Saiba como utilizar o YouTube para divulgar produtos
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Mais de 98 milhões de usuários brasileiros acessam o YouTube mensalmente. E este é um indicativo de que vale a pena investir seu tempo para aprender como utilizar o YouTube para divulgar produtos.

Afinal, o YouTube é o segundo canal mais utilizado para buscas. Isso quer dizer que, usuários buscam por informações, produtos e marcas, não estão no canal apenas para entretenimento. E a presença da sua marca neste meio é crucial para alcançar ainda mais clientes em potencial.

Para ter bons resultados de como utilizar o Youtube para divulgar produtos, o conteúdo de vídeo e os anúncios precisam criar um relacionamento com os usuários do YouTube acima e além do tradicional relacionamento entre anunciante e cliente.

Tão importante quanto estar no YouTube é saber como utilizar o YouTube para divulgar produtos com eficiência.

Existem diferentes maneiras de usar o YouTube para divulgação de marca e produto. E a escolha depende da sua estratégia e do seu objetivo.

Por isso, neste artigo você vai saber como utilizar o YouTube para divulgar produtos com eficiência.

Como utilizar o YouTube para divulgar produtos por anúncios

Você promover seus produtos no YouTube a partir de anúncios do produto ou da marca. No entanto, você pode vender produtos no seu próprio canal, em que é possível apresentar, descrever e indicar o produto à audiência.

Anúncios Gráficos

Os anúncios de visualização são imagens exibidas na lateral direita a cima da lista de sugestão de vídeos.

O anúncio gráfico pode oferecer suporte a seus anúncios em vídeo. Ou seja, os anúncios gráficos podem gerar cliques por conta própria, mas funcionam melhor como reforços para anúncios em vídeo.

Anúncios em vídeo ignoráveis – anúncios TrueView

Esse é o formato de anúncio mais comum para anúncios do YouTube, em que os espectadores podem pular o vídeo após 5 segundos de visualização.

Este tipo de anúncio pode ser reproduzido no início, no meio ou no final do vídeo e você só paga quando o espectador chega a 30 segundos ou assiste a todo o anúncio.

Ou seja, é a opção ideal de como utilizar o YouTube para divulgar produtos para quem tem um anúncio em vídeo ou mensagens de engajamento rápido que os usuários desejam assistir em sua totalidade.

Os anúncios ignoráveis apresentam duas alternativas de otimização.

Anúncios por ação

A otimização dos anúncios ignoráveis por ação permite adicionar um título e um botão de call-to-action (CTA).

Esta alternativa de otimização é paga com base em custo por ação (CPA), ou seja, você paga quando alguém clica no seu CTA.

Anúncio para alcance

Esta maneira de como utilizar o Youtube para divulgar produtos é uma alternativa de otimizar seus anúncios ignoráveis com base nas metas de sua campanha.

Ou seja, os anúncios ignoráveis para alcance permitem preços de CPM (custo por mil) para esses anúncios mais curtos, o que significa que você pagará por mil visualizações.

Para a aplicação desta otimização, seu anúncio deve ter entre seis e 30 segundos.

Anúncios em vídeo não ignoráveis

No processo de como utilizar o Youtube para divulgar produtos você tem a opção dos anúncios não ignoráveis.

Nesta opção o usuário não tem a alternativa de passar o vídeo, portanto, você é cobrado por cada visualização. O vídeo deve ter no mínimo 15 segundos e ainda pode ser inserido no início, meio ou fim de um vídeo.

Esta é também uma das opções mais caras, pois você está pagando por cada visualização.

Cartões patrocinados do YouTube

Mais uma alternativa de como utilizar o Youtube para divulgar produtos é a partir de cartões patrocinados.

Os cartões patrocinados do YouTube são pequenos pop-ups de CTA que você pode definir para aparecer no player do YouTube.

É uma opção mais indicada para os anunciantes de comércio eletrônico, pois, é uma alternativa conveniente de compra de cliques. São vistos em computadores e dispositivos móveis e os tamanhos reais dos cartões variam.

Anúncios Bumper

Anúncios Bumper possuem um limite de tempo de seis segundos.

Este tipo de anúncio é ideal para gerar metas de funil superior, assim como recall e reconhecimento de anúncios. Além disso, é uma maneira econômica de atingir seu público-alvo e garantir a entrega de mensagens.

Essa alternativa de como utilizar o YouTube para divulgar produtos é paga por impressões. Os espectadores não podem pular o seu anúncio.

Os anúncios Bumper usam lances de CPM,  ou seja, pagam por mil impressões.

Anúncios de Sobreposição

Os anúncios de sobreposição inseridos no YouTube aparecem na parte inferior de um vídeo em páginas de exibição. São banners retangulares exibidos nos 20% inferiores do player de vídeo.

Esta alternativa de como utilizar o Youtube para divulgar produtos funciona para direcionar o usuário para o seu URL de destino fora do YouTube dedicada para promover a oferta.

Dessa forma, os anunciantes só recebem quando os espectadores clicam na sobreposição do anúncio para expandir e visualizar a campanha publicitária completa.

Como utilizar o YouTube para divulgar produtos

Para saber como utilizar o YouTube para divulgar produtos a partir de anúncios você deve criar uma conta no Google AdWords para configurar as campanhas de exibição.

Depois de desenvolver o vídeo ou imagem de marketing que você deseja anunciar no YouTube, é hora de criar sua campanha de anúncios em vídeo. Veja como fazer isso em 10 passos simples:

1 – Escolha o tipo de campanha de acordo com sua estratégia

2 – Nomeie a campanha e confirme se a opção de campanha está correta

3 – Selecione o formato de anúncio

4 – Defina seu orçamento por dia

5 – Decida onde você deseja que seu anúncio seja exibido

Pesquisa do YouTube, seu anúncio em vídeo será exibido nos resultados das pesquisas e será exibido na página inicial do YouTube, nas páginas do canal e nas páginas do vídeo.

Vídeos do YouTube, exibe anúncios TrueView que podem ser exibidos em anúncios gráficos ou anúncios in-stream.

Para ter mais eficiência em como utilizar o Youtube para divulgar produtos crie campanhas separadas para a Pesquisa do YouTube e o Vídeo do YouTube para monitorar o desempenho separadamente.

6 – Defina a localização dos usuários para os quais você deseja que o anúncio seja exibido

Lembrando que você também pode excluir determinados locais.

7 – Selecione idioma, dispositivos e lances para dispositivos móveis

Ou seja, especifique o sistema operacional, o dispositivo e a operadora para uma segmentação mais avançada.

Isso é útil para anúncios de aplicativos para dispositivos móveis, e há uma opção para aumentar ou diminuir seu lance com base no caso de o anúncio em vídeo ser exibido para alguém em um dispositivo móvel.

8 – Defina datas de início e término para sua campanha

Crie uma programação personalizada para quando seu anúncio deve ser exibido e limite as impressões e visualizações diárias para os usuários.

9 – Determine o preço máximo que pagará por cada visualização

Esse valor pode ser ajustado para aumentar o número de visualizações projetadas que seu vídeo pode receber.

10 – Segmente o público para que o anúncio seja exibido

O sucesso do seu anúncio depende de quem você está alcançando. Na plataforma, você pode segmentar por grupos demográficos, como idade, sexo, renda familiar. Interesses específicos de pessoas na plataforma, como videogames, por exemplo.

google adwords

Ou públicos-alvo de afinidade de pessoas que já têm um forte interesse em um tópico relacionado ao seu produto ou serviço. Eventos de vida como ter um filho, se formar na escola ou no casamento.

Públicos-alvo no mercado de pessoas que já pesquisam ativamente produtos relacionados aos seus. Remarketing de públicos-alvo de pessoas com base na interação com seus vídeos, anúncios TrueView ou canal do YouTube.

A segmentação por palavras-chave com anúncios in-display pode ser uma ferramenta poderosa para encontrar pessoas que estão procurando uma resposta visual para uma pergunta.

Como utilizar o YouTube para divulgar produtos no seu canal

Em um canal no YouTube, você pode divulgar seus produtos, indicar produtos como afiliado, ou você pode ainda fazer parcerias com marcas para indicação de produtos através de vídeos patrocinados.

