10 ensinamentos de Walt Disney aplicados ao empreendedorismo digital

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Uma viagem para Disney quanto custa? Provavelmente, você já deve ter se perguntado isso alguma vez, inclusive se é possível ganhar dinheiro na internet para arcar com todas essas despesas. Quer descobrir algo animador? A resposta é sim!

Nos dias de hoje, há formas de trabalhar na internet e atingir um padrão de vida de qualidade e que oportunize momentos tão especiais quanto um passeio no exterior com a sua família. Como tornar isso realidade? Aproveitando o Mundo Fantástico da Disney, as lições do seu idealizador são bastante inspiradoras para quem almeja empreender online com sucesso.

Veja algumas orientações mais abaixo de quem já chegou lá

De acordo com reportagem da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, ele é reconhecido como um dos maiores homens de negócios do planeta e deixou lições que podem ser aplicadas até os dias de hoje em um empreendimento de qualquer porte ou atividade.

E, se além destas dicas, você está a fim de se destacar profissional, e o principal, ganhar dinheiro na internet com liberdade de tempo e dinheiro, assista agora mesmo vìdeo-aula “O Dia de 3 horas”!

10 lições de Walt Disney para ganhar dinheiro na internet

O exemplo de sucesso em Walt Disney continua bastante em voga atualmente, sobretudo, as suas lições. São ensinamentos que podem ser aplicados no seu dia a dia no marketing digital ou qualquer outro nicho virtual que deseja para colocar o seu plano de empreender em prática.

1 – Trace metas grandes e permanentemente

Walt Disney sempre mencionava que a sua trajetória começou com um simples rato, um sonho e nada mais. Quem diria que Mickey se tornaria o símbolo de um dos maiores centros de entretenimento do planeta?

De fato, inúmeras pessoas que querem ganhar dinheiro na internet evitam traçar planos altos, e existe até quem nem pense em sonhar. É nesta etapa que o objetivo se esvai e se fica somente com o rato. E “toda a jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo”. Ou um rato. A sua ascensão profissional começa ao trocar as palavras pela ação estratégica. Vamos lá?

2 – Mantenha a sua determinação!

Walt Disney acreditava que não havia uma barreira que não pudesse ser ultrapassada por uma pessoa persistente. A sua tática? Os quatro Cs: curiosidade, coragem, confiança e constância, especialmente, a confiança. A confiança para crer que algo pode mudar a partir da sua visão empreendedora.

Nem todo mundo conhece essa parte da história, mas o primeiro negócio do idealizador da Disney, Laugh-O-Gram, resultou em uma grande frustração e uma série de dívidas. A falta de recursos foi tamanha que ele precisou buscar por comida nas ruas, dormir de favor e contar com a ajuda de estranhos.

No entanto, essa tentativa mal sucedida não foi suficiente para acabar com o seu plano. Portanto, você não deve considerar que falhou ao demorar para obter lucro ao tentar trabalhar na internet. O começo sempre é complicado, principalmente, para quem está empreendendo pela primeira vez.

3 – Não abra mão de seu objetivo, mesmo que seja preciso adaptá-lo!

Segundo a Revista Exame, o caminho de Walt Disney não foi fácil. Entretanto, a sua grande derrota foi a perda dos direitos de seu primeiro personagem de reconhecimento nacional, Oswald (O Coelho Sorte). Neste momento, boa parte de seus funcionários preferiu lhe virar as costas.

Ao ser informado deste desastre empresarial, no caminho até Los Angeles, ele prometeu para a sua mulher que atuaria por conta própria e bolaria um personagem ainda mais impactante. Você já deve saber de quem se trata, mas dá para imaginar que o primeiro nome foi “Mortimer”?

Nos negócios é sempre necessário ter resiliência

O nome conhecido em todo o planeta de Mickey foi sugestão de sua esposa, Lillian Marie Bounds Disney. A justificativa? Mickey parecia soar muito melhor aos ouvidos. E, deste modo, o ratinho esperto passou a ter vida e deixar a vida de milhões de pessoas muito mais alegre.

O conceito de que os desafios acontecem no seu cotidiano por uma razão pode não ser tão original, mas faz todo sentido. Até mesmo Steve Jobs declarou que seu período mais produtivo ocorreu logo após a demissão da Apple quando criou a empresa de tecnologia NeXT e a Pixar, de computação gráfica.

Para Disney, esse tropeço foi “a melhor coisa do mundo” para a sua trajetória profissional. E, de fato, muitos empreendedores começam a tirar do papel a ideia de ganhar dinheiro na internet quando são demitidos de um emprego insatisfatório ou enfrentam alguma adversidade.

