Todo negócio, seja ele físico ou online, exige elaboração e comprometimento com a busca das melhores alternativas para que a empresa atenda a demanda. Com essas dicas para aumentar as vendas no e-commerce, você terá em suas mãos, a possibilidade de deixar sua loja virtual mais eficiente para a conversão de vendas.
São vários os fatores e estratégias para aumentar as vendas que influenciam o resultado de uma loja virtual. É preciso considerar a plataforma, a logística, o atendimento, e também a competitividade e o poder de diferenciação.
As dicas para aumentar as vendas no e-commerce atendem qualquer tipo de negócio e têm o potencial aumentado quando são todas aplicadas.
1 – Promoção como estratégia para aumentar as vendas
A velha frase quem não é visto, não é lembrado, vale para todo negócio. Visitas às lojas físicas são realizadas por pessoas que transitam por perto ou sabem da existência e vão até ela.
O e-commerce é visitado quando as pessoas sabem que ele existe ou procuram um produto que é vendido ali.
A vantagem da loja online para a física é o potencial de conseguir mais vistas através da promoção do negócio, já que o esforço do cliente é menor.
A promoção aqui, não é referente a descontos e preços baixos, mas sim a ação de promover o negócio. Essa promoção pode ser feita através de compra de mídia, conteúdo ou parcerias.
Presença do negócio no Facebook, Instagram, Twitter e outras mídias é essencial para a aproximação do seu potencial cliente. Assim é feito o primeiro contato da marca com as pessoas que pode ser realizado organicamente ou patrocinado.
Para alavancar as vendas na internet você pode fazer anúncios utilizando as mídias sociais como o Facebook Ads. Outra possibilidade é a criação de banners de divulgação em sites que possuem muitos acessos e apresentam similaridades de interesse para seu cliente.
Suponha que seu e-commerce seja de produtos de tabacaria e em suas pesquisas você constatou que pessoas com interesse em tabacaria também se interessam por política. Sendo assim, você pode utilizar o Taboola para anunciar em portais que falam sobre política.
Você pode ainda fazer parceria com uma personalidade que também tenha interesse em produtos de tabacaria. Outra alternativa de como aumentar as vendas a partir da visibilidade da sua marca.
2 – Dicas para aumentar as vendas no e-commerce usando SEO
A vantagem do comércio eletrônico é a variedade de alternativas que podem ser utilizadas para conseguir mais visitas. E cumprir os requisitos para permanecer bem ranqueado nos buscadores é uma ótima alternativa para conquistar mais acessos.
Uma pesquisa feita pela VTEX, especializada em clous commerce, com colaboração da Semrush, especialista em ferramentas de SEO, concluiu que 49% dos acessos a e-commerce são resultado da ferramenta de busca. Para marcas menores a dependência da ferramenta de busca sobe para 52%.
São várias ações como estratégia de SEO que devem ser aplicadas. E as principais dicas para aumentar as vendas no e-commerce estão voltadas para manter a página mais eficiente e cômoda para o usuário.
- Edite a URL para que ela seja amigável
- Mantenha o carregamento rápido do e-commerce
- Comprima as imagens para diminuir o tempo de carregamento
- Inclua opções de interação na página de produtos para compartilhamento
- Personalize a página de Erro 404
- Utilize links internos para aumentar o tempo de navegação
- Tenha a página “sobre nós” para aumentar o conteúdo e o Google associar ao que é vendido
- Conteúdo único e fácil de ser compreendido
- Utilize o nome do produto no meta título
- Tenha um blog
- Utilize palavras-chave
Quanto maior o número de informações sobre o produto e maior a facilidade de encontrar os produtos, melhor será o ranqueamento da página. O SEO é uma das melhores alternativas para alavancar as vendas na internet.
3 – Palavras-chave como estratégia para aumentar as vendas
O uso das palavras-chave faz parte da estratégia de marketing de SEO e são fundamentais para a efetivação do plano. As palavras-chave são termos que utilizados ao longo do texto deixam a mensagem mais fácil de ser identificada e compreendida pelo leitor.
As palavras-chave são palavras ou um conjunto delas utilizada pelo cliente quando ele faz determinada busca. Por exemplo “papel para cigarro” é uma palavra-chave, assim como “seda para tabaco”. Ou seja, são variadas combinações de palavras que indicam uma necessidade de busca.
Você deve então, conhecer seu público e entender por quais palavras ele busca e utilizar essa palavra-chave no seu e-commerce.
O uso de palavras-chave é uma das dicas para aumentar as vendas no e-commerce que possui maior facilidade de aplicação e baixo custo. As palavras-chave devem ser utilizadas em todo o site.
As palavras podem aparecer na descrição do site, na URL, descrição do produto, na legenda da imagem. Inclusive é indicado subir as imagens para o site utilizando a palavra chave como identificação.
Para que o uso das palavras-chave sirva como aumentar as vendas, elas devem ser repetidas várias vezes e com coerência. Lembrando sempre que, o principal é ajudar o cliente.
O Google tem o planejador de palavras-chave que possibilita o acesso a quantidade de buscas realizadas por cada termo. Assim, você pode avaliar qual palavra-chave deve ser utilizada.
4 – Inbound para alavancar as vendas na internet
O Inbound é um conjunto de ações com o objetivo de atrair o cliente para o primeiro contato com sua marca e a partir daí estabelecer um relacionamento. Uma estratégia de como aumentar as vendas.
As estratégias para aumentar as vendas utilizando o Inbound marketing são aplicadas porque é entendido que 90% dos clientes em potencial ainda não estão no momento de compra.
O primeiro passo para aplicar o Inbound marketing é desenvolver um material rico em informações relevantes que possa ajudar o cliente em potencial. Esse material, no entanto, não será vendido, será um elemento de troca com o cliente.
O foco na etapa de conversão é conseguir o e-mail do cliente, para que ele se torne um lead, como uma das estratégias para aumentar as vendas. Na fase de relacionamento a marca mantém contato com o lead entregando mais conteúdo, quebrando objeções e possíveis dúvidas sobre o assunto.
Nessa fase, o cliente ainda não sabe que será oferecido um produto. Mas deve ser feito um trabalho de familiarização com os produtos da marca. Falar sobre as características que fazem um produto ter melhor desempenho.
No exemplo, “existem várias sedas para o fumo, mas as sedas que possuem menos tratamento, recebem menos química e interferem menos no sabor e qualidade do fumo”, foi falado sobre as vantagens do produto sem ser uma oferta.
Só depois que o lead já está mais inteirado sobre o assunto é que se fala sobre o produto, mostra a eficiência e como o produto pode ser útil para o cliente.
A última fase é analisar e comprovar se o retorno do investimento foi válido. Como há a possibilidade de monitorar a ação do cliente, você pode avaliar o que deu resultado e o que pode ser melhorado.
5 – Funil como estratégia para aumentar as vendas
O funil é o desenho da trajetória que o cliente deve passar para efetivar a compra. Muito se fala sobre o funil de vendas e ele faz parte do Inbound. Porém, dentro do seu e-commerce são necessários vários funis como estratégias para aumentar as vendas.
O funil de vendas é o passo-a-passo com as possibilidades que os clientes têm disponíveis para chegar a realização da compra.
Uma das dicas para aumentar as vendas no e-commerce, porém, é criar vários funis para que o cliente permaneça sempre em contato com a marca.
Ao passar pelo funil de vendas e efetivar a primeira compra o cliente pode entrar para o funil de constância. Você deve manter o contato com o cliente para ajudá-lo com o produto e oferecer um acessório que complemente o produto da primeira compra.
Quando a compra não é efetivada por problemas no pagamento, há também a necessidade de um funil para orientação do cliente. A intenção é que ele se sinta seguro e não desista da compra.
Outra alternativa de como aumentar as vendas do e-commerce á através do funil de recompensa. Se o cliente não efetivou a compra, você pode direcioná-lo para um funil que ofereça desconto ou uma excelente oportunidade de compra.
