Como perder o medo de falar em público? De fato, muitos de nós acabamos por esconder o medo de falar em público. Afinal, encarar uma plateia não é uma missão simples. Para muita gente, essa é uma tarefa apavorante.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo jornal britânico “Sunday Times”, o receio de falar em público está acima do medo de ter problemas financeiros, enfermidades e até a morte. Pode até parecer exagero, mas não é.

medo de falar em público

Essa percepção é corroborada por outro estudo da Universidade de Chapman, que mostrou que o medo de falar em público era a maior fobia entre os participantes. Um quarto das pessoas ouvidas revelou o temor de se apresentar a frente de uma plateia. Já deu para ter noção dessa dificuldade global?

Caso você precise de provas mais ligadas ao mercado de trabalho, um levantamento online com mais de dois mil trabalhadores americanos revelou que 12% tende a perder oportunidades pelo medo de apresentações. Ou seja, esses funcionários permitem que outras pessoas tomem o seu lugar, apesar de perder chances de crescer no serviço.

Entre os profissionais que conseguirem se apresentar em reuniões de trabalho, quase 70% reforçou que essas iniciativas foram essenciais para o sucesso profissional. Então, o que fazer? Já que esse problema pode estar restringir seriamente a sua evolução.

Vale salientar que se expressar bem está entre as principais características buscadas pelos recrutadores. A “comunicação” está no topo da lista de prioridade, enquanto a capacidade de apresentação aparece em quarto lugar. Já talentos tradicionais como “gerenciar tarefas administrativas” estão na última posição, conforme pesquisa com mais de 600 empregadores.

Medo de falar em público x benefícios de falar em público

Assim, há diversos motivos para que as pessoas sintam medo de falar em público. Quem sofre com esse problema costuma sentir muito medo de ser avaliado e julgado por terceiros. E, dependendo do que se faça ou se fala, se corre o risco de lidar com graves conseqüências tanto no aspecto profissional quanto nas relações pessoais.

Além disso, o medo de falar em público pode ter a ver com algum trauma de infância. Afinal, muita gente acaba crescendo com a crença que não é bom para falar na frente de outras pessoas. E, quando necessita se apresentar, esse receio volta átona.

Em contrapartida, a capacidade de se comunicar com desenvoltura rende vantagens até mesmo quando a gente está procurando por uma vaga de trabalho. Isso porque saber responder e dar informações relevantes pode fazer toda a diferença em uma entrevista.

Algumas vezes, o candidato até tem o conhecimento exigido para a vaga, só que fica mais na sua e não deixa transparecer a sua real capacidade. Além disso, a postura corporal muito fechada e distante também pode influenciar no resultado. Portanto, a comunicação não só pode descolar uma vaga, bem como impulsionar a sua carreira até o topo.

Desafiando a si mesmo

Nós conversamos bastante sobre a diferença que o medo de falar em público pode impactar a sua qualidade de vida até aqui, não é? Mas, a situação se torna ainda mais séria quando você atua em uma outra função que necessita transmitir a sua mensagem para um público expressivo, seja em palestra, seminários online, debates, workshops, entre outros.

Portanto, você precisa aparecer nem que seja com um blog. Afinal, é indispensável ter um lugar para entregar o seu conhecimento. Isso acontece porque não é mais unicamente sobre mim, mas também aqueles a quem eu posso ajudar com o que realizo no dia a dia.

medo de falar em público

Sendo assim, a tarefa de perder esse receio e melhorar a sua vida passa por colocar o foco no outro. Tudo se torna muito mais simples quando a gente começa a pensar: “o que eu posso fazer para ajudar os outros”? Ao se apegar a essa crença, você tende a perder o medo de gravar vídeos, falar para plateias, se apresentar diante de qualquer público e muito mais.

Por isso, eu recomendo que você assista ao vídeo abaixo. Perder o medo de falar em público e ajudar o próximo foi o tema de uma das conversas do nosso grupo do Ocean. Nesse encontro, nós debatemos a relevância de tomar essa decisão, virar a chave e começar a impactar realmente outras pessoas. Confira!

Medo de falar em público e encarar uma câmera!

Você já teve tanto medo de falar em Público ou gravar vídeo que isso te Paralisou?  Pois é. Inclusive, isso é tão forte nas pessoas que uma pesquisa revelou que elas têm mais medo de falar em público do que de morrer.

Mas como assim? Então… Você sabia que isso tem a ver lá com o homem das cavernas? Deixa eu te explicar… Nós, seres humanos, somos criados para viver em sociedade, e falar em público geralmente cria na nossa cabeça o medo de rejeição.

Antigamente, ser rejeitado pelo bando, praticamente significava morrer, já que seria muito difícil caçar e sobreviver sozinho. Por isso não se sinta bobo por ter literalmente medo de falar em público ou para a câmera… Mas você também não pode deixar o medo te paralisar.

medo de falar em público

Uma solução que achei foi fazer as coisas sem ter tempo para pensar demais no que daria errado. Isso é porque existe o pensamento funcional e o pensamento disfuncional.

O disfuncional faz com que você não aja caso tenha tempo para pensar demais, ele está sempre justificando: MAS… MAS… MAS… O que justifica demais te paralisa. Assim, vá lá e faça o que precisa ser feito, sem ter muito tempo para pensar.

Ah! e eu fiz um vídeo pegando uma Convidada de surpresa, pois ela tinha muito medo de Falar para a Câmera. E deu tão certo que ela mesma deu dicas de como Enfrentar Pensamentos Negativos que te Paralisam…

Assista abaixo o bate-papo que fiz com ela: