Uma dúvida bastante comum entre aqueles que estão pensando em ingressar no universo do empreendedorismo digital através de um blog é: como ter sucesso neste meio tão concorrido? A verdade é que existem muitas dicas para criar um blog do zero e obter uma renda considerável a partir dele.
No entanto, é preciso compreender que não há uma fórmula mágica para se dar bem neste campo de atuação. Só que, ao adotar as estratégias corretas e promover um conteúdo de excelência, você tem muito mais possibilidade de converter o seu blog em uma página bem visitada e rentável.
Para as pessoas que estão iniciando essa aventura e até os empreendedores que já estão nesta jornada, o blog é um recurso essencial para obter leads (chances de fidelizar clientes), conferir autoridade a sua companhia e até conquistar fãs e fidelizar clientes em função do seu conteúdo.
Para alcançar esse patamar de realização, você precisa ter muita dedicação, disciplina e se manter atualizado a respeito de todas as funcionalidades e novas ferramentas no segmento online. Sendo assim, toda a ajuda é bem-vinda, não é?
10 dicas para criar um blog do zero e ter sucesso
Confira a seguir uma lista com 10 sugestões de como iniciar um blog do zero e ser bem sucedido no empreendedorismo digital. Vamos nessa?
1 – Invista no Layout
A primeira medida para a criação de um blog de sucesso é o seu layout. Quando se trata de apostar em um visual adequado, isso não quer dizer encher a sua página com imagens, efeitos, vídeos, funções e cores vivas.
Uma das principais dicas para criar um blog com sucesso é desenvolver um visual elegante, limpo e intuitivo. As informações relevantes de seu blog precisam estar à mostra para os usuários. É preciso mesclar tonalidades, textos e imagens com sintonia para não cansar o seu visitante.
Por isso, o estilo visual é a primeira ação que deve ser trabalhada ao se pensar na criação de um blog profissional. Esse é o pontapé inicial para a elaboração de uma plataforma bem sucedida. E qualquer modificação no futuro pode gerar muitos problemas, assim, inicie o planejamento gráfico corretamente.
2 – Call to Action
O famoso CTA, o Call To Action, em tradução literal quer dizer Chamada para Ação. E é algo totalmente sugestivo, não é? Basicamente, você está convidando um visitante a efetuar alguma ação específica. Mas, como fazer isso de modo apropriada?
Confira alguns exemplos cotidianos:
- Puxe para abrir;
- Abra aqui;
- Clique aqui;
- Empurre a porta;
- Deixe seus objetos aqui.
Se você parar para pensar nisso, até mesmo um sinal no semáforo é um tipo de CTA diferenciado. Usar o Call to Action para incentivar os visitantes do seu blog a se cadastrarem em um newsletter, baixar um ebook, conferir um gráfico ou até incentivar uma compra.
Essas chamadas são indispensáveis para formar um blog de prestígio. Isso acontece porque as CTA são formas de levar o seu visitante a tomar uma decisão arquitetada no seu blog. Assim, use-as de modo assertivo.
3 – Atualize CTAs antigos
Entre as dicas para criar um blog se encontra o reaproveitamento tanto de táticas quanto de conteúdos já publicados. Ao apostar novamente nestes materiais, você pode também avaliar a viabilidade de atualizar as chamadas para ação de cada publicação.
Afinal, nem todas as suas postagens tendem a ser puramente factuais e podem voltar a átona com sucesso de tempos em tempos. Sempre que você elaborar um novo conteúdo ou uma nova promoção, se lembre de repassar as postagens antigas e trocar as CTA’s.
4 – Responsivo
Isso não é uma novidade, só que muita gente ainda menospreza a necessidade de contar com uma plataforma responsiva nos dias de hoje. Todo mundo sabe – ou deveria estar ciente – que a navegação pelos celulares e tablets bem aumentando exponencialmente.
E, hoje em dia, já não dá para assegurar que o seu cliente vá entrar no seu blog utilizando um computador de mesa. Por isso, entre as dicas para criar um blog de sucesso é investir na criação de uma plataforma responsiva.
E no Brasil, a conexão pela internet apenas pelo celular se transformou no modo mais usual, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2017, produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br).
No ano passado, metade dos lares brasileiros dependia de um smartphone para acessar a rede mundial de computadores. Pela primeira vez, essa estatística esteve acima das casas que contam tanto celulares quanto desktops para se conectarem. Dos lares pesquisados, 19% acessaram a internet mas não possuíam computador.
Deu para notar essa importância, não é? O fato é que qualquer plataforma não responsiva também pode ser acessada nos celulares, só que a navegação enfrenta inúmeras complicações e a experiência não seja tão proveitosa, uma vez que não se tem as mesmas letras, imagens e funcionalidades.
Isso faz com que o internauta passe por problemas, lentidão e até tenha dificuldade para conferir o material. E, certamente, ele pensará muito antes de retornar para o seu blog e, consequentemente, você pode perder centenas de visitantes.
5 – Guest posting
Simplesmente, o Guest Posting significa “Postagem Convidada”. Isso quer dizer que você pode trocar publicações com blogs bem consolidados no mesmo nicho que o seu e vice-versa. Essa tática pode resultar em novos leitores, bons links e adquirir autoridade junto a sua audiência.
Todos os três benefícios citados devem andar de mãos dadas na trajetória para obter um blog de sucesso. Afinal, alimentar um blog sozinho ou com poucos companheiros é bastante trabalhoso. E o Guest Posting acaba por suprir essa demanda, variar o conteúdo abordado e ser extremamente positivo.
Vale salientar que você deve criar essa relação com os blogs mais influentes e respeitados do seu nicho. Essa é uma tática de mão dupla, sendo assim, é indispensável elaborar uma rede de contato valiosa para alcançar os melhores resultados possíveis.
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6 – Re-otimizar o seu Conteúdo
Outra das dicas para criar um blog e alcançar boa repercussão tem a ver com uma medida bem simples: publique sempre que for possível, sem comprometer a excelência do seu conteúdo.
Pense que você está nesta saga há um ou dois anos com postagens diárias. Ao longo deste tempo, serão aproximadamente 300 e/ou 700 publicações! Será que todo esse material não pode ser reutilizado? Há postagens que podem gerar uma enxurrada de visitas orgânicas a sua plataforma.
Por isso, não abra mão de suas publicações antigas, acesse, avalie as suas informações, as palavras-chaves e, se for apropriado, re-otimize o seu post para que ele dê uma nova alavancada. Vale até compartilhar novamente nas redes sociais!
7 – Aprender SEO
Quem chegou até este tópico, deve estar muito consciente da necessidade de trabalhar corretamente as ferramentas e técnica de SEO para blogs. SEO significa Search Engine Optimization, que em português é conhecido como otimização de sites.
Otimização, como assim? Esta seria uma otimização para os sites de procura, tentando se posicionar entre os primeiros resultados. Por exemplo, a primeira ou a segunda página de pesquisa do Google para o seu respectivo assunto.
Otimizar o seu blog de acordo com as exigências das finalidades de buscas corresponde a aumentar a importância do seu site e melhorar o seu rankeamento sempre que alguns termos forem usados pelos internautas.
Por exemplo, se você tem um blog falando sobre um dos times mais populares do Brasil, o Flamengo, o ideal é aparecer rapidamente quando alguém digita essa palavra-chave, certo? Assim, o seu blog tende a aparecer nos primeiros resultados e a atrair boa parte da torcida rubro-negro. Tudo graças ao SEO. Caso queira aprender mais sobre estratégias de SEO, sugerimos também o blog Marketing Mestre.
8 – Captar os leads
Qualquer empreendedor que tenha uma página voltada para o mundo corporativo não está redigindo somente porque está a fim de disseminar conteúdo de qualidade sobre esses assuntos. Todos desejam faturar com um blog, só que nem sempre entendem o que precisa ser executado.
Como você pode descobrir o seu público-alvo, ter uma boa interação e fazer com que se tornem seus clientes? Capture as suas informações e os converta nos seus leads!
