Sentir medo do fracasso na vida profissional é mais normal do que você imagina, principalmente em tempos de crise. Nesta hora é bom parar, respirar fundo, deixar de escutar a pressão do mundo exterior e encarar o desafio de se redescobrir profissionalmente.

A maioria das pessoas sente medo do fracasso em algum momento da sua vida. Isso é completamente normal e pode até mesmo ser o empurrãozinho que você precisava para encarar um novo começo profissional.

medo do fracasso na carreira profissional
Sentir medo do fracasso profissional é normal.

Por isso, resolvemos te ajudar a compreender melhor este momento e a encontrar soluções para alterar sua rota, seja mudando completamente seu caminho profissional ou redescobrindo uma nova maneira de fazer aquilo que você sempre sonhou.

Recomeçar e mudar seus caminhos profissionais podem ser um desafio, mas às vezes é necessário para encontrar o sucesso.

A hora da mudança: é normal sentir medo do fracasso na vida profissional

Muitas vezes, você acaba percebendo que não está feliz onde está, que simplesmente não está fazendo aquilo que gostaria ou que já deixou de amar o emprego que parecia ser o dos seus sonhos.

Pode parecer que o mundo está acabando nesta hora, mas muitas vezes isso pode ser uma grande oportunidade para rever sua carreira e sua vida profissional.

Existem inúmeros fatores que podem contribuir para alguém se sentir perdido profissionalmente. Pode ser a vida pessoal que pode complicar a profissional, pode ser a perda do interesse ou o desencanto por aquilo que se faz, ou ainda, um momento econômico desfavorável.

Tudo isso pode fazer com que sua vida profissional fique abalada e você não consiga ver a luz no final do túnel.

Sem rumo na carreira profissional
Homens de sucesso também já se sentiram perdidos profissionalmente.

Então, a solução: tire um momento para pensar naquilo que você gosta, descobrir quem você é e o que você realmente deseja para sua vida profissional.

Pense em como organizar a sua vida para que você possa sentir de novo aquele estímulo para acordar cedo e ir ao trabalho. Tudo isso pode ajudar na hora de não se sentir perdido na vida profissional.

Afinal, a vida é feita de mudanças. Às vezes precisamos encarar que não estamos felizes na nossa vida profissional e partir para uma nova oportunidade ou apenas reavaliar o modo como você vem lidando com seu cotidiano no trabalho.

Entender por que você se sente perdido na vida profissional pode ajudar a buscar encontrar aquilo que te faz feliz e reencontrar seu caminho de volta para o sucesso.

Fique tranquilo, você não está sozinho

Para encarar este momento crucial da sua vida, é necessário primeiro ter em mente que você não é o único que está passando por ele. Muitas pessoas, inclusive as mais bem sucedidas já passaram pelos mesmos problemas pelos quais você está passando agora.

Walt Disney, J.K Rowling, Steve Jobs, todos estas grandes personalidades de sucesso já estiveram exatamente onde você está. Todos eles já se sentiram perdidos na vida profissional.

Muita gente acaba entrando em depressão ou se sentindo sozinho com o desafio que é encarar o fato de que está se sentido perdido profissionalmente. Ter um hobby ou procurar se cercar de pessoas compreensivas pode ajudar.

medo do fracasso
Fique tranquilo, você não está sozinho

Algumas pessoas acreditam que estão ajudando, dando conselhos e procurando apontar um caminho pronto ou seguro que muitos percorreram. Na maioria das vezes, elas acabam mais atrapalhando do que ajudando aquele que está se sentindo perdido na vida profissional.

Nesse momento difícil, fuja de gente assim. Busque inspirações, pesquise, estude e tente reencontrar seu próprio caminho. Quem sabe aquele hobby inocente não será seu futuro ganha-pão e o emprego que fará você feliz?

Antes de seguir com o conteúdo, dê uma olhada em outros artigos relacionados ao tema:

  1.  4 passos de como ter sucesso na vida profissional
  2.  Motivação pessoal: descubra como mantê-la em alta diariamente
  3.  Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

Alguns passos para quem sente medo do fracasso na vida profissional

Mudar seu caminho e redescobrir aquilo que você precisa fazer para parar de sentir medo do fracasso profissionalmente pode ser difícil, mas seguir alguns passos com certeza tornará sua jornada mais fácil. Por isso, trouxemos algumas dicas para que você possa superar esta fase de sua vida mais tranquilamente.

