Você atende a um telefonema e é alguém solicitando uma reunião, mas, quando chega o dia, você se esqueceu dela completamente. Seu chefe manda um e-mail lhe avisando os deadlines dos projetos e eis que, mais uma vez, sua cabeça insiste em brigar contra você. Pois é, esses esquecimentos são pura e simplesmente falta de organização com seus compromissos.
Então, que tal acabar de vez com essa história de esquecimento? Afinal, isso, a longo prazo, não vai pegar bem para você, não é mesmo? A gente perdoa uma ou duas vezes, mas constantemente… Fica difícil te ajudar!
Pensando nisso, que tal descobrir algumas das nossas infalíveis técnicas de organização de compromissos no trabalho? Com elas, sua vida ficará bem mais organizada e, como resultado, você não irá se esquecer de mais nada. Ou seja, é abraçar essas dicas e permitir que sua vida se transforme com elas!
1) Organize suas atividades e tarefas
Primeiro passo das nossas técnicas de organização de compromissos no trabalho é organizar todas as suas obrigações. Então, separe suas atividades e tarefas, colocando as devidas observações ao lado delas, como, por exemplo, o horário e o tempo previsto a ser dedicado.
Feito isso, você terá a plena consciência do que resta fazer. E, ainda, você saberá se uma atividade irá impactar a outra, fazendo os remanejamentos necessários. Por exemplo: já pensou se você marca uma reunião de um período bem no dia da entrega final do seu projeto? Pois é, ao organizar os seus compromissos, a probabilidade de ocorrer esse tipo de imprevisto será minimizado.
2) Priorize seus compromissos
Feita a primeira das nossas técnicas de organização de compromissos no trabalho, o passo dois é priorizá-los. “E como fazer isso?” – você deve estar se perguntando. Fácil! Há diversas maneiras para resolver essa questão.
A melhor ferramente para isso é o GUT, que é uma ferramente de qualidade e que pode ser bastante útil nesse contexto. A sua principal função é definir prioridades, respondendo racionalmente às questões “O que devemos fazer primeiro?” e “Por onde devemos começar?”.
Para responder a tais questões, a ferramenta GUT leva em consideração a Gravidade, Urgência e Tendência do fenômeno; no nosso caso, dos compromissos. Mas vamos entender um pouco o que significa cada um deles?
- Gravidade: aqui, devemos considerar a intensidade e a profundidade dos danos que o problema pode causar se não resolvido;
- Urgência: é a análise do tempo para a eclosão dos danos ou resultados indesejáveis;
- Tendência: diz respeito sobre o desenvolvimento que o problema terá na ausência de ação.
Fácil não?! E agora consegue perceber que, ao fazer essa análise dos seus compromissos por meio da ferramenta GUT, você saberá, de modo mais certeiro, o que priorizar? Bom, não é mesmo?
Antes de continuarmos, selecionamos para você mais três textos que têm tudo a ver com o tema. Dá só uma olhada!
- Dicas de administração do tempo para seu dia dia
- Descubra dicas de desenvolvimento profissional
- Liberdade de Tempo: 6 passos para você conseguir ter
E aí, está curioso para saber mais sobre as nossas técnicas de organização de compromissos no trabalho?! Sim?! Se sim, então bora lá!
3) Faça um cronograma dos seus dias
Você já organizou e priorizou os seus compromissos. E agora? O que mais falta? Se você pensou em fazer um cronograma dos seus dias considerando eles, você acertou! E planejando os seus dias tim-tim por tim-tim, não tem mais como se perder com as suas zilhões de atividades, não é mesmo?
Pois bem, sabendo disso, então mão na massa! Ao fazer o cronograma dos seus dias, é importantíssimo não se esquecer dos horários dos seus compromissos, o tempo que eles irão lhe tomar e, principalmente, o seu tempo de descanso. Pode parecer bobeira, mas não é! Afinal, mente sã é mente produtiva e seu corpo precisa dessas pausas ao longo do dia.
4) Use a agenda a seu favor
Sim, aquela agenda que você ganha desde o colégio pode lhe ser bastante útil. Afinal, é nela que você irá anotar todo o seu cronograma para não se esquecer de nada. Duvida? Então relembre aquele dia que você tinha vários compromissos, mas acabou não se lembrando de algum deles pelo fato de sua cabeça estar super atarefada. Pois é! Viu só a importância de ter tudo anotado?
Então, agora você já sabe, né?! Sempre quando acordar, basta olhar a sua agenda e partir pra mais um dia de trabalho! Com o passar dos tempos, você vai nos agradecer por essa dica tão simples, mas infalível!
5) Abuse dos aplicativos
Quem aqui não usa aplicativos, hein? Quase ninguém, né? Então, que tal começar usá-los, mas a seu favor? Esqueça as redes sociais e foque naqueles que vão colaborar com a sua produtividade no trabalho e trazer mais organização nos seus compromissos.
Se você não sabe por onde começar, nós temos uma dica: o Evernote. Já escutou falar? Nao?! Então, saiba que está perdendo tempo! O aplicativo funciona de maneira bem simples: você cria uma nota, que estará acessível em todos os seus dispositivos se você guardá-la no Evernote. E aí, ótimo aliado para organizar seus compromissos, não é mesmo?!
Prontinho! As nossas técnicas de organização de compromissos no trabalho já foram dadas e só basta que você passe a usá-las. Você verá com seus próprios olhos como isso irá mudar o seu dia a dia! Aproveite!!!
E antes que você saia deste artigo, queremos saber o que você achou desse texto. Queremos saber isso por um único detalhe: somos viciados em querer melhorar a cada momento. Mas só que tem algumas coisas que vamos precisar de você. Tudo bem? Então, deixe seu comentário porque estamos aqui te esperando para responder.
Ver comentários (1)
Gente, não consigo sair do planejamento!!! Estou meio desanimada!