Entre as dicas para criar um blog, esta é uma das formas mais eficientes para lucrar. Você consegue esses dados através de ebooks, infográficos, pesquisas, cadastros e qualquer modelo de material extra que chame a atenção de seus visitantes.
Outra possibilidade é elaborar Landing Pages que vão atuar como imãs para captar esses leads. Esse é um procedimento que pode ser repetido por várias e várias vezes. Mas, fique atento! É fundamental capturar os seus leads e valorizá-los sempre!
9 – Presença nas redes sociais
Qualquer lista de dicas para criar um blog de forma bem sucedida vai envolver uma presença forte e segmentada nas redes sociais. Afinal, este é um ambiente de intensa interação entre usuários com compartilhamento, curtidas e debates com ampla chance de conversão. Algo essencial, né?
Então, não faz sentido estar fora deste universo midiático. Para um blog de negócios ou de qualquer outro segmento, você deve participar dos principais canais usados pelos brasileiros: Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat ou qualquer outra forma que abrange a sua audiência.
Depois de ler uma postagem, um usuário poderá compartilhar com todos os seus seguidores. Pense que a sua conta nessas redes será o canal de interação mais aberta e provável para manter essa comunicação com o seu público-alvo.
Por isso, você deve publicar com regularidade todos os materiais que produz, permitindo que a novidade se espalhe e tentando acompanhar toda a repercussão. Você também pode impulsionar as principais postagens para alcançar uma audiência maior ou ainda mais específica. Pense e trabalhe nisso!
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10 – Fonte diversificada de conteúdo
Sem sombra de dúvida, você vai precisar tirar um tempo considerável para preparar, revisar e finalizar os seus conteúdos. Será que o único objetivo deste post é estar no seu blog? Garanta que não seja tão simplificado!
Use esse material com consciência e de maneira inteligente. Redirecione em todos os seus canais, disseminando para alcançar a maior quantidade possível dos seus leitores. Confira aqui outros ambientes que você pode disparar esse material:
Mídias sociais
Como citado anteriormente, é indispensável colocar todos os seus conteúdos nas redes sociais para otimizar o acesso dos seus seguidores. Ou seja, levar essa audiência até o seu blog!
Newsletter
Aproveite também que você conta com uma forma direta para se comunicar com os seus leitores e partilhe todos os materiais publicados por email. Isso porque até quem não tem redes sociais conta com um endereço eletrônico!
Promoções
Poucas coisas chamam mais a atenção das pessoas do que uma boa promoção. Realize ofertas e publicações que dialoguem de algum modo. Ao desenvolver um ebook a respeito de um tema, crie postagens que tenham a mesma pauta, tudo para que o seu blog CTA’s que levem até as promoções!
Vale salientar que um blog é uma plataforma bastante livre. Ou seja, você é capaz de publicar os mais variados conteúdos e nos mais diferentes conteúdos para satisfazer a sua audiência. Tais como:
- Artigos
- Infográficos
- Ebooks
- Vídeos
- Áudios
Sendo assim, outra das dicas para criar um blog é aproveitar toda essa diversidade para fortalecer o seu planejamento. Aproveite todas essas opções para criar um calendário de publicações vasto e interativo.
Dá para compreender por que essa preocupação na diversificação do conteúdo é fundamental? Porque gera o aumento do interesse do seu visitante, que pode descansar na leitura na tela com um vídeo, facilitando o seu entendimento com áudio ou gráfico. E por que não realizar o download de um ebook?
Com tantas possibilidades, o seu usuário vai identificar a sua página como uma excelente fonte de conhecimento, entretenimento e pesquisa. Pronto, você fidelizou o leitor e, consequentemente, ganhou um cliente!
E não para por aí! Afinal, você não precisa alimentar o seu blog de um escritório, né? Dá para fazer isso de qualquer lugar do Brasil e do mundo e você terá todas ainda mais dicas para criar um blog e ganhar dinheiro através desse guia: “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo”. Baixe gratuitamente aqui
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