Conheça as melhores dicas de mergulho para iniciantes

mergulho para iniciantes

Rate this post

Todos nós temos um lado aventureiro, mas algumas pessoas só precisam de um pequeno empurrão para participar da aventura! Em muitos casos, é o medo do desconhecido que nos retém. Só o pensamento de aprender a mergulhar pela primeira vez pode causar nervosismo em algumas pessoas e por isso trago aqui as melhores dicas de mergulho para iniciantes.

Mais de dois terços do planeta está debaixo d’água. O mundo subaquático é o lar de centenas de milhares de diferentes animais e plantas. Quando você faz mergulho se depara com paisagens incríveis, formações de corais, plantas aquáticas exuberantes e fauna exótica, todos a espera daqueles que estão dispostos a vestir o equipamento de mergulho e se aventurar nessas belezas ocultas.

As belezas existentes no fundo do mar são um convite ao esporte radical.

Se você é uma das almas aventureiras que não se contentam em ver a vida marinha na TV, o mergulho pode ser apenas a coisa que você precisa para injetar um pouco de adrenalina em suas próximas férias.

Dicas de mergulho para iniciantes

Antes de contar para você as dicas de mergulho para iniciantes e você investir dinheiro em treinamento e equipamentos, eu aconselho você fazer um teste e ver se realmente gosta dessa prática de esporte radical.

Muitos entusiastas do mergulho optam por aulas nas suas viagens a resort ou cursos curtos e recreativos, essas são ótimas opções para ter um primeiro contato com os equipamentos e com o ambiente marinho e medir seu nível de interesse em relação ao esporte. Agora, vem conhecer tudo sobre mergulho.

1 – Estado de saúde

Sim, a primeira dica de mergulho para iniciantes se refere a uma avaliação da sua saúde. Se você tiver sinusite, problemas respiratórios ou alguma outra doença grave ou condição que comprometa a sua saúde, você deve cuidar dessas questões antes.

Se você tem problemas de sinusite, por exemplo, até mesmo uma profundidade de 5 a 10 metros pode colocar pressão suficiente sobre os seus ouvidos para criar desconforto. Não comprometa a sua primeira excursão, vá quando se sentir saudável.

Além disso, você deve estar em condições razoáveis ​​e se sentir confortável para estar em grandes espaços abertos sobre a água. Obviamente, você deve saber nadar e estar fisicamente capaz de nadar. Se você tende a enjoar no mar, recomenda iniciar os medicamentos 12 a 24 horas antes de entrar no barco. É mais eficaz para prevenir o mal estar do que para tratá-lo.

2 – Relaxe

Quando você fizer seu mergulho para iniciantes estará espremido em uma roupa de borracha e de saltará em um ambiente estranho, mas não deixe que a sua adrenalina te atrapalhe e tire o melhor do seu mergulho. Lembre-se que você será liderada por um mergulhador licenciado e treinado. Não esqueça que a abundância de ar continuará a apenas alguns metros sobre a cabeça, isso te ajuda a ficar mais tranquilo.

O salto para o mar é o começo da aventura.

Quando você está ansioso ou superanimado, você respira mais rapidamente, usando assim, o seu suprimento limitado de oxigênio. Não se preocupe, o seu instrutor não vai deixar você se afogar, mas você não quer encurtar o seu mergulho porque estar hiperventilado. Muitos praticantes de mergulho costumam meditar antes de entrar na água.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

– 5 Esportes radicais para crianças

– 7 Dicas de esportes para praticar em família em 2017

– Esportes radicais urbanos: conheça quais são os melhores

3 – Respiração

Uma das maiores preocupações quando se fala em mergulho para iniciantes é em relação a respiração embaixo d’água. Então tenha em mente, não segure a respiração. Isso só vai fazer com que você use mais oxigênio.

Relaxar e aproveitar as maravilhas do mar.

