As 8 melhores estratégias de marketing digital para microempresas

3.5/5 - (2 votes)

Os pequenos negócios são compostos pelas micro e pequenas empresas (MPE), bem como pelos microempreendedores individuais (MEI). No território nacional, há 6,5 milhões de estabelecimentos. Deste montante, aproximadamente 95% correspondem negócios de pequeno porte. Assim, um planejamento de marketing digital para microempresas é indispensável nos dias de hoje!

Vale salientar que as MPE’s representam mais da metade dos serviços com carteira assinada no segmento corporativo nacional. De acordo com informações do Portal do Empregador, são mais de 16 milhões de vagas geradas nos mais variados setores, enquanto há 3,5 milhões de MEI no país.

Como contam com uma equipe enxuta, as microempresas devem apostar cada vez no marketing digital para otimizar as vendas

Além disso, as micro e as pequenas companhias tendem a ser classificadas conforme a quantidade de funcionários e com a rentabilidade ao longo do ano. Por causa disto, muitos empreendedores contam com dúvidas a respeito da formação de uma estratégia de marketing para pequenas empresas.

Desta maneira, esses profissionais acabam deixando escapar os benefícios que apenas esse tipo de ação pode resultar em avanços para as suas corporações, ficando atrás em um mercado cada vez mais concorrido e conectado.

Razões para apostar em marketing digital para microempresas

Caso você ainda esteja em dúvida a respeito de investir em marketing, confira a seguir alguns fatores para mudar esse pensamento agora mesmo!

1 – Aumento do alcance de sua microempresa

Em um planejamento de marketing convencional o alcance de sua mensagem é restrito pela forma de comunicação selecionada para anunciar os seus produtos ou serviços. Uma publicidade em um outdoor só vai transmitir o seu recado entre aqueles que passarem pela rua. Uma campanha de televisão só será percebida pelos espectadores do canal.

Ao apostar no marketing digital para pequenas e médias empresas essas limitações ficam para trás. Uma simples postagem no Facebook oportuniza que a sua companhia atinja pessoas em qualquer lugar do mundo ou especificamente na sua região sem comprometer as suas finanças.

Isso auxilia a elevar a visibilidade de sua companhia, resultando em mais chances para fechar vendas do que os veículos de comunicação tradicionais podem gerar nos dias de hoje.  

2 – Exposição de sua marca

Na atualidade, os consumidores ficam a maioria do seu tempo conectada, falando com seus amigos, familiares e até desconhecidos, seja atrás de informações, seja atrás de diversão.

Esta é uma excelente possibilidade para intensificar a exposição de sua marca para as pessoas certas, uma vez que o marketing online favorece que a sua companhia faça parte das plataformas mais utilizadas pela sua audiência.

Planejamentos eficientes e gerenciamento de mídias sociais, o marketing de busca e até o email marketing fazem com que o consumidor ache com facilidade o seu produto e o seu serviço a qualquer hora do dia ou da noite.

3 – Mensuração dos resultados do marketing digital

Outro fator essencial do marketing digital para microempresas – e que lhe distingue de todos os outros modos promocionais – é que, com ele, você terá a capacidade de avaliar todas as informações obtidas nas suas campanhas de divulgação.

Saiba analisar os resultados obtidos com as ferramentas de marketing digital e, assim, conheça cada vez mais o perfil dos seus clientes

Você saberá detalhadamente qual a quantidade de clientes que visualizou as suas propagandas, quantos clicaram e até quantos efetuaram uma aquisição a partir desta iniciativa online.

Com esses dados a disposição, se torna muito mais simples efetuar adaptações e correções nas campanhas, ajustando fatores de sua iniciativa que não obtiveram o rendimento esperado e investindo em medidas apropriadas ao seu público-alvo.

4 – Melhoria da interação com os clientes

Ao longo de muitos anos, as companhias trabalharam somente com mensagens que repassavam aos seus consumidores, não levando em conta tudo o que eles poderiam querer dizer tanto de positivo quanto de negativo.

Desta forma, os estabelecimentos e os profissionais menosprezaram chances de iniciar uma relação amistosa e próxima aos seus clientes, o que tende a ajudar na fidelização. E a prática de escutar, avaliar os comentários e corrigir as falhas é indispensável para o crescimento.

