Rate this post

Ter um trabalho extra pode se mais simples do que você pensa.

Geralmente quando as pessoas precisam de um dinheiro extra, elas tendem a reduzir os gastos para poupar mais. Tentam mudar de emprego, fazer hora extra, ou pedir um aumento.

Homem pensando onde vai encontrar um trabalho extra para aumentar a renda
Homem pensando onde vai encontrar um trabalho extra para aumentar a renda

No entanto, o que pode ser feito para ter dinheiro sobrando, é encontrar novas fontes de renda extra.

Por isso, se você não está pronto para procurar um trabalho melhor, ou mudar de cargo nesse momento, ainda assim, você pode ter uma nova fonte de renda extra.

E o melhor é que com o trabalho extra, você pode definir sua programação, proporcional ao aumento de seus ganhos.

E existem muitas maneiras diferentes de trabalho extra. Algumas delas, você verá neste artigo.

Você pode ter um trabalho extra

Reclamar de políticos, da economia, do país, do chefe, do baixo salário e de tantas outras coisas é um hábito comum de pessoas que gostariam de ter uma renda maior, do que o salário que estão ganhando.  

Mas, como você sabe muito bem, reclamar não leva ninguém a lugar algum. Por isso, assumir a responsabilidade e controle das suas decisões, inclusive financeira, é a melhor maneira de mudar seu estilo de vida.

https://www.youtube.com/watch?v=ixXc4fIueqY&t=36s

A economia, os políticos e o chefe, realmente interferem no valor que você ganha e na quantidade que você gasta. Mas, afinal, o que você tem feito para mudar isso?

Mesmo em períodos de crise, centenas de brasileiros têm prosperado, aumentado a renda e elevado o padrão de vida. E isso acontece, simplesmente, porque estão abertos e dispostos a aproveitar novas oportunidades.

Oportunidades para ter um trabalho extra são abundantes para pessoas de todos os níveis de experiência, inclusive para trabalhar em casa.

O trabalho extra não precisa ser algo totalmente diferente do que você faz. Ao contrário, a ideia é transformar aquilo que você já gosta de fazer, um hobby, por exemplo, em trabalho.

Ter uma renda extra, um trabalho extra é uma decisão sua. Por isso, trouxe 15 oportunidades que você aproveitar para trabalhar em casa.

1 – Revenda de produtos importados

A revenda de produtos importados é uma solução para quem busca um trabalho extra. Isso porque é possível vender em casa ou no trabalho.

Além disso, você pode usar as mídias sociais como, Facebook e Instagram, para divulgar seus produtos para pessoas da sua cidade e que moram perto da sua casa.

O investimento será apenas com a compra dos produtos. E você pode comprar roupas de marca, calçados, perfumes famosos, peças automotivas, suplementos, maquiagem, acessórios, e muitos outros produtos.

Escolha as mercadorias com potencial de venda, esteja atento à procedência dos produtos e comece a revender.

2 – Invista em um Dropshipping

O dropshipping consiste em receber as ordens de serviço (vendas) online e encaminhá-las ao fornecedor, ou seja, o parceiro dropship, que por sua vez envia o produto para o seu cliente em nome da sua empresa.

Essa opção é ideal para pessoas que querem um trabalho extra online, mas não têm tempo para comprar os produtos, ou não querem se preocupar com estoque.

Uma das inúmeras maneiras de ganhar dinheiro trabalhando em casa
Uma das inúmeras maneiras de ganhar dinheiro trabalhando em casa

Um exemplo, é a startup Midhaz. Uma plataforma que disponibiliza uma variedade de produtos para venda online, e você investe apenas na plataforma.

Ou seja, você não precisa ir atrás de fornecedor, se preocupar com logística da loja. Você compra o plano, escolhe os produtos para vender, e divulga seu site. Toda a logística é por conta da plataforma.  

3 – Trabalhe como afiliado

Afiliado é um profissional semelhante a um representante. Isso quer dizer que, o afiliado promove, divulga e vende produtos de outras pessoas. E a cada venda ele recebe uma comissão.

Existe um grande mercado online de venda de produtos digitais. Isso inclui cursos, e-book, treinamentos, livros e podcast.

A principal plataforma de venda de produtos digitais, que você pode se afiliar e ganhar uma renda extra, trabalhando em casa, é a Hotmart.

Na plataforma, você escolhe os produtos que mais se identifica e faz publicações e anúncios, usando suas redes sociais, para vender.