Então, o ideal é tirar proveito tanto dos momentos bons quanto dos ruins. Afinal, a instabilidade financeira nacional também pode ser uma chance de sucesso. Existe um ditado popular que diz o seguinte: “Em um período de crise, apenas tire o S e CRIE”.

4 – Equilibre a função de empreendedor e gestor

O senso de empreender é fundamental para o crescimento de um negócio físico ou virtual, uma vez que se trata de sua criatividade a serviço da conquista de resultados cada vez mais expressivos. Porém, é relevante manter o planejamento diário para todas as atividades, inclusive as funcionais.

Senão, você não contará nem com energia elétrica e tampouco com conexão para ganhar dinheiro na internet. Ou seja, é preciso se ater às ordens práticas, bem, como o pagamento de contas, o retorno do contato clientes e fornecedores, os cuidados com as entradas e saídas financeiras, etc.

Basicamente, essa estrutura de apoio – que pode ser exercida por um grupo de pessoas ou o próprio empreendedor – é o que assegura que a realidade aconteça e não se resuma a uma ascensão passageira. Sabe quem assumiu essa função para o criador do Mundo Disney? Seu irmão, Roy Disney.

Em 1923, Roy Disney iniciou no cargo de presidente e foi imprescindível para que Walt se concentrasse nas decisões criativas e evitasse tomar decisões sem respaldo estratégico. Todo mundo necessita ter esse auxílio para poder se concentrar no crescimento do seu negócio, essa ajuda para as questões funcionais pode ser exercida por alguém de sua confiança.

A dica? Comece a sua atuação online com um bom plano de negócio, esta é a estrutura para mantê-lo com pé no chão nos primeiros meses com margens de lucro menores e dificuldade para se consolidar no seu campo de atuação. Não sabe como montar um? Confira aqui o manual do Sebrae!

5 – Condições de trabalho ideal para a equipe correta

Muitos empreendedores começam a ganhar dinheiro na internet por conta própria, mas com o crescimento de suas iniciativas é essencial ter ajuda para atender a demanda e não deixar a qualidade de seus serviços decair. Walt Disney sempre se esforçou para oferecer um ambiente de trabalho adequado.

Com aparelhos novos, salas funcionais e um ambiente agradável para que todos se sentissem devidamente valorizados. No entanto, o local de serviço não vai fazer a diferença esperada se não possuir os colaboradores apropriados ao seu empreendimento.

O irmão Roy Disney lidava com a administração geral, Ub Iwerks comandava a sua equipe criativa e Herman Karmen era responsável pelo licenciamento de produtos que representassem a sua marca. Assim, a Disney se transformou em uma marca reconhecida em todos os cantos do planeta!

Manter a equipe de trabalho reunida e animada é fundamental para o sucesso de um negócio

Afinal, você pode desenvolver um lugar incrível para os seus funcionários. Entretanto, as pessoas são fundamentais para que todos os planos possam ser executados com a eficácia almejada.

A motivação e remuneração corretas são de vital importância, mas a missão de selecionar as pessoas certas é de responsabilidade do empreendedor. Saiba reconhecer os profissionais que venham a somar!

6 – Melhoria contínua no seu produto ou serviço

É impossível declarar que os elementos da Disney em algum momento ficaram ultrapassados. Até mesmo o conceito de Princesa tem se ajustado aos novos tempos nas produções animadas ou filmes lançados recentemente. A tendência só segue o pensamento de sofisticação contínua de seu idealizador.

O conceito de aprimoramento permanente das atrações de Walt Disney se concentrava na descoberta do conhecimento, mas com alta dose de diversão. Sendo assim, o entretenimento deve estar alinhado com alguma lição relevante para crianças, jovens e adultos. A partir daí, as mensagens poderiam ser assimiladas universalmente e encantam pessoas de todas as faixas etárias.

O princípio está correto, mas não significa que não é preciso estar monitorando os desejos de seu público-alvo, que tende a mudar de tempos em tempos. Como citado anteriormente, boa parte das meninas não se identifica mais com a princesa indefesa e que está a espera eternamente do Príncipe Encantado.

Um bom exemplo desta nova roupagem está no adorado filme “Frozen”. Na trama infantil, duas irmãs princesas precisam superar os obstáculos para se reaproximar. E o príncipe é o vilão da história! A missão de salvamento? É representada pelo amor fraternal.

Outra amostra? A nova trilogia Star Wars, também pertencente ao Grupo Disney, coloca a menina Rey como grande representante da Força. Contudo, a garota se vira muito bem antes mesmo de descobrir as suas habilidades especiais. Mais do que nunca, é essencial estar pronto para ajustar seu serviço e produto constantemente para satisfazer a sua audiência.

Confira o vídeo Freesider sobre este tema:

7 – Promova uma experiência satisfatória ao seu cliente

Dentro da Disney, o público-alvo é a criança, os pais são considerados clientes secundários. Todo integrante do elenco da Disney é instruído para compreender essa sequência na escala de valores: inicialmente está a segurança, a gentileza e, somente depois, as atrações (excelência do produto) e, assim, a eficiência na realização.

De maneira geral, os funcionários têm liberdade para entrar em ação quando considerarem apropriado. Então, o objetivo é agradar as crianças de hoje? Na verdade, o intuito primordial é satisfazer a criança que habita em todos. Afinal, quem nunca sonhou em uma viagem para Disney?

O Walt proveu alegria e conquistou a todos com seu negócio

Portanto, se quer trabalhar na internet é necessário fornecer uma experiência agradável ao seu consumidor. Por exemplo, se você tem um infoproduto, o seu site necessita ser responsivo, ou seja, com layout ajustável a para todos os formatos de dispositivos do usuário (PC, mobile, tablet) , caso contrário,  você limitará os acessos dos internautas, ao tornar a leitura inviável..

Um dos passos para obter melhores resultados para ganhar dinheiro na internet é construir uma plataforma acessível, rápida e intuitiva. Essa característica é tão primordial, que desde 2015, o Google passou a privilegiar os sites responsivos nos seus resultados de pesquisa. E quem não se ajustou? Corre o risco de sumir das buscas e registra queda nos resultados.  

8 – Valorize todos os integrantes do seu “show”

Essa noção foi introduzida com a Disneyland. Nos parques, o intuito não é receber as pessoas como consumidores ou usuários. Os turistas são recepcionados como verdadeiros convidados do primeiro ao seu último minuto de permanência. O mesmo conceito se aplica para os colaboradores. Do vendedor de hambúrguer ao gestor são chamados de membros do elenco.

Dentro da filosofia de trabalho Disney, todos são atores que desempenham um papel em um show mágico. E show é o único termo que caracteriza a experiência de uma criança ou adulto que participa de um brinquedo ou utiliza um serviço Disney. Por que não adotar esse estilo ao seu negócio digital?

9 – Considere o feedback de seu público-alvo

Como citado anteriormente, o produto ou serviço precisa estar em constante evolução. Mas, é fundamental levar em consideração os comentários de seus clientes. Esta era uma das obsessões de Walt Disney por sempre querer fazer o melhor, mesmo que custasse mais e levasse mais tempo.

Enquanto os concorrentes tinham a intenção de se comunicar unicamente com as crianças, Disney tinha o interesse em atingir pessoas de todas as faixas etárias. Quando boa parte dos parques entrou em crise, ele tinha o objetivo de ampliar as suas instalações.

É sempre fundamental levar em consideração os comentários de seus clientes

E essa lição está cada vez mais atual. Através das redes sociais, o cliente encontrou a sua voz e pode interagir diretamente com a marca para reclamar ou sugerir melhorias ao serviço ou produto.

Por isso, nunca se deve desprezar o feedback do seu público, já que não se sabe de onde vai surgir o seu novo negócio lucrativo. E quem melhor do que o seu cliente para dizer o que ele deseja a curto, médio e longo prazo? Esta é uma das lições básicas para quem pretende ganhar dinheiro na internet.

10 – Tudo começa na sua casa

O desejo em divertir as famílias de Walt Disney começou com os seus filhos. Segundo reportagem da Pequenas Empresas Grandes Negócios, apenas aos 6 anos, Diane, descobriu que seu pai era o dono da Disney e lhe pediu um autógrafo. Disney sempre quis proteger a família, principalmente, os filhos das complicações da fama.

Assim, a última dica continua atual e é uma das principais metas das pessoas que optam por ganhar dinheiro na internet: ficar mais tempo com a família. Mesmo que o objetivo do trabalho seja conceder conforto aos entes queridos, a sua presença é indispensável! Saiba equilibrar de maneira sadia o seu tempo!

Cristina Dominghini Possamai: Natural de Turvo (SC). Jornalista formada, redatora freelancer e social media. Apaixonada por esportes, viagens, tecnologia e literatura.