A verdade é que uma das principais vantagens do marketing digital para microempresas é a simplicidade ofertada para entrar em contato com a clientela, esclarecendo os seus questionamentos habituais e sanando as dificuldades cotidianas.

Sendo assim, a sua companhia ganha o status de parceira e próxima dos consumidores, oportunizando que a marca seja benquista. A partir daí, o público é fidelizado e passa a consumir frequentemente ali, além de se engajar física e socialmente.

Como atrair mais clientes? Veja o passo a passo!

As 8 melhores estratégias de marketing digital para microempresas

Agora que você já está bem ciente de qual é a relevância do marketing digital para microempresas, descubra como a sua estratégia de divulgação pode ser aprimorada por essas ferramentas a fim de elevar a suas vendas e, consequentemente, a sua lucratividade. Vamos lá?

Pesquise as oportunidades

Você precisa começar respondendo algumas perguntas, tais como: quem é o seu público-alvo, o que ele procura, quais são as suas perspectivas a respeito de sua companhia, onde ele se encontra e porque necessita comprar a sua mercadoria e/ou recorrer ao seu serviço.

A rede mundial de computador fornece centenas de programas ou ferramentas que ajudam a vasculhar e reunir esses dados com rapidez e credibilidade. Esses mecanismos podem ser úteis para desenvolver novos produtos e aperfeiçoar os já existentes.

Sendo assim, não há recurso e tempo a ser desperdiçado para comercializar algo que ninguém deseja e se conseguirá algo sólido para embasar qualquer tomada de decisão.

Construa sua presença online

Se o seu estabelecimento ainda não possui uma simples página na internet ou contas nas redes sociais, está mais do que na hora de mudar isso! Cada vez mais pessoas adquirem e se posicionam sobre as marcas, as mercadorias e a forma de atendimento virtualmente, sendo que quem está offline não pode se defender de acusações e tampouco ganhar novos clientes.

Vale salientar ainda que com as redes sociais dá para saber tudo o que a sua cliente pensa, achar pontos a serem aprimorados, modificar a sua comunicação a fim de dar conta de sua demanda e até formular produtos específicos e atuais. Ou seja, você precisa fazer parte deste mundo em prol da prosperidade e da ascensão de seu empreendimento!

Faça um plano de marketing prático

Basicamente, a criação de uma estratégia de marketing digital para microempresas é tão importante quanto o plano de negócios e o acompanhamento tributário anual. O pontapé inicial é avaliar os dados externos e internos que podem interferir negativa e positivamente no desenvolvimento corporativo.

Compreenda como ocorre uma compra do seu cliente e também fique de olho nos outros participantes do seu campo de atuação. Isso é indispensável para estabelecer a posição de sua organização e definir as estratégias e as metas a curto, médio e longo prazo.

Afinal, todo planejamento necessita de um cronograma que marca um profissional responsável para tomar conta e coordenar cada iniciativa, bem como o tempo de duração e o orçamento para colocar isso em prática.

Como definir metas e ter resultados?

Venda benefícios, não apenas produtos

Após o consumidor em potencial descobrir o seu negócio, é fundamental que ele receba um atendimento cordial e de qualidade no decorrer e depois da conclusão da venda. A primeira impressão é a que ele leva e também compartilha com os seus conhecidos. Com opções on e offline, ele não voltará a negociar com você em caso de experiência ruim.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), essa avaliação inicial que o consumidor faz é tão relevante quanto a satisfação com o item propriamente dito.

Com um tratamento bem traçado e ágil, fica muito mais corriqueiro receber boas avaliações e dicas para melhorar ainda mais. Portanto, este é um diferencial competitivo a ser aproveitado nas campanhas e obter engajamento positivo de seus seguidores nas plataformas sociais.

Calcule o retorno do marketing

Uma das grandes contribuições de adotar o marketing digital para microempresas é a chance de calcular com exatidão retorno de seus investimentos (ROI), podendo ser notados prontamente no decorrer do empreendimento. Antes de uma campanha, elabore com convicção qual será a sua audiência e o objetivo a ser atingido.

