Sua ideia de como trabalhar de casa está antiga? Eu vou te ajudar.

Felicidade é poder trabalhar em casa

Rate this post

A possibilidade de trabalhar de casa é o sonho para muitos profissionais dos mais diferentes setores na atualidade. Sem horário definido, sem uniforme, sem calçado fechado e no conforto de sua casa.

Trabalhar na sua própria residência pode ser uma das melhores invenções que a internet proporcionou à humanidade. Só que como trabalhar de casa com todos esses benefícios continuar sendo bem produtivo?

Trabalhar de casa é possível?

Afinal, você pode se deparar com notificações nas redes sociais, um lançamento no Netflix ou dormir até muito tarde. Essas são tentações que você enfrenta ao efetuar o expediente na sua residência.

Só que quando você começa a trabalhar em casa necessita ter algumas responsabilidades para ter mais produtividade. Esses afazeres abrangem deixar de lado as distrações caseiras e se focar no trabalho.

Caso você seja um profissional que atua por conta própria, como um freelancer ou empreendedor digital, pode estar precisando de uma forcinha, né? Portanto, esse artigo foi feito para você, uma vez que reúne dicas de organização e produtividade no serviço home office. Vamos nessa?

Se você é um profissional que trabalha em casa, como um freelancer, desenvolve cursos à distância ou está pensando em empreender no ambiente digital, neste artigo ensino alguns conselhos para trabalhar de casa de forma organizada e sendo produtivo.

Dicas essenciais para render ao trabalhar de casa

Embora muita gente sonhe com isso, não é simples ser o seu próprio chefe. Por isso, é indispensável que você se policie constantemente e mantenha uma programação rígida para não perder prazos e tampouco clientes. Confira algumas dicas para ser bem sucedido nessa missão!

1 – Rotina de trabalho

No decorrer de um dia, há muita coisa que pode ocorrer. E se manter animado apesar dos imprevistos e estresse do trabalho não é fácil. Para reduzir essa instabilidade, estabeleça antecipadamente uma rotina ao trabalhar de casa.

Organização é a palavra chave

Quantas horas você dedicar ao seu serviço por dia? Quais os horários? Quando você vai encerrar o expediente e estará focado na sua família e interesses pessoais? As respostas para esses questionamentos possuem uma capacidade sensacional para manter a sua produtividade.

Anote tudo no papel e compartilhe esse sistema com a sua família. Isso vai mostrar para eles que você se mantém bastante ocupado e será essencial para solicitar o suporte de cada um, especialmente, das crianças. Afinal, o pai ou mãe pode estar em casa, mas não disponível o tempo inteiro.

2 – Regra 52 x 17

Todo mundo que é necessário realizar pequenos intervalos ao longo do seu expediente para manter o foco. Uma pesquisa recente indica uma fórmula perfeita para definir esses intervalos. Trabalhar de casa por 52 minutos e repousar pelos próximos 17 minutos seguintes.

Portanto, o ideal é repetir esse sistema no decorrer do seu horário de trabalho home office. Entretanto, essa não é uma norma que deve ser seguida a risca. É possível adaptar muito dependendo do seu ritmo de produção.

Há quem atue por 60 minutos consecutivos e descanse por apenas dez minutos. Nesta pausa, se aproveita para levantar, alongar o corpo, tomar um copo de água e relaxar. Depois disso, se retorna o que estava fazendo com mais clareza e até concentração.

O mais relevante é conciliar essa necessidade de concentração com esses intervalos. Afinal, ficar atento ao seu serviço e não se deixar levar pelas interferências não é moleza!

Por isso, você pode utilizar essas brechas no horário de trabalho para checar as crianças, mandar uma mensagem aos amigos e outras tarefas que poderiam lhe tirar do eixo.

O fato é que não tem mistério. Até você se adaptar com essas paralisações, ative um alarme no seu computador, notebook ou smartphone e se ocupe em cumprir todas as etapas. Assim, você não se sobrecarrega e consegue manter a sua produtividade ao trabalhar de casa.

3 – Redes sociais

Estar ligado ao Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter ou qualquer mídia social no decorrer do seu serviço pode dar uma sensação de contato com o mundo. Só que você estará apenas se enganando.

Não perca seu tempo com atividades que não te levam a lugar nenhum

Essa tendência só é considerada positiva quando você está atuando com uma série de profissionais de maneira remota. Portanto, essa conexão permanente é uma necessidade para o desenvolvimento do seu projeto.

No entanto, essa demanda não engloba dar uma olhadinha nas fotos do final de semana do seu amigo ou rir com os novos memes. Essa ideia de ficar sempre conectado pode ocultar uma grande dispersão do seu tempo de produção.

Estabeleça a rede social como um verdadeiro presente. Algo para distrair a sua cabeça e fazer no seu tempo livre. Portanto, você apenas deve se permitir dar aquela espiada ao finalizar o afazer programado. Sem distrações off ou online.

4 – Local de trabalho

Ao trabalhar de casa, você não estará em um escritório convencional. Todavia, você terá a necessidade de encontrar um ambiente agradável para executar as suas funções. Será que existe esse espaço na sua residência?

A verdade é que nem todo mundo tem a sorte de contar com essa área no seu lar. A parte positiva é esse não precisa se tornar um problema e tampouco acabar com o seu sonho de trabalhar de casa.

Até mesmo quem reside em um imóvel bastante limitado pode achar um local para ser o seu lugar de trabalho. Esse recinto é essencial para mostrar a você e aos outros moradores que está em um momento profissional.

Esse local necessita ser exclusivo e nem deve se mesclar com o restante de sua casa. Assim, fica evidente que sempre que você se dirige para esse espaço na casa, está trabalhando e inacessível para outros assuntos.

Fica complicado de pensar nisso, não é? Porém, quando você exercia uma função em uma empresa convencional era assim. Então, por que você deve mudar a sua postura quando levou o trabalho para casa?

É importante salientar que esse ambiente para trabalhar de casa deve mostrar que tipo de profissional você é. Caso você seja alguém criativo, organizado e prático, esse espaço deve espelhar isso. Você se acha na sua própria confusão e gosta do “caos” ao redor, procure investir em itens assim para lhe inspirar.

5 – Sob pressão

Todo mundo trabalha confortável e adequadamente quando consegue lidar com os prazos impostos. Porém, essa tendência varia muito de uma pessoa para outra. Por exemplo, há quem não se atenha à tarefa até que o deadline se aproxime consideravelmente.

E também tem as pessoas que se sentem à vontade para iniciar um trabalho e desenvolver a longo prazo. Neste contexto, os prazos precisam ser estabelecidos de maneira real visando a produção de um trabalho de qualidade.

Por isso, você só deve combinar prazos saudáveis para lidar com cada tarefa. Isso vai te auxiliar a deixar as distrações mais distantes e seguir concentrado nas suas obrigações ao trabalhar de casa.

6 – Traje ideal

Quando a gente está no conforto de casa, a tendência é se deixar levar e sentar a frente do computador como quiser. Contudo, a sua vestimenta pode ter uma influência grande na sua produtividade. Estranho, não é?

Organize sua rotina de trabalho e isso começa com sua roupa.

E isso já foi comprovado. Por isso, preste bem atenção! Quando você bota uma roupa confortável e apropriada a sua função, você entra no modo trabalho. Assim, você tem tudo para se sentir muito mais concentrado e pronto para realizar as suas atividades laborais.

Basicamente, esse é o mesmo efeito de colocar um vestido sensacional ou aquele terno novinho antes de sair para uma festa. Você se sente no clima e apto a interagir do primeiro ao último minuto deste compromisso.

Essa também uma razão para que você dispense o pijama, a camisola e qualquer roupa de dormir. Esse tipo de roupa pode prejudicar a sua produtividade ao mandar a mensagem errada ao cérebro. Porque pode se entender que você não está trabalhando.

Mas, será que você necessita ficar de terno e gravata em casa? Não é bem assim. Ao trabalhar de casa, você conta com a vantagem de usar algo bem mais leve e confortável. Mas, troque a roupa ao começar a trabalhar de casa para marcar o início do seu dia produtivo.

7 – Organização com a Lei de Pareto (80/20)

Como citado anteriormente, há alguns conceitos que podem ser bem úteis na hora de organizar a sua rotina ao trabalhar de casa. A Lei de Pareto pode ser muito interessante ao lhe apresentar algumas regras aplicáveis no cotidiano fora de um escritório tradicional.

O Princípio 80/20 foi desenvolvido pelo economista italiano Vilfredo Pareto. Essa norma afirma que 80% das conseqüências surgem de 20% das causas. De acordo com o economista italiano, 80% da riqueza global está sob posse de 20% das pessoas.

Ou ainda 80% da poluição no mundo é gerada por apenas 20% das nações. Portanto, 80% dos lucros de uma companhia são oriundos de 20% dos seus consumidores. Essas estimativas podem variar entre 85/15 ou 75/25, levando em consideração as questões avaliadas.

Só que os fatos raramente fogem desta proporção. Caso você já conte com uma empresa ou uma atuação individual, realize essa avaliação aplicando a Lei de Pareto. Você vai se impressionar ao checar quais os clientes lhe asseguram boa parte dos seus recursos.

Por isso, você deve dar muito mais atenção nesse aspecto, concedendo excelência e um serviço personalizado. Isso não significa que você não deve dar o devido suporte aos demais clientes, só que é preciso priorizar quem paga as suas contas no fim do mês.

Se concentre naqueles que dão lucro e notará como o seu negócio tem potencial para prosperar. Se você está começando a trabalhar de casa, o ideal é estabelecer o seu público e conferir quais 20% podem gerar essa receita.

Com essa avaliação detalhada, você conseguirá economizar dinheiro e terá credibilidade diante das pessoas relacionadas com esse segmento. Portanto, você estará apto a aceitar propostas que realmente possam fazer a diferença no seu dia a dia.

8 – Leitura ideal

Trabalhar de casa pode ser realmente desgastante e exigir alto comprometimento. No entanto, você precisa manter a produtividade e se focar no que realmente fará a diferença no seu dia a dia profissional. Por isso, algumas leituras podem ser essenciais para alavancar seu serviço.

Continue aprendendo

O livro: A Única Coisa. O Foco Pode Trazer Resultados Extraordinários Para Sua Vida: Como os Propósitos Divinos Marcaram a Vida Desse Grande Líder e a História, escrito por Gary Keller e Jay Papasan é um ótimo exemplo.

Porque deve ter algo que sintetize os seus desejos e objetivos, não é? Os resultados que você tem diariamente são impactantes pelas decisões que toma. Atingir resultados sensacionais em diversos aspectos de sua vida e até ter uma organização impecável.

O livro “A Única Coisa” mostra como você pode acabar com a desordem do seu dia a dia e continuar concentrado para cumprir os seus objetivos. Afinal, ao se focar em uma única coisa, é possível realizar muito mais em um curto espaço de tempo. Não da pra abrir mão disso, né?

9 – Lista de tarefas

Por fim, você deve contar com uma lista de tarefas para dar conta de tudo o que precisa ao trabalhar de casa. Com essas anotações bem alinhadas com as suas prioridades, é possível manter e até aumentar a sua produtividade sem gerar estresse.

Isso porque otimiza o seu tempo e acaba realizando inicialmente o que deve ser riscado com urgência de sua lista. Além disso, há aquela máxima que ao fazer primeiramente o que menos lhe motiva, você terá bem mais entusiasmo para chegar as tarefas que lhe motivam.

Faça da lista de tarefas sua aliada

Afinal, você não pode achar que se lembrará de fazer tudo sem qualquer orientação. Escreva a lista e tenta organizar por períodos: manhã, tarde e noite. Ou por hora. Faça da maneira que se sentir mais confortável e produtivo, mas não deixe de contar com essa forma de apoio.

Pois, trabalhar de casa pode ser o sonho de muita gente, só que demanda seriedade e comprometimento para se tornar algo rentável e recompensador.

Quer uma dica para ser mais livre a aproveitar melhor o trabalho em casa, vem ser um freesider, vja como no livro Jornada da Liberdade.

Cristina Dominghini Possamai: Natural de Turvo (SC). Jornalista formada, redatora freelancer e social media. Apaixonada por esportes, viagens, tecnologia e literatura.