Fazer um intercâmbio é um sonho para qualquer pessoa que deseja encarar novos desafios na vida. A experiência de morar no exterior é enriquecedora, desafiante e nos tira do lugar comum. No entanto, algumas pessoas não encaram sair do Brasil por medo do choque cultural e, por isso, não se adaptam ao seu novo país.

Austrália
Fazer um intercâmbio na Austrália seria uma solução! O país é um ótimo lugar para você realizar o sonho de morar fora.

Se você se vê nesta situação, saiba que nem tudo está perdido. Fazer um intercâmbio na Austrália seria uma solução! O país é um ótimo lugar pra você realizar o sonho de morar fora sem sofrer tanto com as diferenças culturais. Vamos saber mais?  

Por que fazer um intercâmbio na Austrália?

Há diversas vantagens em morar na Austrália, entre elas, as duas mais importantes: a sua língua oficial é o inglês e o país se assemelha muito ao Brasil. Além da média de temperatura ser quase a mesma, a Austrália também tem uma imensa extensão territorial, sendo um país para todos os gostos, já que possui de praias paradisíacas a desertos, florestas tropicais a cidades modernas. Com certeza, você encontrará o seu lugar ideal nas terras australianas!

Existem ainda outros porquês ao escolher fazer um intercâmbio na Austrália. Não há tantas burocracias no país e é possível trabalhar legalmente e conciliar com seus estudos, além de ser provável conseguir, com êxito, prolongar a validade de seu visto de estudante ou mesmo alterá-lo para visto de trabalho. Tem coisa melhor que isso?

Como fazer um intercâmbio na Austrália?

Fazer um intercâmbio na Austrália é tranquilo e há diversas maneiras para fazê-lo, basta achar o seu modo ideal. Há cursos de línguas para quem quiser estudar inglês. E por que não alinhar seus estudos a um trabalho de meio período? Na Austrália, isso é possível! Lá, também é possível fazer trabalho voluntário, o que dará um upgrade em seu currículo.  Enfim, as possibilidades são infinitas…

Estudar na Austrália
Fazer um intercâmbio na Austrália é tranquilo e há diversas maneiras de fazê-lo, basta achar o seu modo ideal.

E aí que você deve estar se perguntando: mas como saber o meu modo ideal de fazer um intercâmbio? Fácil!

Pesquise bastante sobre o assunto, questione as possibilidades de estudar fora através de sua faculdade ou entre em contato com uma agência de intercâmbio e, até mesmo, com a AIESEC, ONG gerenciada por jovens universitários. Outra dica bastante importante é verificar o programa Ciência sem Fronteiras, que possibilita estudar em uma universidade fora do Brasil com bolsa.

Os motivos para fazer um intercâmbio na Austrália

Existem milhares de motivos para nós, brasileiros, darmos um pulo à Austrália. Mas, neste conteúdo, separamos alguns que são fundamentais e estão bem de acordo com o contexto abordado. Vamos dar uma olhada?

1. Inglês

Um dos principais motivos para morar fora, a fluência na língua inglesa é, atualmente, um pré-requisito no mercado de trabalho. Fazer um intercâmbio na Austrália, cuja língua oficial é o inglês, vai proporcionar o contato direto com o idioma, e, por esse motivo, o país se torna ainda mais atraente para o intercambista.

2. Poder trabalhar legalmente com visto de estudante

Quer algo melhor do que estudar e trabalhar ao mesmo tempo? Na terra do canguru, isso é possível! Ao fazer um intercâmbio na Austrália, com visto de estudante, pode-se trabalhar legalmente por até 40 horas em um período de 15 dias. Sem dúvida, esse é um dos principais motivos que levam os estudantes a optar por morar no país. Possibilidades a mil.

Trabalhar na Austrália
Trabalhar na Austrália

Antes de você seguir com o conteúdo de nosso blog, deixe-nos mostrar outros destinos incríveis para você fazer um bom intercâmbio:

1 – Intercâmbio no Canadá: descubra tudo o que você precisa saber

2 – Intercâmbio na Alemanha: tudo o que você precisa saber

3 – Intercâmbio na Inglaterra: Tudo o que você precisa saber

3. Opção de prolongar o visto

Outra vantagem de escolher a Austrália é a possibilidade de prolongar a validade de seu visto de estudante ou alterá-lo para visto de trabalho. Isso, todavia, depende de seu plano pós-intercâmbio, então fique esperto! Também há a possibilidade de aumentar seu tempo de estadia no país através de vistos de residência, seja ela provisória, seja permanente. 

4. Educação de qualidade

Caso a intenção seja morar fora para estudar, então é importante ir para um país cuja educação seja de qualidade. Por isso, saiba que, ao optar por fazer um intercâmbio na Austrália, esse ponto é certo! O sistema educacional australiano é um dos melhores do mundo, tendo 8 universidades entre as 100 melhores do planeta. E ainda: é bem possível conseguir bolsas de estudo, se você for um aluno exemplar.

5. Seu povo

Uma das características mais marcantes para quem vai fazer intercâmbio na Austrália é o seu povo. Acolhedores, educados e receptivos, os australianos estão sempre dispostos a ajudar, mesmo àqueles que não sejam do país. As pessoas tratam estrangeiros super bem, tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

Happy Hour
Happy Hour

Assim como no Brasil, os australianos também adoram um happy hour depois do expediente, um bom churrasco com os amigos e, é claro, muita praia. Não tem como não se sentir em casa na Austrália!

6. Segurança

Se você está acostumado a olhar para todos os lados ao mexer no seu celular, a fechar a 7 chaves a sua casa e a nunca dar vacilo com as suas coisas, você vai estranhar a Austrália – mas de maneira positiva. O país é extremamente seguro, sendo um dos melhores para os estrangeiros. É possível sacar dinheiro nos caixas eletrônicos a qualquer hora do dia e da noite sem se sentir com medo, deixar a porta da sua casa aberta sem se preocupar, usar seu celular sem ter receio da possibilidade de alguém o roubar. Ao fazer um intercâmbio na Austrália, saiba que estará tranquilo com sua segurança!

7. Qualidade de vida

Muitos dizem que a Austrália é um Brasil que deu certo. Os dois países têm em comum o clima e muitas belezas naturais, além do fato de serem terras colonizadas e, portanto, exploradas. Infelizmente (ou felizmente para os australianos), a Austrália tem uma qualidade de vida superior à do Brasil, isso porque há um baixo índice de corrupção, sendo a maioria de sua população honesta, dotada de saúde e educação de qualidade. Enfim, é um país seguro onde não há ambição por status e há respeito ao próximo.

Some o que foi dito acima com a máxima do “Aussie way of life. No país, os valores materiais ficam em segundo plano, sendo mais importante curtir a vida e o momento. E aí, só isso já é um baita motivo para arrumar as malas e partir para fazer um intercâmbio na Austrália, não?

Aussie way of life
Aussie way of life – Estilo de vida australiano

Fazer um intercâmbio na Austrália é vivenciar uma experiência certeira de morar no exterior. A proximidade com o Brasil em termos de clima e de cultura, somada a uma qualidade de vida superior, faz com que o país seja o queridinho dos brasileiros. E aí, partiu nessa aventura?