Ao longo do nosso dia, existem diversas distrações e assim você não tem tempo e não aprende como ser mais produtivo. Tempo e produtividade andam juntos, quanto mais você otimizar tempo, mais produtividade terá em todos os aspectos de sua vida tanto trabalhando em casa quanto em um escritório tradicional.

Afinal, o tempo é a nossa maior riqueza. Por isso, é importante saber como valorizar e utilizar corretamente cada minuto. A partir de agora, você vai entender como definir corretamente a sua agenda e não ficar trabalhando em função da agenda das outras pessoas.

Antes de tudo, a primeira coisa que precisamos entender quando se fala de gestão de tempo é que todo mundo tem as mesmas 24 horas no dia. Não tem como alguém ter 25 horas, esse é o período que a gente tem. Algumas pessoas podem até tentar dormir menos para executar mais tarefas no decorrer do dia, mas essa atitude é temerária a sua saúde física e mental.

Tipos de atividades diárias

Além disso, as horas realmente produtivas e criativas são apenas quatro horas do nosso dia. Eu procuro otimizar essas quatro horas no começo do meu dia e esse início sempre é voltado ao trabalho que demanda projetos mais inventivos e fora da caixa.

E, quando você começa a observar a sua rotina, há afazeres que lhe ajudam a alcançar um nível cada vez mais alto de rendimento. Em contrapartida, tem atividades que nos ocupam e são necessárias, ou seja, coisas mecânicas e que devem ser feitas diariamente.

Como ser mais produtivo

Todo o problema está nas atividades assassinas de tempo, uma vez que são tarefas que só geram desperdício como as redes sociais, reuniões intermináveis, emails e tantas outras coisas que apenas servem para tirar o seu foco e ocupar a sua cabeça. Já que essas questões acabam não geram resultado.

E quer saber qual é a pior parte? A maioria do tempo de trabalho de muita gente é formada por essas atividades que assassinam o seu tempo e não rende nada. Então, como ser mais produtivo?

O ideal é organizar o seu trabalho criativo dentro dessas primeiras quatro horas. Eu costumo dividir o começo do meu dia em ciclos de 50 minutos de trabalho com 10 minutos de pausa para esticar as pernas, alongar, ir ao banheiro, tomar água e deixar que o cérebro possa dar uma respirada. E, dá para manter essa rotina sempre?

Como ser mais produtivo?

Felizmente, a gente conta com alguns recursos para fazer com que a concentração esteja no lugar certo dentro do tempo necessário. Por isso, eu tenho uma série de aplicativos de gestão de tempo instalados no meu computador. Vou apresentar os principais app para vocês. Vamos lá?

StayFocused

Esse aplicativo tem o intuito de aumentar a sua produtividade ao limitar o tempo em que você passa em sites que geram desperdício de tempo. Eu posso configurar todo o funcionamento do software a partir de horários e sites que tem acesso liberado durante o expediente.

Ou seja, o app não permite que eu entre nos sites que eu marquei como desnecessários. Afinal, você consegue cadastrar muitas plataformas e autorizar ou não a sua utilização enquanto o Stay Focused estiver ativo.

Time and date

Esse é um aplicativo muito simples. Eu entro no site e configuro meu tempo de trabalho de forma direta. Quando o período se encerra, toca uma campanha para me avisar que eu tenho um período de descanso.

O bacana desse aplicativo é que você pode configurar atividades de maneira consecutiva, variando entre o período produtivo e o intervalo para se movimentar um pouco. Assim, você vai administrando o seu horário de tempo da melhor forma possível.

Zapp

E, como ser mais produtivo quando se usa constantemente o WhatsApp? Esse aplicativo é fantástico e serve para acelerar o áudio das mensagens recebidas. Quando eu quero ouvir algum áudio, eu consigo configurar a velocidade que desejo tanto para acelerar quanto para deixar mais lento.

É um aplicativo usado simultaneamente com o WhatsApp Web. Ou seja, você consegue ganhar algum tempo, sobretudo, se costuma receber e ouvir muitos áudios no decorrer do seu dia de expediente.

News Feed Eradicator For Facebook

E quando o Facebook é o grande vilão do seu dia? Então, dá para contar com o News Feed Eradicator For Facebook.

Quanto você ativa o app e atualiza a sua timeline do Facebook, o News Feed bloqueia tudo e ainda deixa uma frase de produtividade para que se concentre no que realmente vale a pena.

Boomerang for Gmail

Esse boomerang é ideal para quem trabalha muito com o gmail. Esse é um aplicativo garante que você possa formular a resposta do email na hora, mas programar um outro momento para o envio. Essa função vai ser cadastrada no seu gmail e quando está ativo lhe permite agendar disparo, bem como a visualização de mensagens recebidas.

Isso quer dizer que a mensagem desaparece do seu inbox de acordo com o tempo solicitado por você e volta no instante indicado. E você também pode pausar o recebimento no seu inbox, ou seja, você não vai precisar parar de fazer o que está fazendo para responder a mensagem na hora que é recebida, mas no momento em que estiver disponível.

Entenda que como ser mais produtivo passa por cuidar da sua agenda, senão as outras pessoas vão fazer isso por você. Assim, você vai ter problemas e responder sempre na hora adequada para os outros.

Evernote

O Evernote é uma espécie de Word que permite a criação de uma série de notificações que podem ser sincronizadas com o computador, celular, tablet ou qualquer lugar. Então, você pode separar em cadernos e categorias diferentes.

Deu para saber como ser mais produtivo? Então, essas são as principais ferramentas que eu utilizo para render mais no dia a dia e empregar o meu momento de criatividade genuinamente para criar e acelerar os meus resultados. Por isso, eu consigo trabalhar poucas horas por dia sem correr o risco de deixar trabalho inacabado.

Ficou com alguma dúvida? Eu lhe convido a rever o vídeo e esclarecer todos os pontos logo abaixo: