Você não aguenta mais o seu trabalho… Ele te consome energia, felicidade e, principalmente, seu tempo – seja para a família, amigos, saúde e lazer. E seus chefes não colaboram em nada para que o ambiente do seu trabalho melhore. São chatos, pegam no seu pé, valorizam os famosos “puxadores-de-saco” e não dão importância para as suas opiniões.

Você quer logo se livrar de tudo isso, mas não quer largar o emprego por conta do salário. Devido ao seguro desemprego, prefere ser mandado embora, mas não sabe como pedir para ser demitido. Essa é uma dúvida real que aflige boa parte das pessoas insatisfeitas com seu trabalho. “Como pedir isso?! Afinal, é um assunto tão delicado…”

Pedir para ser demitido do trabalho pode ser a solução de quem quer sair do emprego, mas não pode por questões financeiras

Se você também não sabe como, já fique sabendo que é exatamente sobre isso que viemos falar: como pedir para ser demitido. Quer saber mais?! Então, acompanhe!

Insatisfação no trabalho

Quando estamos infelizes no trabalhos, a nossa vida fica completamente desconcertada. Perdemos o foco, a alegria, a vivacidade e até o ânimo para sair e encontrar com os amigos e família. Acordamos e ficamos tristes quando pensamos que precisamos trabalhar. Quando vamos ao emprego, voltamos ainda piores para a nossa casa. E esse ciclo vicioso não parece ter fim…

Não temos mais paciência para tratar as coisas com os colegas e já não aprendemos mais e nem apresentamos nada de novo no trabalho. Enfim, passamos a ser mais um peso no nosso emprego do que alguém útil. Isso porque entramos no modo automático, fazemos as coisas de qualquer jeito, sem prestar a devida atenção. Mas isso não é culpa nossa. É a nossa própria cabeça nos dizendo indiretamente “saia daí”.

Para sua insatisfação no trabalho, há apenas duas saídas: pedir para sair ou pedir para ser demitido, o que seria a sua melhor opção

Poderíamos, nesse caso, desenvolver inteligência emocional e dar a volta por cima?! Poderíamos, mas não é isso que queremos. Queremos sair, queremos nos sentir livre e tirar esse peso em nossas costas. Mas a questão financeira, como quase tudo na vida, fala mais alto e ficamos no nosso emprego, deixando que ele destrua o nosso emocional.

Tem momentos na vida que não há mais nada que nós possamos fazer a respeito da nossa insatisfação com o trabalho. Todas as possibilidades de tentativa de melhoria já foram feitas e em nada resultou. Foram feitas inúmeras conversas com o seu chefe, as reclamações foram registradas e os feedbacks foram dados, mas nada acontece…

Aí, não tem jeito. Ou é pedir pra sair ou pedir para ser demitido – e essa última opção lhe parece a melhor devido ao bônus do seguro desemprego e ao FGTS.

A insatisfação no trabalho te consome toda a sua felicidade e a sua única saída possível é sair dele

Antes te darmos as dicas sobre como pedir para ser demitido no trabalho, listamos alguns textos que podem te ajudar a apaziguar essa angústia que te toma. Leia porque eles são de grande valia para você!

Uma alternativa bem interessante para o seu problema é baixar o nosso e-book gratuito com as 5 atitudes para ganhar mais trabalhando menos. Clique na imagem abaixo e aproveite:

Como pedir para ser demitido?

“Ué, mas por que pedir para ser demitido em vez de pedir demissão?!” O caso é que se a empresa te manda embora, você terá direito a todos os pagamentos de forma integral. Mas pode aí haver um entrave:  se ela não quiser te demitir, você terá que ficar na empresa ou pedir para sair. Não tem jeito!

É claro que a melhor forma de sair do emprego seria pedindo demissão. No entanto, você fica  impossibilitado de sacar o FGTS bem como receber o seguro-desemprego, além de ter de cumprir ou indenizar o aviso prévio. Seria, portanto, um mau negócio, não é mesmo?!

Pedir para ser demitido necessita de negociações como seu chefe e saiba que ela será feita de forma informal

Enfim, questão é: quem arrisca não petisca. Portanto, tente sim negociar a sua demissão com o seu emprego. Não existe nenhuma lei que oponha a negociação de um acordo entre você e a empresa onde trabalha para sua demissão. Caso tenha um bom relacionamento com os seus chefes, você pode tentar ficar com o valor inteiro da indenização. Se eles te falarem não, negocie uma parte para o seu empregado.

A única coisa é que toda essa negociação ficará no informal. Ou seja, existe sim o risco, mas conversando de forma amigável tudo se resolve. Enfim, só tenha em mente que o seu chefe  também será o responsável por ter informações de seus antecedentes de trabalho, que pode ser um problema para você arrumar um novo emprego. Mas, de novo: de forma amigável, tudo se resolve.

Saiba como pedir para ser demitido e sinta-se livre do trabalho que tanto te sobrecarrega.

Então, como pedir para ser demitido?! Eis a questão! O primeiro e o mais fundamental passo é dialogar com o seu chefe. Com uma conversa aberta, é possível que ele te compreende e se coloque na sua posição. Converse francamente sobre as suas razões e seus novos projetos. Obviamente, não deixe explícita a sua insatisfação no trabalho porque isso não pode ser visto com bons olhos.

Enfim, abra suas ideias ao seu empregador e seja sincero – mas só tome cuidado para não ser sincero o suficiente para cometer o “sincericídio”. Assim, caso o seu chefe queira e tope, ele pode te demitir, te dando acesso aos seus direitos trabalhistas. Então, use a cabeça, deixe a emoção de lado e negocie de maneira calma e franca.

Cabeça fria e pés no chão ao pedir para ser demitido

Pedir para ser demitido não é a opção mais bem vista, mas é a melhor solução para que você saia do seu trabalho que te deixa infeliz e, ainda por cima, ser beneficiado financeiramente por isso. Então, pés nos chão e cabeça fria ao negociar a sua demissão. O seu sucesso está na sua razão e no seu papo! Boa sorte!