Monte uma planilha que leve em comparação o intuito da sua nova estratégia com o resultado obtido. A partir daí, dá para fazer também comparações com os números de antigamente para verificar a influência ao anunciar a sua marca na rede.

Consolide a sua marca no mercado potencial

Embora o seu empreendimento não se transforme em uma referência nacional no seu nicho, o ideal é que você se fortaleça no seu mercado potencial, ou seja, no seu município ou região.

Logo após criar uma página, procure por parcerias estratégias e anúncios em outros locais a fim de não se limitar somente aos seus canais. Essa distinção de ambientes para a sua divulgação é indicada para levar a mensagem a maior quantidade de pessoas identificadas com o seu produto ou serviço.

Portanto, contar com um perfil vinculado a referências e pessoas de credibilidade, por exemplo, transmite confiança, profissionalismo e grandeza a sua companhia.

Conheça os seus concorrentes

Sabe aquele ditado: “mantenha os amigos perto e os inimigos ainda mais”? Essa famosa e atemporal frase foi dita por Lao Tsé, mas cabe perfeitamente para a gestão de micro e pequenos negócios nos dias de hoje.

É evidente que você não deve tratar concorrentes como inimigos, só que deve estudar o ambiente do seu segmento e os clientes. É essencial saber tudo sobre as outras organizações e marcas no mercado. Isso porque esses personagens podem interferir diretamente nos seus planos.

É cada vez mais importante conhecer seus concorrentes e saber o que eles estão fazendo para conseguir sair na frente

Os concorrentes devem ser avaliados nas suas mídias sociais, site, blog, conteúdo produzido, campanhas de publicidade, canais de atendimento, valores, reputação e nas ações promocionais. Porque esses elementos demonstram o posicionamento e a sua dinâmica com a clientela, que é a mesma que a sua.

Inbound aliado ao seu planejamento de marketing

Na atualidade, o Inbound precisa fazer parte do planejamento de marketing digital para microempresas. Basicamente, esse é o marketing da atração. Nesta modalidade, ao invés de disparar publicidade que tende a fracassar, a sua companhia vai desenvolver materiais com vídeos, artigos de blogs e outras mídias com alta capacidade de atração.

Sendo assim, a clientela lhe encontra e se aproxima de maneira espontânea. Sem sombra de dúvida, os conteúdos segmentados são um excelente modo de consolidar a sua reputação na internet.

É importante destacar a necessidade de também se alinhar com o marketing de conteúdo para oferecer informações esclarecedoras e úteis aos seus consumidores. Outra atitude bem normal é auxiliar os usuários com questões específicas, que a organização pode solucionar. É uma maneira de fomentar a sua autoridade dentro de sua área.

Para um empreendimento com recursos contados para marketing, como é a realidade para a maioria dos MEI ou micro empresas, uma colocação de respeito e presença virtual são as melhores maneiras de competir com as grandes corporações. Assim, você encontra o seu caminho até o topo.  

Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo?

Após conhecer essas estratégias de marketing digital para microempresas, você deve ter se dado conta que a internet é indispensável em negócios dos mais variados setores, independente do porte, não é? Além disso, colocar tudo isso em prática não exige que você esteja presente em uma sala, escritório ou loja!

O fato é que nem o seu empreendimento precisa contar com uma sede comercial para tirar proveito de tudo isso. Sendo assim, você pode gerenciar e ampliar a sua atuação de qualquer lugar do Brasil e do mundo!

E se você não acredita, basta conferir o ebook “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo” baseado na história de sucesso do especialista em marketing digital, Fagner Borges. Ele trocou a estabilidade como funcionário público pela liberdade e autonomia para empreender de onde bem entendesse!

Desde então, Fagner procura incentivar outros profissionais, como você, a perceber como isto é possível, rentável e libertador. Com esse guia gratuito, você vai conferir o que fazer, receberá dicas preciosas e listas de ferramentas para ampliar os visitantes dos seus canais e aumentar as suas vendas. Tudo o que precisa fazer é clicar aqui!

Acredite em você e vá em frente!

 

Cristina Dominghini Possamai: Natural de Turvo (SC). Jornalista formada, redatora freelancer e social media. Apaixonada por esportes, viagens, tecnologia e literatura.