Respire lenta e profundamente através do seu diafragma. Encha os pulmões completamente, e expire lentamente. Pare por um momento, prendendo a respiração com os músculos do peito, antes de inalar e exalar. Isso permite que mais gás entre nos seus pulmões e conserve o oxigênio.

Mova-se devagar e com cuidado para reduzir o esforço e limitar o uso de oxigênio. Quando você movimentar suas barbatanas, faça-o lentamente e mantenha uma constância no movimento para reduzir o arrasto, minimizando o movimento dos braços.

4 – Aulas iniciais na piscina

Para te deixar mais tranquilo, tudo que você precisa para ter um mergulho para iniciantes seguro e divertido não será ensinado diretamente no mar. Você irá aprender a mergulhar na piscina antes e só depois colocará em prática suas aulas no ambiente marinho.

É fundamental o treinamento de mergulho com cilindro na piscina.

Nessas aulas você irá aprender a utilizar e como ficar confortável com os equipamentos de mergulho e principalmente como mergulhar com cilindro, treinar habilidades como limpar seus ouvidos e como usar sua válvula de desinflar, aprender a respirar através de um regulador, praticar os conceitos de flutuar e assim poder afundar ou retornar a superfície.

5 – Quanto custa um curso de mergulho básico

Um mergulho para iniciantes geralmente é composto por três etapas: aula de piscina, onde irá conhecer os equipamentos e praticar várias habilidades de mergulho, aula teórica, onde aprenderá os princípios básicos de mergulho e os mergulhos no mar, para colocar em prática tudo o que aprendeu.

Cursos sérios, em empresas certificadas e com profissionais qualificados, custam entre R$900 e R$1.600. Tudo vai depender de qual região do Brasil você irá praticar e em que época do ano. Claro que nas altas temporadas os preços são mais altos, mas a experiência é muito mais vantajosa, pelo grau de luminosidade, temperatura da água e diversidade de flora e fauna marinha.

6 – Melhores lugares de mergulho para iniciantes no Brasil

No verão, nada melhor do que um mergulho refrescante, ainda mais no Brasil com praias exuberantes e um mar de águas claras. Fica até difícil escolher o melhor lugar de mergulho para iniciantes, mas escolhi cinco que realmente são de tirar o fôlego.

Laje de Santos – Formando parte do parque marinho do estado de São Paulo, este centro de mergulho é bastante popular e oferece vida marinha desde pequenos peixes a golfinhos, raias e tartarugas.

Cabo Frio – Numa região conhecida como Ilha do Farol, Cabo Frio, que fica no Rio de Janeiro, possui vários locais com profundidades que variam de 2 a 18 metros para mergulho. O lar de várias vidas incluindo tartarugas e raias marinhas, a área é geralmente bem protegida do vento.

Região dos Lagos, no Rio de Janeiro é um local fascinante de mergulho para iniciantes.

Angra dos Reis – Esta região tem vários locais para mergulhadores explorarem. Garoupas e arraias frequentam estes locais com a maioria das áreas para mergulho variando de 10 a 35 metros de profundidade.

Banco da Panela – Localizado perto de Salvador, na Bahia, este local é popular devido à sua grande quantidade de naufrágios históricos. Rico em vida marinha, devido às suas águas mais quentes, também é considerado como um grande mergulho de deriva com a profundidade que varia de cerca de 6 a 18 metros.

Porto de Galinhas – Realizar um mergulho com cilindro em Porto de Galinhas é uma experiência incrível. A melhor época para mergulho vai de outubro até março. Setembro e abril são meses de transição. A temperatura media é de 28° e as condições de visibilidade, em media de 10 metros nos arrecifes próximo a praia, e de 25 metros nos mergulho em mar aberto.

Ronaldo Nogueira: Sou apaixonado por desenvolvimento pessoal e empreendedorismo digital. Acredito que a união desses mundos pode ajudar pessoas do mundo inteiro em níveis estratosféricos. Faço o que amo e amo o que faço, e minha caminhada nesses dois mundos será, simplesmente, inabalável.

Ver comentários (3)