Muitas pessoas têm o sonho de trabalhar em casa por vários motivos, como: pegar transporte público lotado, trânsito, desconforto e a perda de tempo na locomoção. O que muitas pessoas não sabem é que não é tão fácil trabalhar em casa. É preciso ter muitos cuidados na hora de apostar nessa ocupação.

Algumas pessoas não possuem perfil para trabalhar em casa, isso acontece porque muitas pessoas não conseguem se adaptar a trabalhar dentro da própria casa por vários motivos. Por exemplo: distrações, por não conseguir seguir horário de trabalho, não se vestir adequadamente como se fosse sair para trabalhar fora, entre outros motivos.

Algumas pessoas optam em trabalhar em casa e ter mais conforto e tranquilidade

Enquanto algumas pessoas não se sentem adequadas para esse tipo de trabalho, mas, por outro lado, muitas pessoas preferem trabalhar direto da sua casa. Por isso, você vai conhecer algumas dicas de como trabalhar em casa. Todas elas podem ser facilmente inseridas durante todo o seu dia e não causa nenhuma mudança drástica. Aproveite!

1 – Saiba se vestir

Muitas pessoas querem trabalhar em casa usando um pijama ou quer ficar bem à vontade, isso é um erro. Quer saber o motivo? Isso pode fazer com que se torne uma pessoa preguiçosa e pode não focar no trabalho como deveria. Então, é preciso que você se vista como se fosse sair para trabalhar fora.

Se vestir adequadamente mesmo trabalhando em casa é fundamental.

Lembre-se que trabalhar em home office é preciso ter muito profissionalismo e essa pode ser a primeira atitude a ser tomada. Isso não quer dizer que precisa colocar um terno ou então um salto alto, mas é importante que trabalhe de uma forma confortável e que transmita profissionalismo para si mesmo.

2 – Telefone de trabalho deve ser diferente da sua casa

Não é indicado que utilize o mesmo telefone da sua casa para o seu trabalho. É uma forma de controlar se é um familiar e amigo ou um cliente que entra em contato com você.

Isso é importante até mesmo na hora de atender uma ligação. Outro ponto importante é que saiba o horário de atendimento da sua empresa.

3 – Evite trabalhar no seu quarto

Muitas pessoas que começam a trabalhar em casa, em especial as que trabalham com computadores, têm a tendência a escolher o seu quarto como escritório. É importante que você saiba que essa é uma escolha errada e que, provavelmente, você não vai perceber esse erro.

Quando você trabalha no quarto pode acabar se distraindo e prejudicar seu trabalho.

São dois importantes motivos que não é indicado que se trabalhe no próprio quarto. A primeira é porque se você não é uma pessoa focada, pode acabar se distraindo na hora do trabalho, como deitar na cama, por exemplo. O segundo é ponto é, se você já for uma pessoa que pensa muito em trabalho, pode transformar seu quarto em um ambiente mais pesado ao invés de um local para descanso.

4 – Separe um espaço para atender seus clientes

Se no seu trabalho é preciso atender alguns clientes, é preciso que tenha um espaço para recebê-los. Não fique tratando de negócios com eles na sua sala ou varanda, por exemplo.

É preciso que tenha um local específico, não é legal você usar ambientes da sua casa para atendê-los e resolver assuntos sérios. Essa é uma excelente dica de como trabalhar em casa.

5 – Vida pessoal e profissional devem ser separadas

Quando se trabalha em casa, é muito comum que as pessoas acabem misturando sua vida pessoal com a profissional. Caso você faça isso, saiba que está cometendo um grande erro e que pode trazer consequências bem negativas. Uma forma bem fácil de simplificar essa ideia é: Você saiu com alguns amigos para um barzinho e de repente seu celular toca e é um cliente? Com certeza ninguém gostaria que isso acontecesse. Então é importante que separe uma coisa da outra, saiba dar um limite.

Antes de descobrir mais dicas de como trabalhar em casa, dê uma olhada nestes links. Eles com certeza irão ajudar você a manter o foco nos seus objetivos:

1- 10 ideias para ganhar dinheiro em casa em 2017

2- 5 meios de como ganhar dinheiro na internet

3- As 5 melhores maneiras de como ganhar dinheiro em casa

6 – Saiba dar limite nos horários

Você não pode assistir a um determinado filme às 11h da manhã e falar com um cliente ao mesmo tempo. Esse pode ser o grande problema de quem trabalha em casa: misturar o horário do trabalho com o horário de lazer.

Uma das dicas de como trabalhar em casa é colocar um horário para iniciar o seu trabalho e para terminar. Ou seja, se desligue da empresa quando chegar no horário final do trabalho.

7 – Não deixe que sua vida se torne chata

Algumas pessoas deixam que suas vidas se tornem monótonas quando trabalham em casa. Isso acontece porque trabalham sozinha, ou seja, não tem uma equipe de trabalho para trocarem ideias e informações. Isso acontece com muita frequência e pode acabar desanimando durante o tempo.

Escolha outros locais que possa trabalhar alguns dias, como: café e lanchonete,

Uma boa dica para você, caso possa levar seus materiais de trabalho para outro lugar sem nenhum problema, é optar mesclar locais para trabalhar, como: café, lanchonete, quintal de casa, espaço do seu condomínio, entre várias outras opções que mais combina com você.

8 – Produtividade é a chave

Quando você trabalha fora, é obrigado a cumprir uma carga horária, mas em casa você pode fazer o seu horário. Lembre-se que quanto mais você produz, mas você recebe.

Não quer dizer que vai ficar o dia todo trabalhando, até porque isso não fará bem a você. O que você pode fazer é montar uma carga horária para você, mesmo que seja mais de 8 horas.

9 – Faça um ambiente ideal de trabalho

Quando você trabalha para outra pessoa, é preciso se adaptar ao que ela oferece. Quando você tem o seu próprio espaço de trabalho é possível decorar do jeito que quiser, colocar o que você sempre quis.

Então aproveite esse momento que tem e faça tudo do seu jeito. Isso torna o ambiente mais alegre e, com certeza, ganhará muito mais produtividade.

10 – Informe a sua família

Essa é uma das dicas de como trabalhar em casa que pode ser considerada uma das mais importantes. É bem normal que a família não consiga se acostumar que você está em casa, mas que está trabalhando.

Então, avise todos eles que você está ocupada e que só podem te incomodar se for algo bem sério. Explique que é a mesma coisa se estivesse trabalhando fora.

Explique para sua família para te procurar somente o essencial

Se trabalhar em casa é o que você mais tem vontade, aproveite que pode dar muito certo. Leia atentamente essas dicas de como trabalhar em casa e saiba as melhores decisões que deve tomar para que funcione de verdade e que não tenha que voltar a trabalhar para uma outra pessoa ou tenha que trabalhar fora novamente. Boa sorte!