No marketing digital um aspecto característico que determina o sucesso de vendas de um produto está ligado a definição sobre o que é uma oferta irresistível e como ela envolve o cliente.
A oferta irresistível é o que atrai as pessoas para a tomada de decisão e execução da compra. Cada promoção de venda no vídeo de vendas ou em webinários é moldada para atender uma necessidade da demanda. Contudo, existem alguns atributos que são utilizados como um roteiro de uma oferta irresistível.
Essas propriedades essenciais são adaptadas para cada nicho de produto como, saúde, bem-estar, empreendedorismo ou investimento e funcionam como o guia definitivo para construir uma oferta irresistível.
No entanto, confiar apenas no script e deixar que as vendas sejam o resultado da utilização de um roteiro de uma oferta irresistível pode não ser a melhor decisão. Já que a construção de uma oferta irresistível demanda conhecimento sobre o negócio e autenticidade de informação.
A oferta irresistível, é uma oportunidade que a audiência enxerga de realizar uma troca. Desde que, seja benéfica para ela e que se enquadre às suas possibilidades disponíveis, como dinheiro e tempo.
Identificar como criar uma oferta vai além do que se espera como um roteiro de uma oferta irresistível. São detalhes sobre o que está sendo ofertado que devem se conectar com a audiência, através da realização de um desejo ou da solução para algum problema.
A oferta irresistível é a que de fato entrega além do que a audiência busca, é maior que o conteúdo e superior ao produto em si. Ela exalta a situação atual da pessoa e convence de que a tomada de decisão não pode ser adiada.
1 – Promessa
Toda oferta irresistível exprime a intenção de aumentar o número de vendas. E a conversão só acontece quando a audiência toma conhecimento sobre o que é oferecido. Ter um compromisso com as pessoas, e mostrar a promessa do produto é o primeiro sinal com o internauta que pode assegurar o sucesso da oferta.
A atração do público se dá a partir da promessa, e esta, pode ser com objetivo de atender um desejo ou uma necessidade.
Conhecer as dores, necessidade e desejos da audiência é, portanto, o material que você vai utilizar para iniciar o desenvolvimento de uma oferta irresistível. Entender o que o público quer ou precisa é o que sustenta a promessa e complementa o guia definitivo para construir uma oferta irresistível.
A promessa pode ser construída baseada em duas finalidades distintas. A primeira opção é embasar em uma oferta de aspiração, como por exemplo, aprenda como se tornar mais produtivo. Neste caso, o desejo de ser mais produtivo prevalece e se conecta com a vontade do público.
A segunda maneira de sustentar a promessa é desafiando o senso comum, por exemplo, seja mais produtivo trabalhando apenas 3 horas por dia. A tendência é que esta segunda frase chame mais atenção da audiência. No entanto, só pode ser utilizada, quando você sabe exatamente como alcançar esse resultado.
Criar uma promessa relacionada ao momento em que a audiência se encontra é o primeiro passo em direção o guia definitivo para construir uma oferta irresistível. E este compromisso deve ser claro e direto, porém, é fundamental que pareça inalcançável.
A promessa que parece utópica e impossível de ser realizada funciona como uma isca que irá manter a audiência interessada em saber mais sobre o conteúdo e como é possível alcançar esse objetivo.
2 – Plausibilidade
A promessa utópica e improvável de acontecer dá resultados através da legitimidade. Quando uma oferta é inacreditável, as pessoas buscam por uma explicação, e em contato com a justificativa, com os exemplos e o motivo da promessa, elas se sentem seguras para acreditar no que foi prometido.
Dar plausibilidade para a promessa, mostrar a solução de um problema ou a realização de um sonho, faz parte do processo sobre o que é uma oferta irresistível e como gerar conversão. Provar que funciona é uma ferramenta de convencimento que caracteriza uma oferta irresistível.
Existem duas possibilidades de demonstração de plausibilidade. Uma é através de lógica, diante disso, é preciso mostrar como funciona a estratégia, utilizar dados estatísticos, pesquisas ou qualquer outro meio de informação suficiente para comprovar a legitimidade do produto.
