Saiba a importância da resiliência no ambiente de trabalho

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O conceito de resiliência de acordo com o originário da física é a capacidade de se superar e se adaptar em diversas situações de risco e dificuldade. Muitas pessoas sabem que quando colocadas a prova não podem deixar suas emoções tomarem conta.

Quando isso acontece, é bom procurar saídas, como: ir ao banheiro lavar o rosto ou respirar fundo. Esses dois exemplos citados é considerado atitudes relacionadas a resiliência. É interessante que você saiba a importância da resiliência no ambiente de trabalho, é fundamental para crescimento profissional.

As empresas buscam por profissionais que saibam lidar sobre pressão e resolver problemas

Todo mundo passa por momentos complicados, seja por algum trauma, desafios e até mesmo perdas. Se você já passou por situações assim e conseguiu se recuperar e até mesmo aprender com essas experiências, mesmo que não tão boas, você pode começar a se considerar uma pessoa resiliente.

Quando se fala em resiliência não pode esquecer que também é essencial no ambiente de trabalho. As empresas, em sua maioria, preferem contratar pessoas que saibam trabalhar sobre pressão, que seja flexível e saiba resolver problemas e não criá-los. Isso mostra a importância da resiliência no ambiente de trabalho.

Importância da Resiliência no Ambiente de Trabalho

O objetivo de contratar um funcionário resiliente é saber que ele é capaz de superar obstáculos e consegue resolver todos os tipos de problemas. Essas características acabam abrindo oportunidades dentro da empresa, mas se não demonstrar ser uma pessoa resiliente, pode acabar ficando para trás. E não conseguir conquistar nada na profissão, pode causar frustrações e desânimos.

Seja um solucionador de problemas e não um causador

Não é difícil explicar porque isso acontece. Você deve pensar que uma pessoa resiliente consegue ser cobrado muito mais e receber vários “não”.  Quem tem característica resiliente vai justamente buscar o “sim”, por isso não desanime e corre sempre atrás.

Pode ter certeza que no momento em que  o país vive por falta de emprego, essa é uma atitude muito bem vista em qualquer empresa. Lembre-se sempre sobre a importância da resiliência no ambiente de trabalho e desenvolva uma excelente carreira profissional.

1- Aprenda a lidar com suas emoções

Desenvolver inteligência emocional é essencial em qualquer ambiente, principalmente quando se fala de ambiente de trabalho.

É importante que saiba lidar com suas emoções e também das outras pessoas. Expressar as emoções não é ruim, mas é preciso saber equilibrar determinadas atitudes para enfrentar tudo de forma lúcida. Quando se fala nas emoções de terceiros é dizer que saber lidar com os sentimentos dos outros faz com que crie bons relacionamentos.

2- Retire a palavra “problema” do seu vocabulário

Você deve saber resolver os problemas e não criá-los. É preciso enfrentar as dificuldades e criar oportunidades, até porque a expressão “por trás de todo problema existe uma oportunidade” é a mais pura verdade. A melhor forma de conseguir tirar de vez a palavra “problema” de uma vez por todas do seu vocabulário, é começar a pensar em coisas positivas.

Muitas pessoas não levam a sério, mas pensar só no negativo só vai atrair coisas ruins para você e, consequentemente, vai trazer problemas que terá que resolver. Então a dica é que comece a enxergar as possibilidades em torno de cada situação que aparecer.

3- Autoconfiança é a chave

Antes de encarar qualquer desafio você deve confiar em si mesmo. É preciso conhecer suas habilidades e talentos e saber como utilizar isso ao seu favor. Você precisa acreditar e ser autoconfiante que é capaz de enfrentar qualquer desafio e superar os problemas que aparecerem.

Acredite nas suas habilidades e competências

Antes de descobrir mais sobre a importância da resiliência no ambiente de trabalho, dê uma olhada nestes links. Eles com certeza irão ajudar a você no crescimento profissional:

1- 7 passos para mudar de carreira profissional

2- 6 meios para superar baixa produtividade no trabalho

3- Descubra dicas de desenvolvimento profissional

4- Reflita sobre tudo o que está acontecendo

É preciso refletir sobre tudo o que acontece ao seu redor e que possa influenciar o seu trabalho, por exemplo. Dentro de um ambiente corporativo é muito comum que aconteça muitas coisas ao mesmo tempo, seja algo positivo ou negativo. É importante que saiba separar cada situação e trazer soluções para cada dificuldade.

Reflita sobre tudo o que acontece ao seu redor, mas resolva cada um de uma vez

Mesmo que apareça vários problemas de uma única vez, o que é muito normal, é importante que saiba separar cada um deles e resolvê-los também separadamente. Isso acontece para que você encontre soluções bem eficazes para cada um dos problemas.

5- Seja bem-humorado

É normal enfrentar problemas no ambiente de trabalho, mas uma das características de uma pessoa resiliente é saber enfrentá-los com bom humor. Isso transforma o ambiente muito mais leve e mais fácil de lidar com determinadas situações. Mas é bom saber dosar e ter bom senso quando se trata do humor, para não correr o risco de se tornar inconveniente.

6- Seja sempre uma pessoa sociável

É muito importante que tente manter um ambiente agradável onde estiver. Você consegue manter esse tipo de ambiente criando bons relacionamentos saudáveis e também formando vínculos saudáveis com as pessoas. Isso deve acontecer em qualquer ambiente, mas no ambiente de trabalho uma boa relação é essencial.

Crie um bom relacionamento no ambiente de trabalho, isso é essencial

Criando esses vínculos, você consegue superar as adversidades do dia a dia e ainda aprende muito mais com as outras pessoas. Lembre-se que é muito importante entender que você pode aprender com todo mundo, essa é uma experiência que não tem preço.

7- Seja flexível

Lembre-se que nada na vida é eterno e que muitas vezes é preciso realizar mudanças. Isso não é diferente no ambiente do trabalho.

Todas as coisas estão sempre em movimento, e se você resistir a essas mudanças não conseguirá se adaptar a nada que aconteça de novo em sua vida. Uma das coisas que essa falta de flexibilidade pode causar é a perda de oportunidades profissionais.

Dicas para melhorar sua resiliência no ambiente de trabalho

As empresas exigem que os funcionários estejam disponíveis e preparados para todas as dificuldades que podem surgir. Para ser valorizado dentro do ambiente trabalho é preciso enfrentar todos os desafios que surgirem. Conheças algumas dicas para desenvolver a resiliência no ambiente de trabalho:

1- Procure entender o tamanho do problema

2- Saiba separar a pessoa que é das coisas que faz

3- Procure sempre desenvolver bons relacionamentos no ambiente de trabalho

4- Procure sempre por soluções

5- Saiba lidar com suas emoções e com os sentimentos dos outros

6- Seja sempre criativo e inovador

7- Saiba valorizar suas qualidades e competências

8- Procure resolver algo antes que estoure o problema

9- Não seja alimentador de problemas, mas sim de soluções

10- Tente, sempre que possível, participar dos melhores momentos da empresa

Lais Lopes: Jornalista carioca com experiência em assessoria de imprensa e produção de conteúdo. Proprietária da Vintage Comunicação, empresa especializada em produção de conteúdo.