Tudo o que você precisa saber sobre Facebook Ads bem aqui!

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Quem já assistiu o filme “A Rede Social” sabe que Mark Zuckerberg nunca imaginou que a sua criação se transformasse na rede social mais utilizada do planeta. Tudo surgiu como um projeto entre universitários que se converteu não apenas em contatos entre amigos e familiares, bem como em um poderoso mecanismo de empreendedorismo através dos anúncios no Facebook, o Facebook Ads.

Seja qual for o seu público alvo… Ele está dentro do Facebook!

De acordo com informações do site especializado em tecnologia, o Tech Tudo, o Facebook não somente é a organização mais popular em participantes, como ainda é financeiramente poderosa a nível global. E foi por essa finalidade, faturar e permitir que outros lucrassem com a plataforma, que os responsáveis elaboraram o conceito do Facebook Ads.

Ganhar dinheiro com Facebook Ads é possível, sim!

O que é o Facebook Ads?

Basicamente, o Facebook Ads é um dos principais locais para gerar anúncios em redes sociais. Ou seja, este é um modo de propaganda eficiente e vinculado a uma plataforma de alcance mundial.

O anunciante (marca, empresa ou profissional autônomo) que tem ou não uma página oficial pode efetuar uma propaganda e conseguir expor o seu produto ou serviço para uma audiência seletiva dentro da rede, o que é quantia espetacularmente elevada.

Para se ter uma ideia, 42% da população brasileira conta com um perfil nesta mídia social, algo em torno de 102 milhões de pessoas, segundo informações oficiais da própria plataforma.

Para quem está pensando em como ganhar dinheiro pela internet, aderir ao Facebook Ads é uma ótima forma de atingir uma quantia enorme de pessoas a curto, médio e longo prazo sem estourar o seu orçamento. E esse controle financeiro é algo fundamental para quem está começando no mercado digital.

Isso acontece porque o grande benefício ao efetuar anúncios no Facebook é que você não necessita ter medo de que a sua campanha não será vista. A própria mídia social se responsabiliza em apresentar o seu anúncio para internautas que se encaixem com seu perfil de consumidor.

Saiba mais sobre a origem do Facebook Ads!

Por exemplo, se você criou um curso de idiomas para estudantes, a rede vai indicar os indivíduos que se enquadram neste nicho, fazendo a separação por idade, interesse, nível de escolaridade e permitindo que apenas os indivíduos que genuinamente possam se identificar tenham acesso a sua campanha.

Como dá para perceber, o Facebook movimenta muito dinheiro, e se você almeja descobrir como vender pela internet fazendo anúncios nas redes sociais necessita levar alguns fatores em consideração. Vamos lá?

Tutorial para criar os seus primeiros anúncios no Facebook

Quanto custa anunciar no Facebook Ads?

A boa notícia ao apostar nos anúncios no Facebook é que você coloca quanto dinheiro deseja ou tem a sua disposição. O que você necessita e já deve entender é que, marketing digital se atrela ao seu investimento e planejamento. Quanto mais investir, mais retorno obterá. Mas, planejar a sua ação é fundamental!

Isso acontece porque é essencial ter conhecimento técnico no Facebook Ads para delimitar muito bem todos os campos indicados e unir isso aos conceitos de publicidade na rede mundial de computadores.

Com relação aos custos de anúncios no Facebook é que você coloca quanto dinheiro deseja ou tem a sua disposição.

Muita gente pode despejar dinheiro em uma campanha para um público extremamente generalizado, quando o produto e/ou serviço teria repercussão em uma parcela bem mais específica dos usuários da rede. Por isso, você não pode apenas colocar a sua campanha online e esperar pelas conversões.

É preciso fazer alguns testes e, sobretudo, conhecer bem a sua audiência. A parte positiva é que o Facebook mostra em tempo real o rendimento de seus esforços e oportuniza ajustes pontuais para que a mensagem possa chegar perfeitamente aos seus consumidores em potencial. Bateu aquela dúvida? Acesse aos tutoriais do Facebook Ads oferecidos pela própria rede social.

Planejamento para anúncios no Facebook

O fato é que um empreendedor necessita planejar todos os seus passos, principalmente, antes de iniciar o seu investimento publicidade. Você deve avaliar quais são as despesas fixas e variáveis em comparação com o seu lucro atual (colaboradores, produção, despesas, etc).

Ao chegar a esse cálculo, você terá uma noção do quando deve aplicar no Facebook Ads se baseando no seu valor de venda, a fim de saber como ganhar dinheiro na internet. Esta é uma forma bastante democrática, funcionando para corporações de todos os portes e até profissionais por conta própria.

Não sabe como chegar a este valor de venda? Então, preste a atenção no seguinte exemplo! Não tem mistério! Se todos os seus gastos em cima do produto Y sejam de R$ 10 e você tenha a ideia de vender por R$ 30.

A partir daí, você sabe que enquanto a despesa por conversão (venda concretizada) estiver na casa de R$ 19,90 no Facebook Ads, você ainda terá um lucro mínimo, e quando a despesa alcançar R$ 20 você também alcançou o ponto zero. Ou seja, você não conseguiu faturar e se limitou a zerar custos.

E este é o grande desafio: conseguir a maior quantia de vendas e a menor despesa possível para que o faturamento seja o maior possível.

Isso acontece porque precisa sempre adicionar a esse valor as despesas fixas e variáveis dos itens comercializados. Depois destes cálculos, basta começar os seus anúncios nas redes sociais, avaliar as métricas e otimizar sempre. Gradativamente, você vai entender qual será o seu lucro e encontrará formas para potenciar os seus ganhos reais.

