O que é o pixel do Facebook? A verdade é que é muito mais simples do que a imagem que pintam por aí. Dessa maneira, no artigo de hoje, você vai saber tudo a respeito dessa incrível ferramenta. Também vai aprender como instalar o pixel do Facebook. No entanto, é preciso ter consciência da importância desse aliado do marketing digital.
O código pixel do Facebook vai ajudar você a medir a eficácia dos seus anúncios e campanhas. Atualmente, quando se ouve falar em marketing online, é impossível não pensar nas mídias sociais. O Facebook mesmo, conta com mais de 2,3 bilhões de usuários no mundo. Realmente, é impossível não pensar em utilizar uma ferramenta com tanto alcance.
Veja se essa situação é familiar: Você clica em um anúncio de tanto que eles aparecem. De alguma maneira, você sentiu-se curioso para saber do que se tratava algo que viu em tantos momentos. Pois bem. Parece algo chato, é verdade. Mas o fato é que esse tipo de publicidade melhorou os números das empresas. Ao menos, é o que apontam os números desde 2015.
Mas além de entender o que é o pixel do Facebook e como instalar o pixel do Facebook, você ainda vai conhecer a extensão Facebook Pixel Harper. Após terminar o artigo, você estará por dentro de tudo o que envolve o pixel de conversão. Em resumo, quem sabe se seus anúncios não atingirão um novo patamar?
Sendo assim, dedique um tempo para ler com calma e absorver todas as informações que serão dadas. E ainda, ao final do artigo, temos um presente muito legal para você, empreendedor. Na verdade, um presente que pode fazer com que enxergue a vida e as oportunidades de outra maneira. Boa leitura!
E então, o que é o pixel do Facebook?
O pixel do Facebook nada mais é do que um código que você coloca em sua página a fim de otimizar seus resultados. Independente de ser um e-commerce ou qualquer tipo de página, você poderá desfrutar dos benefícios. Você vai poder analisar o que seu público faz fora do Facebook. E certamente, essas informações valem ouro para todo empreendedor.
Você vai criar um pixel no gerenciador de anúncios e colá-lo no seu site. Preferencialmente, no cabeçalho. São nove estatísticas que poderão ser acompanhadas:
- Visualização do conteúdo – Visualização em qualquer página do site;
- Pesquisa – Quando o usuário utiliza a busca do site;
- Adicionar produtos ao carrinho – Toda vez que um produto é adicionado ao carrinho;
- Lista de desejos – Sempre que um item é colocado na lista de desejos;
- Processo de check-out – Quando o visitante inicia um processo de check-out;
- Informações de pagamento – Todas as informações dadas no pagamento;
- Compras – Quando o visitante adquire algo em seu site;
- Interação – O visitante preenche um formulário, envia um email, faz um download, etc;
- Registro – O usuário preenche um cadastro em sua página;
Através de informações como essas, o Facebook pode otimizar a maneira como os anúncios são exibidos. A ideia é justamente a de proporcionar uma experiência cada vez melhor. Em suma, quanto mais personalizado for seu anúncio, maiores são as chances de converter. É importante saber qual o comportamento do seu público, para entender como impactá-lo da melhor maneira.
Imagine que o pixel do Facebook vai funcionar como um informante. Alguém que traz até você, informações pertinentes sobre seu público. Como se comportam e o que buscam, normalmente. E como você já pode imaginar, a quantidade de benefícios faz com que valha à pena. Entre esses benefícios, vale destacar alguns:
Atingir as pessoas certas
É uma excelente maneira de alcançar novos cliente. Isso porque terá acesso a quem visitou sua página ou realizou algum tipo de ação. Você ainda vai poder criar Públicos Semelhantes. Essa atitude vai garantir que chegue até pessoas que tenham semelhanças com os seus melhores clientes. Expandir os horizontes é sempre muito aconselhável.
Aumentar as vendas
Como é uma ferramenta que trabalha com “previsões”, é possível fazer um direcionamento dos seus anúncios. Assim sendo, você vai conseguir chegar até as pessoas que são mais suscetíveis a realizar uma ação. No caso, uma conversão. Para isso, vai precisar apenas que você configure os lances automáticos.
Analisar resultados dos anúncios
É possível saber o desempenho exato de cada anúncio que fizer. A importância de acompanhar esse tipo de estatística, é justamente a de trabalhar os anúncios da melhor forma possível. Saber o número das suas conversões e vendas, permitirá reconhecer os pontos fortes da sua campanha. E quais são os pontos que merecem otimização, afinal.
Como instalar o pixel do Facebook?
Agora que entendeu o que é o pixel do Facebook, vamos ensinar como instalar. Lembre-se que ainda temos que falar sobre a extensão Facebook Pixel Helper. Então relaxa, para continuar a leitura com atenção. Separamos a explicação do processo de instalação em 11 passos. Assim, você pode instalar o pixel de conversão, enquanto acompanha o passo a passo em outra aba.
1 – Primeiro, acesse a página business do Facebook.
2 – No lado superior esquerdo, clique nas três barrinhas. Selecione a opção “pixel”, que poderá aparecer na primeira ou na quinta coluna.
3 – Aparecerá a tela “Crie um pixel do Facebook”.
4 – Clique em “criar um pixel”.
5 – Escolha um nome para o seu pixel e clique em avançar.
6 – Vão aparecer duas opções de instalação. Vamos supor que a escolha seja pela instalação manual.
7 – Você vai clicar em “copiar e colar código”, e vai abrir a janela com todo o código que vai utilizar em suas páginas.
8 – Clique em cima do código e cole-o em sua página.
9 – Imaginando que a opção seja o WordPress, já com a ferramenta OptimizePress instalada, na lateral esquerda clique nela e, em seguida, em Dashboard > Analytics and Tracking.
10 – Você vai encontrar onde colar o código, isto é, no cabeçalho. Para isso, cole no quadrado de cima, entre <head> e </head>.
11 – Assim que colar o código, clique em “save settings” na parte de baixo da tela.
Pronto! Você já aprendeu como instalar o pixel do Facebook. Com as informações que coletar, poderá otimizar os resultados do seu negócio digital. Você poderá aumentar as vendas de um produto, os cadastros em um site ou conquistar mais curtidas em sua fanpage. Entre outras opções, é claro. Mas já que falamos sobre fanpage, dá uma olhada nesse vídeo do Fagner Borges.
Eventos de Conversão no Facebook
Agora que aprendeu o que é o pixel do Facebook e como instalar, vamos explorar um pouco mais o assunto. Se você souber como trabalhar exatamente com o código pixel do Facebook, terá uma grande arma em mãos. O código utilizado acima, é chamado de código mãe. Ele é que foi instalado no cabeçalho da sua página a fim de mostrar as informações.
O Facebook cria, além desse código mãe, umas pequenas extensões. Essa característica faz com que a ferramenta saiba interpretar quando alguém realmente realizar uma ação. Por exemplo, vamos imaginar que toda pessoa que realizar um cadastro, será redirecionada para uma página de agradecimento. Você poderá identificar essa ação.
Poderá marcar que todas as pessoas que acessarem essa página, deverá ser contabilizado como uma ação realizada. Para que isso seja possível, você terá que instalar um evento de conversão dentro da página de agradecimento. Então, vamos a mais um passo a passo para que realize a instalação da maneira correta.
Instalação de Eventos de Conversão
Agora serão apenas seis passos:
1 – Na página de pixel no Facebook Business, na mesma janela onde copiou o pixel, copie novamente o pixel mãe todo.
2 – Vá até a página de agradecimento.
3 – Supondo que seja o OptimizePress, clique nas configurações de páginas na lateral esquerda ou “Page Settings”.
4 – Cole o código em “Other Settings”. No quadro, cole o seu pixel mãe completo, em Header.
5 – Vá novamente ao Facebook e clique em “instalar código de evento”, selecione o evento desejado.
6 – Novamente no site, cole esse evento bem abaixo do pixel mãe que foi colado anteriormente.
