Whatsapp Business já é uma realidade e está entre nós. Essa foi a maneira que o aplicativo encontrou de fazer ainda mais parte do dia a dia das pessoas (como se já não ocupasse boas horas do dia). O fato é que o whatsapp agora faz parte do mundo corporativo. Ou seja, é uma extensão do formato que todos já conhecemos. Ele é voltado para pequenas e médias empresas.
Essa pode ser a solução ideal para que o empreendedor separe os contatos profissionais dos contatos pessoais. Mas a vantagem não é apenas essa. E no artigo de hoje, você vai saber absolutamente tudo sobre a ferramenta. Você sabe, por exemplo, se existe Whatsapp Business para PC? Ou como funciona Whatsapp Business? Se a resposta é não, tudo bem.
Você vai tirar suas dúvidas e conhecer melhor o aplicativo. E então, decidir se essa é uma boa opção para a sua empresa. Lembrando que toda ferramenta que visa facilitar o desempenho, é algo que vale, ao menos, ser estudado. O que o mercado mais oferece são ferramentas para facilitar a vida dos empreendedores. E essa é a ideia do Whatsapp Business no Brasil.
Atenção nas informações e boa leitura!
Afinal, o que é Whatsapp Business?
O Whatsapp Business é uma extensão do já famoso aplicativo, só que para empresas. E também existe Whatsapp Business para PC. O seu público conta com empresas de pequeno e médio porte. A ideia é facilitar a comunicação entre as duas partes. Mais fácil para compreender como funciona Whatsapp Business.
Uma das grandes vantagens do Whatsapp Business é a segurança que ele transmite. O cliente sabe que está interagindo diretamente com um perfil profissional. Uma empresa jamais colocará um profissional despreparado para tal tarefa. O Whatsapp Business no Brasil ainda informou que um microempreendedor individual também poderá manter um perfil no aplicativo.
Outra característica bacana é que o dono da conta poderá acompanhar alguns dados. Por exemplo, ele poderá acessar estatísticas sobre as mensagens lidas pelos clientes. E assim, determinar estratégias, selecionando as mensagens que mais trouxeram resultados. Até o momento, o Whatsapp Business no Brasil é gratuito. O mesmo vale para o Whatsapp Business para PC. Porém, a empresa já informou que futuramente pode ser que venha a fazer algum tipo de cobrança.
Mas enquanto o Whatsapp Business não cobra por seus serviços, a ferramenta é uma excelente opção para todas as empresas. E ainda que venha cobrar, certamente não será nada abusivo. Agora que já entendeu o que é, vamos compreender como funciona Whatsapp Business. Afinal, a intenção é mesmo a de conhecer absolutamente tudo.
Como funciona Whatsapp Business?
Para entender como funciona Whatsapp Business, vamos separar público e empresas. Se você quer se comunicar com uma empresa, não será necessária a instalação do aplicativo Whatsapp Business. O seu perfil mesmo, que utiliza todos os dias, será o suficiente. Mas esse não é o caso dos empreendedores que querem começar a utilizar a ferramenta.
Os responsáveis por empresas que desejam utilizar a ferramenta para se comunicar com seu público, terão que baixar a opção para empresas. Ou seja, o Whatsapp Business. Até o desenvolvimento deste artigo, a versão existe apenas para Android e a versão pode ser encontrada na App Store. E então, a empresa poderá configurar a conta.
O ideal, é que o empreendedor conheça a fundo suas funcionalidades. Assim, toda a potencialidade da ferramenta será aproveitada.
- Versão web – Como informado, existe Whatsapp Business para PC. Essa é uma excelente maneira de manter a produtividade pois o profissional não terá que deixar de lado o computador para se comunicar com o cliente. E ainda, as respostas acontecem de maneira mais rápida, mais ágil, o que é positivo para a imagem da empresa;
- Credibilidade – O perfil será listado como um perfil empresarial. E o que isso significa? Significa que o cliente que entrar em contato, vai ter acesso a informações que mostram que é um perfil empresarial. Isso gera credibilidade. E como todos os profissionais sabem, credibilidade gera autoridade. E autoridade é sinônimo de vendas;
- Respostas automáticas – Essa é uma característica incrível. As mensagens poderão ser programadas. As perguntas mais frequentes, por exemplo, poderão receber uma resposta automática, predefinida pela empresa. É prático para agilizar o tempo do trabalho e ainda para mensagens fora do horário do expediente;
Existem mais vantagens em utilizar o Whatsapp Business no Brasil?
