A preguiça é uma dádiva (Seja uma Pessoa Melhor)

1/5 - (1 vote)

Você já parou para se perguntar o que significa preguiça? Na minha visão, a preguiça faz parte da nossa vida e pode ser considerada uma dádiva. Isso porque é uma função natural da nossa mente com a finalidade de economizar energia.

Algo que também explica porque sentimos preguiça. Afinal, a nossa mente é muito preguiçosa e acaba por estabelecer hábitos ao longo da vida visando diminuir o gasto de energia. E, provavelmente, você vai se surpreender com quem defende essa mentalidade.

Bill Gates disse uma vez: “sempre vou preferir uma pessoa preguiçosa para fazer uma tarefa difícil, porque ela vai achar o jeito mais fácil de fazê-la”.

William Henry Gates III mais conhecido como Bill Gates, declarou a sentença anterior. Ele que é prestigiado no mundo inteiro por ter fundado a Microsoft ao lado de Paull Allen, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo em termos de valor de mercado.

Só que a atuação de Gates não se limita a Microsoft, não. Ele também é reconhecido como um magnata, empresário, diretor executivo, investidor, autor americano e um filantropo que gerencia e apoia diversas causas sociais ao redor do mundo.

Por isso, eu acho que a gente precisa aprender mais com a galera preguiçosa a lidar com as tarefas no dia a dia. Quando digo que a preguiça é uma ótima forma de ter uma boa qualidade de vida e alcançar os seus objetivos como empreendedor, eu ressalto tanto para prosperar em qualquer cenário quanto para viver nos seus próprios termos.

Preguiça e procrastinação

Eu sei que isso causa estranhamento a primeira vista porque a preguiça sempre foi apontada como nociva. Só que você deve ter em mente que preguiça é diferente de procrastinação ou relaxo.

Eu não estou dizendo para você ser um profissional relaxado ou relapso. Aquela pessoa que não se preocupa com o resultado de suas ações, não rende e tampouco executa o que necessita no prazo combinado. O que eu proponho é que você deve se beneficiar da mentalidade do preguiçoso.

Então, o que significa preguiça realmente? Simplesmente, essa mentalidade tem a ver em realizar o seu trabalho com o mínimo de esforço. Ou seja, alcançar os resultados esperados sem se matar de tanto trabalhar.

Quando você sente preguiça para fazer algo normalmente essa atividade não está alinhada com as metas que a sua mente visa atingir. E quando se tem essa sensação, você deve se perguntar: qual a maneira de fazer isso rápido e facilmente?

Portanto, o preguiçoso vai providenciar um modo de ganhar mais e se incomodar menos. E, toda a vez que você abraça essa postura e torna a operação efetiva, você facilita a sua vida.  

Infelizmente, eu enxergo que a nossa sociedade possui conceitos de “trabalho duro”, “vida difícil”, “dinheiro que vem fácil, vai fácil” e tantos obstáculos que fazem com que as pessoas sofram e se desgastem sem necessidade.

O que significa preguiça na hora do trabalho?

O que significa preguiça para o mercado de trabalho na atualidade passa muito longe de um profissional improdutivo. Além disso, alguém com esse tipo de mentalidade sempre vai priorizar três fatores:

Simplificar

Não confunda um serviço simples com um serviço de baixa qualidade. Porque o preguiçoso quer realizar o seu projeto de modo fácil, mas jamais tira o foco do resultado desejado.

Otimizar

Isso quer dizer que esse indivíduo quer otimizar o processo a fim de encontrar uma maneira mais rápida para ganhar tempo da próxima vez.

Automatizar

Por isso, o profissional buscará um método para otimizar toda a operação e ter cada vez menos trabalho.

Então, toda vez que você estiver diante de algo muito complexo, pense como um preguiçoso e procure por um meio para que esse problema seja sanado e não volte a lhe assombrar.

Ocupação não é trabalho!

O que significa preguiça também tem muito a ver com estar ocupado e não estar realmente rendendo. Eu vejo que muita gente erra no processo de se ocupar ao invés de se concentrar na otimização de sua operação de trabalho.

Por exemplo: quem consegue gerar um resultado em 15 minutos vale muito do que alguém que leva três dias para alcançar o mesmo resultado. Afinal, tempo é a coisa mais valiosa do planeta e não como ser recuperado. Afinal, a gente não consegue comprar tempo, não é?

Quando você for oferecer o seu serviço para um cliente deve cobrar por resultado e não por hora. O valor que o cliente paga é por todo o tempo que você levou para se aprimorar a fim de fazer tudo da maneira mais rápida possível e dentro do prazo.

Muita gente se sente bem ao dizer que não possui tempo para amigos, famílias ou passatempo porque está sempre ocupada com a sua empresa ou o seu serviço. Definitivamente, estar ocupado não é sinônimo de trabalho de qualidade. Lembre-se disso!

Como pensar como um preguiçoso pode ajudar a resolver problemas?

Basicamente, você deve se fazer quatro perguntas para que esse tipo de mentalidade possa lhe ajudar tanto no aspecto profissional quanto nas questões pessoais. Vamos lá?

  • De que modo eu posso deixar isso mais simples?
  • É possível otimizar essa atividade?
  • Eu consigo automatizar essa atividade?
  • Como eu posso ter esse mesmo resultado com o mínimo esforço?

No fim das contas, o que significa preguiça é uma maneira de lhe ajudar a parar de justificar a necessidade vazia de se ocupar. Simplifique os seus projetos de uma vez por todas!

Afinal, um empreendedor bem sucedido é aquele que tem tempo para fazer as coisas que ama na companhia dos seus entes queridos. Daqui por diante, mais efetividade e menos ocupação!

Ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Então, eu te convido a assistir o vídeo abaixo e assimilar esse conceito que pode transformar a sua forma de encarar o trabalho.

Fagner Borges: Eu sou o Fagner Borges, publicitário, empreendedor digital e amante de esportes radicais! Sou criador do Movimento Freesider, estilo de vida que quebra o padrão corporativo e permite que as pessoas sufocadas pela rotina conquistem liberdade de tempo, mobilidade e dinheiro. Para alcançar este estágio, são utilizadas estratégias de marketing digital e técnicas de desenvolvimento pessoal que proporcionam mudanças na forma de encarar a vida.