Saiba como montar um treinamento de liderança em 7 passos
5 (100%) 1 vote

Como se prepara uma pessoa para assumir um cargo de chefia em um empreendimento? A jornada até o amadurecimento é bastante extensa e depende muito da pessoa em questão, sobretudo, se o intuito for descobrir como montar um treinamento de liderança.

De acordo com o professor da escola suíça de negócios, IMD, Michael D. Watkins, esse percurso pode contar com sete etapas. Para chegar a essa conclusão sem erros, o especialista em liderança e mudança organizacional escutou cerca de 40 executivos bem sucedidos nos mais variados segmentos.

O objetivo deste experimento foi entender como esses profissionais analisaram as transições pelas quais foram submetidos até alcançar os seus cargos. Quer saber tudo para se tornar um líder melhor ou até ajudar na formação de outros gestores no seu segmento?

Como montar um treinamento de liderança? Descubra em 7 etapas essenciais!

Até o fim deste passo a passo, você estará ciente de como elaborar os seus próprios aprimoramentos e exercer o papel de líder com mais responsabilidade, competência e eficiência. Vamos lá?

Passo 1 – De especialista para generalista

Para o professor Watkins, a primeira e mais complexa transição que um profissional necessita executar para virar um líder dentro de uma organização é deixar de ser um especialista, visando se transformar em um generalista.

É o momento em que ele pára de responder a um departamento com ações específicas, como vendas, e toma conta de uma posição muito mais abrangente. Um profissional bem sucedido necessita entender como integrar segmentos distintos.

A maneira para atingir isso, conforme o professor, não é se converter em um perito em todas as áreas, algo que poderia exigir anos e anos de dedicação. Só que você necessita tirar o melhor de cada um dos colaboradores que atuam sob sua orientação. Se sair bem nesta façanha depende, inicialmente, de ter a capacidade de levar a linguagem dos especialistas para a realidade do seu negócio.

liderar uma equipe

Em seguida, é indispensável perceber o modelo cerebral dos colaboradores de cada setor, funcionários do financeiro entendem as questões de um ponto de vista de custos, vantagens e lucros. Algo diferente de pessoas de outros segmentos que podem possuir uma abordagem muito mais criativa e humanizada.

Por último, é essencial conseguir avaliar o rendimento dos gestores a frente de cada função primordial para a empresa, o que engloba saber o que questionar e que métricas levar em consideração.

O professor suíço também frisa que ninguém está completamente pronto para se converter em um líder generalista, só que algumas atividades podem contribuir para fomentar as características citadas anteriormente.

Uma delas é destinar algum tempo a atividades diferentes de sua função original e também integrar times multifuncionais, como a criação de mercadorias e compras, por exemplo. Essas iniciativas auxiliam a aperfeiçoar diversos conhecimentos e ainda proporcionam experiências variadas.

Passo 2 – De analista para integrador

Visando entender de uma vez por todas como montar um treinamento de liderança de alto nível, a junção dos departamentos de um empreendimento exige muito entendimento de como tudo funciona e pode interferir no negócio de modo geral do que conhecer completamente os detalhes de cada área.

É nesta modificação de foco que ocorre a variação de analista para integrador. Por exemplo, o gestor não tem a necessidade de saber como desenvolver uma campanha de marketing do zero, porém precisa antever os resultados que trará para a companhia e qual é o período adequado para o lançamento.

Para gerenciar adequadamente o custo benefício de cada tomada de decisão sem transparecer uma valorização exagerada do seu departamento original, Watkins aconselha que os líderes se apóiem na maior quantidade de informações possível.

Todavia, o especialista argumenta que nem sempre se pode achar uma resposta satisfatória somente baseada nos números. Assim, a alternativa é convidar a equipe para contribuir, elaborando uma pergunta geral: “como a companhia pode fazer melhor”?