A segunda opção é por meio de provas sociais. Esta geralmente cativa mais o público, porém é necessário cases e depoimentos de pessoa que já investiram no curso e que estão satisfeitos com os resultados.
Comprovar a veracidade e a eficiência do produto ajuda a audiência a compreender e notar a importância para o que está sendo ofertado. Além de, alinhar a necessidade do público com uma solução pronta e existente.
3 – História
Um atributo indispensável para uma oferta irresistível é ter uma história que se conecte com a audiência. A construção da história torna-se ainda mais necessária em vídeos de venda e webinários pois, além de passar mais credibilidade para a pessoa, funciona também, como mais uma maneira de prender a atenção de quem assiste.
Quanto mais tempo uma pessoa investe assistindo uma oferta, maior é a probabilidade de conversão. E utilizar história é uma maneira de fazer com que o público fique por mais tempo conectado com a promessa, até porque, não é um hábito comum as pessoas saírem no meio da história.
Encontrar o que é uma oferta irresistível e o roteiro para a construção da história, é fundamental para que o público se enxerga na situação descrita. Histórias de superação, de tomada de decisão e de saída da zona de conforto agregam como uma fonte de inspiração para a audiência.
A compatibilidade, mostrando ser possível superar medos e enfrentar a comodidade, incentiva às pessoas a fazerem o mesmo. Por isso, as histórias apresentadas em ofertas irresistíveis são desenvolvidas de modo a diminuir a distância entre o desejo e a conquista e aproximando o público do produtor.
Sabendo o que é uma oferta irresistível e que a história faz parte disso, outra característica indispensável no relato, para conter o interesse das pessoas com a promessa é a utilização de detalhes. As histórias bem detalhadas passam, naturalmente, mais verdade, credibilidade e se conectam com o outro.
Uma história bem contada, ideal para auxiliar no processo de como criar uma oferta, deve ter:
1 – Procedência apresentada através de detalhes
2 – Plausibilidade comprovada por meio de exemplos
3 – Conexão com a audiência.
Estes três fatores presentes em uma história são suficientes para cumprir com o esperado sobre o que é uma oferta irresistível.
4 – Conteúdo
Agora que sua audiência está atenta a promessa realizada no início do vídeo, tem conhecimento sobre sua história, já detém uma noção de como é o processo apresentado, agora sim é o momento de entregar um conteúdo.
O conteúdo, no vídeo de vendas, funciona como uma prévia em relação ao restante do material. E entregar informação de qualidade faz parte para que a oferta irresistível seja de fato, poderosa e gere conversão.
A intensidade de conteúdo é proporcional a qualidade do lead. Quando o público está tendo o primeiro contato com o assunto, ou conhece muito pouco sobre a temática o mais apropriado é que o conteúdo seja denso e cheio de sacadas de fácil aplicabilidade.
A revelação de um material interessante e que funcione é uma garantia de comprometimento e empatia com a audiência. Assim sendo, vale a pena dividir além do que é aguardado pelo público.
Por outro lado, quando a audiência já está inteirada sobre o assunto, acompanha outras publicações e fontes de divulgação, o conteúdo pode ser mais direcionado a oferta. Aqui, falar sobre as vantagens e possibilidades do produto, não tem muito impacto, uma vez que o lead já acompanha o material.
O sentido sobre o que é uma oferta irresistível, está associado ao movimento de troca com a audiência, que acontece na oferta com um todo. E através da entrega do conteúdo fica mais nítido para o público a importância do material e como o produtor se importa com ele, gerando assim, uma afeição e um sentimento de retribuição.
5 – Ofertando seu produto ou serviço
O roteiro de uma oferta irresistível é montada para que durante todo o vídeo as dúvidas e possíveis objeções sejam sanadas. Especialmente na parte final do vídeo, logo após a entrega do conteúdo é o espaço que você utilizará para fazer a oferta.
