A transição da economia para o mundo virtual está acontecendo com uma alta velocidade. E, por isso, o marketing digital para empreendedores aparece como uma alternativa indispensável em qualquer negócio.
Afinal, o responsável por encontrar o público, converter clientes e aumentar o crescimento e a visibilidade da empresa na internet é o profissional de marketing digital.
Neste sentido existem vários métodos disponíveis na internet para que o novo empreendedor tenha onde se basear para iniciar seu negócio. Inclusive há também serviços disponíveis de marketing digital para empreendedores, como o Sebrae.
Além do Sebrae, o marketing digital para empreendedores da Endeavor também apoia empreendedores e auxilia na transformação e crescimento da empresa.
O crescente movimento de empreendedorismo é interessante para o mercado mas, ao mesmo tempo, arriscado. E apresenta ser ainda mais perigoso já que muitas pessoas iniciam um novo negócio sem conhecimento e a estrutura base, responsáveis por manter a empresa funcionando.
Toda empresa que visa ter lucro precisa se organizar para realizar vendas. E o marketing digital funciona como uma estratégia para atrair o público certo para seu negócio.
Além disso, ao seguir as etapas, é importante atentar para a conversão de potenciais clientes em lead. Ou seja, criam-se oportunidades para que as pessoas que conhecem seu negócio iniciem um relacionamento com a marca.
A partir deste relacionamento acontecem as vendas. O último estágio é a análise de dados do público que realizou este passo a passo e efetivou as vendas. Sendo assim, você pode iniciar este processo, oferecendo novos produtos para os clientes.
Neste artigo nós vamos detalhar esses cinco passos fundamentais do marketing digital para empreendedores iniciantes.
1 – Conhecer o público
Pode parecer óbvio ou até mesmo um passo desnecessário, mas o fato é que o conhecimento sobre o público da sua empresa é determinante para o sucesso do seu negócio.
De acordo com o marketing digital para empreendedores Sebrae, a definição do público-alvo precisa ser encarada como um fator primordial no planejamento da empresa. Podendo passar por adequações ao longo do tempo.
Ou seja, é importante entender quem são seus clientes. Quais os interesses que eles têm? E, principalmente, como eles reagem aos seus planos de marketing?
Um dos grandes erros que levam ao fechamento de empresas com menos de cinco, três e até menos de um ano de existência é a falta de conhecimento do público.
Conhecer o público é um papel essencial. Afinal, o conhecimento e o comportamento do cliente são o que garante o sucesso e o futuro do seu negócio.
Entender o público-alvo significa saber onde eles estão online. Escolha seu público com base no seu tipo de empresa, tamanho da empresa e local.
Por isso, definir detalhadamente isso é crucial, pois será o seu guia futuro ao planejar campanhas e qualquer comunicação.
Como aplicar esta etapa do marketing digital para empreendedores
Criar um perfil do tipo de usuários que uma empresa possui baseado em um cliente não é o recomendado. Então, para isso, é criado um perfil fictício, conhecido como persona do comprador.
Este perfil de cliente ideal, que responde às necessidades, motivações, comportamentos e informações fundamentais é que caracterizam seu tipo de cliente-alvo.
Também chamado de persona ou avatar, este estudo sobre o público irá impactar diretamente em suas campanhas de marketing digital.
Uma empresa não deve ter apenas uma pessoa compradora. Deve-se criar um número de pessoas diferentes que respondam a uma variedade de segmentos de público com os quais você trabalha.
A partir destas informações, você aplicará seus planos de marketing.
Há várias maneiras de reunir o perfil de comprador ideal, no entanto, você pode reunir os dados quantitativos de cada um dos segmentos de público com os quais você vai trabalhar.
E o principal é saber o que você quer fazer com esse cliente. Definir exatamente quais são os objetivos, pois cada etapa na criação do plano de marketing dependerá dessas decisões.
Por isso, reúna o máximo possível de informações pessoais sobre a pessoa do comprador. Idade, sexo, local de trabalho, educação, classe social. Todas essas informações ajudarão a segmentar sua audiência.