Passo 3 – Do pedreiro ao arquiteto

O professor Watkins ainda argumenta que a medida que os meios de como montar um treinamento de liderança começam a dar resultado positivo e o profissional começa a se firmar, ele para de desenvolver a sua carreira tijolo por tijolo com uma única função e passa a ser responsável por elaborar a base do desenvolvimento corporativo.

Sendo assim, ele necessita compreender como cada parte da empresa influencia no seu todo e fomentar uma maneira mais eficaz de inserir todas juntas ou efetuar modificações na estrutura sem comprometer a base e, por conseqüência, o intuito superior.

Em uma eventual mudança, para não desencadear uma decisão equivocada é essencial compreender a razão essencial da mudança para agir posteriormente.

Como definir metas e ter sucesso?

4 – Do solucionador de problemas a quem define a agenda

Conforme o experimento elaborado pelo professor, a possibilidade de sanar dificuldades pode favorecer consideravelmente um profissional com a pretensão de chegar a função de liderança. Só que quando alcançar esse posto, a sua concentração precisa ser destinada para resolver o que a empresa precisa ou não executar.

Estabelecer um planejamento a curto, médio e longo prazo para seu empreendimento procurando compreender quais as exigências para ela e implementar a disciplina para voltar os colaboradores a fazer o que é visto como prioridade. Isso é essencial para saber como montar um treinamento de liderança.

Para efetuar isso de modo eficaz, Watkins sugere que o gestor conte com uma rede de indicações para auxiliar a testar alternativas. O estudioso também afirma que, sem perder a autonomia do que ocorre internamente, é indispensável estar atento ao ambiente externo.

Não apenas aos consumidores e adversários, bem como aos reguladores, a imprensa e a comunidade em geral. Ter consciência do que entra ou não na programação corporativa demanda tempo, porém o especialista salienta que líderes em formação não devem tardar mais do que 90 dias para encerrar tudo.

Passar deste período pode fazer com que os funcionários passem a desconfiar que o novo chefe não possui um senso de direção ou de propriedades muito apurado.

5 – De guerreiro para diplomata

Mais do que pleitear por uma vaga bacana no mercado de trabalho, aprender a como montar um treinamento de liderança devem saber como colaborar com seus adversários, indica o especialista.

Isso porque eles lidam com relações próximas com governos municipais, estaduais e federais, ONGs, imprensa e investidores, por exemplo, e precisam entender como administrar tudo isso. Assim, passam de lutadores para mediadores.

Ele argumenta que quanto mais elevada é a função, maior a necessidade de o gestor também ser político com um senso de conciliação e união latente para conseguir negociar e administrar com poderosos que tendem a possuir egos fortes.

De acordo com Watkins, os executivos bem sucedidos utilizam muito tempo para entender adequadamente o comportamento de seu público-alvo ou como deve reagir a partir de uma tomada de decisão, desde os colaboradores até órgãos reguladores.

6 – De coadjuvante para o papel central

Quando uma pessoa toma a dianteira de um empreendimento, ela passa a ser o centro das atenções prontamente. As suas opiniões e reações podem ultrapassar o cenário corporativo e até impactar no mercado local.

Esse profissional passa a ser fonte de inspiração para outros colaboradores e todo um segmento de forma positiva ou negativa. Em função disto, a ideia de como montar um treinamento de líder é indispensável para que se possa trabalhar o autocontrole e refletir a respeito do que se fala e de como age.

Por causa disto, esses treinamentos sempre são bem-vindos. Conforme Watkins, nem todos os gestores tendem a se sentir confortáveis em todos os passos apontados neste manual. É comum, que um executivo se torne um excelente estrategista, todavia careça de aprimoramento nas questões de comunicação.

No entanto, o que realmente importa é que jamais se deixe de procurar por atualizações tanto nos quesitos profissionais quanto nas relações humanas. Isso porque a dinâmica entre líder e a equipe tem passado por constantes transformações.