Esta etapa, conhecida como aterrissagem, é utilizada como a transição entre o primeiro contato com o conteúdo e a oportunidade de compra. É o fechamento sobre a validação da experiência com produtor e do primeiro contato com o material. O foco agora é, mostrar a oportunidade e fazer uma oferta irresistível.
Este é o momento de enaltecer seu produto, mostrar à audiência todo o potencial de transformação e como ela pode se beneficiar do conteúdo presente no material. Mostrar as vantagens de realizar o curso online e reafirmar os exemplos que funcionaram.
Determinante sobre o que é uma oferta irresistível é, falar como funciona a dinâmica do produto, se são vídeos, áudios, ou textos, como a pessoa tem acesso ao conteúdo e todos os detalhes relacionados a utilização do material.
Também é importante explicar de maneira eficiente as possibilidades de pagamento e oferecer opções para que a pessoa se sinta mais segura. Outro ponto que caracteriza uma oferta irresistível, é entregar um bônus para quem efetivar a compra. Este pode ser, uma vídeo-aula extra, um e-book, ou outro material que tenha relevância para a audiência.
Ainda assim algumas pessoas podem se sentir inseguras com a compra online, por isso, ofereça uma garantia de uso. Tranquilize a pessoa para efetivar a compra e se comprometa em devolver o dinheiro se ela não gostar do produto.
6 – Call to action
A chamada para a ação está dentro de uma sequência ideal, segundo o que é uma oferta irresistível e tem como objetivo indicar ao usuário qual o próximo passo deve ser realizado. Além disso, deve conter a proposta de valor da oferta e mostrar o benefício depois do clique.
Uma oferta irresistível faz com que o público tenha a decisão de compra. A chamada para ação é um momento utilizado não apenas para convidar a pessoa a realizar a compra, mas é também aproveitado para passar ao público a mensagem que você já cumpriu sua parte.
Nem todas as pessoas que acompanham a jornada de compra vão necessariamente comprar, mas é importante deixar claro que a opção pela não compra do produto também terá impacto na vida dela. Ainda que não seja visível no momento, ou leve alguns meses ou até anos a escolha por permanecer na comodidade também terá as consequências.
É importante mostrar que a decisão de compra é a melhor opção, mas isso deve ser feito de maneira segura para que não passe a impressão de desespero para vender. É preciso que você assegure a relevância que o produto tem sobre a vida das pessoas, mas que a decisão de compra seja de cada um.
O que é uma oferta irresistível
A definição sobre o que é uma oferta irresistível e como criar uma oferta dependem não apenas de um roteiro de uma oferta irresistível, mas sim de várias outras informações que se conectam com a audiência e são capazes de salientar um desejo ou necessidade pela compra.
A oferta irresistível é aquela que a audiência não enxerga outra possibilidade a não ser fazer a compra do produto. A estrutura de uma oferta para se tornar irresistível depende de uma sintonia entre tudo o que é abordado desde a proposta inicial até a chamada para ação.
O que é uma oferta irresistível está relacionado a oportunidade de entregar um material que possui mais valor para a audiência do que ela tem para você. Quem sabe como criar uma oferta irresistível agrega valor na oferta e apresenta vantagens, benefícios, experiência, garantias, preço e o próprio produto de modo que a audiência sinta necessidade de comprar.
O mercado de infoprodutos está aberto para a criação de novos produtos para os mais variados nichos, o empenho, dedicação para a criação de um infoproduto e o material de venda não são suficientes para o sucesso.
Outro ponto determinante para a efetuação das vendas é o trabalho de marketing digital, que também demanda tempo e dedicação. Mas, é possível aprender quais estratégias de marketing usar para garantir o sucesso de vendas do seu produto.
A Jornada da Liberdade, por exemplo, é um evento online e gratuito que conta com um material direcionado para o uso de ferramentas de venda no mercado digital. Conhecer o processo de divulgação da sua oferta é crucial para obter um desfecho de sucesso no processo de vendas.