Você se considera uma pessoa grata? Já pensou em colocar em pratica o poder da gratidão? Primeiramente, vale a pena conferir o que o dicionário define como gratidão: reconhecimento por um benefício recebido; agradecimento: dar provas de gratidão.

Além disso, gratidão é a ação de reconhecer ou de prestar reconhecimento a alguém por algo bom. Assim, o dicionário ainda estabelece que a gratidão é sinônimo de reconhecimento e agradecimento.

Deu para entender bem, né? Então, eu li uma obra de autoria do Raiam dos Santos, chamada Hackeando Tudo: 90 hábitos para mudar o rumo de uma geração e, me interessei bastante por uma das sugestões para o cotidiano.

Neste livro, Raiam dá muitas dicas para que as pessoas possam ser mais produtivas e uma delas é ter um Caderninho da Gratidão. Porém, eu acabei não seguindo exatamente o modelo ensinado pelo Raiam, só que adotei essa pratica de gratidão para a minha vida.  

Desde então, eu tenho conversado com a minha esposa todos os dias antes de nos deitarmos. Neste momento, cada um cita três coisas pelas quais se sente grato (a) naquele dia. Então, a gente começa pensar no dia e avaliar as coisas que foram realmente relavantes.

O poder da gratidão: como colocar em pratica na sua vida?

Por exemplo, eu sou muito grato por acompanhar o crescimento da minha sobrinha mesmo pela internet ou me sinto muito grato por poder acordar mais tarde, podendo trabalhar de qualquer lugar do mundo com apenas uma conexão de internet.

Sendo assim, nós começamos fazer esse exercício e listar três pontos altos do nosso dia. Sem dúvida, esse tipo de reflexão é muito gratificante!

Benefícios de agradecer todos os dias

Eu posso citar dois benefícios gigantescos de agradecer todos os dias. Confira abaixo,

1 – Percepção diferenciada

A partir do momento que passei a fazer essa reflexão diária com a minha esposa, nós tivemos mais facilidade para perceber as coisas boas que acontecem na nossa vida. Ou seja, nós acabamos nos focando mais no que realmente vale a pena e deixamos de lado aquilo que nos coloca para baixo.

2 – Contentamento no fim do dia

Outra vantagem de colocar o poder da gratidão em pratica é terminar o dia com a sensação de quem tem certeza que realizou boas coisas. Porque quando você está focando em realizar e tomas atitudes positivas tende a trair coisas boas para o seu dia a dia.

O poder da gratidão: como colocar em pratica na sua vida?

Sinceramente, foi impressionante ver como a gratidão fez com que a minha trajetória evoluísse cada vez mais. Quando se é uma pessoa grata, parece que o universo retorna essa positividade para você.

O poder da gratidão: Desafio de sete dias

Pensando nisso, eu quero fazer um convite para vocês. A partir da minha experiência ao adotar e abrir a minha vida para o poder da gratidão, eu lhe incentivo a fazer um teste muito simples pelos próximos sete dias. Você pode procurar falar com uma pessoa de confiança ou consigo mesmo antes de se deitar para dormir.

Caso você prefira fazer isso por conta própria, dá para anotar em um caderninho da gratidão, como o Raiam ensina no seu livro. Mas, como vai funcionar esse desafio? Assim, é muito simples e segue a mesma dinâmica que eu citei anteriormente.

Ou seja, você deve pensar e ser grato por três coisas que aconteceram no seu dia. Fale para uma pessoa de sua estima ou escreva em um caderno, bloco de notas ou onde preferir. Sem sombra de dúvida, você vai perceber como a sua vida vai progredir daqui por diante!

Além disso, você vai começar a se sentir muito mais realizado, feliz e interessante ao ressaltar o que de positivo lhe aconteceu nas últimas 24 horas. Sendo assim, tenha a certeza que a sua rotina será transforma e quanto mais grato mais coisas legais vão ocorrer a sua volta.

Confie e faça esse desafio pelos próximos sete dias. Você vai observar uma grande diferença no seu antes e depois ao abraçar o poder de gratidão! Venha comigo!

Você ainda pode conferir esse vídeo logo abaixo! Basta apertar o play e ouvir a mensagens quantas vezes quiser!