3.7 (73.33%) 3 votes

O segmento de audiovisual está aumentando de modo considerável nos últimos anos, isso pode ser observado devido ao crescimento do consumo de conteúdo em vídeo. Youtube e Netflix são referências mundiais e acabaram por fomentar ainda mais o mercado, especialmente, no contexto do ensino a distância (EaD). Sendo assim, a busca pela plataforma de cursos online ideal é constante.

Isso porque os criadores de conteúdo estão apostando na elaboração de vídeos e obtendo cada vez mais sucesso. Portanto, quem deseja ingressar nesta área necessita conhecer mais sobre a melhor plataforma para o seu negócio.

Como escolher plataformas de cursos online?
Como escolher plataformas de cursos online?

Em função disto, as oportunidades são variadas. É possível faturar com cursos online, a venda de produtos e até mesmo opções de entretenimento. Em determinadas situações, os criadores de conteúdos priorizam a monetização de seus conteúdos. E para isso funcionar adequadamente, é fundamental ter uma estrutura satisfatória.

Ou seja, uma plataforma de cursos online que se ajuste a sua demanda. Mas até os dias de hoje, há muita gente que não sabe qual opção adotar para o seu negócio. Este é o seu caso? Então, esse artigo foi feito especialmente para você! Vamos lá?

O que é uma plataforma para cursos online?

De modo geral, esse é um espaço virtual em que o seu material ficará à disposição do seu público. Com o avanço e evolução digital, se tornou possível realizar um monitoramento eficiente de seus alunos.

A partir daí, as plataformas virtuais têm a capacidade de oportunizar aos professores a gestão do aprendizado de maneira continuada. É dentro deste site que você fará o upload de seus vídeos, artigos, gráficos e o que mais precisar.

O fato é que o setor de EaD, ou seja, ensino através de videoaulas, está em expansão no Brasil. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), metade dos brasileiros de graduação preferem o EaD.

Metade dos brasileiros preferem Ead
Metade dos brasileiros preferem Ead


Aproximadamente 44% dos entrevistados escolheriam a modalidade a distância, enquanto 56% ainda preferem a modalidade presencial. Nessa velocidade, o Brasil contará com mais estudantes a distância do que nas salas de aula até 2023. Serão, pelas projeções do estudo, 51% em EaD e 49% no ensino presencial.

Portanto, vale a pena se preparar para lidar com esse público-alvo que tende a crescer nos próximos anos. Veja como fazer isso a seguir!

Como escolher qual a melhor plataforma de cursos online para seu negócio?

Para descobrir qual a melhor plataforma de cursos online, é indispensável contar com um planejamento do material que será desenvolvido. Deste modo, o processo de implementação da ideia fica mais simples para a execução do projeto.

1 – Entenda seu projeto

Como citado anteriormente, é essencial que o criador de conteúdo esteja convicto da vertente de sua iniciativa. Essa dica até pode soar bastante óbvia, só que muitos acabam se esquecendo deste ponto tão básico.

Afinal, é a partir daqui que a estruturação do formato e dos módulos do seu curso se tornarão possíveis. Como as vídeos-aulas tendem a ser o cerne do seu empreendimento, é fundamental que a plataforma de cursos online esteja a altura.

Caso contrário, os seus alunos podem vivenciar uma experiência desagradável com conteúdo lento, aulas demoradas e acesso complicado. Neste cenário, a chance de obter bons resultados para a sua empreitada é mínima. Foque nisso!

2 – Investimento financeiro

Que toda a iniciativa empreendedora exige um aporte financeiro, todo mundo está bem ciente, não é? Hoje em dia, há inúmeras possibilidades entre as plataformas de cursos online, com valores distintos uma das outras.

O que realmente deve ser levado em conta é que você necessita ter lucros superiores ao investimento realizado.

Calcule qual plataforma de curso online tem o melhor custo benefício
Calcule qual plataforma de curso online tem o melhor custo benefício


Para chegar a essa conta, você precisa ter ideia de quantos estudantes o seu curso obterá e o preço para a participação. Deste modo, o ideal é procurar dados a respeito de cobrança das plataformas que chamaram a sua atenção.

Por exemplo: há alguns sites que oferecem a personalização de valores conforme o seu projeto, deixando o planejamento mais simples. Pensando assim, a melhor opção será aquela que se adequar melhor ao seu cronograma.

Eu não tenho dinheiro para investir e agora?

3 – Retorno financeiro real

Esse tema está sensivelmente ligado ao investimento feito na plataforma de cursos online. É relevante salientar que você precisa ter certeza do que quanto obterá de retorno financeiro.

Contando com esses dados antes de fechar o negócio com essa plataforma, a sua tomada de decisão fica mais assertiva. Deste modo, você tem mais segurança no rendimento que terá a partir daí.

Embora as melhores estruturas para a realização do ensino a distância, podem se transformar em uma imensa dor de cabeça.

Isso porque a plataforma pode até contar com funções excelentes, porém se focar unicamente nos lucros pode se converter na principal razão para que a sua iniciativa não ocorra do jeito esperado.

4 – Importância do SEO

No seu plano de negócio, é indispensável reservar uma parte considerável para o estudo do seu público-alvo. A partir daí, dá para iniciar a avaliação e segmentar a sua produção de material.

Por exemplo, o seu mercado em potencial conta com interesse no que será debatido, sem sombra de dúvida, procurará por certas palavras-chave nos buscadores, como o Google.

Para que o seu empreendimento surja entre as primeiras pesquisas no Google, é importante trabalhar corretamente o SEO. O SEO (search engine optimization) se refere a uma série de técnicas adotadas para explorar determinados termos, permitindo que seu site seja levado em consideração pelo sistema do Google.