Produto próprio

Se você tem uma marca ou desenvolveu um produto digital, isso quer dizer que você já tem um nicho específico para trabalhar.

Neste caso, o que você precisa para iniciar o processo de como utilizar o YouTube para divulgar produtos a partir do seu canal é se tornando autoridade neste nicho.

Por isso desenvolva conteúdo mais aprofundado de acordo com o interesse do público. O foco não é na promoção direta do produto ou marca. O objetivo aqui é informar a audiência e crescer o canal como autoridade e referencia neste assunto.

Desta forma, você e o canal terão credibilidade e sucesso em indicação do produto.

Afiliado

A dinâmica de como utilizar o YouTube para divulgar produtos como afiliado no canal é basicamente a mesma. É preciso construir autoridade.

O canal no YouTube pode ser utilizado para direciona a audiência para a página de vendas do produto ou para seu blog.

A audiência precisa sentir credibilidade no conteúdo exibido para ter segurança na ação de realizar a compra.

Parcerias

Um canal consistente e com público fidelizado é uma excelente oportunidade para que marcas se interessem em parcerias.

Se o assunto principal do seu canal é sobre fotografias, por exemplo, neste caso marcas de câmeas fotográficas ou fotógrafos profissionais podem te procurar para fazer parcerias.

A negociação varia de acordo com a maca e com o propósito da divulgação.

Dicas para crescer seu canal e fidelizar o público

Para utilizar a estratégia de como utilizar o YouTube para divulgar produtos no canal é preciso ter um canal profissional e público fidelizado.

Crie um plano para seus vídeos

Seja organizado com os temas e a frequência de upload. Neste plano, adicione quais são os temas mais interessantes para o público e faça um roteiro do que deve ser falado em cada vídeo.

Otimize seus títulos

Ao colocar a palavra-chave no título você permitirá que os robôs do Google saibam sobre o que é seu vídeo.

Use o Google Adwords para identificar o que as pessoas estão procurando na web. Tente lidar com vídeos com uma mistura perfeita de pesquisas de alto volume e baixa concorrência.

como ganhar likes no youtube
Títulos mais atrativos aumentam a sua chance de ganhar visualizações e, principalmente, likes para otimizar sua divulgação

Torne o título descritivo. Dê ao público uma prévia do que será o vídeo.

Faça o título envolvente, ter um título peculiar fará com que mais pessoas cliquem. Quanto mais cliques você tiver, maior será a classificação.

Aproveite as personalizações de canal

Se você deseja que os visitantes confiem em sua marca no YouTube faça o canal parecer profissional e os espectadores certamente respeitarão e confiarão em você.

Se você já tiver um blog com alguns seguidores, use elementos de branding semelhantes para seu canal do YouTube. dessa forma, você será reconhecível em todas as plataformas .

Tenha uma arte de canal personalizada e bem trabalhada para o YouTube ajudará você a se estabelecer como uma marca.

Use um cabeçalho de plano de fundo personalizado que inclua alguns elementos de design do seu blog.

Otimize suas descrições de vídeo

A descrição não apenas permitirá que seus vídeos sejam encontrados nos mecanismos de pesquisa, mas também dará aos espectadores em potencial uma ideia do que é seu vídeo.

No entanto, ter uma descrição muito detalhada não faz sentido, pois, apenas as primeiras linhas aparecem quando o vídeo é inicialmente carregado.

Meta tag

Faça uso do Planejador de palavras-chave do Google para obter ideias sobre palavras-chave relevantes para seus vídeos do YouTube.

Adicione todas as palavras-chave relevantes aos seus vídeos. Isso ajudará você a se tornar mais detectável nos mecanismos de pesquisa do Google e do YouTube.

Colabore com os colegas YouTubers

Tente entrar em contato com usuários semelhantes em seu campo e peça a oportunidade de trabalhar juntos em algo interessante.

Você poderá se conectar a um novo público, seu colaborador poderá se conectar a um novo público e seus espectadores vão adorar todo esse valor extra que eles estão recebendo.

Estude

O YouTube apesenta várias atualizações e o processo de divulgação de produtos através de mídias requer conhecimento constante.

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Nele você terá acesso a dicas úteis para implementar seu negócio online.