Com o dia a dia cada vez mais frenético, passa a ser bem comum que as pessoas sintam a sensação de falta de tempo para realizar suas atividades. É tanta demanda no trabalho, na família e na vida social que ninguém consegue mais dar conta direito. Fora isso, ainda precisa cuidar da saúde, da casa, fazer aulas de línguas e cursos de especialização… E aí, como arrumar mais tempo pra tudo isso?!
O sentimento de sufocamento é constante. Você só quer parar para respirar um pouco, mas não dá porque todos os minutos do seu dia são sagrados. Inclusive, você até está deixando de dormir e vivendo a base de cafeína porque, pra que descanso se a vida não para?! Se você pensa assim, toma cuidado! Um dia, o seu corpo vai pedir a conta depois de tanto desgaste e, aí meus amigos, pode ser tarde demais…
Então, vamos resolver esse problema de falta de horas no seu dia enquanto ainda podemos fazer isso?! Se sim, então esse texto foi feito especialmente para você! Aqui, nós vamos te dar dicas de como elevar a administração do tempo e turbinar o seu tempo livre. Vamos nessa?!
Como elevar a administração do tempo?
A pergunta que não quer calar: como elevar a administração do tempo e ganhar um tempo livre?! É o que o todo mundo se pergunta, mas ninguém sabe responder. A não ser, é claro, a gente! Confira então as nossas dicas e depois fiquem à vontade para nos agradecer eternamente. 🙂
1) Estabeleça prioridades
Quando temos diversas demandas, a tendência é fazermos as coisas conforme elas vão surgindo. Errado, muito errado isso! Se você quer realmente alavancar a sua administração de tempo, o primeiro passo é estabelecer prioridades nas suas demandas.
Vamos a um caso prático… Você tem três atividades para entregar no trabalho, mas com deadline diferentes. Logo, está mais do que claro que você deve priorizar aquilo cujo prazo está se aproximando. Se aparecer alguma nova demanda, seja realista e sincero com ela. A nossa vontade é finalizá-la o quanto antes, mas será realmente necessário? Será que ela é mais importante que as demais? Se não, já sabe, né?
2) Destrinche as suas atividades macro em mini tarefas
Pois bem, você já priorizou as suas atividades. Para que você não perca muito tempo com elas ao longo dos dias tentando entendê-las, é importante que você já faça essa análise logo em seu início. Por exemplo, você tem a atividade no seu trabalho, que ainda não começou, mas é de extrema importância. Observe-a bem e veja quais são as mini tarefas necessárias para concluí-la. Você, com certeza, vai poupar tempo fazendo isso!
3) Faça cronograma de suas atividades diárias
O primeiro ponto para conseguir melhorar a sua administração do tempo é fazendo um cronograma de suas atividades diárias. “Como?” – você deve estar se perguntando. Pois eu te conto! Você vai perceber que é uma atitude super simples, mas que salva vidas, inclusive a sua!
Lembra-se das etapas anteriores, em que nós listamos as atividades conforme a sua prioridade e as destrinchamos em mini tarefas? Então, faça um cronograma delas, estabelecendo os dias em que irá executar cada uma. Analise, também, o tempo necessário para a sua execução e não se esqueça de colocar um tempo dedicado para o descanso tanto do seu corpo como de sua mente.
4) Use e abuse da agenda
Vamos lá: de nada adianta fazer um cronograma de suas atividades diárias se não tiver uma agenda, não é mesmo? Por isso mesmo, se você quer elevar sua administração do tempo, você precisa ter uma dela em mãos sempre! Vai te economizar tempo tentando se lembrar do que tem que fazer, além de ser muito mais fácil visualizar a evolução de suas atividades. No final do dia, você vai render bem mais e procrastinar menos.
Antes de darmos continuidade, selecionamos algumas publicações do nosso blog que tem tudo a ver sobre o tema. Dê uma olhadinha neles porque temos certeza de que irá adorar! Afinal, já que está aqui, você quer saber tudo o que pode sobre o tema, né?
- Como definir prioridades quando tudo é urgente?
- 5 técnicas de organização de compromissos no trabalho
- Descubra 5 técnicas de organização pessoal no trabalho
5) Aproveite a técnica Pomodoro
Se você ainda não conhece a técnica Pomodoro, saiba que ela é uma ótima aliada para a sua administração do tempo. O seu funcionamento é bem simples: você trabalha por blocos de tempo, que tem 25 minutos. Nesse tempo, você precisa trabalhar em uma única tarefa, de maneira a não ter interrupções. No fim de cada pomodoro, você deve fazer uma pausa de 5 minutos para relaxar, descansando a mente.
É claro que você não irá fazer isso pro resto da vida porque uma hora a cabeça pede um tempo maior. Pensando nisso, a técnica pomodoro sugere que você faça 4 blocos de 25minutos, com 5 de descanso, e, depois deles, dê uma pausa de 30 minutos. É um ótimo momento para você respirar fundo, conversar com seus colegas, tomar um café e andar um pouco. Quando voltar, vai voltar com tudo!
6) Descanse a mente quando sentir necessidade
E já que estamos falando sobre descansar um pouco depois de uma atividade interrupta, a nossa quarta dica para a administração do tempo é exatamente essa: descanse a sua mente sempre que sentir necessidade. Sabemos que tem horas que isso parece impossível, mas saiba que é extremamente importante para a sua cabeça continuar funcionando. Mente cansada não trabalha, viu?!
Então, durma bem, pratique uma meditação, respire fundo e ria. Você merece esses tempos de descanso, assim como sua cabeça pede por isso! Não há nada melhor para a administração do tempo do que essa dica!
É isso… Espero que com essas nossas dicas você tenha sucesso na sua administração do tempo e consiga turbinar o seu tempo livre! E se isso for uma realidade, compartilhe o nosso conteúdo com seus amigos, ou então, deixe seu comentário. Precisamos saber do seu feedback…