Ser um bom trabalhador é traço de personalidade louvável. Já ser um workaholic pode complicar um pouco as coisas para você. Não há nada mais valorizado em nossa sociedade do que uma pessoa trabalhadora.

E não é por acaso, já que os trabalhadores é o que fazem a nossa sociedade funcionar. Ter paixão por aquilo que se faz é uma coisa maravilhosa. Embora trabalhar demais seja uma coisa boa, uma pessoa que trabalha muito mais do que deveria pode estar precisando de ajuda profissional.

Descubra se você é um wokaholic e como pode superar isto

Você deve estar pronto para reconhecer se precisa de ajuda ou não quando se trata de uma obsessão pelo trabalho. Na grande maioria das vezes, não conseguimos reconhecer estes traços.

Queremos que você seja  uma pessoa mais feliz no trabalho e tenha sua saúde mental como prioridade. Desta maneira, iremos lhe ajudar a reconhecer alguns traços e entender melhor o que é um workaholic. Trabalhar é ótimo, mas também não vale esquecer que existe toda uma vida além disso.

Workaholic, o que significa isto?

O amor pelo trabalho e o gostar daquilo que se faz é uma parte fundamental da sua carreira e daquilo que faz você ser o profissional que é. Você não conseguirá ser um bom profissional ou chegar em algum lugar de destaque se não amar aquilo que faz. Essa paixão é saudável. No entanto, como todo o psicólogo sabe, excessos são sempre nocivos.

Existem pessoas que acabam levando longe demais este amor pelo trabalho. Elas  acabam esquecendo que existe um mundo fora do trabalho e fazendo dele toda sua vida. Isto acaba atrapalhando de forma gritante sua vida pessoal.

Relacionamentos, tempo com a família, amigos são deixados de lado. A saúde física e mental desta pessoa acaba ficando em segundo plano. É basicamente um comportamento obsessivo com relação ao trabalho. Isto é o workaholic.

Não deixe que sua paixão se torne uma obsessão. Saiba aproveitar todos os seus momentos. Você verá que todos os aspectos da sua vida, o profissional e o pessoal irão melhorar 100%.

Deixe o trabalho de lado um pouco e se conecte consigo mesmo

É importante que você aproveite tudo o que a vida tem para lhe dar. Isto significa ser um bom profissional e aproveitar as chances de crescimento, mas também aproveitar o tempo para si mesmo e se dedicar aqueles que ama. Eles requerem sua presença tanto quanto trabalho.

Âs vezes ser um workaholic pode complicar sua vida.

Ter um tempo para si mesmo e para as pessoas que são importantes será bom, inclusive para sua vida profissional. Você não aprende apenas no escritório. Isto é fundamental para sua qualidade de vida e sua saúde mental. Não faz bem se dedicar somente ao trabalho e esquecer que também existem outras coisas importantes por ai.

Lembre-se que o trabalho é importante, mas você também não é só sua carreira. Você também tem outros sonhos, outras habilidades que não incluem pensar no trabalho durante todo o tempo. Descubra isto. Deixe o trabalho de lado e se conecte consigo mesmo! Você  é muito mais do que imagina!

Antes de continuar descobrindo se você é um workaholic, dê uma olhada nestes links. Eles com certeza irão inspirar você a cuidar da vida profissional e pessoal.

1- Sugestões de como enfrentar os desafios da carreira profissional

2-Descubra 5 formas de como definir prioridades no trabalho

3- Organização pessoal no trabalho: como mantê-la?

Como saber se sou um workaholic?

É difícil perceber quando temos um problema. Principalmente quando ele está relacionado a algo tão importante quanto nossa carreira e vida profissional.

Por isso, para que você possa alcançar o equilíbrio e ter uma vida mais completa, selecionamos algumas atitudes e comportamentos para que você fique atento. Saiba se você é um wokaholic. Trabalhe duro, mas saiba que a vida também espera você!

1 – Vida pessoal negligenciada

O primeiro sinal de que você é um workaholic é que sua vida parece se resumir ao trabalho. Você não gosta muito de conversar sobre os outros assuntos e tende achar que qualquer coisa não relacionada a trabalho é perda de tempo.

Você também vive dizendo a si mesmo e as pessoas ao seu redor que não tem tempo para sair com seus amigos.

O Workaholic carrega o peso do mundo nos ombros. Desta maneira, acaba negligenciado sua vida pessoal.

Você também passa menos tempo com sua família do que gostaria. Você também coloca seus hobbies e dias de descanso em espera.

Dificilmente consegue se divertir fora do trabalho. Procure valorizar mais o tempo como os amigos e com a família. Saia para fazer outras coisas. Vá a parques, cinemas, bares. Às vezes tudo o que você precisa é sair da rotina.

2 – Irritação e sintomas de estresse

Você sente que está sempre cheio de tarefas e que ninguém consegue fazê-las  melhor que você. Está sempre irritado com a falta de comprometimento e incompetência alheia. Também não está sendo fácil lidar com sua família e com seus amigos que parecem não entender seu estilo de vida.

Isto pode ser mais um sintoma de que você se tornou um workaholic e que está lidando com o estresse. Procure diminuir o ritmo, procure atividades que o façam feliz e descubra outros motivos de ter prazer longe do trabalho. Muitas vezes, um workaholic necessita ajuda especializada. Não hesite em procurar um psicólogo caso sinta que é necessário.

3 – Conectado sempre!

Celular, e-mail e internet são seus companheiros constantes e sinônimo de vida. Você não consegue desligar, nem que seja por um minuto, dos e-mails corporativos. Está sempre pronto para atender seus clientes, seja por twitter, facebook ou Skype.

Um dos sintomas de ser um Workaholic é estar sempre conectado

Um final de semana sem contato com as redes da empresa são um pesadelo e você sente que ficará extremamente assoberbado quando voltar se não ficar 24 horas conectado.

Tudo isso é um sinal de que você atingiu um nível grave e é um workaholic. Desconecte-se. Isso irá fazer bem para você de uma forma que nem imagina. Ajudará a por sua cabeça nos trilhos.

4 – Saúde em baixa

Outro sinal de que você é um workaholic é que sua saúde não anda na melhor fase. Você sabe que precisa procurar um médico mas sempre acaba deixando para outra hora.

Você não anda dormindo bem, tem alergias, dores de estômago e outros sintomas que podem ser relacionados ao estresse. Você acredita que isto não tem nada a ver com trabalho pois, apesar do cansaço, ama o que faz. Negligenciar a si mesmo e sua saúde é um sinal claro de que você é um workaholic. Isto é grave. Não deixe sua saúde e segundo plano.

5 – Sensação de tempo insuficiente

O tempo parece que te escapa. Você sempre tem a sensação de que nunca irá cumprir suas tarefas. Você também acredita piamente que, apesar de ter feito mais do que podia e de estar ocupado até o ultimo fio de cabelo, sempre tem tempo para mais.

Apesar de ser organizado, muitas vezes você simplesmente parece não ter tempo para todas as tarefas e chega exausto no final do dia. Este é um sinal claro de que você é um workaholic. Talvez, tudo o que você precise seja diminuir o ritmo. Você deve procurar sempre ser produtivo e ter tempo para si mesmo. O tempo deve ser seu amigo, não seu adversário. Lembre-se disto!

Para o workaholic, tempo nunca é suficiente!

Trabalho duro é muito importante. Fazer aquilo que se gosta nem se fala. Mas existe toda uma vida fora da sua carreira. Não perca a oportunidade de vivê-la bem. Descubra se você é um workaholic e vá em busca de uma vida mais equilibrada. Sua liberdade te espera!