4 – Anuncie no Facebook

O Facebook é uma ferramenta excelente para usar como um trabalho extra. Isso porque, a mídia oferece a oportunidade de fazer anúncios de produtos.

Você pode aprender fazer anúncios, para ganhar dinheiro como afiliado, para o e-commerce dropshipping, para vender produtos físicos. Além disso, você pode ainda fazer anúncios para outros negócios.

Muitas pessoas usam o Facebook para anunciar produtos, no entanto, poucas entendem de vendas e tráfego.

Você pode aprender essas especificidades, importantes para esse trabalho extra, e cobrar uma comissão por venda, ou receber uma porcentagem do valor que é investido.

5 – Trabalhe com seu carro

Uma pesquisa realizada em 12 capitais do país, evidenciou que o transporte por aplicativo, já é o segundo mais usado por brasileiros. Está a frente de ônibus e metrô.

E em cidades pequenas também há demanda de transporte por aplicativo, e você pode usar seu carro como ferramenta de trabalho extra.

Exemplo de carro direcionado para trabalhar com carona
Exemplo de carro direcionado para trabalhar com carona

Entre os aplicativos mais usados estão Uber, 99 e Cabify. O melhor é que você pode fazer parte dos três aplicativos.

6 – Faça um eBook

Um eBook é simplesmente uma versão digital de um livro físico projetado para ser lido em um computador, smartphone, tablet ou um leitor eletrônico.

Você pode escrever um eBook sobre qualquer assunto. Pode ser instruções para adestrar cães, receitas, dicas de oratória, enfim, milhares de opções.

Para aproveitar o eBook como uma oportunidade de trabalho extra, você precisa apenas, identificar uma área de conhecimento, que você tenha domínio, e escrever sobre isso.

Ou seja, você pode vender seu conhecimento através de um livro online. O custo de produção é baixo, e você pode ainda liberar seu e-book para que outras pessoas possam também vendê-lo.

7 – Grave vídeos para o YouTube

Um canal no YouTube, oferece muitas oportunidades de renda extra, trabalhando em casa. E o melhor é que qualquer assunto pode se pauta para um vídeo no YouTube.

Gravar vídeos para o YouTube pode ser uma excelente estratégia de trabalho extra.  A renda, proveniente do trabalho extra no YouTube acontece por meio da criação de vários fluxos de receita que ajudam você a ganhar dinheiro.

A primeira maneira de ganhar dinheiro no Youtube é sendo um parceiro do YouTube. Assim você ganha dinheiro com anúncios.

Além disso, você pode ganhar uma renda extra no YouTube, vendendo produtos ou mercadorias. Ou trabalhando com marcas, como influenciador ou afiliado.

O YouTube disponibiliza material de criação de conteúdo e geração de receita.

8 – Seja um consultor

Você tem bons resultados no trabalho e sabe como fazer esses resultados em outras áreas? Então, seu trabalho extra pode ser como consultor.

O trabalho extra como consultor exige apenas seu conhecimento e experiência. Identifique sua área de especialização, seja honesto sobre onde estão seus pontos fortes e seus conhecimentos.

Estabeleça metas para seu desenvolvimento como consultor e busque certificações. Afinal, como consultor, é crucial manter-se atualizado e competitivo em seu nicho, e as certificações são uma forma concreta de demonstrar sua motivação.

Faça um site e utilize as mídias sociais para se promover.

9 – Ofereça treinamentos

Sua experiência no trabalho proporcionou credibilidade e eficiência em alguma área específica do seu nicho? Você tem um hobby e sempre recebe elogios por sua habilidade e competência?

Mais uma vez seus conhecimento pode ser o instrumento principal do de um trabalho extra. Preste mais atenção em suas aptidões e ofereça treinamentos para que outras pessoas também consigam melhorar.

Os treinamentos como trabalho extra, podem ser oferecidos presencial, ou até mesmo online.

10 – Monetize suas redes sociais

Provavelmente você tem conta no Facebook e no Instagram. Comece a pensar em maneiras de transformar essas ferramentas de entretenimento em um trabalho extra.

De que maneira você pode contribuir para o conhecimento, a saúde, a alimentação, o bem-estar das pessoas?

Muitas pessoas acham que você precisa de centenas de milhares de seguidores para ganhar dinheiro nas redes sociais. Mas isso, não é verdade.

