Provavelmente, você conhece uma pessoa ou até mesmo se identifica com esse perfil. Uma pessoa inteligente, bem informada e educada, só que não consegue fazer com que aqueles a sua volta levem as suas ideias a sério tanto no contexto profissional quanto no aspecto familiar. Portanto, a questão aqui seria como vencer a timidez, não é?

No entanto, esse processo pode ser um pouco mais complexo. Normalmente, esse individuo é retraído, econômico no gestual, não se comunica com uma linguagem que transmite confiança e que impõe respeito.

Como vencer a timidez

Portanto, um dos fatores mais importantes para fazer com que essa pessoa adquira confiança e passe a ser ouvida pelos demais é a postura corporal. Não se trata da comunicação que você faz de maneira oral, mas a forma de se postar em público.

Poder da comunicação

Para falarmos sobre como vencer a timidez, é preciso entender como acontece a comunicação entre as pessoas. Por acaso, você sabia que apenas 7% de toda a nossa comunicação se baseia nas palavras? Curioso, não é? Bom, os dados são de um estudo promovido pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Ainda de acordo com essa pesquisa, 38% da comunicação está vinculada ao nosso tom de voz e 55% se refere a chamada “linguagem corporal”. Isso quer dizer que as relações entre as pessoas seriam bem diferentes senão pudéssemos ver e avaliar como o nosso corpo e da outra pessoa envolvida se porta no decorrer de uma conversa.

Já que estamos tratando de tipos de linguagem, você vai se impressionar porque são diversos. Mais do que isso, esses comportamentos podem transmitir impressões muito variadas ao seu interlocutor. Afinal, há diversos detalhes que podem fazer toda a diferença em uma troca de ideias.

No que se refere aos termos técnicos, há cinco categorias conhecidas para a comunicação não-verbal. Ou seja, aquele tipo de comunicação que engloba todas as manifestações não realizadas com as palavras. Então, vamos conferir cada um deles?

Cinésica

Essa categoria tem a ver com a linguagem corporal propriamente dita, como, por exemplo, o nosso gestual e as expressões faciais.

Proxêmica

Então, a proxêmica acontece quando se faz a utilização do espaço físico.

Paralinguagem

Já a paralinguagem se sucede quando são empregados recursos de alteração do tom da voz.

Tacêsica

Portanto, essa modalidade de linguagem acaba sendo revelada pelo toque entre as pessoas.

Características físicas

Neste caso, a mensagem é repassada tanto pela aparência quanto pela forma do corpo.

Como vencer a timidez?

Agora que você já está por dentro de todos os detalhes, vamos voltar para o desafio de como vencer a timidez de uma vez por todas. Sendo assim, essas pessoas devem ter sido muito cobradas por entes próximos ou se exigem em excesso, desenvolvendo um senso de autocrítica gigantesco.

Como vencer a timidez

Então, como mudar isso definitivamente? Antes disso, eu preciso revelar algo para vocês. Eu acho que dizer que “alguém sempre foi” não é válido, uma vez que isso não é a sua essência e, sim, aquilo que se tornou. Afinal, nós somos resultados da programação que tivemos no decorrer dos anos através da influencia de nossos pais, familiares, professores, amigos.

Sendo assim, tudo o que é falado e vivido ao longo do nosso crescimento impacta na nossa formação. Essa pessoa recebeu programações que lhe tornaram esse alguém bastante tímido e retraído. Às vezes, os pais fizeram muito pressão por notas mais altas na escola ou tinham a tendência de fazer comparações entre os irmãos.

Todavia, cada um conta com uma memória que lhe deixa com essa personalidade mais acanhada e, para mudar isso é preciso ter cuidado. Já que não se pode correr o risco de alterar quem você é.

Afinal, o segredo é trabalhar com essas lembranças. A boa notícia é que existem técnicas que são muito úteis para esse processo de reprogramação. No entanto, a tarefa não é tão simples.

Técnicas

Por isso, é possível fazer essa reprogramação trazendo essa memória específica átona e colocando um novo significado a ela. Algo que não fira a sua essência e tampouco limite o seu desenvolvimento.

Outra possibilidade é utilizar o método que demanda o toque em certos pontos do seu corpo a fim de liberar essas lembranças, desconectando essas características prejudiciais a sua personalidade. Ou ainda dá para recorrer a uma hipnose para limpar essa timidez e/ou limitação dessa criança e/ou adolescente.

Importância da autoestima

Agora que você já sabe como vencer a timidez, o próximo passo tem a ver com a manutenção de autoestima elevada e a busca pelo bem estar físico e mental. Mas, vale ressaltar que a compreensão do termo “autoestima” não é algo muito recente entre os estudiosos.

Portanto, essa é uma das definições mais antigas do campo da psicologia, sendo citada pela primeira vez em 1892 por Willian James, um filósofo e psicólogo funcionalista dos Estados Unidos. Sendo assim, a gente deve estar ciente que a autoestima é uma condição que varia e estabelece como está a nossa autoimagem.

Como vencer a timidez

Fica claro que a nossa autoestima não se mantém sempre no mesmo nível, podendo mudar de acordo com nossas experiências ou etapas da vida. Ou seja, esse não é um conceito imutável e que pode ser melhorado a cada dia. Melhor assim, não é?

Além disso, diversas questões tem a ver com essa autoimagem. Tais como: a sua opinião sobre si mesmo e a importância que concede para si mesmo e as suas realizações. É uma série de ideias e ações que estabelecem como anda a sua autoestima.

Nos dias de hoje, há outros fatores que também devem ser levados em consideração:

  • A autoaceitação;
  • Competência social;
  • Redes sociais;
  • Autoconfiança.

A autoestima elevada é essencial para todas as esferas da nossa convivência e ainda para que conservemos uma imagem positiva sobre nós mesmo. Isso deixa a nossa vivencia em sociedade muito mais sadia e pacifica e, resulta em uma qualidade de vida muito mais alta.

Quer tirar alguma dúvida? Então, eu te convido a assistir ao vídeo que gravei sobre esse mesmo assunto logo abaixo. É só apertar o play!