Basicamente, a procrastinação é uma atitude relativamente comum as pessoas, mas, pode ser extremamente prejudicial quando passa a criar problemas para o cotidiano profissional ou pessoa. Por isso, é essencial aprender a evitar a procrastinação. Mas, o que é a procrastinação?
Normalmente, se trata de negligenciar as atividades, isso significa quando os seus estudos ou serviços não ganham a devida relevância, sendo deixados de lado para a realização de outras ações menos essenciais.
Desta maneira, é possível dizer que a tendência de procrastinar está ligada a ansiedade, estresse, cansaço, falta de criatividade e outras sensações que reforçam a desconcentração do individuo na execução de sua meta.
De fato, existem inúmeros métodos simples que ajudam as pessoas a evitar a procrastinação, mantendo o foco, sobretudo, na administração do seu tempo para a efetuação de atividades do trabalho, de lazer e de repouso.
Aprenda 5 técnicas simples para evitar a procrastinação no dia a dia
O que não faltam são distrações no ambiente de trabalho, estudo e até em casa nos dias de hoje. As redes sociais, os aplicativos de conversas, os emails e o bombardeio de notícias afetam significativamente a capacidade de concentração. Sendo assim, confira alguns truques para evitar a procrastinação.
1 – Tratamento para procrastinação de Pomodoro
Este tratamento para procrastinação é um dos mais famosos e foi criado por Francesco Cirillo na década de 1980. Neste conceito, o sujeito precisa dividir o seu tempo em sequencia de 25 minutos, os chamados pomodoros.
Posteriormente, é preciso intercalar com pausas de 5 minutos entre cada pomodoro a fim de descansar. Depois de 4 períodos de 25 minutos, a pessoa pode usufruir de meia-hora de relaxamento, devendo após isso retomar a função.
2 – Saiba como não procrastinar nos estudos
Quando se está iniciando a preparação para um concurso público ou vestibular é essencial entender como parar de procrastinar e estudar. No entanto, esta se transforma em uma verdadeira dificuldade com o passar do tempo.
Por isso, a criação de um cronograma detalhado é eficiente para assegurar a qualidade de seu tempo de dedicação. Vale ressaltar que existem alguns segredos para não lhe causar nenhuma estafa (cansaço) mental.
Por exemplo, os especialistas recomendam que a pessoa estabeleça dois períodos principais de estudo: manhã e tarde, permitindo que o intervalo para o almoço conceda o descanso necessário para corpo e mente.
Lembrando que esses períodos nunca devem extrapolar 2h30min, justamente, para não sobrecarregar e fazer com que você perca a concentração enquanto está folheando os livros, apostilas e fazendo exercícios.
Além disso, é recomendado se aprofundar em dois temas totalmente distintos por dia para aprender a como não procrastinar nos estudos. Desta maneira, você não se sente entediado tão facilmente.
Outra dica importante é não exagerar. É fundamental separar o seu tempo para estudo, atividades físicas, alimentação correta, sono de qualidade e o seu lazer. Tudo isso contribui para que você chegue à data da prova devidamente preparado, descansado e confiante.
3 – Projetando o futuro para evitar a procrastinação
Pensar no futuro pode ser uma maneira consistente para evitar a procrastinação no presente. Segundo uma pesquisa sobre procrastinação na Super Interessante, tempo e atenção são itens limitados.
Deste modo, as pessoas tendem a destina-los para acontecimentos urgentes, ou seja, que vão acontecer em dias ou horas, esquecendo-se totalmente do que deve ocorrer em meses ou anos. Algo totalmente natural.
No entanto, a pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia (University of Southern California) comprovou que o cotidiano está saturado por prioridades e metas de urgência, sendo praticamente impossível se dedicar a planos futuros.
A conclusão do estudo da USC indica que se encarar o futuro com planos mais sensíveis: pense em meses ao invés de anos, dias no lugar de meses e horas em vez de dias. Essa lógica é de grande ajuda para manter a concentração, já que causa a sensação de que o futuro e o presente estão interligados.
Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente destacar outras dicas espetaculares para evitar a procrastinação e aumentar seu rendimento no trabalho, dá uma olhada:
1 – Os 7 segredos da alta performance
2 – Princípio de Pareto: Como usar a favor da sua vida?
3 – 11 dicas de como aumentar o foco no trabalho
4 – Listando as prioridades para escapar das distrações
Não há nada mais clássico para evitar a procrastinação do que produzir lista. No entanto, muita gente acaba utilizando esse conceito bastante útil de maneira exagerada, inadequada e desleixada. Outros acabam por exagerar com listas até mesmo para comportar outras listas.
A dica básica é que você deve acordar sabendo o que vai fazer nas próximas horas. Portanto, a primeira lista precisa ser realizada antes de ir dormir. Tire alguns momentos para fazer uma espécie de balanço do dia e planejar os afazeres para a manhã seguinte.
E não deixe de pensar no critério de prioridade para elencar o que deve ser feito primeiro. A partir daí, você pode contar com uma organização simples de tudo o que deve ser feito no trabalho, casa ou estudo.
Mas, e se surgir alguma coisa nova? Se esse compromisso for urgente, reorganize o seu planejamento diário e se concentre no que deve ser realmente feito imediatamente e tente negociar prazos com o seu chefe ou delegar tarefas. Essas ações são essenciais para não acabar sobrecarregado.
Por isso, você não deve ficar em claro se culpando por não ter dado conta de toda a sua programação. Isso acontece com todo mundo! Basta adicionar o que não foi feito na sua próxima lista de acordo com a necessidade e não perder tempo com inutilidades.
5 – Mantenha a concentração no trabalho e não nas redes sociais
Ninguém é uma máquina para aguentar por 8 horas consecutivas sem intervalo. No entanto, você deve compreender que o seu expediente é destinado para cumprir atividades laborais e não para atualizar as redes sociais.
Vale lembrar que perder tempo deliberadamente com celular, mídias sociais e aplicativos podem causar problemas ao trabalhador com advertências verbais e por escrito, culminando, assim, em um desligamento do trabalho.
Mais do que isso, você precisar evitar a procrastinação até mesmo para não correr risco de ser demitido por justa causa e perder direitos relevantes. Por isso, mantenha o bom senso e aproveite os intervalos para descansar, lanchar e recuperar as energias.
Caso você tenha interesse em se aprofundar neste contexto, é possível se conhecer outras dicas de como parar de procrastinar com esse vídeo incrível do André Lima…