O conceito de resiliência de acordo com o originário da física é a capacidade de se superar e se adaptar em diversas situações de risco e dificuldade. Muitas pessoas sabem que quando colocadas a prova não podem deixar suas emoções tomarem conta.
Quando isso acontece, é bom procurar saídas, como: ir ao banheiro lavar o rosto ou respirar fundo. Esses dois exemplos citados é considerado atitudes relacionadas a resiliência. É interessante que você saiba a importância da resiliência no ambiente de trabalho, é fundamental para crescimento profissional.
Todo mundo passa por momentos complicados, seja por algum trauma, desafios e até mesmo perdas. Se você já passou por situações assim e conseguiu se recuperar e até mesmo aprender com essas experiências, mesmo que não tão boas, você pode começar a se considerar uma pessoa resiliente.
Quando se fala em resiliência não pode esquecer que também é essencial no ambiente de trabalho. As empresas, em sua maioria, preferem contratar pessoas que saibam trabalhar sobre pressão, que seja flexível e saiba resolver problemas e não criá-los. Isso mostra a importância da resiliência no ambiente de trabalho.
Importância da Resiliência no Ambiente de Trabalho
O objetivo de contratar um funcionário resiliente é saber que ele é capaz de superar obstáculos e consegue resolver todos os tipos de problemas. Essas características acabam abrindo oportunidades dentro da empresa, mas se não demonstrar ser uma pessoa resiliente, pode acabar ficando para trás. E não conseguir conquistar nada na profissão, pode causar frustrações e desânimos.
Não é difícil explicar porque isso acontece. Você deve pensar que uma pessoa resiliente consegue ser cobrado muito mais e receber vários “não”. Quem tem característica resiliente vai justamente buscar o “sim”, por isso não desanime e corre sempre atrás.
Pode ter certeza que no momento em que o país vive por falta de emprego, essa é uma atitude muito bem vista em qualquer empresa. Lembre-se sempre sobre a importância da resiliência no ambiente de trabalho e desenvolva uma excelente carreira profissional.
1- Aprenda a lidar com suas emoções
Desenvolver inteligência emocional é essencial em qualquer ambiente, principalmente quando se fala de ambiente de trabalho.
É importante que saiba lidar com suas emoções e também das outras pessoas. Expressar as emoções não é ruim, mas é preciso saber equilibrar determinadas atitudes para enfrentar tudo de forma lúcida. Quando se fala nas emoções de terceiros é dizer que saber lidar com os sentimentos dos outros faz com que crie bons relacionamentos.
2- Retire a palavra “problema” do seu vocabulário
Você deve saber resolver os problemas e não criá-los. É preciso enfrentar as dificuldades e criar oportunidades, até porque a expressão “por trás de todo problema existe uma oportunidade” é a mais pura verdade. A melhor forma de conseguir tirar de vez a palavra “problema” de uma vez por todas do seu vocabulário, é começar a pensar em coisas positivas.
Muitas pessoas não levam a sério, mas pensar só no negativo só vai atrair coisas ruins para você e, consequentemente, vai trazer problemas que terá que resolver. Então a dica é que comece a enxergar as possibilidades em torno de cada situação que aparecer.
3- Autoconfiança é a chave
Antes de encarar qualquer desafio você deve confiar em si mesmo. É preciso conhecer suas habilidades e talentos e saber como utilizar isso ao seu favor. Você precisa acreditar e ser autoconfiante que é capaz de enfrentar qualquer desafio e superar os problemas que aparecerem.
Antes de descobrir mais sobre a importância da resiliência no ambiente de trabalho, dê uma olhada nestes links. Eles com certeza irão ajudar a você no crescimento profissional:
1- 7 passos para mudar de carreira profissional
2- 6 meios para superar baixa produtividade no trabalho
3- Descubra dicas de desenvolvimento profissional
4- Reflita sobre tudo o que está acontecendo
É preciso refletir sobre tudo o que acontece ao seu redor e que possa influenciar o seu trabalho, por exemplo. Dentro de um ambiente corporativo é muito comum que aconteça muitas coisas ao mesmo tempo, seja algo positivo ou negativo. É importante que saiba separar cada situação e trazer soluções para cada dificuldade.
Mesmo que apareça vários problemas de uma única vez, o que é muito normal, é importante que saiba separar cada um deles e resolvê-los também separadamente. Isso acontece para que você encontre soluções bem eficazes para cada um dos problemas.
5- Seja bem-humorado
É normal enfrentar problemas no ambiente de trabalho, mas uma das características de uma pessoa resiliente é saber enfrentá-los com bom humor. Isso transforma o ambiente muito mais leve e mais fácil de lidar com determinadas situações. Mas é bom saber dosar e ter bom senso quando se trata do humor, para não correr o risco de se tornar inconveniente.
6- Seja sempre uma pessoa sociável
É muito importante que tente manter um ambiente agradável onde estiver. Você consegue manter esse tipo de ambiente criando bons relacionamentos saudáveis e também formando vínculos saudáveis com as pessoas. Isso deve acontecer em qualquer ambiente, mas no ambiente de trabalho uma boa relação é essencial.
Criando esses vínculos, você consegue superar as adversidades do dia a dia e ainda aprende muito mais com as outras pessoas. Lembre-se que é muito importante entender que você pode aprender com todo mundo, essa é uma experiência que não tem preço.
7- Seja flexível
Lembre-se que nada na vida é eterno e que muitas vezes é preciso realizar mudanças. Isso não é diferente no ambiente do trabalho.
Todas as coisas estão sempre em movimento, e se você resistir a essas mudanças não conseguirá se adaptar a nada que aconteça de novo em sua vida. Uma das coisas que essa falta de flexibilidade pode causar é a perda de oportunidades profissionais.
Dicas para melhorar sua resiliência no ambiente de trabalho
As empresas exigem que os funcionários estejam disponíveis e preparados para todas as dificuldades que podem surgir. Para ser valorizado dentro do ambiente trabalho é preciso enfrentar todos os desafios que surgirem. Conheças algumas dicas para desenvolver a resiliência no ambiente de trabalho:
1- Procure entender o tamanho do problema
2- Saiba separar a pessoa que é das coisas que faz
3- Procure sempre desenvolver bons relacionamentos no ambiente de trabalho
4- Procure sempre por soluções
5- Saiba lidar com suas emoções e com os sentimentos dos outros
6- Seja sempre criativo e inovador
7- Saiba valorizar suas qualidades e competências
8- Procure resolver algo antes que estoure o problema
9- Não seja alimentador de problemas, mas sim de soluções
10- Tente, sempre que possível, participar dos melhores momentos da empresa