Conheça e tenha fé em si mesmo para vencer o medo do fracasso

Sentir-se perdido profissionalmente pode fazer você duvidar de quem você é e de suas qualidades. Provavelmente você irá apenas ver as suas falhas e realizar suas tarefas.

Você deve confiar em si mesmo, procurar acreditar em suas virtudes e buscar melhorar como pessoa. Além disso, saber quais são seus principais interesses, o que você gosta de fazer e descobrir aquilo pelo que é apaixonado, mesmo que seja aquilo pelo qual você nunca tenha imaginado.  Eu decidi ter fé em mim quando eu abandonei a vida de funcionário público em Goiás, da qual não gostava, e criei o Movimento Freesider, um método que ensina as pessoas que se sentem sufocadas pela rotina a terem mais liberdade financeira, de tempo e de mobilidade. Conheça um pouco mais da minha história nessa entrevista.  

caminhos
Conheça e tenha fé em si mesmo para vencer o medo do fracasso

Estudar e pesquisar ajuda a avaliar qual caminho seguir para não se sentir tão perdido profissionalmente

Conhecer a si mesmo vai ajudar no caminho para sair da cilada em que você se encontra e não se sentir perdido profissionalmente.

Pesquise e estude, conhecimento nunca é demais

Enquanto estiver procurando emprego, tiver dúvidas por qual caminho seguir ou quiser realizar aquela mudança tão necessária, estude! Nada vai fazer você se encontrar como pesquisar e estudar ou realizar aquele curso de aprimoramento tão sonhado.

Conhecimento é poder e isto é o que fará você se encontrar. Não há remédio melhor para não mais sentir-se perdido profissionalmente do que uma boa pesquisa e estudo. Isso pode salvar sua vida!

Não escute todos os conselhos

Na hora em que se sente perdido profissionalmente, talvez antes mesmo de mencionar a um amigo você, já começará a receber conselhos. Sempre haverá alguém para dizer qual o melhor caminho a seguir e como proceder quando que estiver perdido.

Alguns realmente podem ajudar, mas lembre-se, este é um momento para que você se escute, para descobrir aquilo que realmente quer fazer. Muitas vezes, estes conselhos só farão com que você não escute sua voz interior.

Não escute todos os conselhos
Não escute todos os conselhos

Contudo, muitos conselhos não ajudam na hora de deixar de sentir medo do fracasso profissionalmente.

Assim, pare, pense e analise todos os conselhos que receber. Com toda a certeza só os melhores farão com que você pense e leve isso para sua vida. Já que, outros realmente só servirão para ficar no meio do caminho.

De fato, sentir-se perdido profissionalmente é algo muito assustador de se experimentar. De tal forma que você acredita que o fracasso é a única coisa que você terá pela frente. Contudo não se engane!

Certamente, a vida é cheia de possibilidades. Sentir-se perdido no campo profissional pode te ajudar a vê-las mais claramente e tornar-se a pessoa que sempre quis e precisou ser. Nesse sentido, passe por este momento, ele faz parte da vida.

Aproveite para aprender mais sobre si mesmo e sobre o mundo

Ter medo, falhar e recomeçar faz parte da vida real, sentir medo do fracasso na vida profissional também, mas você tirará isso de letra. Portanto, esteja pronto para mudar e saia de sua zona de conforto, vá rumo a liberdade.  Esse é um dos temas que abordo no meu livro “A Jornada da Liberdade”

“Acredito que o fracasso não é nada além de uma etapa do sucesso. Você fracassou em algo? Que bom. Significa que está caminhando rumo ao sucesso, afinal de contas, você aprendeu o que não fazer – e, em novas tentativas, estará mais perto de atingir o resultado esperado”.

-Fagner Borges – A Jornada da Liberdade.

Agora, veja esse vídeo bem interessante com uma técnica para eliminar todos os medos: