5 (100%) 1 vote

O Youtube é a plataforma de vídeos online mais popular e utilizada na atualidade. De acordo com o YouTube Insights, 95% da população dos internautas brasileiros entram no Youtube uma vez por mês. Portanto, esta é uma excelente maneira de ganhar dinheiro sem sair de casa com canal no Youtube.

Além disso, 63% dos brasileiros que fazem compras pela internet afirmam que não conseguiriam viver sem o Youtube. Informação bem impactante, não é? E não para por aí! Outros dados da própria plataforma indicam que há 94% de penetração nas classes ABC e 96% dos jovens entre 18 e 35 anos acessam o Youtube.  

Bem vindo!
Bem vindo!

A diversidade também é algo que empolga tanto o usuário quanto quem está pensando em criar conteúdo. Isso porque 30% dos internautas avaliam a plataforma como fonte de aprendizado. Enquanto 87% dos usuários acredita que o Youtube oportuniza o consumo de qualquer tipo de conteúdo, quando e onde quiser.

Portanto, aqueles que estão planejando ganhar dinheiro sem sair de casa com canal no Youtube estão no caminho certo. Afinal, é possível fazer um canal no Youtube sem gastar absolutamente nada. Isso mesmo! A plataforma oferece a chance de criação de conteúdo diversificado sem a necessidade de investimento inicial.

Mas, como fazer isso? Caso você tenha dúvidas desde a criação até a monetização do seu canal no Youtube, este artigo foi feito para você! Vamos ficar por dentro do assunto de uma vez por todas? Vem com a gente!

Como ganhar dinheiro sem sair de casa com canal no Youtube? Veja passo a passo!

Para muita gente, o Youtube é um site no qual se pode conferir diversos vídeos de modo gratuito. Para alguns, este também é um modo de trabalho, uma carreira e até um passaporte para a fama.

Isso porque muitos dos criadores de conteúdo, os famosos youtubers, acabam por se transformar em verdadeiras estrelas. Hoje em dia, os meios de comunicação até tentam surfar na onda daqueles que acumulam milhões e milhões de inscritos.

milhões de inscritos
milhões de inscritos

Mas como é possível que ganhem tanto dinheiro e atenção se ninguém paga para usar o portal? Tudo começa com uma simples atitude: criar um canal no Youtube!

Passo 1: Como criar um canal no Youtube?

Como uma conta de email do Google, você tem a chance de assistir e assinalar “Gostei” nos vídeos prediletos. Além disso, é possível se inscrever nos canais favoritos. Mas, sem ter um canal no Youtube você não terá qualquer presença pública.

Como criar canal no youtube?
Como criar canal no youtube?

Mesmo que possua uma conta do Google, é indispensável ter um canal no Youtube para encaminhar vídeos, comentários ou formar playlists. Dá para utilizar um computador ou o aplicativo do Youtube para smartphones, tablets e outros dispositivos.

Como criar um canal pessoal?

Um canal pessoal é um espaço que só pode ser gerenciado através de sua conta no Google. Vamos ao passo a passo?

1 – Efetue o seu login no Youtube.

2 – Tente fazer uma tarefa que demanda um canal, como, por exemplo, subir um vídeo ou comentar.

3 – Caso você ainda não tenha um canal, receberá a mensagem para fazer o seu.

4 – Veja as informações básicas (nome completo e foto de perfil) e confirme para criar o seu próprio canal.

Como criar um canal com um nome de empresa ou outro nome?

Para ganhar dinheiro sem sair de casa com canal do Youtube, dá também para fazer um canal de uma empresa ou marca. Sendo assim, essa conta pode ser gerenciada por você e outras pessoas! Vamos conferir o passo a passo?

1 – Faça o seu login na plataforma.

2 – Entre na sua lista de canais.

3 – Selecione entre criar um novo canal ou utilizar uma marca já existente.

4 – Para criar um novo canal, clique em Criar um novo canal. Caso contrário, você pode desenvolver um canal em uma conta de marca que já administrada por sua conta, assinalando a conta de marca na lista.

5 – Se, porventura, já esteja ligada a algum canal, você não será capaz de criar um novo. Senão, é só marcar a conta da marca na lista para ser enviado ao canal conectado.

6 – Coloque os dados para selecionar o nome do seu canal e fazer a verificação de disponibilidade. Tudo certo? Posteriormente, é preciso apertar em concluído para criar a conta do seu negócio.

Passo 2: Como preparar o seu vídeo?

Para quem quer saber como ganhar dinheiro sem sair de casa com canal no Youtube, é indispensável preparar o vídeo adequadamente. Como assim? Bom, você precisa elaborar um conteúdo de acordo com as características do seu público-alvo, visando facilitar a conversão de venda.

Público-alvo

Conhecendo as características da sua plateia, você poderá se adaptar às necessidades e vontades. Portanto, se torna mais fácil até descobrir as melhores maneiras de desenvolver o seu roteiro de gravação, a postura, o tom de voz e até a duração do material.

Detalhes fundamentais
Detalhes fundamentais

Todos esses detalhes são fundamentais para que você tenha boa aceitação com o seu mercado-alvo. Hoje em dia, você pode efetuar a gravação com smartphones, câmeras digitais, filmadoras e equipamentos tanto amadores quanto profissionais. Por isso, é de vital importância conhecer todas as facetas de quem vai lhe assistir.

Ganhar dinheiro sem sair de casa com canal no Youtube pode requerer pouco ou muitos cuidados. Isso tudo depende de sua ideia para o canal e a capacidade de investimento. Mas, o áudio e vídeo necessitam ser de boa qualidade para que a mensagem seja transmitida de maneira adequada, né?

Roteiro

Inicialmente, o ideal é que você monte um roteiro com as suas falas para não deixar tudo por conta do improviso. Essa é uma condição obrigatória, sobretudo, para aqueles que estarão defendendo os interesses de uma marca e/ou empresa. Basicamente, o roteiro é a sequência de tudo o que você pretende falar no vídeo.

Edição

E, depois de gravar? Bom, você precisa tirar os erros, ajustar tudo e deixar o material bem redondinho. Porém, você também fará a edição? Essa não é uma tarefa das mais simples e demanda alguma experiência para usar com destreza e agilidade os programas de edição.

Como editar o vídeo?
Como editar o vídeo?

Atualmente, há diversas opções para principiantes, experientes e profissionais. Você pode usar o Adobe Premiere, Final Cut Pro, Camtasia Studio, Sony Vegas e até o Movie Maker para conteúdo amador, além dos aplicativos destinados aos dispositivos móveis.

Vale lembrar que você também pode editar os seus rascunhos (vídeos não publicados) na própria plataforma. Ao clicar no seu perfil, você encontra o estúdio de criação – Gerenciador de Vídeos. Portanto, você terá a chance de realizar os últimos ajustes e até colocar trilha sonora sem direitos autorais antes da publicação.

Passo 3: Como publicar um vídeo no Youtube?

Como ganhar dinheiro sem sair de casa com canal no Youtube passa pelo envio de um vídeo, obviamente. A boa notícia é que isso é bastante simples! Vamos?

1 – Você terá de fazer o login na sua conta e clicar no item “Enviar”, na parte de cima da sua tela a direita.

2 – Na página seguinte, você poderá clicar na setinha branca a fim de escolher o conteúdo que deve ser enviado. A partir daí, você deve arrastar e soltar os itens pretendidos.

3 – Em seguida, você será encaminhado para a parte da Biblioteca, Vídeos. Portanto, o seu vídeo começará a ser carregado prontamente!

4 – Se for o seu desejo, você pode personalizar e configurar o seu vídeo. Tudo pronto? É só clicar em publicar!

Passo 4: Como monetizar o seu vídeo?

Trabalhar com anúncios é somente uma das maneiras de como ganhar dinheiro sem sair de casa com canal no Youtube. Até aqui, você descobriu como criar o seu canal, planejar e publicar o seu material. Este é o momento de saber o que fazer para lucrar em cima do seu conteúdo. Vamos lá?

Propaganda

Diferente do que muita gente que quer ganhar dinheiro sem sair de casa, a propaganda transmitida ao longo de vídeos não é o modo mais lucrativo. Como assim? A publicidade não dá um retorno tão elevado aos criadores.

Anúncios no youtube e aê?
Anúncios no youtube e aê?

Além disso, o valor por cada mil visualizações gira em torno de 1 até 5 dólares. E não para por aí! Porque o Youtube ainda retém metade desta quantia. Os anúncios são rentáveis para conteúdos extremamente famosos e acima de um milhão de visitas. Esses “virais” podem gerar até 5 mil dólares.

Hoje em dia, diversos youtubers brasileiros possuem vídeos com mais de 25 milhões de visualizações. Esses números expressivos são conquistados facilmente por canais, como o administrado por Whindersson Nunes. O canal de Whindersson tem mais de 25 milhões de seguidores no seu canal.

Contribuições e conteúdo exclusivo

Uma maneira não muito difundida de como ganhar dinheiro sem sair de casa com canal no Youtube é a arrecadação. Esse é um tipo de mecenato digital, algo realizado pelas plataformas de arrecadação de doações.

Ou seja, o Youtuber pede apoio de seus seguidores. Caso o seguidor realmente simpatize com o conteúdo, ele pode se transformar em um patrocinador / apoiador.

Com quantias pequenas ou altas, o usuário pode doar tanto por vídeo quanto por mês para que seu Youtuber favorito possa se dedicar ao canal.

Mas, será que existe contrapartida? Sim, diversos youtubers fornecem conteúdos diferenciados ou canais de comunicação exclusivos. Por exemplo, os apoiadores podem receber os vídeos com antecedência, participar de grupos fechados e/ou encontros on / offline.

Redirecionamento de público

Essa é uma tática realmente importante para quem faz avaliam de produtos. Dos mais variados setores, você pode adotar essa fórmula para aumentar os seus ganhos.

Além disso, algumas companhias oferecem os produtos para serem usados, testados e recomendados por Youtubers. Na descrição, você pode colocar um site para adquirir a mercadoria e até uma promoção exclusiva aos seus seguidores.

Sempre que a compra é fechada, você consegue uma parte do valor. Em compensação, as marcas conseguem impulsionar as suas vendas devido a popularidade dois criadores de conteúdos. É uma aplicação daquele ditado: “uma mão lava a outra”, né?

Utilização de produtos e marcas

Esse tópico pode se assemelhar com o anterior, porém, é um outro método de como ganhar dinheiro sem sair de casa com canal no Youtube. Não se trata de uma permuta, não!

As marcas, empreendimentos e lojas pagam muito bem para que youtubers com muitos seguidores e visualizações usem e mostrem seus produtos. Ficou interessado? Calma, existe um método ainda mais lucrativo!

Conteúdo patrocinado

As companhias podem até sugerir que sejam realizados conteúdos a respeito de seus produtos e serviços. Portanto, o Youtuber tem a chance de receber uma quantia para efetuar esse trabalho patrocinado.

De acordo com reportagem do portal de informações da Rede Globo, o G1, esta é a maneira com que os produtos de vídeos mais faturam nos dias de hoje. Porque dá para receber até 12 vezes mais do que o faturamento mensal com anúncios.

Essa informação até pode parecer estranha, só que é verídica. Essa condição pode até impactar na excelência do conteúdo, pois, o Youtuber pode não saber como dar sua opinião verdadeira.

A recomendação daqueles que atuam no ramo há mais tempo é fechar contrato apenas com quem concede liberdade para trabalhar. Ou seja, trabalhe em conjunto somente com companhias que tenham a ver com seu público e pensamento.

Deste modo, você continua realizando conteúdo de acordo com a sua vontade, sem deixar cair a qualidade. Além disso, você minimiza as chances de oferecer um produto que não se adeque as necessidades e vontades do seu público-alvo.

Vale salientar que já existe um projeto de lei que pretende regulamentar a profissão de Youtuber no país. Portanto, se você está pensando em como ganhar dinheiro sem sair de casa com canal de Youtube deve ficar de olho na proposta do deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE).

Profissão Youtuber
Profissão Youtuber

Além disso, o texto fala de horas extras, intervalo para refeição e condição adequada de serviço. No entanto, essa proposta se refere somente aqueles que utilizam a plataforma do Google e deixa de fora criadores de conteúdo no Facebook, Instagram e Vimeo. No momento, a proposta continua a espera para entrar em votação.