A utilização de funis na sua loja virtual é uma das dicas para aumentar as vendas no e-commerce, pois ele serve para manter o cliente com constância de compra. Auxilia na diminuição da taxa de abandono de carrinho e serve como uma isca para chamar nas promoções.
6 – Métricas para alavancar as vendas na internet
As métricas são todos os resultados numéricos relacionados a performance do negócio. E o conhecimento e análise delas são fundamentais para alavancar as vendas na internet.
Algumas métricas demandam mais importância para acompanhar o resultado do negócio. O Custo de Aquisição de Cliente é a soma de todos os recursos investidos para que os clientes cheguem até o seu e-commerce, dividido pelo número de clientes adquiridos.
A Taxa de Conversão representa o índice de quantos dos visitantes do seu e-commerce estão efetivamente consumindo algum produto. Outra métrica importante é a quantidade de Abandono de Carrinho.
O Ticket Médio é o valor médio de compra que um cliente gasta em seu e-commerce, também deve ser analisado. É importante traquear todos os dados existentes, a origem de tráfego, e qual converte mais. Qual caminho que elas fazem, o comportamento específico do cliente e qual a maior conversão.
Todas essas métricas, quando analisadas possibilitam que você acerte na tomada de decisão. Quando a taxa de abandono de carrinho é alta, por exemplo, é preciso avaliar se o processo de pagamento está difícil, ou a descrição do produto não está clara, ou atraiu as pessoas erradas.
7 – Planejamento
Para vender e ter lucro com o e-commerce não basta ter uma loja estruturada. Uma das principais dicas para aumentar as vendas no e-commerce é planejar. A partir do planejamento e conhecimento da demanda é que se torna possível montar a loja virtual.
Para alavancar as vendas na internet, é preciso conhecer o público e entender como você pode ter um negócio atrativo. Você precisa saber qual será o diferencial do negócio e estabelecer uma conexão com o público.
O planejamento está presente em todas as etapas de um e-commerce, desde o desenvolvimento do projeto gráfico, até abordagem ao cliente, o tipo de linguagem e comunicação.
O planejamento também é crucial para colocar em prática as técnicas de SEO, funil, Inbound, a análise de métricas e quais serão as ações tomadas para após essa análise. Sem planejamento dificilmente o e-commerce terá êxito.
8 – Conhecimento
A maioria dos e-commerce são movidos por estratégias de marketing digital. Dependem do marketing para a promoção do negócio, para ser reconhecido e diferenciado entre tantas outras lojas e dependem de tráfego.
As estratégias para aumentar as vendas, são geralmente estratégias de marketing, e estas mudam o tempo todo. Os aplicativos são atualizados a todo tempo, os algoritmos alterados e novas estratégias cada vez mais eficientes são elaboradas todos os dias.
Todas essas dicas para aumentar as vendas no e-commerce, são aplicações de estratégias de marketing no meio digital. Independente do setor que você atua, o mercado está em movimento, as tecnologias evoluindo e você precisa acompanhar.
A principal maneira para aprender mais sobre marketing é observando o que os empresários do setor têm feito. Uma das principais dicas para aumentar as vendas no e-commerce é conhecer as estratégias e testar no seu negócio, quanto mais informação você tiver acesso, maior às chances de crescimento do seu negócio.
A realização de cursos e principalmente a participação em eventos, ao vivo, com a presença de empresários e empreendedores digitais bem-sucedidos é como um trampolim para elevar seu conhecimento e crescer sua empresa.
Nesses eventos, os palestrantes dividem suas experiências, e mostram o que eles têm acertado e como você pode conseguir melhores resultados.
Se você quer se comprometer a elevar seu conhecimento a fim de crescer sua empresa, esteja junto dos melhores empreendedores digitais do Brasil, durante 3 dias, no maior evento de marketing Digital do Nordeste. Participe do Freesider Meeting 2018 e aumente seu potencial de crescimento.