4.5 (90%) 4 votes

Algumas vezes, ficar vidrado no smartphone na hora costumeira de se deitar pode dificultar o seu sono. Falar com os amigos e conferir algumas notícias pode até parecer melhor do que descansar. Sendo assim, muita gente acaba passando do horário. Assim, as músicas terapêuticas podem fazer a diferença.

Músicas terapêuticas para ajudar no sono
Músicas terapêuticas para ajudar no sono

Porque a dificuldade para se desligar é um problema que conta com vários níveis e pode gerar a insônia. Algumas pessoas procuram uma resposta para suas dúvidas na internet e encontram dicas em vídeos e até em playlists com musicas para motivação no trabalho. 

Hoje em dia, os Youtubers travam dos mais variados assuntos na plataforma de vídeo e ajudaram na popularização da ASMR. Essa é uma técnica que auxilia quem necessita se concentrar, desacelerar e dormir com facilidade através das músicas terapêuticas.

O que são os vídeos ASMR?

O ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response, Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, em português) é uma sensação agradável. Normalmente, se consegue com uso de vídeos que possuem sons de objetos, sopros e vozes baixinhas e bem calmas.

O intuito destas produções é facilitar o sono e a tranqüilidade para as pessoas que estão bastante estressadas e sobrecarregadas. De acordo com a Associação Brasileira do Sono, a ação deste tipo de conteúdo tem a ver com o poder de concentração que provocam.

Afinal, ainda não existe comprovação científica de que modifiquem algum elemento cerebral. Além disso, existem vídeos ASMR que refazem ocasiões comuns e relaxantes. Ir ao salão de beleza, escutar suas músicas favoritas, entre outras.

Músicas ajudam na concentração e em momentos de tensão
Músicas ajudam na concentração e em momentos de tensão

Para proporcionar mais foco, boa parte destes materiais enquadra somente o rosto do Youtuber e até apenas a boca. Esses instrutores até realizam gestos perto da câmera para destacar e simular a sensação de contato físico e carinhos.

Conforme o depoimento de alguns usuários, além da tranqüilidade e sonolência, esses vídeos provocam uma espécie de formigamento nos seus espectadores.

Os vídeos ASMR funcionam?

No mês de julho, a Netflix estreou a série documental Follow This (Siga ou Acompanhe Isso em tradução livre). O seriado mostrou diversos jornalistas do portal Buzz Feed Ness ao longo da produção de suas reportagens nos mais variados temas.

Vale salientar que se trata de matérias do site e não as postagens de testes ou quizzes. É trabalho jornalístico puro. O primeiro episódio acompanhou a jornalista Scaachi Koul se aprofundando no universo da ASMR.

Gradativamente, a profissional desvendou a técnica visual que auxilia as pessoas a dormir ou relaxar facilmente. Essa série da Netflix foi bastante útil para propagar essa ferramenta e despertar o interesse de muita gente ao redor do mundo. Confira o trailer deste episódio!

Porém, será que essas músicas terapêuticas são realmente eficientes? Há relatos que confirmam essa tese. No entanto, integrantes da Associação Brasileira do Sono alegam que essa pode ser uma conseqüência da distração proporcionada pelos vídeos e sons.

Papel dos vídeos ASMR

De acordo com a Associação, no momento de dormir, existe uma redução na freqüência de ondas cerebrais. Quando se está acordado, essas ondas possuem uma freqüência beta, mais acelerada. Quando os olhos se fecham e ocorre o relaxamento natural, a freqüência cai consideravelmente.

Fora da mente, também acontecem algumas modificações. Ao adormecer, o sistema respiratório se acalma e os movimentos pulmonares se tornam bem mais tranquilos. A temperatura do corpo despenca, enquanto a atividade corporal só tende a aumentar pela manhã.

Música como ferramenta para relaxamento e maior tranquilidade
Música como ferramenta para relaxamento e maior tranquilidade

Esse sistema para adormecer pode se complicar devido a pensamentos caóticos ou dificuldades sérias, como a insônia. Os especialistas argumentam que o cérebro de quem sofre com essas enfermidades não é capaz de reduzir essa freqüência apropriada.

Em função desta complicação, as outras ações naturais do organismo não ocorrem. É uma espécie de ciclo vicioso. O corpo não entende que a pessoa está cansada ou dormindo levemente.

Por isso, os vídeos ASMR estão ganhando espaço ao proporcionar o abafamento destas vozes e receios internos. Sem esses tormentos, o cidadão consegue relaxar naturalmente e descansar apropriadamente.

