Quantas vezes você já esteve descontente com o seu trabalho ou com a vida que estava levando? Quantas vezes já pensou em “desistir” de tudo e partir para um novo começo?

E quantas vezes você esbarrou no seu sonho devido ao medo da mudança? Pois é, a ideia de sair da nossa zona de conforto e mudar de vida sempre esbarra em um “e se”. “E se meus planos não vingarem?!”, “e se eu decepcionar as pessoas que me amam?!”, “e se não obtiver sucesso em minha nova empreitada?!”, e se, e se…

Não deixe que o medo do “e se” abale os seus sonhos de mudar de vida e siga os nossos 8 passos para afastá-loEnfim, são tantos questionamentos que nós fazemos que sequer pensamos num plano de ação para superar a insegurança do que está por acontecer. Então, nos acompanhe aqui até o final…

Conheça 8 dicas para superar o medo da mudança

Claro que tomar uma nova direção na vida requer coragem, mas também planejamento. Afinal, se levantar todas as possíveis possibilidades do que pode dar errado, você estará bem mais preparado do que vier pela frente.

Então, deixe o medo da mudança de lado e se jogue de cabeça no novo que te espera! Para te ajudar a tomar essa atitude, levantamos 8 dicas que podem espantar sua angústia e que farão você ter a tão desejada coragem para mudar. Vamos ver quais são elas?!

1 – Prepare o seu psicológico

O passo mais fundamental de todos é que você tenha certeza do que quer fazer. Prepare, portanto, o seu psicológico e afaste o medo da mudança em seu consciente.

Se não estiver seguro disso e nem de si, qualquer obstáculo ou comentário negativo farão com que você repense duas vezes o que irá fazer. Não deixe com que essas coisas atrapalhem o seu sonho e vá viver a vida que você tanto desejou! Afinal, ela é uma só e você é o único responsável pelo curso em que ela irá tomar.

2 – Converse com sua família e amigos

Depois de já ter trabalhado com a certeza do que quer, converse com sua família e amigos. Explique a eles os seus sonhos e deixe claro o quão essa mudança irá te fazer feliz.

Em um primeiro momento, você pode escutar que tudo o que pensa é loucura, mas, depois de um tempo, eles, com certeza, irão apoiar os seus projetos. Afinal, quem ama cuida e quer o melhor da pessoa amada.

Converse com sua família e amigos e deixe claro a eles o quão importante é para você mudar de vida.

O apoio deles será essencial para afastar o seu medo da mudança e fazer com que você saia da sua zona de conforto.

3 – Planeje-se

Como já foi dito acima, o planejamento é uma etapa essencial para perder o medo da mudança. Isso porque é por meio dele que você irá levantar todos os possíveis cenários que encontrará pela frente, o que fará com que tenha um plano de ação para cada um deles.

Saber o que pode te acontecer reduz e muito a sua insegurança quanto ao seu futuro incerto – mas promissor.

4 – Visualize o seu futuro

Em todas as vezes que pensar em desistir ou enxergar obstáculos que te parecem impossíveis de serem superados, imagine o seu futuro.

Visualizar onde você quer chegar te dará um gás extra para continuar com os seus sonhos e agir em direção a eles. Afinal,  você não quer continuar com a mesma vida de hoje, não é mesmo?

Imagine o seu futuro quando o medo da mudança for maior que você. Não vai querer continuar vivendo a mesma vida, vai?

Antes de continuarmos, que tal você ler alguns de nossos textos que te darão um up ainda maior em afastar o seu medo da mudança e farão com que você se jogue de vez nas suas ambições? Com todas essas publicações, não vai haver desculpas para você não tomar uma atitude já.

5 – Pense no fim da sua vida

Parece bem trágico, bem trágico mesmo, mas pensar no fim de nossas vidas nos ajuda a superar as nossas angústias. Qual a vida que você vai querer ter vivido até lá? A vida que os outros te impuseram ou na vida que sempre desejou?

E qual a lembrança que vai querer deixar para quem ficou: a de um ser humano cheio de sonhos, mas que se deixou ser vencido pelo medo da mudança, ou de quem tomou coragem e se arriscou na vida? Pois é, como muitos dizem, no nosso momento de partir, é melhor nos arrependermos de algo que fizemos do que de algo que deixamos de fazer.

6 – Procure um psicólogo para te ajudar

Se o medo da mudança for muito grande e você está se sentindo incapaz de superá-lo, que tal procurar um profissional no ramo para te ajudar?

Se você está se sentindo incapaz de superar o medo da mudança, procure um profissional para te ajudar.

Um psicólogo, por exemplo, irá te conciliar da melhor maneira possível e trabalhar com todos os seus receios. Com certeza, é uma bela saída para não deixar ser vencido pelo medo.

7 – Tenha paciência

Você já conversou com todos que deveria, seja família, amigos ou, até mesmo, psicólogo; já convenceu-se a si mesmo de que sair da sua zona de conforto é o que mais deseja; já visualizou sua vida (inclusive até o final dela) e já fez os planejamentos necessários. Bom, resta mais o que, então? Ter paciência!

Sim, mudar de vida requer paciência porque você irá começar do zero. Então, trabalhe com a sua mente angustiada e não se deixe levar pela ansiedade. Você chegará onde quer chegar, basta esperar e agir para que isso aconteça!

8 – Aceite seu medo

Já diriam alguns: o primeiro passo para superar um problema é aceitá-lo. Por isso, aceite o seu medo da mudança e o encare de frente. Não adianta em nada seguir os nove passos anteriores se você negar a sua angústia. Reconheça-a e bate de frente porque o único vencedor dessa batalha será você!

Aceite o seu medo da mudança e encare o lado bom da vida que te espera

E aí, gostou do nosso texto? Esperamos que sim e que ele tenha te ajudado a encarar esse receio que te toma quando o assunto é mudar de vida.

Se quiser seguir uma carreira livre de chefe, e com total liberdade de tempo, mobilidade e financeira, participe da Jornada da Liberdade. Esse é um evento online e gratuito, e tem como objetivo ajudar pessoas comuns a encontrarem uma vida com maior liberdade, longe das amarras sociais.

E saiba que todos nós somos merecedores da nossa felicidade e deixar com que o medo da mudança abafe isso é horrível. Nunca se esqueça: a única pessoa que irá viver a sua vida é você. Então, se jogue porque o mundo te espera! Boa jornada!