As marcas estão cada vez mais buscando qualidade em vez de quantidade, isso significa que elas preferem pagar por um público menor de seguidores engajados ou de nicho.

Comece a usar suas mídias com estratégia para entregar valor para as pessoas que te acompanham.

Quanto mais valor você entregar na sua mídia, maior será o engajamento, o número de seguidores e a renda extra.

11 –  Teste aplicativos ou sites

Todo site, aplicativo e plataforma deve ser testada antes de ir ao ar. E muitos deles pagam pessoas para testar as funcionalidades e ferramentas.

E você pode usar seu tempo livre, para testar sites e aplicativos como um trabalho extra. Normalmente você recebe um conjunto de tarefas para trabalhar em um site ou aplicativo.

Homepage de um teste de sites e aplicativos
Homepage de um teste de sites e aplicativos

Para alguns trabalhos, enquanto estiver trabalhando nas tarefas, o microfone e a tela serão gravados para que você possa expressar suas opiniões em voz alta e dar feedback.

O Enroll, por exemplo, não exige microfone. Enroll contêm tarefas simples, pedindo que você compare duas páginas da web ou clique em algum lugar em uma página da web.

Ou seja, você consegue trabalhar em casa no seu tempo livre. Um desses sites é o Inscreva-se.

12- Teste produtos

Assim como sites, todo tipo de produto também é testado a todo tempo. E você pode receber uma renda extra, testando esses produtos.

No site Cash Crate, por exemplo, você experimenta produtos e serviços gratuitamente e recebe por isso.

Página destinada ao teste de novos produtos em troca de remuneração
Página destinada ao teste de novos produtos em troca de remuneração

Você também pode ganhar dinheiro no Cash Crate usando referências. Funciona assim, a cada novo usuário que você se refere ao serviço, você receberá uma pequena quantia para pesquisas que eles preenchem.

13 – Trabalhe como ghost writers

Os ghost writers ajudam os outros a produzir conteúdo. Desde livros a memorandos, passando por posts de mídias sociais, posts de blog, white papers, análise de pesquisa e até políticos.

Seja qual for o gênero de escrita que está sendo publicado, há a oportunidade de trabalho extra como ghost writers.

No 99freelas, você encontra várias oportunidades de redação para blogs e postagens em mídias sociais.  

14 – Faça declaração de imposto de renda

Fazer declaração de imposto de renda é um empecilho para muitas pessoas, pois gera muitas dúvidas. E realmente, é um processo que exige atenção.

No entanto, você pode aprender a fazer sua própria declaração, e ainda oferecer esse serviço. Conseguindo assim uma alternativa de trabalho extra.

15 – Tenha um blog

Você pode ter um blog voltado para qualquer grupo de pessoas. E por isso, pode falar sobre qualquer assunto.

É bom ter um blog como um trabalho extra, pois você pode ter várias fontes de renda no mesmo blog. É possível, conseguir uma renda extra através do blog é com anúncios, de link de afiliado, por indicação de marca, e inclusive vender seu próprio eBook.

Ter um blog é com certeza uma das melhores maneiras de conseguir uma renda extra. Por isso, separamos mais três artigos que podem te ajudar a iniciar o seu blog para trabalhar em casa:

1 – 10 dicas para criar um blog do zero

2 – Ganhar dinheiro em casa com blog – Guia Definitivo

3 – Como ganhar dinheiro com blog e ainda se divertir

Seu trabalho extra deve ser escolhido. Não inicie uma atividade extra, pensando apenas no dinheiro, coloque metas e sonhos.

Realize uma atividade que você gosta e que será prazerosa. Invista seu tempo em um trabalho que seja bom.

Vantagens de ter um trabalho extra

Trabalhar por horas a fio pode ter consequências para sua saúde. No entanto, considerando que você não está assumindo mais responsabilidades do que você pode lidar, o trabalho extra é um energizante para sua vida e sua saúde.

O trabalho extra ajuda a se desligar do trabalho principal, aumentar a renda no final do mês, ter uma poupança, investir em seu desenvolvimento pessoal, mas o principal, é a possibilidade de trabalhar com algo que você realmente gosta.

Com um trabalho extra que você gosta, é mais fácil sentir-se motivado a trabalhar em direção a metas. Realidade que nem sempre seu trabalho de período integral proporciona.

Para inspirar sua caminhada rumo ao trabalho extra, conheça o Livro A Jornada da Liberdade. Saiba como é possível parar de sofrer por falta de tempo e dinheiro.