Além disso, essa situação não ocorre como quando se conta “carneirinhos” ou se realiza uma leitura. Todavia, não existe uma influência da técnica ASMR nas ondas cerebrais que incentivam o sono.

Benefícios dos vídeos ASMR

Qualquer sistema de relaxamento ou de distração de sua ligação com a realidade, os pensamentos e a inquietação ajudam ao estimular o sono. No entanto, a Associação Brasileira de Sono ainda não adicionou os vídeos ASMR entre os seus tratamentos para combater a insônia.

Isso se deve por ainda não existir pesquisas científicas que apontem a eficiência destes ruídos no funcionamento do cérebro. Até agora, as conclusões já existentes indicam que há vantagens no uso das músicas terapêuticas.

Essas conclusões fazem parte de uma pesquisa realizada pela Universidade Swansea, no Reino Unido, que abrangeu quase 500 pessoas que se submeteram a testes com vídeos e músicas terapêuticas. Os resultados deste experimento apontaram os benefícios narrados pela maioria dos participantes:

  •         Relaxamento (98%)
  •         Promoção do sono (82%)
  •         Diminuição do estresse (70%).

Tipos de vídeos ASMR

Há gatilhos que dão origem a essas sensações sentidas pelas pessoas que aderem a técnica ASMR. Esses fatores são chamados de “triggers”, que visam um tipo de organização destes materiais.

De acordo com a pesquisa britânica da Universidade Swansea, os gatilhos preferidos pelos adeptos são:

  •         Sussurros (75%)
  •         Atenção pessoal (69%)
  •         Sons nítidos (bater as unhas em objetos, arranhar, etc.) (64%)
  •         Sons vagarosos (53%)
  •         Sons repetitivos (36%)
  •         Sorriso (13%)
  •         Barulho de avião (3%)
  •         Barulho de aspirador de pó (2%)
  •         Risada (2%).

São muito famosos também os denominados “roleplays”. Esses são conteúdos nos quais o apresentador reproduz uma ocasião com algumas frases e sons específicos. O objetivo é simular a experiências nas quais as pessoas já tenham passado e vivenciado essas sensações de maneira involuntária.

Encontre músicas terapêuticas no youtube para ouvir
Encontre músicas terapêuticas no youtube para ouvir

Por exemplo, é comum se sentir muito tranqüilo (a) quando se está no salão de beleza e alguém mexe nos seus cabelos. Basicamente, os vídeos de roleplay procuram reproduzir essa mesma experiência enquanto você está assistindo.

Neste caso, os conteúdos mais populares remetem a limpeza de pele, colocação de uma tatuagem, higienização de ouvidos, corte de cabelo, entre outros. Além disso, as pessoas que trabalham com esse tipo de conteúdo tendem a mudar os tipos de gatilhos utilizados.

Sensação de formigamento

Entre as sensações proporcionadas pelas músicas terapêuticas, há a sensação de formigamento. Este é um sinal reportado por 88% dos participantes na pesquisa britânica da Universidade Swansea.

Geralmente, os adeptos das musicas para motivação no trabalho sentem um arrepio que começa na nuca e se alonga até o topo da cabeça. Quanto mais você sente, parece que aquela sensação vai facilitando o seu adormecimento. A partir daí, você passa a se sentir cada vez mais relaxado e pronto para pegar no sono.

Esse formigamento também pode surgir em somente uma parte do seu corpo ou mudar de área. A maioria dos participantes do experimento britânico alegou que os formigamentos começavam atrás da cabeça, nos ombros, na linha da coluna, nos braços e nas pernas.

Efeito binaural

E não para por aí! Um dos elementos aplicado nas músicas terapêuticas se refere a registrar os ruins com efeitos binaurais. Nunca ouviu falar disto? Isso quer dizer que os ruídos vão ficar com orientações diferentes em um dos fones de ouvido.

Músicas binaurais para criar um ambiente relaxante como na foto
Músicas binaurais para criar um ambiente relaxante como na foto

O objetivo desta iniciativa é simular um som ambiente, em que se escuta com variação de volume distinta em cada lado em decorrência da origem do ruído. Portanto, as músicas terapêuticas e/ou material ASMR obtém uma pegada de proximidade que pode auxiliar consideravelmente na sua concentração.