Pronto! Instalação concluída com sucesso. Seguindo essas dicas, você poderá acompanhar ainda mais de perto o comportamento do seu público. Já teve a sensação de que o Facebook sempre descobre o que está procurando? Saiba que este poderá apenas ser, a princípio, o pixel de conversão fazendo o seu trabalho.
Como saber se o pixel foi instalado corretamente?
Você seguiu todos os passos e está em dúvida se a instalação ocorreu da maneira ideal? Isso não precisa ser um problema. Prevendo isso – afinal, nem todos somos super entendidos de códigos – a equipe do Facebook desenvolveu a extensão Facebook Pixel Helper. Em síntese, ele vai permitir que verifique se a instalação foi feita da maneira correta.
Contudo, ele ainda identifica erros de pixel e informa como o pixel trabalhará da melhor forma para seu negócio. Você vai encontrar o assistente que deverá ser instalado no Google Chrome. A extensão Facebook Pixel Helper é muito útil, e não só para diagnósticos, como também para verificar se a concorrência também está utilizando essa estratégia do marketing digital.
Na página do Google, digite o nome da extensão. Clique na opção da página oficial. Você será redirecionado para a aba de extensões do Chrome. A página de instalação já será visualizada. Já na sua página, clique nos três pontinhos na barra superior do navegador. Você verá que o ícone já estará visível. Se tudo estiver certinho, ele vai aparecer azul ou verde.
Vale lembrar que quando aquele código mãe está instalado, as marcações “Pageviews” e “Microdata” ficam verdes. Agora, se o pixel estiver com algum defeito ou foi instalado de maneira incorreta, ela vai aparecer na cor vermelha. O erro mais comum, é o código ser instalado em outro local, ao invés do cabeçalho.
Erros de pixel do Facebook
Existem alguns erros que poderão ocorrer. Mas vamos entender o que cada uma dessas opções significa.
O pixel não carregou
Aqui, o auxiliar do Pixel encontrou algo que parece ser um código do pixel do Facebook em seu site, mas a chamada HTTP real não foi criada. Pode acontecer quando existe um erro no código ou se o pixel inicializar em um evento dinâmico. Nesse caso, a resolução será clicar no botão, enfim.
Caracteres Codificados
Aqui, o auxiliar pode ter encontrado caracteres com codificação dupla. Isso pode acontecer por causa de um sistema de CSM ou de tags codificando informações já codificadas. Por exemplo, a codificação de & em &amp;. Confirme se esses caracteres estão sendo codificados duas vezes. Você pode tentar mudar de & para &.
Não é um evento padrão
Lembra que acima falamos que existem nove padrões? Pode ser que a palavra definindo o padrão esteja escrita da maneira errada. Procure utilizar os eventos padrão para que isso não aconteça.
Pixel ativado várias vezes
Significa que o pixel com o mesmo ID e nome foi enviado diversas vezes para o Facebook. Entretanto, o evento deve ocorrer apenas uma vez após o carregamento da página de tal forma que esse tipo de erro não aconteça. Se ele for enviado com diferentes parâmetros de dados personalizados, eles deverão ser agregados em um único evento do pixel.
Identificação de pixel inválida
O ID do pixel enviado não corresponde a uma identificação de pixel conhecida no sistema. Duas opções poderão ser utilizadas para a identificação do pixel: “Localizar o pixel do público personalizado” e “Localizar o pixel de conversão”.
Não é possível localizar o catálogo de produtos
Você pode localizar o ID do catálogo de produtos na página “gerenciador de negócios”, e então em “configurações” e, em seguida, “catálogos de produtos”.
Conclusão
Antes de criar qualquer campanha no Facebook, tenha o seu pixel instalado, e use essa funcionalidade incrível da melhor maneira. Quem sabe não seja o detalhe que estava faltando para que seu negócio digital cresça cada vez mais?
Fazendo isso, seu negócio cresce, sua vida financeira melhora, e assim você pode ter a chance de comprar um apartamento na praia, realizar a viagem dos sonhos (…).
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Presenteie seu destino, se tornando o protagonista da sua vida. Bons negócios e boa viagem!