Além disso, é preciso analisar como o seu comprador se comporta. Observar as palavras que ele usa, produtos que o interessa, como se comunica e quais são suas preocupações.
Também é importante saber a quantidade de dinheiro que ele está disposto a gastar em um produto ou a influência que ele tem em sua comunidade.
Crie uma lista de possíveis problemas ou objeções que o comprador possa ter com seu produto. Todas estas informações são úteis para aplicação do plano de marketing digital para empreendedor.
Este processo é trabalhoso, porém determinante para todo seu negócio, por isso, não deixe de fazê-lo.
2 – Conhecer a concorrência
Uma área importante quando se olha para o marketing digital para empreendedores é em que ponto você deve começar a conhecer a concorrência.
O marketing digital para empreendedores Endeavor, por exemplo, considera que o empreendedor pode aprender com os erros e acertos dos demais players do mercado.
Além disso, destaca a importância de estar atento a aqueles players de mercado que não são concorrentes diretos. Afinal, deve-se considera como concorrentes não apenas aqueles que estão disputando os mesmos clientes em determinado momento.
Mas também aqueles que têm o potencial de fazê-lo ou até que já o fizeram no passado, mesmo que indiretamente. E, ainda, aqueles que poderão, via reposicionamento estratégico, voltar a oferecer risco para seu negócio.
Conhecer a concorrência e descobrir o que estão fazendo é essencial e, por ser algo tão importante, a internet está repleta de plataformas capazes de ajudá-lo.
Existem plataformas que estão disponíveis para empresas online que são boas para saber quais as palavras-chave mais utilizadas pela concorrência.
Conheça mais sobre o investimento feito em publicidade por empresas que são designadas como a concorrência. E as atividades realizadas por elas.
Além disso, você deve analisar quais ações de marketing digital funcionaram melhor para este público. A partir daí você tem condições de aprimorar seu plano de marketing e conseguir mais sucesso com seu público.
3 – Definir estratégia de marketing digital para empreendedores iniciantes
O plano de marketing digital para empreendedores é considerado como uma ferramenta de gestão. E a gestão de uma empresa é determinante para o sucesso do negócio.
De acordo com marketing digital para empreendedores Sebrae, a estratégia bem elaborada é responsável pelo aumento das vendas. Além, é claro, da captação de clientes, desenvolvimento de estratégias de comunicação e outros posicionamentos de mercado.
A estratégia de marketing digital é essencial para aproveitar as oportunidades crescentes do marketing digital. A estratégia dá base para a efetivação das próximas etapas do marketing. A partir da estratégia é possível mensurar o andamento da campanha, a aplicação e os resultados.
Uma estratégia eficaz ajudará você a tomar as decisões certas para o negócio. Por isso, o plano deve seguir um modelo de estratégia com estrutura que fornece uma sequência lógica para garantir a inclusão de todas as principais atividades de desenvolvimento e implementação da estratégia.
Neste terceiro passo, você pode definir também quais as mídias que serão usadas para aplicar estratégias de marketing digital baseadas no comportamento da persona.
É sempre importante lembrar que o marketing digital não é apenas sobre mídias sociais, há mais possibilidades.
Afinal, a estratégia de marketing digital inclui o gerenciamento de diferentes formas de presença da empresas online, como websites de empresas e aplicativos móveis.
Ou seja, é um conjunto de técnicas de comunicação online, incluindo os mecanismo de pesquisa, marketing de mídia social, publicidade online, e-mail marketing e acordos de parceria com outros sites.
É preciso avaliar em quais mídias seu público se encontra e qual tipo de mensagem ele tem mais interesse. Seu avatar prioriza vídeo, texto, imagem ou áudio? Acessa e-mail todos os dias, ou sempre está online no WhatsApp?
São as respostas sobre esses questionamentos que direcionam seu plano de marketing digital para empreendedores.
4 – Escolher plataformas
O sucesso do seu negócio pode vir da escolha certa dos ambientes para se trabalhar. Por isso, um dos passos do marketing digital para empreendedores é a definição das plataformas.
