanpage exibia os cardápios dos estabelecimentos, elaborava promoções recorrentes e publicava fotos com pratos elaborados com imagens de alta qualidade.

O conceito da página se estabelece na humanização do empreendimento a fim de aumentar as vendas pelo Facebook. Quando o planejamento estratégico online foi proposto, os consumidores habituais reconheciam o alto nível da prestação de serviço, só que a marca estava distante de seu público online.

Não havia a menor interação entre a página e seus fãs. Por isso, o crescimento tanto financeiro quanto social era mínimo. A partir daí, o estabelecimento aprimorou as suas postagens e passou a alinhar conteúdo de qualidade com ações promocionais.

2 – Pringles

A página da famosa marca de batatas, Pringles, pode servir de inspiração em função do uso de imagens estilizadas e da interação criada com o seu público-alvo. Com estilo brincalhão e convidativo, a marca conseguiu atrair seguidores com interação nos comentários, games interativos e o feedback construtivo.

Construa muito relacionamento com seus prospectos de forma criativa. Veja o exemplo da Pringles

Isso ocorre porque a utilização das imagens é o carro-chefe da fanpage e um dos modelos de materiais mais fáceis de serem compartilhados pelos seguidores. Por causa disto, muitos empreendedores de pequeno ou grande alcance procuram desenvolver publicações virais.

No entanto, a lição repassada pela Pringles é de que não se pode basear as suas vendas pelo Facebook somente neste tipo de reação. Simplesmente, porque você não tem a menor ideia de qual será a reação dos seus seguidores, uma vez que não existe técnica pronta para que seu material viralize.

Só que quando você entende bem o seu público, tudo fica muito mais simples para saber o que fazer para ganhar dinheiro por esta rede social. A Pringles compreendeu que a sua audiência se envolve, sobretudo, com o humor e adotou as imagens para disseminar a sua mensagem.

Outro ponto interessante das imagens é o seu baixo custo de produção. De acordo com informações da própria marca, a edição também é mínima e o engajamento foi tão orgânico que quase não foi necessário adotar a publicidade paga, ou seja, o Facebook Ads.

Quer ver como potencializar as suas vendas pelo Facebook Ads?

3 – Curso SENAP

A ascensão da página do Curso SENAP (Serviço Nacional Profissionalizante) entre 2011 e 2014 também é uma inspiração para quem deseja trabalhar na internet com mercado digital, mas não conta com um grande investimento.

Em 2011, a página não possuía nenhuma estratégia de posicionamento no Facebook e tampouco informações a respeito do seu público-alvo. Prova disto é que a primeira ação planejada foi somente personalizar uma aba para o site.

Conforme reportagem da Revista MKT News, esta foi uma atitude extremamente simples e sem nenhuma despesa para a instituição que proporcionou um crescimento significativo.

Voltada à área de cursos profissionalizantes, os gestores do Curso SENAP passaram a oferecer conteúdo relevante. A partir de estudos, percebeu-se que a grande busca dos seguidores era pelas vagas de trabalho e estágios. Criou-se uma aba com anúncio de vagas, mas acessível só para os seguidores.

Outra medida eficiente foi a criação de promoções com desconto na matrícula ou nas mensalidades para quem curtisse, compartilhasse e convidasse seus amigos para a fanpage. Novamente, obteve-se crescimento sem despesa.

Em 12 meses, a página aumentou mais de 980% em likes, atingindo a marca de 10.600 curtidas. Além disso, a quantidade de conversação através das vendas pelo Facebook alcançou um aumento de 1500%. Isto é, o número de matrículas a partir da rede saiu de 30 para cerca de 500 em um ano.

Conheça história de freesiders que vivem unicamente das vendas pelo Facebook:

O conceito de que não se vive unicamente para trabalhar e pagar contas tem sido abraçado cada vez pelos brasileiros. No entanto, pouca gente entende o que fazer para ganhar dinheiro fora do mercado de trabalho tradicional.

Veja mais abaixo histórias reais de pessoas reais que vivem exclusivamente vendas pelo facebook.

A Jornada da Liberdade se encaixa nesta lacuna e mostra como é possível, rentável e recompensador atuar no mercado digital. Isto é, você descobre como trabalhar em casa e como vender no Facebook com flexibilidade de tempo e a desejada qualidade de vida. Mas, sempre é melhor ouvir esse relato de quem já fez essa transição, não é mesmo?

1 – Debert, 27 anos

Debert começou a trabalhar como empregado ainda aos 16 anos de idade para pagar as suas despesas. No entanto, a responsabilidade aumentou aos 22 anos com a chegada de sua filha, Thaila.

Neste período, ele precisava sair de casa para o trabalho às 6h30min sem ter uma hora para retornar e se via frustrado por não acompanhar o crescimento da própria filha. Ao conhecer o Movimento FreeSider, ele decidiu aplicar 200 reais na primeira tentativa.

Ao lucrar em cima deste investimento inicial, ele passou a conciliar o trabalho formal com três horas de atuação diária no mercado digital no seu período de folga. Rapidamente, ele igualou a remuneração no serviço, optando por se demitir e somente ganhar dinheiro com a internet.

2 – Karla Carvalho, 33 anos

A maioria das pessoas se recorda da grande crise mundial em 2008. Naquele momento, Karla Carvalho estava abrindo o seu centro de estética sem nenhum planejamento financeiro e acumulando dívidas de R$ 100 mil.

Rapidamente, ela se viu sem clientes e meios para lidar com as dificuldades financeiras. Ao conhecer o mercado digital através do Movimento Freesider, ela compreendeu o poder da propaganda certa para o público específico, zerou as contas e quadruplicou as vendas no mercado digital em um período de crise.

3 – Gibran, 30 anos, Porto Alegre (RS)

Antes de conhecer o Movimento FreeSider, Gibran atuava como um técnico de refrigeração das primeiras horas da manhã até às 20 horas com o recebimento de um salário mínimo. A sua remuneração mensal comportava apenas o pagamento das contas.

Cansado desta rotina, ele começou a pesquisar sobre vendas pelo Facebook no sistema de afiliados e aumentou o seu rendimento mensal em 300%! Além disso, ele calcula que já recebeu 12 vezes a quantia investida em marketing digital.

Você se sentiu inspirado pelas histórias de sucesso destes Freesiders? Então, dê primeiro passo para a Jornada da Liberdade e se despeça da rotina extenuante! Faça agora download gratuito do e-book: 5 Atitudes para Liberdade. Clique na imagem abaixo e faça já o download:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este Guia prático para liberdade financeira, tempo e mobilidade foi feito com base em pesquisas científicas e cases de sucesso e pode ser estímulo que faltava para você ganhar dinheiro em casa com vendas pelo Facebook, alcançando o nível de prosperidade e satisfação que sempre desejou!