Anteriormente, os interessados nesta técnica precisavam adquirir fones de ouvidos e os respectivos áudios. Agora, as músicas binaurais podem ser achadas no Youtube. Mas, essa é uma história muito mais antiga que você pode imaginar.

Esse método foi descoberto em 1839 pelo cientista alemão Heinrich Wilhelm Dove. Ele compreendeu que quando os ruídos de duas frequências são apresentados separadamente, o cérebro nota uma distinção de fase e procura sincronizar os dois hemisférios. Esse esforço gera ganhos terapêuticos.

Na década de 1970, um estudo feito pelo biofísico Gerald Oster no Hospital Monte Sinai, em Nova York, utilizou essas batidas para provar que o estímulo auditivo aprimorava o funcionamento cerebral. Isso porque a função desta mistura consegue tranquilizar a mente e encaminhar o sono profundo.

Músicas terapêuticas + boa noite de sono = Produtividade no trabalho?

Ao ingressar no mercado de trabalho, muita gente acaba priorizando o crescimento profissional, sacrificando as horas de descanso. Mas, o que nem todo mundo sabe é que dormir bem auxilia no trabalho, podendo até aumentar a produtividade e a sua criatividade.

As numerosas exigências na rotina moderna fazem com que as pessoas miram em objetivos na carreira e desvalorizem os cuidados com a própria saúde. Só que essa é uma medida muito arriscada, podendo impactar negativamente no seu bem estar e o rendimento no serviço.

Melhorias no humor e na relação com as pessoas, diminuição da tensão e disposição são alguns dos setores da vida que são favorecidos por boas noites de sono. Quer saber como a adoção das músicas terapêuticas na sua rotina pode resultar em motivação no trabalho? Confira a seguir!

1 – Aumento da produtividade e criatividade

É muito complicado manter a concentração e o ânimo quando se está exausto. Você já tentou fazer isso após uma noite em claro? Nesta condição, a tendência é deixar de prestar atenção no que ocorre a sua volta. Com uma situação de cansaço extremo, a chance de falhar é muito maior.

Homem estressado buscando por músicas para relaxar
Homem estressado buscando por músicas para relaxar

Mesmo que muitos profissionais acreditem que dispensar uma noite de sono para encerrar um serviço possa trazer recompensas, pesquisas indicam que essa medida reduz a sua capacidade de avaliar dados e solucionar pendências.

Portanto, você deve compreender que o profissionalismo não tem a ver com correr riscos, não. O seu cérebro necessita deste descanso diário com qualidade e vale até apostar nas músicas terapêuticas para obtê-lo.  

2 – Diminuição do stress

É normal que os profissionais tenham a dificuldade para se desligar das exigências e pressões do local de trabalho. E isso pode desencadear na redução do tempo de sono. Todavia, noites consecutivas de privação de sono ou horas insuficientes podem gerar a ansiedade, o estresse e a irritação.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e os milhões de desempregos no território nacional, todo mundo está sob pressão. Só que, assim como ocorre com as horas de diversão, o sono é indispensável para a recuperação de suas energias.

E essa reposição de disposição vale tanto para a sua mente quanto o seu corpo. Além disso, o sono de qualidade também pode representar uma melhora significativa na sua motivação no trabalho.

3 – Melhoras no humor

Por acaso, você sabia que dormir mal influencia de modo direto na sua capacidade de se relacionar com as pessoas a sua volta? Agora, avalie o quão relevante é, como um profissional de prestígio, ter facilidade para interagir com colegas de trabalho e parceiros comerciais.

Além de ser indispensável para o bem estar, apreciar uma noite de sono reparador vai auxiliar você a viver em harmonia com outras pessoas. E essa é uma necessidade imprescindível para qualquer um que deseja crescer no local de trabalho.

Músicas terapêuticas ajudando na melhora do humor no trabalho
Músicas terapêuticas ajudando na melhora do humor no trabalho

Afinal, a capacidade de atuar bem em equipe está cada vez mais valorizada, não é? Portanto, apostar nas músicas terapêuticas pode ser o pontapé inicial para recuperar a qualidade do seu trabalho. E até mesmo a vontade de se dedicar integralmente a partir de uma boa lista de musicas para motivação no trabalho.

No fim das contas, Honoré de Balzac estava certo: “Não há dor que o sono não consiga vencer“. Nada como colocar a cabeça no travesseiro, espantar os pensamentos tortuosos e pegar rapidamente no sono. Em caso de dúvida, tente a sorte com alguma das músicas terapêuticas. Vale a tentativa, né?