Faz parte do sucesso do seu negócio a escolha e identificação das melhores ferramentas para o seu trabalho. Assim como saber a melhor forma de tirar proveito delas para o benefício de sua empresa.
É preciso definir quais são seus objetivos e detalhar as maneiras que você usará para alcançar esse público e atingir suas metas.
Por isso, identifique as melhores táticas e plataformas para realizar seu plano de marketing digital.
Afinal o uso das plataformas e ferramentas adequadas servirá para que você tenha mais eficiência e dedique seu tempo em ações que dependem mais da sua atenção.
Com a escolha da ferramenta adequada é possível acertar a estratégia e alavancar as vendas do seu serviço ou produto de acordo com o plano de marketing digital para empreendedores Endeavor.
Há no mercado uma variedade de ferramentas para o marketing digital. Cabe a você como empreendedor analisar e escolher e testar ferramentas que se adaptam a sua estratégia.
A tendência atual no marketing digital é combinar as diferentes ferramentas e trabalhar com elas juntas.
Ao escolher as plataformas a serem utilizadas é fundamental considerar o orçamento. Afinal, o funcionamento eficaz de um plano de marketing digital para empreendedores exige recursos importantes. Entre estes recursos estão investimento de dinheiro e em tecnologia.
A estratégia deve ser vista como um todo para considerar todo tipo de investimento. Seja de tempo ou dinheiro. Por isso, a escolha de uma ferramenta adequada a sua estratégia e à empresa se faz tão importante.
5 – Medir
Os empreendedores de marketing digital devem considerar a importância das métricas e medições. A capacidade de mensuração é uma das grandes vantagens do Marketing Digital.
Assim, a empresa consegue entender bem o quanto cada investimento tem trazido de resultados.
É muito importante definir os objetivos a curto e a longo prazo. Os objetivos devem ser SMART, ou seja, específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com horários específicos.
Nesta etapa, todos os números obtidos são avaliados e analisados. Você pode fazer isso por meio de ferramentas de medição, como o Google Analytics.
A partir dessas ações, é possível encontrar informações suficientes sobre como navegar, interagir e lidar com seus clientes.
Segundo o plano de marketing digital para empreendedores Sebrae, a métrica é uma ferramenta que mede os resultados de uma ação. É por meio dela que é possível verificar se o que foi planejado e foi realmente alcançado.
O Sebrae orienta ainda a escolha de métricas que sejam capazes de calcular a eficiência das estratégias adotadas pela empresa para cumprir seus objetivos.
As medições podem abranger várias áreas, pois é possível extrair métricas de mídias sociais, e-mails, páginas de destino, visualizações de sites e campanhas.
Assim, você pode medir o número de visitantes, Leads e oportunidades geradas e acompanhar o quanto a estratégia de marketing está oferecendo retorno para seu negócio.
Você deve escolher poucas ferramentas para a medição. No entanto, deve optar pelas mais importantes, e acompanhar de perto a efetivação das ações.
Marketing digital para empreendedores
Os passos descritos acima proporcionarão um bom ponto de partida ao determinar a estratégia de marketing digital para sua empresa. Além de técnicas relacionadas ao gerenciamento e manutenção do plano.
Pois, quando aplicado da maneira correta, estes passos do marketing digital pode ser uma grande vantagem para sua empresa iniciante e lhe dará insights para o consumidor crescer e acelerar seus negócios.
Mas é importante estar atento pois, para cada negócio, a estratégia será diferente, já que cada empresa tem diferentes objetivos, públicos-alvo, capacidades e orçamentos disponíveis.
O grande benefício do marketing digital é que você pode mensurar, alterar e adaptar suas estratégias com mais rapidez e gastando menos. Por isso o marketing digital é uma alternativa fundamental para empreendedores iniciantes.
Com o uso das tecnologias e as ferramentas certas, as decisões sobre o negócio podem ser tomadas com muita clareza e com mais chances de acerto.
Além destes passos fundamentais do marketing digital para empreendedores você pode ainda ter acesso a uma série de ferramentas práticas e ideias para aprimorar o seu negócio.
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