O que fazer para abrir um negócio próprio?

abrir um negócio próprio

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A cada dez brasileiros entre os 18 e 64 anos, três contam com uma empresa ou estão avaliando a possibilidade de abrir um negócio próprio. Em uma década, o índice total de empreendedores no território nacional subiu de 23%, em 2004, para 34% em 2014.

Metade destes brasileiros está investindo no seu próprio empreendimento há mais de três anos. Vale destacar que essas informações são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

De fato, 50% da população brasileira tem desejo de se tornar empreendedora

A nível mundial, o país também se impõe nações países desenvolvidas ou em extremo crescimento, como, a China. De fato, o Brasil lidera o ranking  de empreendedorismo com 8% de vantagem para os chineses. A quantia de pessoas que deseja abrir um negócio próprio também é maior que a dos Estados Unidos (20%), Reino Unido (17%), Japão (10,5%) e França (8,1%).

Dicas para abrir um negócio próprio

Fica evidente que o espírito empreendedor faz parte da população brasileira. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 50% dos cidadãos tem vontade de abrir um negócio próprio em algum momento da vida. Mas, será que todo mundo sabe o que precisa ser feito?

1 – Valide sua ideia

Como você pode ter certeza de que a sua ideia de abrir um negócio próprio é mesmo viável e lucrativa para a sua região? Não compensa limitar a sua pesquisa com a opinião de amigos e familiares, que tendem a dar uma resposta para motivar ou não possuem conhecimento adequado para isso.

Antes de abrir um negócio próprio, você deve ter certeza de sua viabilidade na sua localidade

A forma ideal de comprovar a qualidade de seu tempo, é solicitar a avaliação de quem não vai ganhar absolutamente nada e nem vai ser prejudicado por sua empresa: clientes em potencial ou empresários já estabelecidos no mercado.

2 – Plano de ação

A partir do momento que você descobre que vale a pena dar continuidade ao seu empreendimento, é preciso planejar cada ação com muita calma, seriedade e planejamento. Como fazer tudo isso? Traçando um plano de ação muito eficiente.

Você deve levar em consideração todos os detalhes para o curto, médio e longo prazo, frisando que não deve ter uma margem de lucro considerável nos primeiros meses. É essencial saber como lidar com esse momento de consolidação e ter meios para se manter competitivo.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente apresentar sugestões para abrir um negócio próprio sem muito dinheiro, dá uma olhada:

1 – Negócio online de sucesso, tudo o que você precisa saber

2 – Ideias Criativas para Ganhar Dinheiro em 2017

3 – Dicas de como trabalhar menos de 4 horas por dia

3 – Conheça o seu público-alvo

Quem é o seu cliente? Onde ele está e o que deve fazer para chamar a sua atenção? Estes são os primeiros questionamentos que um empreendedor deve se fazer antes de abrir um negócio próprio.

Conheça muito bem o seu público-alvo e descubra como chamar a sua atenção

Portanto, é fundamental tirar parte do seu tempo para conhecer as vontades e necessidade de seus clientes. Uma boa dica é tomar os seus primeiros consumidores como uma espécie de referencia para o seu mercado, um verdadeiro estudo de caso para alavancar as vendas e gerar mais lucros.

4 – Qualidade do seu produto ou serviço

Caso você use metade do seu tempo inicialmente para conhecer profundamente o seu consumidor, o restante do seu dia precisa ser focado na produção e aperfeiçoamento de seu produto ou serviço. Isso acontece porque é de vital importância que a sua principal arma esteja no mais alto nível desde o seu primeiro dia de atividade.

Então, nem pense na possibilidade de atropelar a ordem natural das coisas, inaugurar a sua loja ou colocar seu e-commerce no ar e, posteriormente, se preocupar em melhorar o design, a usabilidade ou a eficiência do seu produto. Não cometa essa besteira, é praticamente uma condenação de fracasso!

5 – Reinvista tudo no negócio

Procure sempre manter o seu negócio economicamente viável, ou seja, sempre que sobrar algum dinheiro reinvista tudo. Pelo menos, você deve tomar essa atitude bastante drástica e profissional nos primeiros meses, quando o seu empreendimento ainda está conquistando seu espaço no setor.

Você deve abrir negócio próprio focado em manter contas equilibradas e reinvestir o lucro nos primeiros meses

Além disso, os especialistas indicam que quem se prende totalmente em lucrar desde o início acaba por abrir um negócio com um produto fraco e de baixo rendimento e, isso não vai resultar em boas vendas.

A partir daí, o proprietário vai ter que gastar todo o dinheiro que recebeu de volta para se aprimorar e obter novas chances no mercado. E, muitas vezes, essa correção de rota com a empresa aberta não da muito certo.

6 – Otimize a busca de pessoas

Ao invés de apostar em uma estratégia de marketing de alto custo, procure formas baratas de chamar a atenção de consumidores. Provavelmente, você terá que gastar mais tempo para que essa atividade atinja um grande resultado, só que é melhor do que comprometer parte de seu investimento.

Essa filosofia também deve ser aplicada na hora de fazer contratações. Ao abrir um negócio próprio, você não precisa sair correndo para chamar pessoas para trabalhar ao seu lado o tempo todo. Você pode começar por conta própria e ir se ajustando com o aumento da procura.

Uma boa alternativa é contar com pessoas temporárias, funcionários por meio expediente e até mesmo terceirizar algumas atividades, desde que as condições de pagamento estejam de acordo com o tempo para atender o seu cliente.

7 – Comece o marketing cedo

Inúmeros empreendedores que resolvem abrir um negócio próprio perdem muito tempo e dinheiro no desenvolvimento de seus produtos ou serviços, só que no momento de divulgar a sua chegada ao mercado, se encontram sem recursos suficientes.

Planeje a sua estratégia de marketing desde o começo de sua empresa

Por isso, não caia nesta armadilha! Antes mesmo de iniciar as suas atividades formalmente, busque por canais eficientes e econômicos para repassar a sua mensagem ao seu cliente e reinvista os seus lucros em marketing.

O marketing é tão importante para o sucesso da sua empresa, que não é uma má ideia colocar o planejamento em ação antes mesmo de o produto estar totalmente pronto.

Cristina Dominghini Possamai: Natural de Turvo (SC). Jornalista formada, redatora freelancer e social media. Apaixonada por esportes, viagens, tecnologia e literatura.