Como ter um retorno sobre investimento satisfatório?

Retorno é a curto ou longo prazo com Facebook Ads?

Quando bem produzidos, os anúncios em redes sociais dão retorno em um curto espaço de tempo. Assim, você estará investindo para aparecer para uma determinada camada dos usuários, então apenas não contará com bons resultados caso não conte com uma boa estratégia de marketing. Sem mistério.

Mas, aqueles que querem saber como ganhar dinheiro na internet com sistema de infoprodutos devem considerar um planejamento em longo prazo para que os seus canais de comunicação possam se fortalecer e cativar o seu público a partir do menor custo possível.

Agora que você já compreendeu os conceitos básicos, é importante se concentrar em quatro fatores cruciais para ter o resultado esperado no mercado digital.

1 – Criação manual dos anúncios no Facebook

Quem vai desenvolver os anúncios no Facebook para sua empresa ou marca? Sendo você ou outro colaborador, o responsável necessita ter o conhecimento técnico para usar a plataforma, bem como para ficar ligado nas novidades e considerar se algo pode se encaixar com o seu segmento para melhorar os rendimentos.

Portanto, essas campanhas não demandam unicamente investimento financeiro, exigem também que a pessoa se esmere para melhorar ainda mais a cada tentativa.

2 – Fazer testes para transmitir a mensagem exata

Não existe fórmula mágica para como vender pela internet se você consegue se comunicar com o seu público-alvo. Por isso, é indicado sempre realizar alguns testes e se atentar para o feedback. Afinal, a sua audiência vai responder as suas propagandas.

Isso quer dizer que qualquer elemento dentro desta estrutura unida com outro fator pode gerar um resultado diferente. Exemplo: você possui uma loja virtual e necessita elevar as suas conversões.

Os seus consumidores reagem melhor a um anúncio com vídeo ou imagem personalizada? Com segmentação ou campanha em massa? Texto em caixa alta ou baixa? Mensagem bem humorada ou séria?

De fato, as dúvidas são inúmeras. O ideal é não supor nada e testar tudo antes de colocar em prática a sua grande campanha no Facebook Ads. É possível que você tenha um alcance até razoável sem nenhum tipo de planejamento, mas desperdiçará inúmeras oportunidades de crescimento sem esse cuidado.

E ninguém quer rasgar dinheiro, não é mesmo? Veja mais dicas!

3 – Alinhamento do produto com o marketing digital

Pense da seguinte maneira: você passa a fazer anúncios no Facebook Ads e até possui um produto de qualidade alta. A partir daí, é possível notar o aumento nas suas vendas e nada poderia ser melhor. No entanto, você não pensa no que isso representa para o seu cotidiano.

É necessário alinhar o seu produto com o marketing digital e todos os aspectos do seu negócio, contratando novas pessoas ou otimizando adequadamente o seu tempo. E esse planejamento pode ditar o crescimento ou o fracasso de sua iniciativa.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas pela internet aumentaram consideravelmente nos últimos 5 anos em todo o Brasil. E os consumidores buscam por informações a respeito da credibilidade da empresa nas redes sociais e, qual é a rede mais popular do país? O Facebook!

Caso alguém não goste de seu atendimento ou produto e faça uma reclamação online, esse efeito pode ser potencializado e comprometer a sua reputação de uma vez por todas. Portanto, você necessita priorizar a excelência de seus itens, bem como a relação com o consumidor virtual ou pessoalmente.

4 – Ter um bom produto ou serviço

Quando se trabalha com anúncios no Facebook, da para se acabar com qualquer tipo de fronteira entre você e o seu consumidor. E o que você está propagando está presente nas mídias sociais. Então, se o seu produto for bom e compatível com a audiência, mais gente vai ficar sabendo disso.

Desta maneira, você deve confiar no produto que está oferecendo ou que está ajudando a propagar. Afinal, o marketing será um excelente aliado nas vendas, mas você deve se planejar em todos os quesitos para que isso não se transforme em algo ruim. Tudo viraliza em uma velocidade alucinante na internet, trabalhe para que isso apenas potencialize o seu negócio.

Bônus!

Mas, e quem não tem um produto ou serviço e ainda assim gostaria de saber como ganhar dinheiro na internet? Para isso, existe o mercado de infoprodutos! Atualmente, muitos brasileiros estão aproveitando essa alternativa para comercializar produtos de terceiros e ter uma renda extra.

Provavelmente, você já deve ter visto ou utilizado algum infoproduto: podcast, curso online, artigo, manual virtual, palestra, vídeo-aula, ebook ou qualquer conteúdo de relevância que possa lhe ser útil de alguma forma sem ser físico.

A partir daí, você se cadastra em uma plataforma, seleciona os produtos que se identificam com seu público nas redes sociais e pode colocar todas as dicas em prática com anúncios no Facebook Ads para faturar com as comissões! Simples, não é?

Como encontrar o produto certo no mercado de infoprodutos?

Além da garantia financeira, você pode também aumentar a sua qualidade de vida ao trabalhar com o marketing digital. Quer descobrir como fazer isso no Brasil superando esse período de crise econômica e falta de oportunidades no mercado de trabalho? Conheça a Jornada da Liberdade, um evento virtual, gratuito e que apresenta as bases de uma rotina muito mais recompensadora!

Cristina Dominghini Possamai: Natural de Turvo (SC). Jornalista formada, redatora freelancer e social media. Apaixonada por esportes, viagens, tecnologia e literatura.