“Um país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza”. Qualquer pessoa que já viajou pelo país entende exatamente o que o cantor e compositor Jorge Bem Jor quis dizer na famosa canção “País Tropical”.
Caso você ainda não tenha compreendido a mensagem dever conhecer algumas das cachoeiras do Brasil com águas cristalinas e cenários fantásticos. Além de admirar a beleza das quedas d’água espalhadas pelo país, você ainda tem a chance de desfrutar do contato direto com a natureza e se livrar do estresse acumulado durante o cotidiano.
Outra possibilidade muito bem-vinda e emocionante é a jornada em busca das melhores cachoeiras para esportes radicais. Esta é uma excelente alternativa para quem gosta de adrenalina ou deseja fugir da rotina esporadicamente. O que não faltam são bons motivos para conhecer as cachoeiras mais incríveis do país. Vamos nessa?
Confira 8 cachoeiras do Brasil para visitar em breve
As cachoeiras do Brasil são encantadoras e podem fazer com que qualquer pessoa ganhe o dia com um mergulho ou apenas parando para contemplar essas magníficas riquezas naturais. Confira oito opções espalhadas pelo território nacional:
1 – Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu (PR)
As maiores cachoeiras do país ficam na divisa do estado do Paraná, na Região Sul, com a província de Missiones, na Argentina. As Cataratas do Iguaçu são um verdadeiro espetáculo da natureza e contam com aproximadamente 270 metros de cascatas no Rio Iguaçu, que deu origem ao Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR).
A grandiosidade das Cataratas do Iguaçu se tornou ainda mais reconhecida em todo o planeta em 2012 com a conquista do título de uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza.
Milhões de pessoas de todos os cantos do planeta visitam anualmente o parque para testemunhar a imensidão das águas. Definitivamente, as Cataratas do Iguaçu são as mais famosas e as mais incríveis cachoeiras do país, quiçá das Américas.
2 – Cachoeira do Caracol em Canela (RS)
Mais ao sul do Brasil, você precisa conhecer a Cachoeira do Caracol, situada no município de Canela, na serra gaúcha. Com mais de 130 metros de queda d’água, o local conta com um mirante e é considerada parada obrigatória para todos que desejam passar pela serra e curtir o frio intenso e a neve no inverno.
A Cachoeira do Caracol recebeu este nome por causa de uma escada no formato de um caracol que faz parte de toda a paisagem. O cenário espetacular pode ser observado de um elevador panorâmico no Parque Estadual do Caracol.
Vale lembrar que a cascata fica entre as cidades de Canela e Gramado, um dos destinos mais procurados pelos turistas de dentro e fora do país na época mais gelada do ano e também nas festividades de Natal e Réveillon.
Portanto, a cachoeira se transforma em mais um motivo para conhecer região verdadeiramente encantadora no Rio Grande do Sul.
3 – Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro (MG)
Uma das maiores cachoeiras do Brasil, Cachoeira do Tabuleiro é também uma das mais conhecidas no estado de Minas Geras e fica na cidade de Conceição do Mato Dentro.
A água cai por cerca de 275 metros até alcançar um poço. No entanto, os caminhos até atingir o cenário espetacular são complicados e é indicado contar com a ajuda de um guia para não sofrer com nenhum imprevisto.
4 – Cachoeira do Itambé em Cássia dos Coqueiros (SP)
Uma queda de 85 metros com um volume inacreditável. Definitivamente, a Cachoeira do Itambé é uma das mais surpreendentes de todo o estado de São Paulo e se localiza na cidade de Cássia dos Coqueiros. O caminho passa pelo camping do Zé Manso e é preciso pagar para entrar na trilha.
Contudo, a caminhada é bastante rápida e dura cerca de meia-hora. Esforço que é totalmente recompensado ao admirar o espetáculo da natureza bem diante dos seus olhos.
5 – Cachoeira Conde D’eu em Sumidouro (RJ)
O Rio de Janeiro tem diversas praias lindíssimas e também conta com várias opções quando se trata de quedas d’água. Um ótimo exemplo disto é a Cachoeira Conde D’eu com aproximadamente 130 metros de atura.
Situada na cidade de Sumidouro, a visão da cachoeira é de tirar o fôlego. O choque das águas dá origem a uma nuvem de água que forma uma espécie de arco-íris nos dias ensolarados. De fato, é uma das cachoeiras do Brasil que você precisa visitar o quanto antes.
6 – Cachoeira do Tororó em Santa Maria (DF)
A Cachoeira do Tororó fica situada em Brasília e um excelente ponto para quem gosta de viver fortes emoções. Afinal, esta é uma cachoeira para esportes radicais e costuma receber adeptos do rapel. Quem gosta de uma atividade mais trânquila pode aproveitar as trilhas ecológicas para intensificar o contato com a natureza durante a sua passagem pela região.
Só que antes que você veja o que falta para concluir o nosso conteúdo, queremos compartilhar com você alguns artigos bem interessantes de nosso blog sobre esportes radicais, dá uma olhada:
1 – 5 Esportes radicais para crianças
2 – Esportes radicais urbanos: conheça quais são os melhores
3 – 4 benefícios dos esportes radicais
7 – Poço Azul em Riachão (MA)
O próprio nome já coloca o “Poço Azul” entre as mais belas cachoeiras do Maranhão. Localizada no município de Riachão, essa é uma das cachoeiras do Brasil com águas cristalinas e que oferece um local perfeito para dar mergulhos inesquecíveis e ainda descansar completamente.
Dá uma olhada nesse vídeo incrível que pesquisamos para você…
8 – Cachoeira El Dourado em Serra do Aracá (AM)
A maior entre as maiores cachoeiras do Brasil. Esta é a Cachoeira El Dourado no município de Serra do Aracá, no Amazonas. A sua cascata com mais de 350 metros de queda livre é capaz de tirar o fôlego de qualquer um dos seus muitos visitantes.
Fica evidente que em qualquer região é possível encontrar lindas e grandiosas cachoeiras para se aventurar com esportes radicais ou apenas para fugir da cidade grande.
Portanto, escolha a cascata que mais chamou a sua atenção ou que fica mais próxima da sua casa e comece a montar o roteiro de viagem agora mesmo. Afinal, sempre vale a pena conhecer as belezas naturais do nosso país.