Não esqueça a importancia do SEO
Não esqueça a importancia do SEO


Quando você está fazendo a pesquisa para encontrar a plataforma de cursos online adequada ao seu plano, é preciso checar se ela aceita a utilização do SEO na sua estratégia de negócio.

Se, por ventura, a sua análise mostrar que essa técnica não pode ser aplicada, avalie novas plataformas. Não utilizar as ferramentas de SEO a sua disposição nos dias de hoje é um passo largo para o fracasso.

Quais as melhores estratégias de venda na internet?

5 – Personalização da plataforma

Para fechar com a melhor plataforma de cursos online, outra necessidade é considerar a chance de customização. Desta maneira, o site pode ser adaptado para transmitir a essência do seu negócio, demonstrando ainda mais a sua personalidade.

A escolha de um visual diferenciado e agradável mostra que o projeto está sendo encabeçado com profissionalismo e seriedade. E quanto mais dentro da identidade visual estiver, melhor para o desenvolvimento das suas estratégias de publicidade.

Isso porque você será capaz de consolidar a sua identidade, permitindo que o seu público-alvo reconheça o seu negócio. Afinal, ser lembrado nos dias de hoje faz toda a diferença, não é?

6 – Suporte técnico

Quando se fala de um ensino a distância, é indiscutível que a sua plataforma de cursos online tenha um suporte técnico. Independentemente da área de ensino ou da quantidade de alunos, sempre se está a mercê de uma falha do sistema ou erro técnico.

Sendo assim, é preciso se recordar de estabelecer um canal de contato direto com as pessoas responsáveis pela manutenção do seu site. E se deve verificar os horários de atendimento nos dias úteis, feriados e finais de semana.

Afinal, você não tem como adivinhar quando os seus alunos poderão acessar as suas aulas e encontrarão algum tipo de dificuldade. Com essa questão solucionada, tutores, alunos e até mesmo você poderá sempre solicitar a assistência para resolver tudo da melhor maneira possível. E, claro, o quanto antes!

7 – Métodos de pagamentos

O empreendedor que procura a plataforma ideal para o ensino virtual necessita prestar atenção nos métodos de pagamentos. Normalmente, essa é uma das partes do site que os criadores devem ter mais cuidado e preocupação antes de oficializar uma adesão.

Determinadas plataformas oferecem sistemas de pagamentos incorporados. Assim, você deve checar se os sites que estão sendo indicados utilizam esse método e se é algo que prima pela credibilidade, estabilidade e praticidade.

Caso isso não tenha sido encontrado do modo esperado, o ideal é apostar em uma plataforma de sistema de pagamentos. Afinal, aqui se trata do dinheiro que sairá da conta dos seus alunos e chegará até você e nenhum erro pode ser cometido, né?

8 – Funcionalidade em diversos dispositivos

Hoje em dia com os diversos recursos eletrônicos acessíveis, as pessoas estão cada vez mais adaptadas aos smartphones, tablets, notebooks e outros dispositivos. Sendo assim, a opção para consumir não apenas conteúdo de entretenimento, bem como profissional também está ocorrendo por estes meios.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2015 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), realizada anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).  O telefone celular já deixou o computador para trás, como dispositivo favorito entre os brasileiros para acessar a rede.

Celular e tablet são os favoritos entre brasileiros para acessar a internet
Celular e tablet são os favoritos entre brasileiros para acessar a internet


Em 2015, 35% dos internautas brasileiros navegaram somente pelo celular, sendo que no ano anterior essa quantia era de apenas 19%. A utilização exclusiva do celular acontece, principalmente, entre as pessoas de classes menos favoráveis, os moradores dos perímetros rurais e os jovens.

Levando em consideração, todos os dados deste artigo é possível cravar que o ensino a distância continuará crescendo e sendo utilizado nos celulares e outros dispositivos móveis nos próximos anos. O brasileiro demonstra cada vez mais o desejo de se aprimorar, sobretudo, no horário e no local que bem entender.

Isso significa que a plataforma de cursos online que você pretende adotar necessita ter suporte para rodar em todos os tipos de aparelhos de maneira intuitiva, ágil e agradável. Desta maneira, estará trabalhando em um espaço de acordo com as tendências atuais e que oferece uma experiência satisfatória.

Você não precisa ser um expert em informática para faturar na internet

Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo?

Quando você investe em uma plataforma de cursos online,  é totalmente plausível ganhar dinheiro sem estar necessariamente presente em um escritório, sala de aula ou empresa.

Afinal, o diferencial das aulas virtuais é permitir que os alunos aprendam as lições de qualquer lugar do Brasil e até do mundo. E essa vantagem também se aplica ao professor, não é mesmo?

Só que para quem está iniciando no mercado digital, toda ajuda sempre é bem-vinda, correto? Especialmente, se as dicas vierem de alguém que já passou por essa situação e se tornou uma referência no marketing virtual.

E é exatamente isso que você terá com o ebook “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo”, escrito por Fagner Borges a partir de sua própria jornada profissional. Ele abriu mão da estabilidade de um cargo como funcionário público visando autonomia e a realização profissional.

Como se libertar da servidão moderna?

 

Agora, ele quer apresentar dicas preciosas e listas de oportunidades para você através de um guia super prático para dar os primeiros passos como empreendedor digital e faturar de qualquer lugar do mundo. E quer saber a melhor parte?

Tudo o que você precisa fazer para receber esse guia é acessar esse endereço eletrônico, preencher o formulário com um email válido e nome completo e clicar no item “Cadastrar para baixar”. Pronto, o ebook é seu inteiramente grátis! Incrível, né?