Extremamente ocupado é a expressão que melhor define a maioria dos chefes de família na atualidade.

Homens e mulheres lutando todos os dias por seu espaço no mercado de trabalho, sucesso nas suas carreiras e tendo que equilibrar a isso casamento e a formação de uma família, a existência filhos e as particularidades de educá-los.

Tempo para a família
Extremamente ocupado é a expressão que melhor define a maioria dos chefes de família na atualidade.

Tantas coisas a se fazer e tudo parece precisar ser feito ao mesmo tempo, que se torna inevitável a questão: como é possível conciliar trabalho e família?

Como conciliar trabalho e família?

Nesse momento é necessário parar e respirar. É uma realidade inevitável e você tem que resolver isso. Sua vida profissional, além de ser a base financeira para sua família, é um projeto particular e isso te faz bem, não pode abrir mão dela, ao tempo que sua família é preciosa e nada é mais importante que ela.

Então o equilíbrio entre vida pessoal e profissional passa a ser seu projeto de vida. Para te ajudar nessa nova empreitada, listamos abaixo sete dicas que vão te ajudar a nivelar esses polos tão importantes da sua vida, sem ter que optar apenas por um.

1- Fazer refeição juntos

Já ouviu dizer que a hora da refeição é a hora sagrada, então faça dela uma regra e que não pode de forma alguma ser quebrada.

Refeição em família
Refeição em família

Na grande maioria das famílias, todos estão reunidos em casa no final do dia, então o jantar se torna a melhor oportunidade de reunir-se a mesa.

Estabeleça uma meta inicial de três jantares por semana, torne esse momento agradável. Quem sabe todos juntos na cozinha preparando a refeição, isso pode ser uma forma maravilhosa de passar mais tempo juntos.

2- Férias é um período de descanso

Não adianta inventar outro significado, férias quer dizer que você tem um período de descanso de uma atividade constante, então faço uso desse direito.

E quando isso acontecer aproveite para fazer junto com sua família. Faça uma viagem, faça todos os membros participarem da decisão, do planejamento, deixe os filhos escolherem alguns passeios, dedique algumas noites para sair para jantar com seu cônjuge, torne essa noite aguardada e mantenha o romantismo.

Se tudo for planejado com antecedência, não terá como você programar outro compromisso para o mesmo período.

E para deixar claro, nada de consultar o celular a todo o momento ou responder e-mail de trabalho. Nas suas férias você estará disponível apenas para suas férias.

3- A palavra de ordem é organizar

Seja qual for a empresa que você trabalha, deve ser seguido um período de expediente. Claro que há eventualidades e uma vez ou outra você precise ficar mais tempo, mas eu disse, eventualmente!

Nada de hora extra ser uma regra!

Organize-se
Organize-se e tenha mais tempo livre, simples assim!

Acabou o horário de trabalho, desligue o computador, se desconecte dos contatos profissionais e vá viver sua vida.

Como fazer isso? Organização é a palavra. Traçar metas, estabelecer compromissos dentro do tempo disponível, delegar funções extras, tudo isso fará do seu dia mais produtivo e menos sobrecarregado.

4- Faça exercícios físicos

Já parou para pensar que ir para academia acompanhado é bem melhor que ir sozinho? Ou ao tempo que os filhos estão na natação você pode fazer boxe, pilates ou aeróbica?

Fazer exercício com filho e conciliar trabalho e família
Aprenda a conciliar trabalho e família e tenha tempo para fazer exercícios com seu filho.

Se dinheiro é um problema e não é possível esse investimento, pode ser uma partida de pega-pega no playgrand do prédio, pular corda na praça ou simplesmente aumentar o som com uma música bem dançante e inventarem coreografias das mais variadas na sala de casa.

Todo exercício é válido e ao criar essa rotina familiar, com horários agendados, fica mais difícil você não cumprir, já que outras pessoas dependem de você, além de ser uma forma deliciosa de passarem mais tempo juntos.

Ei! Deixa a gente te passar mais algumas sacadas para você descobrir como ter mais tempo para sua família

1 – Os 7 segredos da alta performance

2 – Princípio de Pareto: Como usar a favor da sua vida?

3 – Os 4 melhores aplicativos de produtividade

5- Trabalho é no trabalho!

Tente manter ao máximo os assuntos do trabalho no ambiente profissional.

Divida com sua família momentos divertidos ou conquistas inusitadas que você tenha alcançado. Seu trabalho deve ser um lugar bom para você e sua família deve saber disso, participar de momentos assim.

Problemas e conflitos devem ser resolvidos no horário de trabalho. Claro, se precisar de ajuda para alguma questão e sua família puder ajudar, consulte-os, mas faça isso num momento adequado, tentando deixar qualquer tensão existente de lado e dando foco apenas na questão chave.

6- Converse com o chefe

Exigências com prazo, dificuldade de relacionamento com colegas de trabalho, metas, pontos, regras, muitos são os assuntos que podem te levar a um contato com o chefe, mas mantenha sempre uma relação clara com ele, onde você possa dialogar sobre assuntos diversos.

Vale fazer ponte entre o trabalho e uma reportagem que você tenha visto ou levar experiências de sucesso em outras empresas para ser dialogado na hora do cafezinho.

A conversa pode ser um hábito e que deve ser mantida nos limites estabelecidos por todos, respeitando a individualidade de cada um.

Com isso, em momentos de necessidade pessoal, você tenha abertura para expor sua situação e juntos encontrarem uma solução para seu problema, sem que isso prejudique a produtividade na empresa.

Um ambiente de trabalho saudável inclui a consciência de que é importante conciliar trabalho e família.
Saber que essa é uma preocupação sua, conta ponto junto aos bons gestores.

7- Home Office

Trabalhar de casa é o sonho de muita gente e se torna uma prática crescente em muitas empresas. Se isso ainda não é uma realidade no seu trabalho, avalie a possibilidade de sugerir isso.

Trabalho de casa e conciliar trabalho e família
Trabalho de casa

Um calendário semanal, onde cada dia um funcionário exerceria suas atividades de casa. Isso é um diferencial na qualidade de vida e dos serviços, além de ter muitas vantagens para a empresa. Pode ser uma solução para você conciliar trabalho e família, será bem visto pelo chefe e adorado pelos colegas de trabalho.

Conciliar trabalho e família não é tarefa fácil

Todas essas dicas tem o intuito de esclarecer pontos que podem ter passado pela sua cabeça e você de alguma forma não sabia como colocar em prática, sabemos o quanto é difícil ter que ser um guerreiro no ambiente de trabalho e um super-herói em casa.

Conciliar trabalho e família
Você não tem super poderes

Mas não existe perfeição e nem eficiência todo tempo. Por mais que você dedique seus esforços para conciliar trabalho e família, nem tudo no mundo está sobre seu controle.

Por mais que você queira, você não tem superpoderes, então se dê a chance de falar, não exija de você o impossível, mas busque sempre o que há de melhor e se dedique a isso.

No trabalho, queira sempre ser o melhor, fazer o que ninguém faz, mas entenda que você é único e que seu trabalho não e também não é o fator mais importante da sua vida.

E em casa, mesmo que os momentos sejam curtos de convivência, tenha em mente que a busca sempre será pela qualidade desse convívio, que sua família sinta que você está ali com eles e que podem sempre contar com você.