Além das vantagens já mencionadas até aqui, ainda existem mais outras tantas. Entre elas, vale citar uma informação que retrata de maneira mais ampla a realidade. Segundo o próprio Mark Zuckerberg, ferramenta chegou a 1,5 bilhão de usuários. São 60 bilhões de mensagens por dia. E no começo do ano passado, foi divulgado que 120 milhões desses, são brasileiros.
As mensagens instantâneas são as preferidas de muitas pessoas, visto que a presença física pode intimidar alguns clientes. É possível, ainda, receber feedbacks mais sinceros, pelo mesmo motivo. E também o cliente terá acesso às informações, como localização, endereço de email, que tipo de empresa é e, até mesmo, uma breve descrição.
E não precisa se preocupar em perder as conversas já existentes no perfil pessoal. É possível migrar as mensagens já existentes para o Whatsapp Business. O empreendedor também poderá programar o chatbot com saudações. Por exemplo, quando um cliente enviar uma mensagem, uma saudação com uma breve apresentação da empresa e dos serviços será disparada.
Uma outra opção bacana para o cliente, são as “contas confirmadas”. Contas confirmadas são identificadas como em aplicativos como o Instagram ou Twitter, por exemplo. Em frente ao nome da empresa, terá um indicativo, como um selo, confirmando o perfil como oficial. Para conseguir essa confirmação, o número do celular deverá ser verificado pela equipe.
E como a interface é muito parecida com o mensageiro que já estamos habituados, é muito fácil utilizar. Mas é fundamental seguir algumas regras sociais, como jamais entrar em contato com um cliente se o mesmo não autorizou o contato. Lembre-se sempre de trabalhar com clientes que tenham preenchido algum cadastro ou, de qualquer maneira, informado o número.
Utilizando o Whatsapp Business nas vendas
Assim como tantas outras modalidades, as vendas no Whatsapp Business também devem seguir algumas diretrizes. Trabalhar sem estabelecer parâmetros, é ficar como um barco à deriva. Já saiba os caminhos que a empresa deve seguir. Estabeleça o ritmo ideal, trabalhe com profissionalismo e com metas e objetivos bem definidos.
Todo empreendedor de sucesso sabe que para obter resultados positivos, é preciso ter um propósito. Aquela motivação única. A força interior que faz com que cada profissional levante pela manhã e decida que aquele dia será de vitórias. Então conheça bem seu propósito. E lembre-se que o dinheiro não é uma boa motivação. O que poderá conquistar com ele, sim.
O propósito é o eixo de qualquer negócio. A característica que alinha todos os setores, estratégias, metas e objetivos. Toda empresa precisa seguir essa linha. O empreendedor deve colocar suas emoções mais nobres à frente de todas as decisões. No momento das decisões, elas serão as mediadoras. E também vai manter a integridade da marca. Pode não parecer algo realmente importante, é verdade. Mas acredite, isso é fundamental.
No ano passado, durante o Freesider Meeting, a Dani Figueirôa já falou sobre o assunto. E olha que ela nem falou sobre o Whatsapp Business em si, mas sim sobre a visão incrível que ela tem sobre como realizar vendas pelo telefone e Whatsapp. Que tal dar uma conferida na palestra dela? Atenção nas dicas porque elas valem ouro!
Muito legal, não é? As dicas da Dani são muito boas. Mas vamos falar com mais objetividade sobre dois pontos do momento da venda. O primeiro, é a coleta de contatos. E, no segundo momento, como separar seus prospects de acordo com o estágio em que cada um está.
Passo 1 – Coleta de contatos
Antes de mais nada, é preciso entender que se mandar mensagens sem ter a permissão do cliente, será reportado como spam. As pessoas não gostam de vendedores que abordam sem que o interesse exista. O cliente sente sua privacidade invadida, sobretudo em um aplicativo tão pessoal. Afinal, o whatsapp acompanha seus usuários em toda parte.
Dessa maneira, para que colete seus contatos da forma correta, utilize métodos que já são usuais. O preenchimento de um cadastro, por exemplo, ou o clique em um link. O fato é que o usuário deve permitir que a interação aconteça. Assim, ele terá seu contato salvo. E esse é o momento ideal para acontecer a aproximação.
Como foi falado acima, o aplicativo acompanha a pessoa durante o dia todo, em toda parte que ela vai. Pode ser que a pessoa cheque o email apenas uma ou duas vezes durante o dia. Mas com o whatsapp é diferente. Você saberia responder quantas vezes checa seu whatsapp em um dia? Sendo assim, olha a seriedade da atitude de quem permite o contato da sua empresa.
Então a melhor coisa a fazer, é respeitar essa permissão. Essa abertura que a pessoa deu. Converse com ela com atenção. Respeite os horários. Evite mandar mensagens durante a noite, por exemplo. Seja paciente para responder as dúvidas e se faça presente com estratégias de bom gosto. Nada de encher a pessoa de mensagens durante o dia todo. Essa é uma atitude desesperada, que chateia muito quem é o alvo.
Respeite seu cliente para que sua empresa seja respeitada.
Passo 2 – Funil de Vendas
Divida seus clientes em três grupos para cada produto ou serviço trabalhado. É importante saber em que etapa está o processo de relacionamento. Isso será determinante na hora de abordar a pessoa de maneira mais personalizada. Dessa maneira, preocupe-se em seguir métodos diferentes em cada um dos estágios.
Topo do Funil
Aqui está todo o público a ser impactado com seu produto ou serviço. É a primeira fase, onde é difícil existir personalização. No entanto, é preciso saber quais estratégias utilizar. Supondo que já tenha sua persona bem definida, trabalhe para atrair pessoas com essas características. O topo do funil tem que contar com técnicas atrativas. Você precisa ser visto.
O Facebook Ads, entre outros, é uma boa maneira de atrair os leads. Isso porque os anúncios são direcionados exatamente para quem deve ser impactado. Lembre-se que é o momento de conscientizar as pessoas quanto à empresa. Lembra-se da frase “a primeira impressão é a que fica”? Então uma boa técnica, é fazer com que os clientes identifiquem que existe uma dor.
De acordo com cada canal, seja um blog, canal no YouTube ou anúncios, por exemplo, procure seguir essas características: Conscientize o prospect quanto à dor e, em seguida, ofereça a solução, através do seu produto ou serviço.
Meio do Funil
Aqui é o momento da conversão. As pessoas que chegaram nesta etapa, são aquelas que preencheram algum cadastro ou demonstraram interesse de alguma forma. Eduque o futuro cliente, nesse momento. Envie conteúdo de qualidade. Responda as dúvidas, explane o assunto e se faça cada vez mais presente. Mas sempre com bom senso.
Também é o momento de quebrar as objeções. Se empenhe para que as chances da conversão, aumentem. Você poderá ofertar alguns brindes, como ebooks, entre outras opções. Essa é uma ótima oportunidade de falar sobre o tema de maneira mais abrangente.
Fundo do Funil
O negócio está quase fechado. O usuário está quase virando cliente. No final do funil, procure provar para a pessoa que seu produto ou serviço oferece a melhor solução. Depoimentos de outros clientes ou cases de sucesso podem fazer toda a diferença.
Essas atitudes podem fazer toda a diferença na sua vida. Você vai sair da zona de conforto, para o mundo. E ainda, é possível viajar por ele e ainda continuar trabalhando através de ferramentas como o Whatsapp Business. Não sabe como? Então baixe gratuitamente o ebook “Como Lucrar com seu Conhecimento enquanto Viaja pelo Mundo”.
Descubra como trabalho e lazer podem ser aliados. Afinal, a vida é muito curta para aproveitá-la somente depois da aposentadoria. Bons negócios!