Seria preciso ter vivido em uma caverna isolada para não ter notado as mudanças que o mercado de trabalho tem experimentado. Vivemos na Era Digital e com isso surgem muitas oportunidades de carreira. Neste post trazemos dez profissões dessa era.
Com a crise, muitos estão reinventando seu modo de trabalhar, buscando rendas extras ou uma recolocação no mercado.
Temos ouvido muito que “falta emprego, mas não falta trabalho” e o mercado digital está aí para provar esse conceito.
Plataforma de freelancer, venda de infoprodutos, mercado de bitcoins, muitas são as possibilidades que surgem e é preciso ficar atento para seguir as tendências e entender as novidades. E muitas das oportunidades de trabalho surgem com possibilidades de carreiras promissoras.
10 profissões da era digital
A era digital está aqui para provar que é mais que possível ter a possibilidade de trabalhar de casa, no conforto do lar. São profissões com as quais é possível trabalhar exclusivamente com o uso de um computador com internet. Ficou curioso? Acompanhe até o final.
1- Especialista em Marketing Digital
A indústria do marketing é uma das muitas que tem visto mudanças fenomenais durante a última década e continua crescendo e atraindo novos modos de pensar e agir.
Saímos de um universo onde o marketing ocorria offline para uma realidade onde o que acontece na web é um grande formador de opiniões. Hoje temos de um simples e-mail a campanhas em massa em redes sociais ou até mesmo marketing de busca e todas as outras vertentes do marketing digital. Tudo trabalhando para promover produtos e alcançar os consumidores de modo muito mais direto e específico.
2- Gestor de Mídia Social
Imaginar a sociedade atual sem Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, Instagram e tantas outras mídias sociais? É pensar numa verdadeira ilusão.
Quase três quartos dos adultos online hoje estão em mídias sociais e os números crescem a cada dia. Isso trouxe consigo empregos como um gerenciador de mídia social, cuja única responsabilidade é a gestão de redes sociais de uma empresa.
A importância dos meios de comunicação social só foi reconhecida nos últimos anos. Felizmente, aqueles que estavam conectados viram nesse mercado uma grande carreira entre as profissões da era digital.
3- Chefe de Listening Officer
Esse é um passo a frente no gerenciamento de mídias sociais.
São profissionais que desenvolveram olhos criteriosos sobre essas plataformas e conseguem identificar ações de sucesso e pontos fracos entre as postagens e interações do público. Trabalham diretamente com os clientes, buscando entender seus sentimentos e desejos em relação à ação.
Como todas as profissões da era digital, o chefe de Listening Officer ou CLO é uma profissional que está sempre conectado, mas ele tem a preocupação de saber sobre tudo que se fala na rede.
Parece um papel incomum, mas o trabalho de um CLO é fornecer relatórios para ilustrar a eficácia dos esforços de comunicação da empresa.
4- Blogger
Os blogs surgiram como diários online, mas, no início de 2000, começou a ganhar um público muito mais amplo.
Há bastante gente sem informação que não considera o blogger uma entre as profissões da era digital. Se pararmos para pensar não é muito difícil reverter esse pensamento, é só imaginar: quantos tipos de “hobby” se tornam fonte de renda? O mesmo vale para esse produto.
É um mercado aquecido, mas que precisa de muito talento e criatividade para ter destaque. Já conseguimos identificar muitos produtos repetidos, que prometem algo novo, mas no fim são duplicações de conteúdo com novas caras.
Então se você pretende ingressar nessa carreira pense em algo que ainda não foi dito ou pense em fazer algo da forma que ninguém pensou. Não seja mais do mesmo!
5- Especialista em SEO
Peça chave para o sucesso de um produto na Internet, SEO é um sistema que cria condições mais favoráveis para o funcionamento dos motores de busca na web e exige qualificação para fazer dar certo.
Com isso, o especialista em SEO trabalha para aumentar a otimização de busca de sites e conteúdo, fazendo com que a marca ou empresa seja vista!
Um especialista em SEO vai se concentrar em melhorar o seu site para que ele apareça na tão cobiçada primeira página dos resultados de pesquisa e melhorar a capacidade de pesquisa do seu conteúdo, a fim de que ele regularmente apareça em buscas de palavras-chave.
Antes que você veja o próximo tópico, dê uma olhada em outros artigos relacionados:
1 – Primeiros passos para começar no marketing digital
2 – Aprenda agora a ganhar dinheiro com trader esportivo
3 – Como ganhar dinheiro com blog por visitas
6- Designer de App
Aplicativos móveis estão cada vez mais comuns, suas variedade são imensas e atendem a diversas tarefas do nosso dia a dia.
Desenhar como o aplicativo será é função do designer de App, que surgiu como uma grande vertente entre as profissões da era digital. Os designers têm o emocionante desafio de projetar os gráficos e o conceito geral para novos aplicativos e para as atualizações,sempre de forma criativa e de fácil usabilidade.
7- Desenvolvedor de App
A colaboração entre um designer de aplicativo e um desenvolvedor de aplicativo é o que produz os aplicativos que você usa.
Uma vez que o designer de aplicativo termina seu trabalho, eles vão enviar tudo para o desenvolvedor do aplicativo que implementará o projeto em código. O desenvolvedor tem os desenhos e faz com que o aplicativo faça o que foi planejado.
8- Especialista em Cloud Services
A computação em nuvem (cloud computing) foi um termo mencionado em uma conferência Google em 2006 e tem sido parte do vernáculo digital desde então.
O papel desse profissional envolve proficiência nos mecanismos, dispositivos e tecnologias dos funcionamentos e serviços de armazenamento em nuvem. Desde 2013, profissionais especializados em computação em nuvem viram o crescimento e a valorização desse mercado crescer bastante.
Nem todos veem esse sistema de armazenamento de dados como algo seguro, mas há profissionais trabalhando cada vez mais para tornar esse sistema ainda mais resguardado. Quando o patamar de confiabilidade alcançar as grandes massas, essas serão certamente uma ferramenta que fará parte de todos os usuários da web.
9- Analista de Big Data
Precisamos esclarecer o que é “big data”, que de forma simplificada, refere-se a “quantidade volumosa de dados estruturados, semiestruturados e não estruturados, que tem o potencial para ser explorado para obter informações”.
Como você pode imaginar, esta equivale a uma grande área de dados e não deixar o trabalho de um analista de Big Data nada fácil.
Dito isto, grandes analistas de dados têm o trabalho de tentar descobrir informações para dar a sua empresa a vantagem sobre seus concorrentes.
10- Data Miner
Compreender o seu mercado é a chave para um negócio bem sucedido de modo que este é o lugar onde trabalha um Data Miner.
Esse profissional realiza pesquisa de mercado. Eles buscam pelas interações dos usuários e fornecem de forma concisa relatórios sobre o que funciona e o que não funciona para o seu produto. Com uma riqueza de experiência, eles vão aumentar o seu desempenho global, coletando dados regulares sobre o desempenho da empresa.
As profissões da era digital agregam muito à nossa economia. Apesar de serem novas para este setor, elas estão aqui para ficar, ao criar um mercado cada vez mais sólido e, com isso, tornando todas as opções viáveis para prosseguir com carreiras de sucesso.