A prova disto é a nova forma de interação que estão dominando todo o mercado de trabalho. Basicamente, o chefe já não é mais um papel eficiente e está sendo tirado de cena por um líder visionário, eficiente e que saiba motivar e cobrar adequadamente os seus funcionários. E, definitivamente, este é um dos aspectos principais na liderança.

Como conseguir o respeito de qualquer pessoa e ser mais respeitado?

7 – Desenvolva um plano de carreira

Após averiguar quais os pontos necessitam ser aprimorados e de saber como montar um treinamento de liderança, é imprescindível estabelecer objetivos de melhoria e também quais serão os canais e ferramentas disponibilizadas aos colaboradores para chegar lá.

Esse é um modo de oficializar tudo o que foi ou tende a ser alinhado, visando manter o líder engajado e, especialmente, auxiliar a manter todos os talentos que já possui dentro de uma companhia. Afinal, é muito mais custoso e desgastante selecionar e moldar um profissional do que alinhar as bases com aqueles que já fazem parte de sua equipe.

O ideal é sempre ajudar os líderes ou gestores em potencial a sua volta a se tornarem profissionais cada vez mais capacitados, através de programas de especialização, comunicação e outros fatores determinantes.

como ser um bom líder

Benefícios e reconhecimento também precisam integrar o ambiente de trabalho para que todos se sintam prestigiados e empenhados e melhorar constantemente. E, quando o líder constrói um canal de comunicação com os seus colaboradores e concede ferramentas adequadas para realização do trabalho, o salto de qualidade é imenso.

Como montar um treinamento de liderança e ganhar dinheiro na internet?

Até aqui você conseguiu informações relevantes e respaldadas por um especialista na questão de gestão corporativa a fim de  saber como montar um treinamento de liderança atualizado e de acordo com as exigências tanto de empresas quanto de trabalhadores nos dias de hoje.

Mas, agora que você tem material suficiente para colocar essa ideia em prática, como você pode lucrar com ela? E será que este é o único tema que pode ser abordado e se transformar em um negócio lucrativo a curto e médio prazo?

A verdade é que você pode ganhar dinheiro com este e outros cursos online sem a necessidade de negociar cada venda. Tudo se torna muito mais simples ao aderir ao mercado de infoprodutos e disponibilizar os seus conteúdos para que sejam anunciados por afiliados, uma vez de representantes, que divulgam em troca de uma comissão a cada venda realizada em cima do preço do produto.

Ou seja, você pode lucrar centenas de vezes com o material que teve o trabalho de fazer uma única vez. Entretanto, você sabe como fazer isso? Caso a resposta seja negativa, essa dica é especialmente para você! Você precisa ter acesso ao ebook “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo” imediatamente.

Baseado na experiência pessoal do especialista em marketing digital, Fagner Borges, esse conteúdo possui dicas incríveis para que você possa ter uma vida confortável e livre de horários e pressões unicamente explorando o seu conhecimento e vendendo-o pela internet, ou seja, no mercado de infoprodutos.

O próprio Fagner Borges tomou essa decisão de adotar as oportunidades de negócios oriundas da internet e trocou a estabilidade de um cargo como funcionário público para trabalhar com marketing digital. Agora, ele quer lhe proporcionar a mesma chance e sem cobrar nada por isso. Quer saber como?

Adquira grátis o ebook “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo” 

Vale salientar que você pode ter esse guia para ganhar dinheiro com a internet facilmente. Tudo o que você necessita fazer é entrar neste endereço eletrônico e ir até o final da página. Neste ponto, você vai encontrar um cadastro básico a ser preenchido.

Neste formulário, você deverá colocar o seu nome completo, um endereço de email válido e clicar na opção “Cadastrar para Baixar”. A partir daí, o material será encaminhado para você sem nenhum custo. Isso mesmo! Você poderá ter um material de qualidade a sua disposição capaz de mudar a sua vida profissional de forma gratuita.

Não vai abrir mão desta oportunidade, né? Veja ainda como alcançar a independência financeira sem ter um milhão!