5 (100%) 1 vote

Tem alguns dias que acordamos bem animados e motivados, mas quando chegamos no trabalho, acabamos ficando desanimados. Para que isso aconteça com menos frequência, decidimos fazer uma extensa pesquisa para descobrir as melhores músicas para motivação no trabalho. Tem para todos os gostos.

Algumas das músicas que vamos falar aqui além de motivar no trabalho podem ajudá-los (las) a manter a motivação durante todo o dia. Seja em casa ou no caminho para um compromisso. Nossa escolha levou em conta não só o texto das músicas, mas também as batidas e ritmos.

Selecionando a melhor playlist para ouvir no trabalho
Selecionando a melhor playlist para ouvir no trabalho

Músicas para motivação no trabalho

Não sei de você já notou, mas em empresas de tecnologia ou onde os colaboradores trabalhem de forma contínua na frente do computador, é muito comum que as pessoas passem bastante tempo usando fones de ouvido. Pode ter certeza que isso não é por acaso.

Além de servir como motivação, a música ajuda também na concentração e na criatividade. Segundo uma pesquisa internacional realizada na Holanda e na Austrália, indicaram que as pessoas que escutavam músicas alegres criavam ideias mais originais do que as que trabalhavam em silêncio. Você pode ver mais detalhes da pesquisa no site da Revista Galileu.

Outro estudo realizado pela agência online de marketing WebpageFX, mostra que:

* 61% dos funcionários escutam música no trabalho para se sentirem mais felizes e produtivos
* 88% deles realizam um trabalho mais preciso quando estão ouvindo música
* 77% de donos de pequenos e médios negócios acreditam que a música levanta o astral da equipe

 

Músicas para motivação no trabalho: ajudando na inspiração e foco
Músicas para motivação no trabalho: ajudando na inspiração e foco

Esses dados nos mostra que realmente devemos nos preocupar com as músicas para motivação no trabalho e como elas podem ajudar também na produtividade. A música assim como uma refeição de uma comida que gostamos libera dopamina. Ela é uma substância que nos dá a sensação de prazer e satisfação, reduz o estresse e aumenta a motivação.

Usar músicas para motivação no trabalho é uma ótima maneira de deixar o ambiente mais tranquilo e propício para o surgimento da criatividade e de um produtividade muito maior. Lugares muito silenciosos podem ajudar no surgimento de sono e desânimo.

Quais estilos de música mais motivam?

  • Música Clássica: este estilo de música ajuda bastante na eficácia dos colaboradores. Pessoas que escutam essas músicas costumam errar muito pouco na realização de suas tarefas. Ajudam também na concentração e por isso são algumas das melhores músicas para motivação no trabalho.
  • Música Pop: reforçando o estilo acima, as músicas mais populares e movimentadas ajudam na concentração, diminuindo assim a incidência de erros. Os colaboradores que escutam música pop costumam fazer suas tarefas mais rapidamente e são muito mais assertivas.
  • Música Eletrônica: torna as leituras bem mais rápidas e com um alto nível de compreensão daquilo que está sendo lido. Pessoas que trabalham com áreas criativas das empresas se beneficiam bastante ao escutar esse estilo de música.
  • Músicas de Trilhas Sonoras: músicas presentes em filmes podem te ajudar quando o seu trabalho envolve criação de textos e peças de design. Porque isso acontece? Porque elas te promovem boas memórias e te auxiliam na criatividade. Alguns filmes realmente marcam a gente.  Na hora que escutamos a música, temos uma sensação muito boa e nos sentimos mais motivados.
Crie suas playlists em aplicativos para otimizar o tempo
Crie suas playlists em aplicativos para otimizar o tempo

Lista das 5 músicas que mais motivam no trabalho

1 – Gonna Fly Now – Bill Conti – Rocky Balboa

Essa música é basicamente instrumental, mas tem algumas palavras que são bem motivadoras como:

“Ficando forte agora / Não vai demorar agora / Ficando forte agora

Vai voar agora / Voando alto agora / Vai voar, voar, voar”.

O interessante é notar como ela vai crescendo e ficando cada vez mais impactante e emocionante com o passar do tempo. Quanto mais forte as palavras são ditas, mais as batidas aumentam o ritmo e mais vibrante os outros instrumentos vão se tornando.

No filme “Rocky Balboa” ela aparece no momento de um dos treinos de Rocky, quando ele atravessa a cidade inspirando todo mundo junto com ele. É um hino dos filmes que retratam esportes em geral e já foi usada em diversas palestras e workshops motivacionais.

Você pode escutá-la antes de começar a trabalhar para dar aquele gás a mais.

2 – Happy – Pharrell Whilliams

Essa é uma das melhores músicas para motivação no trabalho. Ela começa animada e vai ficando cada vez mais alegre com o tempo. Sua letra também é bem motivadora e tem uma citação que é bem legal:

“Lá vêm más notícias, falando disso e daquilo / Bem, dê-me tudo o que tem e não se contenha

Eu provavelmente deveria lhe avisar que estarei bem / Sim, sem querer ofender, não perca o seu tempo / Eis o motivo / Porque estou feliz”.

Ela tem uma levada bem leve e a letra é daquelas que fica na cabeça o dia todo. Uma boa opção para ouvir quando começar a ficar meio sonolento ou desanimado na hora que estiver trabalhando. Coloque o fone e aumente o som.

3 – Primavera – As 4 Estações de Vivaldi – Vivaldi

Podemos usar qualquer uma das estações dessa coleção de músicas de Vivaldi. Cada uma delas tem características singulares e diferentes para variados momentos do seu dia. Enquanto o “Outono” e o “Inverno” tem sons mais densos e pesados, a “Primavera” e o “Verão” já são mais animadas e inspiradoras.

A “Primavera” começa com sons bem alegres e vai subindo os tons com o passar do tempo. É o estilo de música que nos faz levantar da cadeira e soltar o corpo e até gritar dependendo da sua animação. Na realização de suas tarefas, ela pode funcionar para gerar mais concentração e assertividade.

Estas são músicas que podem ser usadas no ambiente de trabalho como um todo, podendo ser deixadas no sistema de som rodando durante a execução de tarefas mais complexas. Uma outra estratégia legal é usar frases motivadoras juntamente com essas músicas.

4 – We Will Rock You – Freddie Mercury – Queen

Quem aí já escutou essa música e começou a bater o pé no chão ou as mãos em cima da mesa no ritmo da batida? Quase todo mundo vai falar que sim. Essa é uma música que já foi tema de propagandas, inúmeros filmes e eventos em todo canto do mundo.

Como estamos falando de músicas para motivação no trabalho, temos que lembrar também que cada pessoa que está lendo este artigo aqui trabalha em um ambiente diferente. Para os que trabalham com tarefas que exigem inspiração, essa música têm que estar na sua lista.

Não dê tanta atenção à letra e foque mais nas batidas.

5 – I’m Born To Run – American Authors

Esta é menos conhecida do que as outras que estão na lista, mas nem por isso deixa de ser muito animada e inspiradora. Ela tem uma batida bem interessante e uma letra bem legal que fala de se arriscar e não ficar parado em um só lugar. Isso é algo inclusive que pontuamos várias vezes em nosso blog.

Até porque o estilo Freesider de ser defende principalmente que podemos trabalhar de onde quisermos e nos propusermos. Nosso estilo de ser envolve dedicação, trabalho duro e também inspiração.

Uma banda bem nova e interessante com músicas animadas e letras inspiradoras. Uma ótima opção para fechar nossas dicas de músicas para motivação no trabalho.

Muito além das músicas

As músicas são somente a porta de entrada para você poder se inspirar e trabalhar com muito mais satisfação e vontade. Aliadas a outras técnicas, sua produtividade pode ser cada vez mais positiva. Já falamos aqui no blog sobre técnicas de motivação no trabalho. Tem um vídeo bem legal no nosso canal falando de produtividade:

Trabalho em casa também pode ter música?

Claro que pode. Na verdade para você que trabalha em casa, escutar o som que você gosta é muito mais fácil. Até porque você não vai precisar ficar de fone e ouvir outras músicas que não te agradam ou te deixam irritado.

Nos coworkings também é interessante, pois grande parte deles costumam ter sons ambientes mais tranquilos e raramente insistem em sons muito altos. Fazem isso para não atrapalhar na produção das pessoas que trabalham ali. Nem todo mundo gosta de ouvir músicas na hora de trabalhar.

Músicas que devem ser evitadas na hora de trabalhar

Músicas mais melancólicas não são opções muito boas para trabalhar. Além de normalmente te colocar pra baixo, pode ser a porta para outro problema que falamos aqui no site também que é a depressão no trabalho.

Foque mesmo nas músicas mais animadas, com ritmos mais acelerados para dar aquela motivação.  Seja no começo do dia ou no final as músicas ajudam para poder terminar aquele grande projeto. Agora conta pra gente aqui, qual música te motiva na hora de trabalhar? Deixa seu comentário e mande sua playlist!