Conheço muita gente que descobriu como ser sua melhor companhia e não tem nenhum problema em viajar sozinho. Eu sou um deles! E comungamos todos de um mesmo problema, nem sempre tiramos as melhores fotos viajando sozinho. Resolvi pesquisar e descobri dicas ótimas para resolver esse problema.
Sempre digo que o gostoso da viagem é vivenciar o local, o prazer de estar ali. Por isso que me falta paciência para pessoas que só querem tirar fotos, de tudo e a todo o momento.
Mas registrar com fotos também é importante, não estou entrando em contradição, simplesmente reforço que nada deve ser feito em exagero.
Uma boa foto é um registro para vida toda!
Fotos serão suas lembranças e a imagem que você poderá guardar para a posteridade. E nesse caso, nem sempre teremos as melhores fotos ao viajar sozinho, porque nem sempre é possível registrar todo o fundo que você deseja e ainda sair bem na foto.
Tanto para fotógrafos profissionais quanto para uma pessoa que não tem técnicas, mas possui um celular com câmera, fotografar é uma missão um pouco complicada.
Dicas de como tirar as melhores fotos ao viajar sozinho
Veja agora as dicas de profissionais e amadores que descobriram formas de facilitar essa tarefa que é tirar fotos viajando sozinho e manter a qualidade e o registro da forma que você deseja.
1 – Tripé octopus
Com a possibilidade de se adaptar a diferentes superfícies, o tripé octopus pode ser um excelente companheiro na hora de tirar fotos viajando sozinho.
Basta montar, posicionar a câmera no equipamento, escolher um enquadramento adequado, ativar o temporizador e de maneira simples e prática tirar uma foto onde o cenário e você saiam em perfeita harmonia. Existem tripés para celulares e para câmeras profissionais.
2 – Chão
Isso mesmo, sua câmera no chão ou em qualquer outra superfície que ela fique posicionada na altura que você deseja e que você possa ativar o temporizador e correr para sua posição perfeita!
Já vi gente colocar câmera em escada, vão de parede, lata de lixo, árvore e até em placa de sinalização. Vale tudo para tirar uma bela foto. A única preocupação que deverá ter é de colocar a câmera sobre um lugar limpo e estável, para não correr o risco de danificar o equipamento.
3 – Selfie
Uns anos atrás, passamos pela revolução da selfie, gente de todas as idades e partes do mundo descobriram as funções da câmera frontal ou não se importam de virar e tirar uma foto delas mesmas com a câmera traseira do celular.
De gente comum a celebridades de Hollywood (quem não se lembra de Ellen DeGeneres e seu time de estrelas na selfie do Oscar de 2014?), a selfie veio para ficar e você pode usar e abusar dela nas suas fotos viajando sozinho.
Ok, não vamos exagerar, pode ser um dos recursos utilizados, pois grande parte das fotos sai metade ou partes do seu rosto e você não vai querer todas as fotos iguais, mudando apenas o fundo. Selfie deve ser usada para uma foto rápida e mais descontraída.
Ops! Antes de seguir com o conteúdo, dê uma olhada nestes outros artigos do Vida de Freesider:
1 – As 8 melhores praias do Brasil que você precisa conhecer
2 – 7 dicas de como viajar o mundo com pouco dinheiro
3 – Viajar pelo Mundo trabalhando: Como ter essa carreira?
4 – Prints
Se o efeito que você busca na foto precisa que você se movimente e a foto seja tirada em um momento exato, as partes podem não casar quando você está tira fotos ao viajar sozinho.
São muito fatores para serem controlados e as técnicas de fotografia não atendem a essa necessidade. Mas você não precisa ficar sem a foto por isso, basta registrar o momento em um vídeo de alta qualidade e depois fazer um print do momento exato que você busca.
Claro que a qualidade não será a melhor, mas você terá registrado emoções, expressões, acontecimentos e ângulos diferentes que uma simples foto não conseguiria.
5 – Time lapses
Fotografia em time-lapse é um processo cinematográfico em que a frequência de cada fotograma ou quadro (frame) por segundo de filme é muito menor do que aquela em que o filme será reproduzido.
Quando visto a uma velocidade normal, o tempo parece correr mais depressa e assim as imagens parecem saltar.
Usando essa tecnologia, você terá o registro ideal em suas fotos ao viajar sozinho, o único detalhe é que essa técnica pode gerar uma quantidade grande de imagens e você terá o trabalho de encontrar a perfeita.
6 – Partes de você – Como tirar fotos criativas de si mesmo
Seu rosto é a parte principal da sua identificação, mas não é a única que deve aparecer em uma foto para que ela seja uma boa recordação.
Você pode ter uma foto intimista, com um foco e contexto interessante e só aparecer seu cabelo, pés, mãos ou um objeto que identifique. Quem sabe tornar sua bolsa de viagem uma modelo nas suas fotos ou outro objeto pessoal que te defina?
7 – Como sempre foi
Antes das câmeras digitais e todas as tecnologias e equipamentos para fotografia, em uma viagem, sozinho ou acompanhado, era comum pedir a um estranho para tirar uma foto.
Use esse recurso. Não tenha vergonha e mostre à pessoa exatamente o que você gostaria que saísse na foto. Claro que uma boa comunicação com simpatia facilitam muito nessa hora.
E não saia pedindo a qualquer um, dê uma boa observada antes. Caso haja turista asiático, dê prioridade a eles, são pessoas que gostam de tirar fotos, não se importam de tirar mais de uma e a maioria tem conhecimentos básicos de como registrar com qualidade.
Agora, confira este vídeo que encontramos com algumas dicas de como você pode tirar suas fotos sozinho(a):
https://www.youtube.com/watch?v=TZuXmdU857Y